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Tire suas dúvidas sobre como integrar matriz e filiais de forma eficiente

Tire suas dúvidas sobre como integrar matriz e filiais de forma eficiente

INOVAFARMA
26 de outubro de 2018
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Você já pensou em integrar matriz e filiais de forma eficiente? Um trabalho bem planejado e executado é essencial para impactar nos resultados e estabelecer sua farmácia em um cenário mais competitivo. Para agilizar essa integração, uma das primeiras e principais medidas a serem tomadas é no investimento de um sistema de gestão eficaz, que...

Você já pensou em integrar matriz e filiais de forma eficiente? Um trabalho bem planejado e executado é essencial para impactar nos resultados e estabelecer sua farmácia em um cenário mais competitivo.

Para agilizar essa integração, uma das primeiras e principais medidas a serem tomadas é no investimento de um sistema de gestão eficaz, que possibilita automatizar tarefas que muitas vezes podem ser burocráticas e demoradas, caso sejam feitas sem a ajuda de um software.

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios de uma efetiva integração de lojas matriz e filiais e dar algumas dicas práticas de como esse trabalho deve ser feito. Acompanhe!

Prepare-se para integrar matriz e filiais

Ampliar o seu negócio é uma ótima notícia. Afinal, isso é sinal de que a empresa cresceu e precisa expandir seus horizontes. Isso possibilitará melhor atendimento, aumento dos lucros e um controle mais efetivo das tarefas. Em outras palavras, esse processo significa que a sua marca prosperou e você sentiu a necessidade de abrir novas unidades.

No entanto, também é algo com inúmeros desafios. Como você deve supor, é preciso que as unidades mantenham um mesmo padrão, a fim de que os valores e a essência da empresa sejam preservados. Além disso, também é preciso ter atenção a questões mais técnicas, como a integração das particularidades administrativas.

Conforme destacamos na abertura do artigo, uma medida importante a ser tomada é o uso de um sistema de gestão, que permite centralizar as atividades de diversas lojas em uma única ferramenta. Abaixo, vamos destacar essa questão e dar outras dicas para que você consiga integrar matriz e filiais da melhor forma possível. Confira!

Invista em um software de gestão

Um bom sistema de gestão é essencial por vários fatores. Um dos principais aspectos é que o software permite que a execução e o controle de tarefas de forma eficiente. Isso refletirá em atividades como a gestão de processos de contas a pagar e a receber e a gestão das compras como um todo.

A partir do momento em que vislumbra um único cenário nas diversas lojas, você evita que cada estabelecimento execute suas ações de forma isolada e da maneira que bem entender. Muito pelo contrário, os procedimentos passam a ser realizados de maneira automatizada, ou seja, com agilidade e efetividade.

Isso permite que a empresa tenha melhor performance e controle todas as suas tarefas com mais praticidade, tranquilidade e eficiência.

Treine seus funcionários

Um outro passo para uma efetiva integração de diversas lojas é o treinamento dos funcionários. Isso é muito importante porque, como a empresa é composta por profissionais com os mais diversos comportamentos e perfis, é essencial que eles atuem de forma integrada, fazendo valer o conceito de equipe, de forma que o negócio conquiste os objetivos e atinja as metas propostas.

Quando a farmácia passa a investir em treinamentos, os colaboradores se capacitarão e as chances de a interação entre matriz e filial dar certo aumentarão de forma bastante acentuada. Nos dias de hoje, existem inúmeras possibilidades de capacitação — muitas das quais, inclusive, podem ser feitas pela internet, gratuitamente.

Dissemine a cultura da empresa

A cultura organizacional tem uma função extremamente importante para o negócio. Ela representa o conjunto de regras, hábitos, valores e expectativas. Essa cultura tem o poder de motivar os funcionários, de forma que eles realmente se envolvam nas atividades do dia-a-dia, o que reflete diretamente no relacionamento com os clientes e nos resultados da empresa.

Definitivamente, uma organização não pode ter uma cultura organizacional na matriz e outra na filial. É preciso que os mesmos valores sejam disseminados, a fim de que todas as lojas tenham o mesmo tipo de comportamento. Imagine se os clientes perceberem posturas diferentes nas lojas? Isso, certamente, causará estranhamento junto aos consumidores e pode representar perda de vendas.

Formalize os processos

Para facilitar a disseminação de um único modelo de negócio, é essencial que a matriz formalize seus processos e que estes sejam replicados para as filiais. Portanto, coloque todos os procedimentos em ordem, começando por um mapeamento que contempla as atividades principais e, em seguida, as secundárias.

Nesse cenário, também é essencial documentar todos os processos, uma vez que essas informações serão a base para você construir um documento que servirá como um guia com instruções de trabalho uniformes e claras. Com essas ações, as equipes de todas as lojas poderão se pautar pelas mesmas condutas e, com isso, a interação entre matriz e filial acontecerá em um contexto muito mais organizado e eficiente.

Mantenha uma comunicação bem alinhada

Por meio dessa prática, será possível estabelecer um diálogo muito mais eficiente entre matriz e filial. Lembre-se de que o ato de se comunicar conta com um emissor, um canal e um receptor. Portanto, se não estiver tudo alinhado, pode acontecer algum ruído que traz inúmeras dores de cabeça para a empresa.

Para evitar problemas, você pode enviar comunicados individuais e/ou coletivos, com mensagens totalmente voltadas aos valores e aos propósitos da empresa. Quando a comunicação parte da matriz, por exemplo, um comportamento padrão é estabelecido.

Uma sugestão é que sua farmácia conte com um sistema interno de comunicação que, além das mensagens corporativas, pode permitir um chat para a interação direta entre os colaboradores.

Crie um plano de longo prazo

Por fim, é muito importante que a empresa saiba exatamente para onde quer apontar. Afinal, se não existem objetivos e metas muito claros, a empresa pode se perder no meio do caminho. Portanto, é indispensável que existam ideias para conquistar resultados em curto, médio e longo prazos.

Nesse sentido, é preciso tomar cuidado para que os objetivos estabelecidos não sejam inatingíveis. É essencial que as metas sejam ousadas, sim, mas elas precisam, sobretudo, ser alcançáveis. Uma ótima dica é quebrar grandes metas em pequenos objetivos e tarefas, que possam ser desenvolvidos no dia a dia. Esse tipo de atitude acaba sendo essencial para integrar todo o time e as diversas lojas.

E então, o que achou dessas ideias para integrar matriz e filiais? Embora seja algo desafiador, é totalmente possível realizar um trabalho eficiente. Conforme destacamos, existem ferramentas e recursos disponíveis e basta somente que você, como gestor, escolha aqueles que melhor se encaixam em sua realidade.

Caso seja o momento de integrar suas lojas, entre em contato com a gente! Estamos preparados para oferecer soluções de tecnologia que certamente serão cruciais para o sucesso dos próximos passos do seu negócio!

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