Os seres humanos se acostumaram a perceber situações do cotidiano por meio das cores. Elas são tão importantes nas nossas decisões que cada tonalidade de cor pode despertar um sentimento ou atitude. Por isso a escolha das cores para farmácia é tão importante, pois evoca atitudes inconscientes dos consumidores, despertando a vontade de comprar.
Por exemplo, as pessoas relacionam a cor vermelha com a decisão de parar (utilizada nos semáforos), desperta o sentimento de perigo e alerta. Muitos estudos já comprovam que as cores têm papéis diferentes na mente humana, isto é, recordam emoções. Isso tem fundamento nos primórdios da evolução.
O cérebro desenvolveu associações entre cores e perigos na natureza, sendo essencial para a continuidade da espécie. Trazendo esse conhecimento para a realidade da sua farmácia, é possível utilizar as cores para criar um ambiente de compras que estimule as vendas. Continue a leitura para saber mais.
Recomendado para você:
>> Guia Completo: como fazer a exposição de produtos na farmácia
>> 100 sugestões de nomes de farmácia e drogaria para você colocar no seu novo negócio
>> Guia Completo das ações de marketing para farmácia
O que você quer ler primeiro?
Quais as melhores cores para farmácia?
Antes mais nada é imprescindível que você como dono ou gestor esteja ciente que somente as cores para farmácia não vão fazer diferença nos resultados do negócio. Isso porque todos os itens dentro da farmácia são sumariamente importantes na decisão de compra dos consumidores.
Você deve levar em consideração fatores como:
- Vitrine;
- Organização e layout;
- Altura e tipos de mobiliário (prateleiras, gôndolas, displays, etc);
- Iluminação do ambiente;
- Qualidade do atendimento;
- Mix de produtos e precificação adequada.
Tudo isso tem sua parcela de importância na experiência de compra dentro da farmácia. Dito isso vamos então saber como aplicar da forma correta as cores para farmácia dentro do ambiente farmacêutico.
Primeiro comece verificando o tamanho da farmácia e os tipos de produtos que serão expostos. Mas porque fazer isso? Bem simples:
Se a farmácia possuir dimensões menores de espaço, utilize a cor branca nas paredes e no teto.
A cor branca aumenta a percepção de espaço, ou seja, o consumidor vai ter a sensação de estar em um local maior, quando na verdade o ambiente é muito menor se for medido.
Além disso o branco reflete a luz e isso faz com que a farmácia esteja sempre bem iluminada (desde que você tenha o projeto correto de iluminação). O branco remete a limpeza e também ajuda na economia de energia elétrica, já que dispensa a utilização de muitas lâmpadas para tornar o ambiente claro. Porém, se:
Ao usar cores mais escuras no teto ou nas paredes, o efeito será inverso: o ambiente que é maior será notado pelos clientes como bem menor.
Se não quiser tanta neutralidade do branco, você pode partir para tonalidades de verde. Essa cor também é muito usada em centros médicos, pois têm o efeito de acalmar os pacientes, sendo repousante, trazendo um ar de tranquilidade e equilíbrio para o ambiente. Mas atenção, sempre prefira os tons mais claros nas cores para farmácia. Um verde muito escuro não é agradável para locais fechados.
Tabela de Cores para Farmácias conforme público alvo
Como escolher as cores para farmácia dos uniformes
Todas as tonalidades de cores para farmácia possuem seus pontos fortes e negativos. Dependendo do estado emocional do cliente, cada cor pode despertar um sentimento. Não há como prever exatamente a reação da pessoa diante da exposição da cor.
Para determinar uma cor predominante no uniforme do colaborador, tenha em mente o que sua farmácia quer despertar nos clientes.
Se a intenção da farmácia é que os colaboradores parecem mais amigáveis e acessíveis, sem dúvida a escolha dos uniformes deve ser com cores claras.
Você pode ainda optar por cores mais vivas e brilhantes, passando uma mensagem de entusiasmo e diversão para quem está sendo atendido.
- Os tons mais claros de rosa, amarelo e azul são leves, descontraídos e transmitem flexibilidade;
- Já o marrom (não tão escuro) e bege são mais acolhedores e calorosos.
Entretanto, se você quer que os colaboradores passem uma sensação de maturidade e credibilidade, os tons mais escuros são ótimos para isso:
- azul marinho;
- vinho;
- verde-musgo;
- preto ou marrom.
Uma outra possibilidade é combinar as cores no uniforme através de pequenos detalhes, como:
- listras;
- logo da farmácia;
- mangas e golas;
- empresas parceiras.
Dessa forma o uniforme não precisa necessariamente ser de uma única cor. Só tome cuidado para não tornar o uniforme um “abadá” e descaracterizar sua farmácia como um local de saúde.
As cores para farmácia também influenciam o tempo de espera!
As cores dos uniformes também podem influenciar como o tempo é percebido pelos clientes. Por exemplo: se você quer diminuir a tensão de espera durante as filas no caixa, os colaboradores que ficam nesse local devem vestir cores frias.
Roxo, verde e azul incentivam no cérebro o relaxamento, assim as pessoas não vão perceber que estão muito tempo no mesmo lugar.
Cores para farmácia: sentimento que cada tonalidade desperta nos clientes
Ressaltando que existem legislações a serem seguidas quanto ao padrão de vestimenta que deve ser utilizada em estabelecimentos de saúde. Para isso consulte os órgãos competentes, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de trocar as cores para farmácia dos uniformes e ambiente.
Como usar as cores para farmácia destacar os produtos
Os estudos de marketing apontam que quando os consumidores passam por uma prateleira ou gôndola e começam a examiná-la, os movimentos dos olhos são tão ágeis que nosso cérebro é capaz de fazer uma seleção em apenas 15 segundos. Isso na prática quer dizer que inconscientemente o cérebro analisou cor, marca, forma e tamanho dos produtos.
Para otimizar esse processo de escolha e decisão de compra o ideal seria a farmácia ter mobiliário e acessórios de material com cores claras, prateleiras de metal cromado e se possível iluminação embutida.
Dessa forma todas as características dos produtos expostos vão ser realçados para o consumidor. Isso pode ser a diferença que irá despertar a vontade do consumidor em levar um produto que lhe chamou atenção, por exemplo, pela embalagem.
Como estimular os consumidores através das cores
Como você já deve ter notado, as cores para farmácia são fundamentais para a valorização da farmácia e destaque dos produtos. Porém um outro fator pode contribuir com as vendas. Já existem comprovações sobre a preferência de certas cores de acordo com o sexo e faixa etária dos consumidores.
Conforme as pessoas vão passando por experiências as cores podem assumir novos significados e despertar outras emoções. Assim podemos usar as cores em detrimento do público-alvo que a farmácia quer atrair para o consumo.
Trazendo essa teoria para o dia a dia da farmácia, quando for realizar uma ação de venda tenha em mente o público-alvo do produto que será vendido. Por exemplo:
Em ações que visam atingir as crianças, é preferível utilizar as cores primárias no material de divulgação e selecionar produtos que também tenham essas mesmas cores nas embalagens.
Quando as ações são direcionadas para um público mais adolescente, as cores fortes e quentes tendem a funcionar melhor para atrair a atenção desse tipo de consumidor.
Os homens preferem as cores mais fortes e sóbrias, e as mulheres consideram melhores as cores com tons pastéis.
Essas preferências são embasadas em diversos estudos comportamentais, porém sempre é bom dizer que tudo vai depender da sua estratégia de vendas.
Qual a melhor cor para chamar a atenção dos consumidores?
Em promoções e ofertas que a farmácia quer “queimar” algum produto do estoque ou apenas ter algo para fisgar o consumidor para dentro da loja, prefira sempre utilizar as cores quentes (vermelho, tons de amarelo e laranja).
Essas cores estimulam a excitação das pessoas, aumentando as emoções, logo o cérebro deixa de ser tão racional e as chances de uma compra por impulso aumenta exponencialmente.
Conclusão
As cores para farmácia são fundamentais nas estratégias de vendas, por isso elas não podem ser negligenciadas por esses estabelecimentos. Ao usar as tonalidades certas, é possível aumentar as chances dos consumidor levar mais itens para a casa!
Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook para ter mais conteúdos como esse!
Fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Ou se preferir, chame no WhatsApp!