Os não-medicamentos do setor de Higiene e Beleza (H&B) são ótimos geradores de receita para farmácias e drogarias, sendo os produtos mais vendidos em farmácia, é o que aponta uma pesquisa de mercado feita pela IQVIA. Para se ter uma ideia, somente no período de junho de 2017 a maio de 2018, esses produtos movimentaram cerca de R$ 16,7 bilhões.
Nesse contexto listamos o ranking dos produtos mais vendidos em farmácia de higiene e beleza, além de trazer dicas para fazer a correta exposição desses itens no seu estabelecimento. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
Top 10 produtos mais vendidos em farmácia de higiene e beleza
O xampu é dos principais produtos mais vendidos em farmácia do segmento “Cuidados com o cabelo”, por isso é muito procurado pelo shopper (pessoa que vai comprar, mas não necessariamente que vai consumir). Sabendo-se disso é recomendado posicionar o xampu no fim das gôndolas e prateleiras para que a pessoa percorra todos os demais produtos da categoria, como pós-xampus, cremes, hidratantes, etc; aumentando as chances de compra.
Geralmente quem procura por xampus está em busca de novas fórmulas para evitar a queda de cabelo, ter uma melhor reparação e hidratação, então uma boa dica é utilizar essa árvore de decisão na hora de fazer o planograma desses itens.
Produtos mais vendidos em farmácia – Xampus Adultos
- Pantene (P&G)
- Elseve (L’Oréal)
- Dove (Unilever)
- Clear (Unilever)
- Seda (Unilever)
- TRESemmé (Unilever)
- Head & Shoulders (P&G)
- Aussie (P&G)
- Kerium (L’Oréal)
- Doctar (Darrow)
Fonte: IQVIA
Produtos mais vendidos em farmácia – Xampus Infantis
- Granado (Granado)
- Palmolive (Colgate-Palmolive)
- Minions (Biotropic)
- Aqua (Nazca)
- Trá Lá Lá (Phisalia)
- Ricca (Belliz)
- Turma Da Xuxinha (Baruel)
- Minnie (Biotropic)
- Baruel (Baruel)
- Johnson (J&J)
Produtos mais vendidos em farmácia – Pós Xampus
- Pantene (P&G)
- Elseve (L’Oréal)
- Seda (Unilever)
- Salon Line (Salon Line)
- Dove (Unilever)
- TRESemmé (Unilever)
- Aussie (P&G)
- Johnson (J&J)
- Novex (Embelleze)
- Niely (L’Oréal)
A linha de tintura e coloração é dominado pelas mulheres, que dão muita importância para a variedade de cores e tonalidades, por isso é fundamental ter um bom sortimento no mix de produtos. Além disso ao fazer a exposição desses itens é recomendado agrupar os produtos dos mais premium até os mais básicos, separando cada item por tipo, como por exemplo: tinturas permanentes, tonalizantes, tinturas em pó e rejuvenescedores.
Tinturas mais procuradas em farmácias e drogarias
- Imédia Excellence (L’Oréal)
- Cor & Ton (L’Oréal)
- Koleston (Coty)
- Casting (L’Oréal)
- Nutrisse (L’Oréal)
- Maxton (Embelleze)
- Biocolor (Coty)
- Soft Color (Coty)
- Grecin (Combe)
- BeautyColor (Bonyplus)
Sabia que o Brasil é o país com o maior número de cirurgiões dentistas do mundo? São dados que uma pesquisa da marca Colgate revelou. Isso é um bom indicador que mostra a importância da farmácia apostar na venda de cremes dentais, enxaguantes bucais e escovas de dente. São esses profissionais que costumam indicar a compra
Ao fazer a exposição desses itens de saúde bucal, prefira posicionar os produtos conforme o valor agregado, sempre do que possui mais benefícios para o que tem menos. Por exemplo: posicione primeiro o creme dental com tripla ação, depois aquele com função branqueadora, e por fim o mais básico, apenas com função de limpeza. Uma outra dica é também separar os itens conforme gostos e sabores, por ser um critério de escolha do shopper.
Quando for expor as escovas de dentes faça uma separação da linha adulta para a linha infantil, isso facilita para o shopper encontrar o que está procurando. Além do mais, é importante ter cuidado com o posicionamento por cores e personagens infantis, bem como expor numa altura que fique ao alcance da criança (aumentando a venda por impulso quando o pai leva seu filho até a farmácia).
Produtos mais vendidos em farmácia – Cremes dentais
- Colgate (Colgate-Palmolive)
- Sensodyne (GSK)
- Oral-B (P&G)
- Close Up (Unilever)
- Malvatrikids (Daudt)
- Sorriso (Colgate-Palmolive)
- Paradontax (GSK)
- Tandy (Colgate-Palmolive)
- Bitufo (Coty)
- Prevent (Colgate-Palmolive)
Produtos mais vendidos em farmácia – Escovas de dente
- Oral-B (P&G)
- Colgate (Colgate-Palmolive)
- Curaprox (Curaden Swiss)
- Bitufo (Coty)
- Reach (J&J)
- (Sunstar Américas)
- Sensodyne (GSK)
- Sanifill (Coty)
- Close Up (Unilever)
- Vogha (Vogha)
Os itens de fixadores de dentadura, fraldas geriátricas e alimentos específicos são os segmentos de maior destaque para o público da terceira idade. Vale lembrar que esse perfil de cliente pode se sentir desconfortável ao comprar esse tipo de produto, e muitas vezes dispensa a ajuda do colaborador, logo é necessário facilitar a jornada de compra para esse consumidor através de boa sinalização e informações completas sobre item.
A farmácia também deve ter em mente que o shopper pode ser nesse caso o cuidador do idoso ou familiar mais próximo. Nesse ponto uma boa prática ao expor as fraldas para adultos é separar as linhas conforme o nível de incontinência urinária, começando do produto que suporta mais fluxo para o produto de menor fluxo, isso facilita a decisão de compra.
No caso dos alimentos destinados para adultos, a ordem de exposição deve considerar a importância das marcas conforme a preferência dos médicos e nutricionistas, pois geralmente a compra desse tipo de produto muito provavelmente se deve pela indicação médica ao paciente.
Fixadores de Dentadura mais vendidos em farmácias
- Ultra Corega (GSK)
- Corega (GSK)
- Fixodent (P&G)
- Dentalfix (Hertz)
- Ultrafix (União Química)
- Segurdent (Teuto)
- Algasiv (Combe)
- Aderefix (FZ MED)
- Protefix (Nutrifarm)
- Super Corega (GSK)
Produtos mais vendidos em farmácia – Fraldas Geriátricas
- Bigfral (Ontex)
- Plenitud (Kimberly-Clark)
- Tena (SCA Brasil)
- Biofral (SCA Brasil)
- Master (Mafra Ind. Com.)
- Adultcare (Incofral)
- Masterfral (Mardam Produtos Higiênicos)
- Sensaty Premium (Capricho)
- Higifral (Eurofral)
- Amoravel (Incofral)
Ao falarmos de produtos destinados para crianças, a farmácia precisa entender que a venda desses produtos terá que ser direcionada para as mães. Elas são nesse caso o shopper, isto é, pessoa que vai comprar, mas não consumir. Desse modo a exposição dos itens infantis, principalmente os alimentos, devem ser conforme a preferência da maioria dos pediatras, pois são esses os maiores influenciadores na decisão de compra sob a ótica do shopper.
Já ao se mencionar as fraldas infantis, o que pesa na decisão do shopper é o valor por unidade do produto. Então é recomendado expor os pacotes mais econômicos, separando por tipo de linha (noite, diurno, para meninos/meninas). O mesmo se aplica para os lenços umedecidos.
Produtos mais vendidos em farmácia – Fraldas Infantil
- Pampers (P&G)
- Huggies (Kimberly-Clark)
- Turma Da Mônica (Kimberly-Clark)
- Pom Pom (Ontex)
- MamyPoko (Unicharm Brasil)
- Cremer (Cremer)
- Capricho (Capricho)
- Personal (Santher)
- Hipopo Baby (Mafra Ind. Com.)
- Mili (Mili)
Lenços Umedecidos mais vendidos em drogarias
- Huggies (Kimberly-Clark)
- Johnson (J&J)
- Pampers (P&G)
- Dove (Unilever)
- Baby Wipes (Kimberly-Clark)
- Natural Baby (Ever Green Ind. Com.)
- Drybaby (SCA Brasil)
- Sophis Baby (Hygieline)
- Fisher Price (Biotropic)
- Bebê Natureza (Biotropic)
Produtos mais vendidos em farmácia – Alimentos para crianças
- Pediasure (Abbott)
- Sustagen (Reckitt Benckiser)
- Fortini (Danone)
- Neofort (Danone)
- Sustain (Danone)
- Nutren (Nestlé)
- Nutrini (Danone)
- Sustare (Olvebra)
- Chocokids (Essential Nutrition)
- Trophic (Prodiet Nutrição)
Na categoria de higiene pessoal entram os sabonetes, que podem ser em barras ou líquidos. Nesse aspecto a versão em barras é mais preferível para o shopper na hora do banho, já a versão líquida é mais amplamente usada em lavabos e pias. Nisso é importante oferecer esses dois tipos de sortimentos no mix.
Os desodorantes são itens que não podem faltar no estoque das farmácias, pois são muito procurados. Como seu uso é diário afim de garantir proteção (evitar o mau cheiro) o shopper costuma se decidir sobre aspectos de duração, forma de aplicação (spray, roll-on, creme) e fragrância. Assim a exposição pode seguir por nível de proteção, tipo de embalagem (modo de aplicar) e fragrância, separados pela linha masculina e feminina.
Produtos mais vendidos em farmácia – Sabonetes
- Protex (Colgate-Palmolive)
- Dove (Unilever)
- NIVEA (Beiersdorf)
- Lux (Unilever)
- Granado (Granado)
- Johnson (J&J)
- Phebo (Granado)
- Rexona (Unilever)
- Cetaphil (Galderma)
- Biofleur (Biofleur)
Produtos mais vendidos em farmácia – Desodorantes
- Rexona (Unilever)
- Dove (Unilever)
- NIVEA (Beiersdorf)
- Monange (Coty)
- Axe (Unilever)
- Suave (Unilever)
- Bozzano (Coty)
- Adidas (Coty)
- BÍ-O (L’Oréal)
- Old Spice (P&G)
Para expor os absorventes a farmácia precisa reservar um espaço que seja totalmente feminino, que de preferência desestimule a passagem de homens, pois muitas mulheres sentem algum grau de constrangimento ao fazer a escolha desse tipo de produto no estabelecimento.
O planograma para absorventes pode ser feito a partir de três divisões: absorventes internos, absorventes externos e absorventes com proteção diária. Em cada linha pode haver a separação por tamanho, marca, abas, diário/noturno e formato.
Absorventes higiênicos mais procurados pelas mulheres
- Intimus (Kimberly-Clark)
- Sempre Livre (J&J)
- Always (P&G)
- BigMaxi (Ontex)
- Sym (Santher)
- Naturalmente (Ever Green Ind. Com.)
- Diana Active (Carta Fabril)
- Mili (Mili)
- Absorvente (Topfral)
- Ladysoft (Melhoramentos)
Produtos mais vendidos em farmácia – Absorventes internos
- Intimus (Kimberly-Clark)
- O.B. (J&J)
- Tampax (P&G)
- Always (P&G)
- Séc Natural (Séc Natural)
Produtos mais vendidos em farmácia – Absorventes diários
- Carefree (J&J)
- Intimus (Kimberly-Clark)
- Geriamax (Ever Green Ind. Com.)
- Fleurity (Fleurity)
- Disfarce (Arrayanes)
- Always (P&G)
- Prudence (DKT)
- Sym (Santher)
- Inciclo (Inciclo)
- Dauf (Micrex)
A proteção de raios ultravioletas (UV) é uma preocupação constante do shopper, principalmente em regiões litorâneas ou locais de grande incidência solar.
Esse tipo de produto pode apresentar sazonalidades (variação nas vendas) em períodos do ano (férias, feriados prolongados) ou estações (verão, inverno). A dica para expor esses itens é separar por nível de proteção FPS (15, 30, 50, 70) e modo de aplicação (spray, creme).
Produtos mais vendidos em farmácia – Protetores solares
- Anthelios (La Roche-Posay)
- Episol (Mantecorp Skincare)
- Sundown (J&J)
- Minesol (J&J)
- Neutrogena (J&J)
- NIVEA (Beiersdorf)
- Solar Expertise (L’Oréal)
- Ideal (Vichy)
- Capital Soleil (Vichy)
- Sunmax (Stiefel)
Pós Sol mais vendidos em drogarias
- Sundown (J&J)
- Queimalive (Cifarma)
- Calamed (Cimed)
- NIVEA (Beiersdorf)
- Sunless (Farmax)
- Australian Gold (Frajo)
- Helioderm (Hertz)
- Calamine (Lexuns)
- Banana Boat (Arcom)
- Anasol (Dahuer)
Os curativos são produtos presentes nas “farmacinhas” que os brasileiros acabam tendo em seus lares. Você muito provavelmente deve ter um caixa de primeiros socorros na sua casa, não é mesmo?
O comportamento do consumidor nesse caso é divido em dois perfis: pessoas preventivas que compram itens de primeiros socorros antes de quaisquer incidentes e pessoas que só compram esses itens após um eventual acidente.
Em todo caso a farmácia deve ter em seu mix de produtos os itens de:
- fitas e esparadrapos;
- ataduras;
- gaze;
- spray;
- antisséptico;
- curativo;
- gel antisséptico, e
- pomada antibiótica.
Produtos mais vendidos em farmácia – Curativos
- Band-Aid (J&J)
- Nexcare (3M)
- Cremer (Cremer)
- Cicatrisan (Sanfarma)
- Concare (MCG)
- Tegaderm (3M)
- Mercurochrome (Mercurochrome)
- Bellacoton (Flexicotton)
- Granado (Granado)
- Salvelox (Cremer)
Dicas para fazer a exposição dos produtos de higiene e beleza na farmácia
Agora que você já sabe a lista dos produtos de higiene e beleza que são mais vendidos nas farmácias e drogarias, confere essas dicas para fazer a correta exposição!
Conclusão
Deu para notar que sua farmácia ou drogaria precisa ter uma boa estratégia de exposição em cada categoria, e claro, também trabalhar com o sortimento dos produtos mais vendidos em farmácia no seu mix de produtos.
E para controlar e gerenciar seu estoque, fazer pedidos de compras e acompanhar o fluxo de vendas, você precisa contar com um bom software de automação e gestão.
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