Qual o modelo de farmácia ideal para o seu negócio?

No varejo farmacêutico existem vários formatos e regras de negócio, e cada um deles tem o modelo de farmácia, sendo mais aceitos pelo mercado. Principalmente se levarmos em conta a diversidade do vasto território nacional.

Para cada realidade, existe um público com características singulares. No artigo dessa semana, vamos detalhar sobre os modelos de farmácias de maior presença no mercado.

Achamos que você também vai gostar de:

>> Lista Completa: 100 medicamentos mais vendidos em farmácia

>> Guia Completo do Programa Farmácia Popular

>> Guia Completo: como fazer a exposição de produtos na farmácia

#1 Modelo de Farmácia Convencional

O modelo Convencional é aquele voltado para um mix variado de produtos. Na farmácia que prática esse modelo, é possível encontrar medicamentos de referência (também conhecidos como medicamentos de marca); similares, genéricos, produtos de higiene, perfumarias e correlatos.

O atendimento costuma ser mais personalizado para cada cliente, procurando sempre fidelizá-lo com:

  • prestação de pequenos serviços farmacêuticos;
  • aferição de pressão e massa corporal;
  • aplicação de injetáveis;
  • inoculação de brinco (furação de orelhas);
  • pequenos curativos e procedimentos;
  • entrega de medicamentos à domicílio; e
  • até mesmo a abertura de crediário próprio.

Nesse modelo de farmácia, também pode atuar na manipulação de fórmulas e insumos.

#2 Modelo de Farmácia Popular

O modelo Popular já tem um perfil mais agressivo de mercado. Está sendo muito empregado nas grandes redes de varejo, com baixo custo de:

  • montagem;
  • manutenção; e
  • complexidade de gestão.

Ele vem causando muito incômodo nas farmácias de bairro, que tem menor poder de negociação. A principal estratégica desse modelo é a forte precificação.

A farmácia que atua no modelo popular, foca totalmente no giro rápido dos medicamentos de baixo custo (genéricos e similares), deixando de oferecer variedade em correlatos e perfumaria.

Webinário - O impacto das operações de caixa

Não existe entregas a domicílio e pequenos serviços farmacêuticos, tampouco manipulação.

#3 Modelo de Farmácia Misto

Mas por enquanto, o modelo Misto ainda continua sendo o mais adotado pelas farmácias brasileiras.

Nesse tipo de negócio é oferecido ao consumidor um mix de produtos com medicamentos genéricos e similares mais populares, mas também certa variedade em produtos de higiene pessoal, perfumaria e correlatos.

É possível encontrar medicamentos de referência, porém com um menor valor agregado. São oferecidos pequenos serviços farmacêuticos, e também entregas a domicílio. Pode haver ou não manipulação.

#4 Modelo de Farmácia Drugstore

A Drugstore é modelo que está sendo muito bem aceito pelos norte-americanos, e vem ganhando seu espaço no mercado brasileiro. Nesse modelo é possível encontrar praticamente de tudo na farmácia:

  • refrigerantes;
  • águas;
  • sorvetes;
  • enlatados;
  • chocolates; e
  • produtos de limpeza.

Vale lembrar que há uma série de regras específicas para esses locais, o ambiente onde é vendido os medicamentos é separado dos demais produtos, e sempre tem a presença do farmacêutico.

O surgimento desse modelo vem conquistando muitos consumidores, pois supre a necessidade por praticidade e comodismo, principalmente nas grandes cidades.

Para muitas pessoas é bem vantajoso poder comprar seu medicamento de uso contínuo e ao mesmo tempo abastecer a dispensa de casa, sem que para isso tenha que ir em outro estabelecimento.

Mas há quem rejeite esse tipo de modelo de farmácia, por desfigurar o papel da farmácia na sociedade. A justificativa é que a farmácia deveria ser apenas para saúde, e priorizar as necessidades do paciente e não promover o consumismo. Mas convenhamos, é muito vantajoso encontrar tudo que se precisa no mesmo lugar!

Conclusão

Para o empresário que já está no mercado e planeja investir em novos pontos de venda, ou até mesmo para quem gostaria de tornar-se empresário do ramo farmacêutico, antes de abrir sua farmácia, deve ter em mente qual público deseja atingir, e dessa forma escolher o melhor modelo de farmácia conforme sua região.

E se você está pensando em abrir ou comprar uma farmácia ou drogaria, saiba que você vai precisar de um bom software para fazer as vendas e gerenciar todas as operações do seu negócio.

E nisso podemos te ajudar! Peça agora sua demonstração gratuita! Fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se preferir, chame no WhatsApp!

Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

fale agora com o consultor inovafarma
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin