15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
como lidar com a concorrência

Como lidar com a concorrência no comércio varejista de farmácias?

INOVAFARMA
22 de maio de 2019
469 Visualizações
Poucos sabem como lidar com a concorrência, e, por ela ser vista como prejudicial pela maioria das pessoas, é muito comum que seja ignorada. Mesmo sendo essencial para o negócio prosperar. Contrariando o senso comum, a quantidade de benefícios que um concorrente traz no ramo farmacêutico é altíssima. Como aquecimento do mercado e inovação de produtos...

Poucos sabem como lidar com a concorrência, e, por ela ser vista como prejudicial pela maioria das pessoas, é muito comum que seja ignorada. Mesmo sendo essencial para o negócio prosperar. Contrariando o senso comum, a quantidade de benefícios que um concorrente traz no ramo farmacêutico é altíssima. Como aquecimento do mercado e inovação de produtos e serviços, além do aumento de fornecimento deles.

Ainda, uma competição levada de forma profissional, leal e ética torna todo o ambiente dinâmico e saudável. Os resultados começam a melhorar visivelmente, promovendo um crescimento exponencial e rápido. Pensando nisso, mostraremos, ao longo do texto, como desenvolver a habilidade de lidar com a concorrência de modo eficiente e simples. O que dará bons frutos em um curto espaço de tempo. Confira com a gente!

 

Webinário Gratuito - Como descobrir o lucro da farmácia

 

 

Conheça bem o segmento da empresa

Primordialmente, é fundamental aprender e compreender como o ramo comercial de farmácias funciona. Buscar ser o mais informado e especialista possível naquilo que pretende focar. Muito dessa expertise passa por conhecer como o público-alvo pensa e age diante das oscilações do mercado. O que mais procura quando entra em um estabelecimento e, ainda, saber quais são e onde encontrar os melhores fornecedores.

Dominar tais áreas, entre outras, permite ao bom empreendedor ganhar espaço e preparo para o que lhe for demandado. Por esse motivo, não deixe de ficar atento a modificações e oportunidades que virão ao longo do tempo. Pois, se não criar o hábito de monitorar constantemente a situação em que o mercado varejista se encontra, pode ficar perdido e dar brecha à concorrência.

Atente aos concorrentes

Conhecer seus adversários, estudá-los e analisar seus perfis diariamente é crucial para uma boa gestão. Verificar seus pontos de atuação e domínio no setor dentro do qual sua farmácia trabalha facilita identificar o que eles têm a oferecer além do que você já faz.

Entretanto, somente essa prática não basta. É preciso, ainda, seguir o exemplo e o que os grandes líderes do ramo em que está inserido fazem para obter resultados extraordinários — e, mais que isso, entender o porquê de os concorrentes fracos não conseguirem os mesmos números.

Adaptar fortes estratégias ao e-commerce faz uma grande diferença para lidar com a concorrência, tendo como ponto principal os elementos que mais se destacam na sua empresa farmacêutica em comparação aos outros concorrentes.

É preciso entender que sua concorrência é tão empreendedora quanto você, querendo a mesma fatia e sucesso no mercado, e que, apesar de parecer, ela não faz só coisas erradas. Observar as ações do outro é um ótimo exercício para evitar falhas na própria empresa.

Evite a guerra de preços

Entrar numa briga por preços melhores que os da concorrência, chegando a níveis de ofertas tão baixos que, praticamente, desmerecem o produto ou serviço, é algo totalmente prejudicial para uma farmácia. Ainda, você estará arriscando ir à falência por não ter margem de lucro.

A solução para essa questão é procurar concentrar-se no público-alvo e ser sempre criativo quando for tratar com o cliente, mostrando valores que vão além do simples preço.

A ideia é despertar no consumidor a vontade de comprar no estabelecimento por ter a confiança na empresa farmacêutica, pelo jeito que os colabores se comunicam e pelo tratamento que dão, pela flexibilidade na negociação, amplitude de propostas e muitos outros fatores. Não basta ser barato, tem que ser bom.

A guerra de preços nunca é algo saudável, até porque sempre haverá um concorrente querendo cobrir sua oferta, e, desse modo, se forma um círculo vicioso até que um desista ou fracasse no negócio.

Mesmo em comércios varejistas, como é o nosso caso, colocar sempre o menor preço na vitrine desmerece o produto, comprometendo todo o sistema de vendas.

Portanto, seja honesto e transparente com a concorrência e os clientes. Até porque sua reputação está em jogo também e tem grande valor. Seguir leis, acordos e regulamentos do comércio à risca é fundamental para ser respeitado e se solidificar no ramo.

Valorize o que te diferencia

Como já trabalhado desde o início, o que mudará a cara da empresa farmacêutica será aquilo que pode oferecer ao cliente que nenhum outro tem.

Uma forma de entender isso é pensando o real motivo, por exemplo, de uma pessoa comprar um smartphone de última geração. É pelo preço? Pela tecnologia? Ou por pura ostentação?

Mais uma vez, podemos comprovar que o que importa mesmo é a autoridade da marca, as estratégias traçadas pela farmácia e a imagem que passa para os consumidores.

Entre as várias possibilidades para alcançar um diferencial, estas são as mais utilizadas, lembrando que vale inovar e buscar novas formas:

  • eficiência e agilidade na entrega de mercadorias;
  • layout e design da farmácia;
  • excelência no atendimento;
  • qualidade do produto ou serviço;
  • alta tecnologia utilizada;
  • jogadas de marketing.

O foco, então, é buscar ao máximo o aprimoramento e apreensão de conhecimento sobre a forma do mercado de se moldar diante de crises, baixas e altas do varejo, entre outras adversidades. Isso ajuda a se destacar pelo diferencial que apresenta em relação aos outros.

Conquiste seu cliente

A melhor maneira de fidelizar um consumidor é pelo impacto inicial, atraindo até mais pessoas do que esperamos. E como fazer isso?

Primeiro, devemos ter em mente que nem sempre venderemos para as mesmas pessoas da concorrência, pois é algo muito dinâmico e subjetivo. Assim, o que deve ser feito é estudar e analisar muito bem a persona cuja atenção você pretende chamar.

Esses são os principais questionamentos e pesquisas que devem ser feitos:

  • Qual a linguagem que mais atrai as pessoas?
  • A persona prefere comprar na loja física ou virtual?
  • Quanto o cliente está disposto a investir nos produtos?
  • Como a persona prefere pagar? (cartão de crédito, dinheiro, cheque etc.)

Todo o esforço deve voltar-se para o cliente em potencial e para aqueles que já são fiéis ao que seu comércio vende. Isso vai fazer a farmácia se destacar entre as demais, mesmo com o forte mercado digital.

O maior bem que um negócio tem são os clientes, pois eles transmitem todo os pontos positivos e negativos da empresa. Priorizar o trabalho de fidelização é muito mais fácil que adquirir novos consumidores.

Treine sua equipe

Nada do que aqui foi apresentado adiantaria se, por trás de todo esse trabalho, não existisse uma preparação consistente e eficiente dos colaboradores. Está aí o segredo de grande parte da satisfação retribuída pela clientela no mercado varejista.

Um simples deslize pode custar caro no momento da negociação. Um repasse errado de valores, desinformações referentes a determinado produto ou um tratamento desatento ou mal-educado. Isso torna o ambiente desagradável e incômodo para a pessoa, fazendo com que procure imediatamente pela concorrência.

Por essa razão, é basilar manter os colaboradores e gestores treinados para qualquer evento e adversidade. O mais recomendado é que essas pessoas tenham uma instrução inicial que ensine sobre o perfil dos consumidores, a missão e valores da empresa, o modo como atender os clientes etc. A motivação delas é fundamental para que os consumidores tenham a melhor experiência possível dentro da farmácia.

Podemos concluir que, para lidar com a concorrência no ramo farmacêutico, não basta focar as mercadorias. Pois existe todo um contexto de práticas e posturas que faz um empreendimento se destacar em relação a outro.

E aí, leitor, gostou de aprender como lidar com a concorrência em farmácias? Então, não perca tempo: siga-nos no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube acesse conteúdos incríveis!

 

Webinário Gratuito: Como saber se a farmácias está pagando o imposto corretamente

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta