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6 dicas para otimizar o processo de vendas em farmácias

6 dicas para otimizar o processo de vendas em farmácias

INOVAFARMA
21 de janeiro de 2019
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Ter um processo de vendas adequado é fundamental para manter e aumentar a lucratividade de uma farmácia. É por isso que os proprietários desse tipo de estabelecimento precisam estar atentos às formas de aperfeiçoar o trabalho que realizam. Para que você possa otimizar as suas vendas em sua drogaria e ter uma boa lucratividade, desenvolvemos...

Ter um processo de vendas adequado é fundamental para manter e aumentar a lucratividade de uma farmácia. É por isso que os proprietários desse tipo de estabelecimento precisam estar atentos às formas de aperfeiçoar o trabalho que realizam.

Para que você possa otimizar as suas vendas em sua drogaria e ter uma boa lucratividade, desenvolvemos este post. Nele, vamos apresentar uma série de dicas práticas que podem ser desenvolvidas no estabelecimento. Confira!

1 . Invista na qualificação da equipe

É imprescindível que as farmácias invistam na qualificação das suas equipes. Os farmacêuticos e atendentes precisam ser prestativos, atenciosos e oferecer uma experiência única de atendimento para os clientes.

Com um atendimento diferenciado, as vendas podem até demorar mais para serem realizadas, mas contribuirão para a fidelização de clientes. Afinal, uma pessoa que é bem atendida em sua farmácia voltará ao estabelecimento em outras oportunidades para que a boa experiência seja repetida.

A qualificação pode ser feita por meio de treinamentos periódicos com especialistas no assunto ou, até mesmo, em pequenas reuniões diárias feitas com o líder do time.

2. Mapeie todo o processo de vendas

Também é relevante que seja feito um mapeamento dos processos de vendas em sua drogaria. Para isso, deve-se observar o comportamento dos clientes que frequentam o estabelecimento, pois cada um deles tem suas particularidades.

Existem pessoas que vão à farmácia com um único objetivo: comprar um medicamento específico. Nesse caso, as vendas costumam ser rápidas, pois o cliente apresenta a receita do médico para o atendente e faz a compra.

Já no caso de pessoas idosas ou com menos informações sobre seu caso, pode ser necessário uma consulta com o farmacêutico, para que sejam dadas instruções sobre o uso do medicamento. Apesar de ser um processo que leva mais tempo, ele não pode ser deixado de lado. É importante fazer o cliente se sentir bem e deixá-lo satisfeito.

Porém, se uma pessoa vai até a drogaria para adquirir perfumes ou maquiagens, por exemplo, ela passará bastante tempo na loja. Assim, é preciso verificar quais são os processos de vendas mais comuns e observar possíveis combinações que podem ser feitas para vender mais.

Se uma cliente comprar uma sombra ou um lápis de olho de uma determinada cor, o atendente precisa ter a expertise de também oferecer um batom ou uma base que combine com aquela tonalidade. Assim, a visitante poderá se interessar em adquirir também esse produto – gerando mais lucro para a farmácia.

Em suma, mapear o processo de vendas é importante para verificar pontos que necessitam de melhorias e, assim, seguir um ciclo contínuo de aperfeiçoamento na arte de vender.

3. Melhore a atração de clientes da farmácia

Como as vendas são conquistadas na sua farmácia? Ou seja, como as pessoas chegam até o estabelecimento? É preciso compreender isso para investir em estratégias de marketing adequadas, que tragam mais público para o negócio.

Podem ser desenvolvidas ações no ponto de venda — por exemplo, contratar músicos e atores para apresentações artísticas em frente à farmácia — que chamem a atenção das pessoas que passam pela rua.

O investimento em mídias tradicionais, como os anúncios em jornais e rádios locais, bem como em mídias digitais, como blogs e redes sociais, também contribuem muito para atrair clientes. Você pode criar promoções e divulgar nesses canais, atraindo mais pessoas para a farmácia.

4. Conheça o seu público-alvo

Como já explicamos, cada cliente tem suas preferências — enquanto alguns preferem um atendimento rápido, outros precisam de mais atenção. No entanto, é preciso compreender qual é o público-alvo da farmácia, ou seja, quem são as pessoas que deseja realmente atingir.

Nesse sentido, convém explicar que a farmácia pode ter mais de um público-alvo, com ações específicas para cada um deles. Dessa forma, podem ser definidas ações para atrair as pessoas certas e vender mais.

Se você perceber que muitos usuários de medicamentos de uso contínuo vão até a sua farmácia, por exemplo, pode melhorar o processo de vendas criando campanhas exclusivas para essas pessoas. Você pode criar programas de desconto para quem comprar todos os meses na drogaria, por exemplo.

O conhecimento do público-alvo também é importante para decidir em quais mídias anunciar. De nada adianta pagar caro por anúncios em determinada emissora de rádio se ela não alcançar pessoas com o perfil de clientes da sua drogaria.

5. Invista nas ferramentas certas

Para que as vendas sejam otimizadas é preciso investir em ferramentas adequadas. Os softwares de gestão são o melhor exemplo de recurso tecnológico que contribuem para melhorias nesse processo.

Isso porque, com esse tipo de programa os atendentes podem verificar rapidamente se um medicamento ou produto solicitado por um cliente está disponível para venda.

Caso o produto solicitado não esteja em estoque, você pode propor rapidamente uma solução, como dizer que fará a encomenda com o laboratório e ele poderá retirar o remédio no dia seguinte. Essas ações não só agilizam a venda como proporcionam um atendimento mais atencioso para o cliente.

Além disso, os softwares para farmácias também proporcionam o acompanhamento do fluxo de caixa. Isso é importante para gerar indicadores de desempenho e diagnosticar se as vendas vão bem ou não.

6. Melhore a integração entre os setores da farmácia

A integração entre todos os setores da farmácia deve ser promovida para que haja uma otimização no processo de vendas. Nesse sentido, o software de gestão também pode ajudar.

Afinal, o sistema para farmácias tem módulos para diversas áreas, como a contábil, de recursos humanos, de controle e de estoque. Tudo isso, de forma integrada, colabora para a conquista de vendas mais efetivas e melhores resultados para a drogaria.

Como você viu, contar com um software de gestão é muito importante para esse tipo de negócio. Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil, ajudando você a otimizar o processo de vendas em sua farmácia.

Nós, da InovaFarma, temos uma excelente opção de software, que pode trazer grandes benefícios para a sua farmácia. Entre em contato conosco e saiba mais!

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