15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Precificação inteligente: mais lucro para a sua farmácia!

Precificação inteligente: mais lucro para a sua farmácia!

INOVAFARMA
23 de abril de 2019
292 Visualizações
Precificar os produtos nem sempre é uma tarefa fácil para os proprietários ou gerentes de farmácias. Isso porque existe uma série de fatores envolvidos, como as movimentações do mercado, o cenário econômico do país, o poder de compra dos clientes, os preços praticados pela concorrência etc. A precificação inteligente atua nesse sentido, levando em consideração...

Precificar os produtos nem sempre é uma tarefa fácil para os proprietários ou gerentes de farmácias. Isso porque existe uma série de fatores envolvidos, como as movimentações do mercado, o cenário econômico do país, o poder de compra dos clientes, os preços praticados pela concorrência etc.

A precificação inteligente atua nesse sentido, levando em consideração todos os fatores anteriormente citados. Trata-se de um procedimento um tanto quanto complexo e que exige um alto nível de concentração do empresário.

Apesar disso, ao praticar a precificação inteligente, você trará mais lucros para a sua farmácia. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse assunto, que é tão relevante para os proprietários de drogarias.

O que é a precificação inteligente?

A precificação inteligente exige um alto grau de especialização do praticante, pois é feita considerando dados, estatísticas e algoritmos gerados a partir do volume de vendas do gerente do comércio varejista — no seu caso, a farmácia.

Entre os dados que são utilizados para formular a precificação inteligente, estão as margens de faturamento, o controle de estoque, o volume médio de vendas, entre outros. Por conta disso, esse método é indicado para as farmácias que já têm essas informações organizadas.

Como é baseada em estatísticas, a precificação inteligente só pode ser feita se a farmácia tiver um bom software de gestão, que dê todo o amparo necessário para essa prática. Por meio dessas plataformas, é possível controlar todas as transações realizadas envolvendo os produtos da drogaria.

Assim, utilizando a tecnologia e também observando os preços que são praticados pela concorrência, o gestor da farmácia saberá exatamente os momentos em que pode aumentar ou diminuir os preços dos produtos que comercializa.

Aplicar a técnica da precificação inteligente em uma drogaria traz resultados positivos, como um aumento do volume de vendas e a margem de lucro. Assim, a farmácia terá um melhor retorno financeiro.

Por que as farmácias devem investir em precificação inteligente?

Como explicamos, a precificação inteligente traz resultados positivos, como um aumento do volume de vendas e uma boa margem de lucro para a farmácia. Para que você entenda mais sobre o porquê de investir nesse modelo de formação de preços, listamos os principais benefícios que você terá em curto e médio prazo. Acompanhe!

Aumenta o retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica que demonstra quanto dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo ao realizar investimentos. Com a precificação inteligente, o ROI aumenta.

Como tudo na sua farmácia será baseado em dados, você saberá qual é o momento exato de fazer promoções, por exemplo. Também terá mais ciência sobre o período em que deve realizar compras de seus fornecedores.

Tudo isso fará com que você tenha mais ROI, pois cada investimento feito na farmácia trará mais resultados positivos para o seu negócio.

Automatiza processos

Anteriormente, explicamos que, para praticar a precificação inteligente, é imprescindível que as farmácias tenham um sistema de gestão. Por conta disso, ao executar essa prática, os processos do estabelecimento serão automatizados.

As farmácias têm muitos ganhos quando deixam de realizar tarefas como o fluxo de caixa e o controle de estoque de forma manual e passam a contar com um software para isso.

Afinal, com os programas, é possível que grande parte desses serviços sejam automatizados e ainda gerem dados que norteiam a prática da precificação inteligente. Tudo isso traz benefícios para todas as áreas de uma drogaria.

Ganhos em rentabilidade

Ao praticar a precificação inteligente, você poderá cobrar preços abaixo dos praticados pelos seus concorrentes sem que isso afete a sua margem de lucro. Assim sendo, a sua farmácia terá ganhos em rentabilidade.

Além disso, caso você faça um estudo de mercado e perceba que os seus clientes estão com um produto em falta, poderá aumentar o valor na sua farmácia. Isso também faz parte da precificação inteligente e gera mais lucros para o seu negócio.

Mais conhecimento sobre a demanda

Quando você utiliza as técnicas de precificação inteligente na sua farmácia, tem mais conhecimento sobre a sua demanda. Como tudo é baseado em dados, você terá que monitorar os indicadores do estabelecimento.

Dessa forma, se você perceber que a demanda por um medicamento tem crescido muito nos últimos meses, pode providenciar a compra de um lote maior no próximo pedido feito a seus fornecedores.

Com um maior conhecimento sobre a demanda, você evita que produtos percam o prazo de validade enquanto estiverem no estoque, por exemplo. Além disso, pode programar compras maiores com os seus fornecedores e negociar preços mais baixos, repassando esse desconto para os seus clientes.

Realização de pesquisa de opinião

Uma prática recomendada para quem deseja executar a precificação inteligente é a realização de uma pesquisa de opinião. Isso porque o pensamento dos seus clientes acerca dos preços praticados pela sua drogaria também é interessante de ser conhecido.

A ideia é que as pessoas tenham liberdade para expressar a sua opinião sobre esse assunto, de modo que você também tabule esses dados e os una aos que já são utilizados para formular preços na farmácia.

Como aplicar a precificação inteligente em uma farmácia?

Para aplicar a precificação inteligente em uma farmácia, é preciso ter conhecimento de praticamente tudo o que se passa no estabelecimento e gerar dados. Para isso, o uso de um software de gestão é imprescindível.

O InovaFarma é um sistema completo e que pode atuar nesse sentido, automatizando todas as tarefas da sua drogaria. Além disso, gera relatórios completos, apresentando resumos de todas as transações feitas no estabelecimento e que podem servir como base para essa prática.

A precificação inteligente, em resumo, é um requisito básico para que os proprietários de farmácias tenham um estabelecimento mais rentável. Por isso, não deixe de colocá-la em prática.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e que possamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre o tema. Para continuar acompanhando informações interessantes como as que apresentamos aqui, siga-nos em nossas redes sociais. Você vai nos encontrar no Facebook e no YouTube!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta