Muitas vezes os proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos não se dão conta da importância do logo de farmácia tem na atração de novos consumidores. O logo é o cartão de visitas que representa a imagem que sua farmácia quer passar para as pessoas, então ele deve ser muito bem planejado.
Quando um logo de farmácia está desleixado e não traz um sentimento de saúde, limpeza, clareza e bem estar, inconscientemente as pessoas são repelidas a entrarem no local. Por isso você deve prestar mais atenção na marca que está estampada na fachada da sua farmácia, pois ela pode ser o fator que está comprometendo galgar novos clientes.
Pensando nisso, reunimos nesse artigo 20 principais ideias e sugestões de logotipos e slogans que os donos de farmácias e drogarias devem ficar atentos na imagem que o seu estabelecimento está passando para os clientes. Confira!
Achamos que você também vai gostar de:
>> 100 sugestões de nomes de farmácia e drogaria para você colocar no seu novo negócio
>> Guia Fácil: 3 primeiros passos de como montar uma farmácia do zero
>> É melhor começar do zero ou comprar uma farmácia já montada? Veja os prós e contras
O que você quer ler primeiro?
O que é um logotipo ou logo de farmácia?
Logo e Logotipo são a mesma coisa, sendo a representação gráfica (através de imagens e textos) do Nome Fantasia da empresa. Antes de criar um novo logo é preciso verificar se já não existe uma mesma ideia registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), para assim não criar algo que já pertence à outra empresa.
O que um logo de farmácia deve ter?
Pense naquilo que um cliente espera encontrar quando entra num estabelecimento de saúde: limpeza, segurança, assiduidade… Então o logo deve passar tudo isso, através de características que são símbolos e trazem essas referências para o olho humano.
Recomendações para logo de farmácia:
- cores primárias que fazem referência a limpeza (branco);
- cores secundárias que lembram saúde (vermelho);
- trabalhar com no máximo de 2 a 3 cores;
- optar por passar a sensação de leveza (traços suaves);
- ser simples, usar poucos detalhes;
- conter o nome da farmácia bem legível (usar fontes adequadas);
- preferível usar o conceito “flat” (imagem “chapada”, sem relevos);
- slogan curtos e que representam a essência verdadeira do estabelecimento;
- slogan com letras fáceis de ler (muitos clientes são idosos);
Ressaltamos que essas recomendações não são engessadas, ou seja, os elementos do logo de farmácia podem variar, mas devem sempre tentar seguir essas boas práticas.
Quais as melhores cores para usar no logo de farmácia?
Azul e vermelho são disparadas as cores mais usadas no logo de farmácia e drogaria. A cor azul está associada à tranquilidade e harmonia, serenidade e frieza, presente na natureza na água e céu, sendo toda essa simbologia muito boa para empregar num estabelecimento farmacêutico.
Já a cor vermelha, é uma cor mais quente, sendo associada com sangue e coração humano, também simboliza o fogo, excitação, amor e energia. Por isso é uma das primeiras cores usadas na criação de logo para farmácias. Mesmo que azul e vermelho sejam as cores preferidas, nada impede de você usar outras cores no logo.
Também é muito comum que nos logos de farmácias e drogaria aparecem o elemento de uma cruz, fazendo referência à espiritualidade e trazendo a simbologia do tratamento de doenças, muito presentes em hospitais e clínicas médicas. Como isso é muito difundido, você pode inovar, criando um logo totalmente alternativo que não use as referências comuns.
20 logos de farmácias mais conhecidos no Brasil
1. Droga Raia
2. Drogaria Araujo
3. Drogaria Catarinense
4. Drogaria Nissei
5. Drogaria Rosário
6. Drogaria São Paulo
7. Drogarias Big Bem
8. Drogarias Pacheco
9. Drogasil
10. Farmácia Pague Menos
11. Farmácia Preço Popular
12. Farmácias Guararapes
13. Farmácias Sant’Ana
14. Farmagora
15. Farmais
16. Mais Econômica
17. Panvel
18. Proformula
19. Ultrafarma
20. Ultrapopular
Como criar um logo de farmácia?
Agora que você já sabe os princípios básicos que todo bom logo de farmácia deve ter, inclusive com vários exemplos de logos famosos no Brasil, é hora de colocar a “mão na massa”. Na internet existem muitas ferramentas de edição gratuitas que podem ser usada para criar o logotipo para o seu estabelecimento farmacêutico.
Todas essas ferramentas de edição podem ser acessadas facilmente no computador da farmácia, e o melhor de tudo, são muito fáceis de usar! Abaixo listamos as principais ferramentas gratuitas que você mesmo pode usar para criar o seu logo de farmácia:
10 ferramentas gratuitas para fazer o logotipo da farmácia
Ao fazer o acesso, grande parte dessas ferramentas de edição irá solicitar um cadastro gratuito. Basta preencher um pequeno formulário ou mesmo fazer o login usando as credenciais de acesso da sua própria rede social, como Facebook ou Instagram.
Todas essas ferramentas são muito parecidas, entretanto cada qual tem recursos específicos e algumas diferenciações de layout e usabilidade, porém todas elas podem ser usadas para começar a fazer o logo da sua farmácia.
Uma boa dica antes de usar as ferramentas é fazer um rascunho de próprio punho em uma folha em branco. Dessa forma você terá uma ideia do logo que deseja para sua farmácia.
Caso não tenha ainda nenhuma ideia para o seu logotipo, você pode combinar vários elementos de logos já existentes no mercado, ou seja, misturar diversos elementos de duas ou mais imagens que você já tenha visto anteriormente.
Para ter uma melhor noção da variedade de opções de logo para farmácia, você pode acessar os chamados “bancos de imagens” na internet. Eles são repositórios de fotos e imagens de diversos assuntos e categorias.
Abaixo trouxemos uma lista dos principais banco de imagens para você pesquisar por referências para o logotipo da drogaria.
10 bancos de imagens gratuitos para encontrar logo de farmácia
Uma sacada importante na hora de pesquisar logotipos de farmácias é sempre usar os termos em inglês, pois a maioria dos bancos de imagens gratuitos na internet são sites estrangeiros. Então quando for procurar por logo de farmácia, use as seguintes combinações de palavras:
- pharmacy
- drugstore
- logo pharmacy
- logo drugstore
- pharmacist
- health
- medical
A maioria desses serviços de banco de imagens oferecem arquivos que podem ser baixados e usados de forma gratuita. Porém, vale lembrar, não é adequado simplesmente utilizar a mesma imagem genérica encontrada na internet como logo de farmácia.
A ideia é buscar por referências, analisar cores, elementos, sempre verificando o que mais agrada e combina com o estabelecimento farmacêutico. Você deve sempre criar o seu próprio logotipo, de forma personalizada, único e estilizado para o seu negócio!
Claro que muitos donos e gestores de farmácias não tem conhecimentos profundos sobre design e edição de imagens. Neste caso, o ideal é procurar por ajuda profissional especializada na área.
Vale a pena contratar um profissional de design?
Sem dúvida a resposta é sim! Por mais que você possa ter várias ideias e conceitos já formados na sua cabeça, coloca-las em prática e formular um design para o logotipo de farmácia não é uma tarefa muito fácil para quem nunca “mexeu” com esse tipo de trabalho.
Por isso é fundamental investir na consultoria de um bom profissional do design! Essas pessoas podem ser encontradas por meio de agências ou mesmo de forma particular (freelancer).
Basta que você explique o que deseja trazer para a imagem da sua farmácia e drogaria, que esses profissionais vão tratar de esboçar vários logos, assim você pode ir refinando até chegar naquilo que estava imaginando.
Evidente que esse processo exigirá investimento financeiro, e aqui vai uma outra boa dica: sempre prefira trabalhar com profissionais que tenham bagagem no mercado, isto é, tenham boa experiência em trabalhos de logotipos anteriores. Você pode solicitar o portfólio do design e analisar se você gosta do “traço” ou estilo do profissional.
E antes de contratar os serviços de design, coloque tudo no papel! No contrato estará estabelecido a quantidade de alterações no logotipo, prazo de entrega, forma de pagamento, possíveis retoques, enfim, é melhore sempre deixar tudo muito bem combinado para evitar dores de cabeça no futuro.
Agora que você já tem em mente como será o seu novo logo de farmácia, chegou o momento de você também planejar o slogan para sua farmácia!
4 dicas para escolher o melhor nome e logo de farmácia
O que é um slogan para logo de farmácia?
O slogan é uma pequena frase que aparece junto do logo, que representa aquilo que a sua empresa faz, ou qual sentimento ou mensagem quer passar para o seu público alvo. Ele não é obrigatório aparecer junto com o logo de farmácia, mas sua presença ajuda a criar uma melhor identidade para sua marca.
Normalmente o slogan pode mudar com o tempo, acompanhando a atualização e novos objetivos do negócio.
5 exemplos de slogans famosos
- “Tomou Doril, a dor sumiu” – (Medicamento Doril);
- “1001 utilidades” – (Palha de aço Bombril);
- “Se sujar faz bem” – (Sabão em pó Omo);
- “Porque você vale muito” – (Tinta para cabelo Loreal);
- “Amo muito tudo isso” – (Rede de fast-food McDonalds).
Você muito provavelmente lembrou de algum desses slogans que ficaram muito famosos, não é mesmo? Esse é o grande propósito do slogan, criar uma fácil associação da marca com as pessoas, de forma que elas inconscientemente liguem o produto/serviço com a empresa.
Nesse aspecto, você pode fazer o mesmo com sua farmácia ou drogaria, através de um bom slogan!
Exemplos e ideias de slogan para farmácias e drogarias:
- “Aqui cuidamos bem de você”
- “Compromisso com a sua saúde”
- “Compromisso com o preço baixo”
- “Compromisso com seu bem estar”
- “Cuidando da sua família”
- “Cuidando da sua saúde e do seu bolso”
- “Cuidando da sua saúde”
- “Dispensando saúde para sua família”
- “Faz por você, faz por todos”
- “Há X anos cuidando de você”
- “O lugar certo para economizar”
- “O lugar certo para se cuidar”
- “O lugar certo para sua família”
- “O lugar certo para sua saúde”
- “O melhor lugar para sua saúde”
- “Pensando na sua saúde”
- “Pensando na sua vida”
- “Pessoas cuidando de pessoas”
- “Saúde, economia e preço baixo”
- “Tradição em cuidar de pessoas”
Dicas para criar um bom slogan para farmácia:
- prefira não usar nomes ou sobrenomes dos proprietários;
- slogans curtos são mais fáceis de serem lembrados pelas pessoas;
- use slogans que sejam fáceis de serem falados (evite “trava línguas”);
- o slogan deve fazer sentido com o propósito do seu estabelecimento;
- evite usar trocadilhos (frases engraçadas com o tema saúde).
Conclusão
Percebeu a importância de prestar mais atenção no logo de farmácia? Ele é o começo do processo de compra de um novo cliente, influenciando se a pessoa vai ou não entrar dentro do seu estabelecimento. Mais do que isso, é a representação gráfica da imagem que seu negócio quer passar para a sociedade.
Depois de definir um bom logo para sua farmácia, não esqueça de também conferir se você possui um sistema capaz de imprimir o seu logo nas notas fiscais e orçamentos de compras.
Peça agora sua demonstração gratuita e conheça o InovaFarma, ou então fale agora mesmo com o especialista, chame no WhatsApp!
Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e nossas páginas do Facebook e Instagram para ter mais conteúdos como esse!