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6 dicas imperdíveis para criar promoções de produtos para farmácias!

INOVAFARMA
22 de março de 2019
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Criar promoções de produtos em farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Além disso, essa prática também contribui para a fidelização de clientes, pois as pessoas gostam desse tipo de ação e retornam ao estabelecimento para comprar novamente. Sempre pensando em ajudar a sua farmácia a...

Criar promoções de produtos em farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Além disso, essa prática também contribui para a fidelização de clientes, pois as pessoas gostam desse tipo de ação e retornam ao estabelecimento para comprar novamente.

Sempre pensando em ajudar a sua farmácia a obter os melhores resultados, desenvolvemos este post, que apresentará 6 dicas imperdíveis para criar promoções para drogarias. Se interessou? Então confira os nossos tópicos a seguir e obtenha todas as informações necessárias para ter sucesso!

1. Planeje as ações promocionais

O primeiro passo para fazer boas promoções é o planejamento. Você precisa definir um cronograma claro, contendo um período para que os descontos sejam válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez.

Você pode publicar nas suas redes sociais ou em mídias tradicionais anúncios como “Você só tem até a próxima quarta-feira para aproveitar a promoção”. Assim, os clientes sentirão urgência em participar da promoção, pois caso contrário deixarão de obter benefícios. Essa estratégia aumenta bastante o interesse do consumidor!

2. Estabeleça metas e objetivos

Sempre que desenvolver ações promocionais em sua farmácia, leve em consideração que precisa estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Essas métricas também devem ser repassadas aos vendedores para que eles se sintam motivados a cumpri-las.

As metas de vendas precisam ser sempre numéricas, como “aumentar em X% a quantidade de vendas no período da promoção”. Já os objetivos podem ser mais específicos, como zerar as unidades de um determinado produto do estoque, por exemplo.

Estabelecer metas e objetivos é importante para monitorar os resultados da sua promoção de produtos e, assim, verificar o que deu certo e o que deu errado. Ao encontrar problemas, poderá sugerir melhorias para ações futuras, por exemplo.

3. Avalie os produtos que entrarão na promoção e seus respectivos descontos

É preciso ter bastante atenção no momento de escolher quais são os produtos que entrarão na promoção e os descontos que serão dados aos clientes. De nada adianta aumentar as vendas se você vender os produtos sem ter nenhuma margem de lucro, por exemplo.

É por isso que você precisa criar promoções com uma visão mais estratégica e não apenas para “queimar” itens que estão parados no estoque. Imagine, por exemplo, que a última tendência da moda é pintar os cabelos de vermelho.

Nesse caso, a procura por tinturas de cabelo com tons ruivos tende a aumentar muito. Que tal, então, negociar um lote maior com o seu fornecedor e conseguir um custo menor na compra? Desse modo, você poderá oferecer o produto que está em alta no mercado por um preço menor que o dos seus concorrentes.

Esse tipo de ação também aumenta o ticket médio da farmácia. Afinal, uma pessoa que vai até o estabelecimento para comprar a tintura de cabelo ruiva também poderá adquirir uma maquiagem que combine com o seu novo tom de cabelo ou um medicamento que ela ou um familiar necessite.

4. Ofereça valor para o cliente

É preciso que o cliente perceba valor nas promoções de produtos. Para isso, convém utilizar aquela velha técnica de mostrar qual é o preço geralmente cobrado e o que está disponível na promoção.

Crie cartazes que mostrem os descontos oferecidos, como “de R$ 20,00 por R$ 9,90”. Assim, as pessoas perceberão que terão um bom desconto ao adquirir o produto.

Outro benefício dessa prática é que, para aproveitar os preços mais baixos do que são cobrados normalmente, os clientes podem comprar mais unidades do produto.

5. Analise os custos da promoção

Antes de iniciar promoções de produtos, convém colocar tudo na ponta do lápis e verificar se realmente ela valerá a pena para o seu negócio. Veja quais serão os seus custos e qual é a média de retorno que deseja ter.

Devem ser calculados os valores que serão gastos com a promoção, tais como:

  • posts impulsionados e anúncios nas redes sociais;
  • valor para veiculação de anúncios em mídias tradicionais;
  • preço pago aos fornecedores pelos produtos;
  • possíveis horas extras aos colaboradores, devido ao aumento da quantidade de clientes.

Somente depois de ter certeza de que mesmo com os gastos obtidos o saldo será positivo, deve-se dar sequência à estratégia de fazer uma promoção de produtos em uma farmácia.

6. Crie uma estratégia de divulgação eficaz

Para que a sua promoção atraia mais clientes em sua farmácia, investir em divulgação é fundamental. Por isso, crie estratégias de publicidade capazes de informar o público sobre os descontos que oferecidos pela drogaria.

Conhecer o público-alvo é fundamental para isso! Se você atende a pessoas que são muito ativas nas redes sociais e que têm um dia a dia agitado, pode valer a pena investir nesse tipo de mídia. Nesse caso, faça posts nas redes sociais, transmissões ao vivo no Facebook, YouTube, stories no Instagram etc.

Agora, se o seu público é mais tradicional e costuma consumir mídias, como uma emissora de rádio local, compre espaços nesses canais. Ainda com o exemplo das rádios, você pode negociar uma entrevista em um programa da estação, falando sobre os descontos e o cronograma da promoção oferecida na sua farmácia.

É claro que você pode receber diferentes tipos de público e, nesse caso, os investimentos podem ser feitos em mais de um canal. Apenas tome cuidado para não anunciar em veículos que não são acessados por seus clientes e desperdiçar recursos.

Neste texto, você viu algumas das principais dicas para criar promoções de produtos em sua farmácia. E impulsionar as suas vendas, obtendo mais renda para o seu negócio.

E, por falar em aumentar as vendas, recomendamos que você leia o artigo Métricas de vendas: conheça as principais e saiba como mensurá-las. Ele traz informações importantes sobre como utilizar de indicadores para aumentar os lucros de uma drogaria.

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