15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Conheça os 9 melhores aplicativos para farmácia e suas vantagens

Conheça os 9 melhores aplicativos para farmácia e suas vantagens

INOVAFARMA
19 de dezembro de 2018
2419 Visualizações
As novas tecnologias trouxeram uma realidade mais dinâmica para os profissionais das mais diversas áreas. No ramo farmacêutico, não é diferente. São muitos os apps que auxiliam na execução de atividades na área da saúde. Juntamente com os softwares de gestão, esses programas podem ser de grande utilidade, otimizando as tarefas desenvolvidas. Os aplicativos para...

As novas tecnologias trouxeram uma realidade mais dinâmica para os profissionais das mais diversas áreas. No ramo farmacêutico, não é diferente. São muitos os apps que auxiliam na execução de atividades na área da saúde. Juntamente com os softwares de gestão, esses programas podem ser de grande utilidade, otimizando as tarefas desenvolvidas.

Os aplicativos para farmácia, portanto, podem ser considerados como ferramentas estratégicas para a gestão e execução de atividades. Veja quais são os 9 principais deles e comece a utilizá-los quanto antes em sua organização!

1 . Medicamentos

O Medicamentos é um app desenvolvido para que os farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde possam consultar a bula dos remédios à venda nas drogarias. Isso é importante, já que nem sempre se tem uma caixa aberta disponível para a leitura do documento com instruções de uso e sobre um medicamento.

Esse aplicativo para farmácias também mostra as indicações, posologia e medicamentos similares disponíveis. Desse modo, pode-se fazer essa consulta rapidamente e atender aos clientes da farmácia de forma eficiente.

O app Medicamentos tem em sua base todas as fórmulas aprovadas pela Anvisa, totalizando uma quantidade aproximada de 4.100 bulas e mais de 10.300 apresentações. Todas essas informações são revisadas por uma equipe técnica.

Quem tem o Medicamentos instalado no smartphone também recebe notificações quando novas bulas são adicionadas e notícias relevantes para a área farmacêutica. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

2. MedSus

O MedSus é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Ele reúne uma lista completa com todos dos medicamentos que são indicados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que estão disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Esse aplicativo traz informações como o princípio ativo de cada remédio, o seu nome comercial, suas apresentações e indicações, entre outros dados relevantes para o farmacêutico.

3. Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um app não recomendado apenas para farmacêuticos, mas para qualquer cidadão. Isso porque ele apresenta uma lista com todos os medicamentos que fazem parte desse programa do governo, bem como a sua forma (se é em comprimido ou líquido, por exemplo), a apresentação em miligramagem etc.

Para o cidadão, o aplicativo também é interessante pelo fato de listar todas as farmácias que fazem parte do programa. Assim, antes de comprar um medicamento, as pessoas podem consultar qual é o estabelecimento mais próximo ao local onde elas se encontram naquele momento.

4. Guia dos Exames

Muitas vezes, o farmacêutico também precisa interpretar resultados de exames dos clientes da farmácia. Em atendimentos no consultório farmacêutico, quando o profissional dá orientações sobre o uso correto dos medicamentos, devem ser analisadas as condições de saúde de cada paciente.

Já no caso dos farmacêuticos que trabalham em laboratórios de análises clínicas, é preciso saber fazer os diagnósticos dos exames solicitados pelos médicos e realizados pelos pacientes.

Para ambos os casos, é recomendado o uso do aplicativo Guia dos Exames, que tem mais de 200 tipos de exames cadastrados e organizados por categorias. Ele traz a descrição completa de cada um deles, inclusive com informações sobre o procedimento de coleta.

É importante destacar que esse aplicativo é pago e disponível apenas para a plataforma iOS, ou seja, para iPhones e iPads.

5. Kairos EMS

O Kairos EMS é um app patrocinado pelo laboratório EMS que tem o objetivo de agilizar a consulta dos valores dos medicamentos. Ele também traz informações sobre as bulas, propriedades e laboratórios fabricantes dos remédios comercializados no Brasil.

Recomenda-se o uso desse app por trazer muitas informações úteis para o dia a dia de um farmacêutico, que é disponível para Android e iOS, de forma totalmente gratuita.

6. Medscape

Como você deve saber, as novidades sobre a área farmacêutica quase sempre são publicadas primeiro nos Estados Unidos e outros países mais desenvolvidos antes de chegarem ao Brasil.

Por isso, utilizar aplicativos para farmácias estrangeiros também é uma boa prática. Um exemplo deles é o Medscape. O programa contém informações sobre medicamentos, notícias sobre doenças, entre outros recursos interessantes.

Disponível para os sistemas Android e iOS, esse aplicativo é totalmente em inglês, sendo necessário o domínio do idioma para utilizá-lo. Apesar disso, ele tem a vantagem de poder ser acessado de forma offline, ou seja, não é necessário acesso à internet para fazer as consultas.

7. Manual de Medicamentos Nestlé

A Nestlé mantém o aplicativo Manual de Medicamentos Nestlé, que funciona como um guia de medicamentos infantis e de uso pediátrico. Ele é interessante, pois proporciona que o farmacêutico encontre informações com mais agilidade.

Como agrupa apenas remédios para crianças, a base de dados é menor e fica mais fácil encontrar as informações que você procura nesse aplicativo do que em outro. O app pode ser baixado no Google Play e na Apple Store.

8. Terminologia Médica

Entre os aplicativos para farmácias, também se destaca o Terminologia Médica, que traz informações sobre o significado de vocábulos médicos. Esse app pode ser interessante, portanto, para quando o farmacêutico precisa interpretar uma receita ou laudo médico e fica com alguma dúvida sobre o que o profissional quis dizer.

O Terminologia Médica traz termos equivalentes na língua inglesa, simbologias, abreviações mais comuns, entre outras informações que facilitam o trabalho do farmacêutico. O app está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

9. Calculadora do Risco Cardiovascular

Quando é necessário fazer um exame do perfil lipídico na consulta farmacêutica, é uma boa ideia utilizar o app Calculadora do Risco Carciovascular. Ele demostra, de acordo com os resultados dos exames e perfil do paciente, o risco de morte que cada pessoa tem por conta de doenças cardiovasculares. O app é disponível apenas para iOS.

Esses são alguns dos melhores aplicativos para farmácia. Não deixe de baixá-los em seu smartphone ou tablet e utilizar na rotina do seu trabalho. Assim, você poderá otimizar muitas suas tarefas.

Gostou do nosso artigo? Que tal então curtir a nossa página no Facebook? Assim você sempre poderá receber mais dicas interessantes como essas na sua linha do tempo!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 1
  • Avatar
    1 de agosto de 2019 às 17:22
    argemiro miro

    a cada passo do dia a dia do farmacêutico è essencial a multiplicaçao do conhecimento

Deixe uma resposta