Você sabe o que é melhor: montar ou comprar uma farmácia?

O que é melhor, montar ou adquirir uma farmácia?

Há muitas ressalvas entre iniciar um negócio do zero ou embarcar em algo que já está no mercado.

Mas isso dependerá de alguns fatores que devem ser analisados:

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Quanto você tem para investir?

Normalmente para montar uma nova farmácia o capital inicial é muito mais alto do que adquirir uma já existente no mercado, além de exigir um amplo planejamento.

Em muitos casos, o ponto onde a farmácia está localizada é muito caro; o aluguel do espaço não condiz com as condições do local, não existe fluxo adequado de pessoas, não há transporte público, existem pendências com a Vigilância Sanitária ou com a Receita Federal. Enfim, cada caso depende de uma análise mais completa.

Existem muitas farmácias que são verdadeiras minas de ouros: bem localizadas; com layout adequado; clientes fidelizados; mas por falta de boa gestão ficam no prejuízo, sendo ofertadas no mercado a outros empresários.

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Quanto você quer vender?

Não adianta deslumbrar altos números de vendas, viva a realidade do momento. Ter os pés no chão, e sempre buscar conhecimento sobre o que está ocorrendo no mercado. Isso fará total diferença na hora de decidir sobre comprar ou montar sua farmácia.

Não pense que o varejo farmacêutico irá te deixar milionário da noite para o dia. Você terá que derramar muito suor para manter o negócio próspero; enfrentando as adversidades fiscais, sanitárias, lidar com colaboradores, conquistar clientes, preocupar-se com a concorrência, traçar planos estratégicos, são alguns dos desafios diários.

Qual seu conhecimento do negócio?

Não cometa o erro de “cair de paraquedas” em algo que você não conhece. Faça cursos, estude sobre o mercado de varejo farmacêutico, e principalmente, pergunte se você realmente gosta desse ramo de atividade. Mesmo que for terceirizar funções administrativas, somente com conhecimento do negócio poderá tomar decisões assertivas.

E… agora?

Depois de responder todas essas perguntas, é necessário colocar absolutamente tudo no papel, através do Plano de Negócios!

O Plano de Negócios, também conhecido como “Plano Empresarial”, se trata de um documento que descreve em detalhes todas as informações, ideias, riscos, concorrentes, perfil de cliente, público alvo, estratégias de marketing, plano financeiro, estrutura física, equipamentos, funcionários, enfim, sobre a empresa.

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Tanto para abrir ou adquirir uma farmácia é necessário elaborar o plano de negócios, pois além de ser um ótimo instrumento norteador para o empresário, poderá atrair investimentos, através de sócios ou investidores.

O Plano de Negócios deve ser capaz de responder as seguintes perguntas:

#1 Que tipo de negócio você está planejando?

Você atuará somente no ramo de varejo farmacêutico? Local, estrutura, equipamentos, funcionários, estacionamento, transporte, movimentação de pessoas? Levou isso em consideração?

#2 Quais produtos e serviços vai oferecer?

Sua farmácia será de manipulação ou apenas uma drogaria? Já pensou no mix de produtos? Qual seu público-alvo? Qual será seu perfil de atuação, produtos mais populares, correlatos e perfumaria ou medicamentos de referência? Qual será seu diferencial sobre a concorrência? O que fará as pessoas entrarem no estabelecimento?

#3 Qual sistema vai utilizar?

Pensou em qual sistema irá automatizar os processos de venda de produtos, compra de mercadorias, emissão de nota fiscal; que seja capaz de auxiliar na gerência financeira, exibir relatórios de vendas, gerenciar produtos controlados, de forma fácil e intuitiva?

#4 Quais são as suas oportunidades de crescimento?

A região está saturada de farmácias? Como está a economia do país? E o poder de compra da população?

Quem são os seus clientes potenciais? Existe um nicho inexplorado na região? Como vai tirar clientes do concorrente? Há público suficiente para comportar o seu negócio? Como você atrairá os seus clientes e se manterá no mercado? Irá realizar ações de marketing? Como vai competir com os concorrentes? Por que as pessoas vão querer comprar na sua farmácia?

#5 Quem são seus concorrentes?

Você já listou todas as farmácias e demais estabelecimentos que competem com você? Qual a margem de lucro deles? E os descontos praticados? O perfil dos clientes? A quanto tempo os concorrentes estão no mercado? Quais suas ações para se manter no mercado?

#6 Como vai promover suas vendas?

Com será a divulgação da sua farmácia? Fará eventos, anúncios, panfletos? Será que isso irá atrair os clientes?

Quem serão os seus fornecedores? Já fez a cotação de preços junto aos fornecedores? Verificou quais as vantagens e desvantagens de cada um? Quais as condições de pagamento?

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#7 Qual a imagem sua farmácia vai passar para os clientes?

Qual a qualificação dos seus colaboradores? Como será o atendimento aos clientes? Terá um pós-venda? Quantos farmacêuticos serão necessários? Terá tele entregas?

#8 Qual o faturamento estimado para o 1º ano?

Quanto de lucro você calcula que irá conseguir no primeiro ano?

Fez as estimativas das despesas fixas e variáveis? Aluguel, energia elétrica, água, salários, pró-labore, comissões, fornecedores, impostos, equipamentos, treinamentos.

#9 Qual será o fluxo de caixa?

Quanto de dinheiro irá entrar efetivamente no caixa? Você terá um crediário? Qual será o seu giro, ou seja, o dinheiro que terá que ter em caixa para manter seu negócio?

Quantos produtos terão que vender no dia, no mês, no ano, para atingir o ponto de equilíbrio?

#10 Qual será o capital para investir em mobiliário?

Quanto será gasto na compra de computadores, instalações, baias, balcões, materiais de escritórios e limpeza, gôndolas, etc.

Sem dúvida são muitas questões a serem respondidas.

Após finalizar o Plano de Negócios você será capaz de analisar os pontos forte e fracos de montar ou adquirir uma farmácia:

MONTAR UMA FARMÁCIA

Vantagens:

  • Menor valor de investimento;
  • Estrutura nova;
  • Layout novo, moderno, adequado;
  • Sem herança de problemas.

Desvantagens:

  • Tempo de retorno mais longo;
  • Risco de não atingir o ponto de equilíbrio;
  • Sem poder de barganha com fornecedores;
  • Sem carteira de clientes formada.

COMPRAR UMA FARMÁCIA:

Vantagens:

  • Carteira de clientes já formada;
  • Menor risco do investimento;
  • Menor investimento em marketing.

Desvantagens:

  • CNPJ pode ter antecedentes negativos;
  • Herança de colaboradores problemáticos;
  • Possíveis problemas com a Vigilância Sanitária e fisco.

Conclusão:

Cada caso é um caso! Não existe uma escolha certa!

É preciso analisar o mercado e as oportunidades, fazer um bom Plano de Negócios e verificar se é melhor adquirir ou montar uma farmácia naquele determinado local.

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