Você já se deparou com a seguinte situação na sua cidade: uma grande rede de farmácia chega e começa a abrir várias lojas, trazendo preocupação para as farmácias independentes?
Esse cenário está cada vez mais comum no país, e vêm causando o fechamento de diversas farmácias pelo país.
Mas será mesmo que a culpa é das grandes redes? E agora, as farmácias independentes ainda têm espaço no varejo farmacêutico?
Para responder essas perguntas e mostrar como está o cenário no mercado brasileiro, trouxemos esse artigo para você. Avance a leitura para saber!
Achamos que você também vai gostar de:
>> Guia Completo: Passo a passo de como montar uma farmácia do zero
>> Rede de farmácia: entenda como funciona transferência de produtos entre matriz e filial
>> Mercado farmacêutico no Brasil: confira os números do varejo para sua farmácia
O que você quer ler primeiro?
O que são farmácias independentes?
Farmácias independentes são farmácias que não têm vínculo com redes ou associações de farmácias.
Sendo assim, elas são administradas de forma independente, e não ficam submetidas à outras empresas controladoras, podendo tomar suas próprias decisões nos âmbitos operacionais, táticos e estratégicos.
Cenário das farmácias independentes no Brasil
No Brasil, até meados de junho de 2021, haviam cerca de 82.827 estabelecimentos farmacêuticos com portas abertas, sendo que 53.984 eram farmácias independentes.
Ou seja, sem qualquer ligação com redes de farmácias ou associações de drogarias, segundo o estudo feito pela ABCFarma (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) em conjunto com o instituto de pesquisas IQVIA.
Em termos percentuais, as farmácias independentes correspondem a 65,18% do total de lojas, o que indica a predominância desses estabelecimentos independentes no varejo farmacêutico.
Ao olharmos para cada estado da nação, percebemos que São Paulo detém o maior número de farmácias independentes, com aproximadamente 14.848 lojas.
Entretanto, as farmácias independentes do estado do Rio de Janeiro são as que mais faturam mensalmente, com cerca de R$ 92.000,00 de faturamento mensal. Acompanhe abaixo os números do estudo, detalhado por cada estado do país:
UF | Farmácias Independentes | % | Média de Faturamento (mês) |
Rio de Janeiro (RJ) | 6.237 | 66% | R$ 92.000,00 |
Amapá (AP) | 200 | 86% | R$ 82.000,00 |
Distrito Federal (DF) | 2.034 | 74% | R$ 68.000,00 |
Goiás (GO) | 3.231 | 93% | R$ 67.000,00 |
São Paulo (SP) | 14.848 | 62% | R$ 63.000,00 |
Mato Grosso do Sul (MS) | 1.064 | 65% | R$ 60.000,00 |
Ceará (CE) | 2.359 | 63% | R$ 59.000,00 |
Santa Catarina (SC) | 3.304 | 51% | R$ 57.000,00 |
Acre (AC) | 255 | 90% | R$ 53.000,00 |
Amazonas (AM) | 938 | 82% | R$ 52.000,00 |
Tocantins (TO) | 719 | 91% | R$ 52.000,00 |
Pará (PA) | 2.525 | 78% | R$ 51.000,00 |
Rondônia (RO) | 630 | 73% | R$ 51.000,00 |
Espírito Santo (ES) | 1.976 | 55% | R$ 50.000,00 |
Mato Grosso (MT) | 1.612 | 79% | R$ 50.000,00 |
Minas Gerais (MG) | 9.049 | 58% | R$ 49.000,00 |
Paraná (PR) | 4.980 | 59% | R$ 48.000,00 |
Pernambuco (PE) | 3.437 | 67% | R$ 46.000,00 |
Paraíba (PB) | 1.313 | 62% | R$ 45.000,00 |
Roraima (RR) | 174 | 92% | R$ 44.000,00 |
Rio Grande do Sul (RS) | 5.012 | 37% | R$ 42.000,00 |
Maranhão (MA) | 2.615 | 88% | R$ 36.000,00 |
Piauí (PI) | 1.494 | 90% | R$ 34.000,00 |
Sergipe (SE) | 818 | 71% | R$ 34.000,00 |
Alagoas (AL) | 1.275 | 76% | R$ 32.000,00 |
Bahia (BA) | 5.312 | 63% | R$ 32.000,00 |
Rio Grande do Norte (RN) | 1.286 | 54% | R$ 31.000,00 |
Conforme levantamento da FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), com dados do Censo Demográfico Farmacêutico do ICTQ, as farmácias independentes tiveram queda em algumas capitais brasileiras, devido ao crescimento das grandes redes de farmácias.
Dentre as principais, o destaque ficou para os estados do Espírito Santo, com queda de 20,6%; Rio Grande do Norte, apresentando baixa de 17,6% e Santa Catarina, com diminuição de 15,2% nas farmácias independentes. Abaixo você pode conferir o ranking com os 6 principais estados com queda:
UF | % de Queda das Farmácias Independentes |
Espírito Santo (ES) | 20,6 |
Rio Grande do Norte (RN) | 17,6 |
Santa Catarina (SC) | 15,2 |
Amazonas (AM) | 8,4 |
Mato Grosso do Sul (MS) | 2 |
Rio Grande do Sul (RS) | 0,6 |
Onde estão as Farmácias Independentes?
Ao observarmos os dados do IQVIA 2022, notamos que as farmácias independentes estão concentradas em:
- 16,1% em metrópoles (mais de 1 milhão de habitantes)
- 17,6% em cidade grande (entre 300K a 1M de habitantes)
- 22,4% em cidade média (entre 50K a 300K de habitantes)
- 38% em cidade pequena (menor que 50K)
Farmácias Independentes x Redes de farmácia
Quando nos referimos às farmácias independentes, vários aspectos as diferenciam das redes de farmácias ou associações de drogarias, sendo a principal a liberdade na gestão do negócio.
Em outras palavras, farmácias quando participam de grupos farmacêuticos estão submetidas às cláusulas contratuais, o que na prática significa ter que seguir uma padronização, implicando em:
- quais produtos serão vendidos (escolha do mix de produtos);
- forma de realizar o pedido de compra (compras conjuntas);
- padronização do layout e fachada da loja (cores, iluminação);
- utilização da “bandeira” da rede (logotipo);
- qual sistema de farmácia será utilizado.
Se por um lado é positivo seguir um modelo já testado e que funciona, por outro, o dono e gestor de drogaria fica “preso” ao modelo sugerido pela administradora da rede ou associação.
Além de que, muitas delas exigem o pagamento de royalties, que são uma espécie de taxa (geralmente em porcentagem) a ser recolhida para que a imagem da rede possa ser utilizada pela farmácia.
Farmácias independentes, vale a pena?
O principal diferencial das farmácias independentes para as demais é a liberdade de oferecer serviços aos consumidores.
Um bom exemplo são os pequenos serviços de atenção farmacêutica, além do atendimento personalizado, que fideliza o cliente.
Ao olharmos para as redes e associações, o objetivo é claro, alta rotatividade de clientes (não é uma regra, porém predominante), nisso, muitos deles sentem a falta de um atendimento mais humanizado, principalmente em pequenas e médias cidades.
Nesse aspecto, as farmácias independentes conseguem oferecer serviços agregados, além da venda dos medicamentos.
Porém, as farmácias independentes acabam perdendo competitividade em alguns preços de medicamentos, pois em grandes redes, as compras são em volumes elevados, o que acaba baixando o preço final de venda, visto que os laboratórios farmacêuticos conseguem oferecer bons descontos.
Mas atenção! Lembre-se, não é de interesse dos laboratórios e distribuidores somente fazerem boas condições de compras para as grandes redes, pois caso contrário, os mesmos ficaram “refém” destas empresas e teriam que negociar sob suas condições.
Por isso, mesmo para as farmácias independentes, é possível conseguir bons preços ao se negociar a compra de medicamentos.
Vantagens e desvantagens das farmácias independentes
Em seguida, listamos as principais vantagens e desvantagens das farmácias que não fazem parte de redes ou associações.
Vantagens das farmácias independentes
Liberdade na tomada de decisão
Redes de farmácias costumam ter um padrão preestabelecido para todos os setores da loja, com procedimentos bem definidos e formas de atuação (nos moldes de franchising – franquia). A gestão fica engessada, tendo pouca liberdade o dono de drogaria para mudar sua loja.
Pagamento de royalties
Ao se submeter às redes e associações, a farmácia terá que pagar taxas para a administração, que eventualmente podem ser em termos percentuais sobre o faturamento da loja e mais valores fixos mensais. Isso já não acontece quando falamos de farmácia independente.
Definição dos serviços prestados
Farmácia independente tem a liberdade na escolha de oferecer serviços, produtos e forma de atendimento. Isso já não acontece em muitas redes, que já predeterminam o modo de atuação da loja sob suas condições, isto é, já possuem um modelo a ser seguido.
Desvantagens das farmácias independentes
Poder de Barganha
As redes compram grandes volumes de produtos, e nisso conseguem bons descontos. Isso já mais difícil de acontecer ao negociar com farmácias independentes.
Furo de Estoque
Geralmente existe um centro de gerenciamento e distribuição para as farmácias de rede, impedindo a falta de produtos no estoque, ao contrário das demais farmácias, que ainda têm rupturas no estoque por falta de gestão e controle de estoque.
Mix de Produtos Adequado
Para cada região, existe um estudo dos produtos certos para ter no PDV, aumentando as vendas das farmácias da rede. Já nas demais farmácias, muitas delas não fazem um levantamento dos itens de maior e menor saída, e assim perder oportunidades de vendas ao expor o produto que não tem demanda.
Investimento em Marketing
Grandes redes investem pesado na divulgação dos produtos e com isso aumentam a exposição da marca nos veículos de comunicação. Na farmácia independente, normalmente o marketing é feito de forma amadora, sem estudo e estratégia.
Gestão Financeira
O controle de despesas e receitas é feita de forma profissional, as decisões são tomadas embasadas em dados, o que aumenta a performance das lojas. Já na farmácia independente, muitas nem se quer controlam o financeiro, acabam misturando contas pessoais do dono com as da empresa, e decisões são tomadas em base de “achismos”.
Conclusão
Como deu para perceber, as farmácias independentes ainda são maioria no Brasil, entretanto, esse cenário está mudando rapidamente, principalmente nas grandes capitais do país, muito em virtude da organização e poder de compra das grandes redes, o que impacta na diminuição do preço final de venda.
Por outro lado, as farmácias independentes ainda têm espaço no varejo farmacêutico, visto que existem muitos consumidores que preferem um atendimento personalizado, serviços farmacêuticos e preferem o contato mais humanizado no atendimento, além de itens que não são vendidos nas grandes redes.
E para você dono ou gestor de drogaria independente ou mesmo que faz parte de alguma rede, nós do sistema InovaFarma temos soluções para automação e gestão que melhoram os resultados da sua loja!
Peça agora mesmo sua demonstração gratuita, agende o melhor horário com um de nossos consultores. Se você preferir, entre em contato pelo WhatsApp!
Quer mais conteúdo do varejo farmacêutico para ajudar sua farmácia e drogaria? Então se inscreve agora no Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!