Quer aprender como aumentar as vendas de cosméticos na sua farmácia? Para te ajudar a entrar no mercado da indústria de cosméticos, trouxemos um artigo completo com diversas estratégias de vendas para cosméticos que podem ser feitas na farmácia e drogaria.
Continue a leitura e confira quais são as estratégicas de vendas de cosméticos para sua farmácia aproveitar as boas oportunidades de faturamento que a indústria de cosméticos no Brasil oferece. Boa leitura!
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O que você quer ler primeiro?
Por que a farmácia deve ter estratégias de vendas para cosméticos?
A busca por farmácia estética, produtos e procedimentos de beleza só vêm aumentando no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o país já é líder mundial em número de procedimentos que envolvem cirurgias plásticas em pessoas jovens.
Um dos fatores que impulsiona a corrida pela boa aparência está na constante exposição que as redes sociais estão promovendo, causando um busca frenética pela perfeição estética, o que acaba aquecendo a procura por procedimentos de farmácia estética e a venda de produtos de beleza.
Esse comportamento do consumidor também reflete no aumento do consumo de produtos de beleza.
Vendas de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Conforme divulgado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) a pesquisa do Euromonitor apontou que em 2022 o Brasil alcançou a 4ª posição mundial em vendas de itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Ainda segundo a mesma pesquisa, o Brasil já aparece na 2ª posição em vendas de fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes.
Em produtos infantis, proteção solar e higiene oral, o país figura na 3º posição do ranking mundial.
Itens de cuidados com o cabelo e produtos para banho colocam o Brasil na 4ª posição mundial de vendas.
Em relação aos produtos de maquiagem, somos o 6ª país com maior volume de vendas do mundo.
Já os itens da categoria de cuidados com a pele, o Brasil figura na 8ª posição do ranking global de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos mais vendidos.
Em última análise, destacamos a 10º posição do Brasil entre os países que mais vendem produtos depilatórios no mundo.
Histórico da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Só em 2020 o segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – HPPC, cresceu 5,8% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), fechando o ano com o faturamento aproximado de R$ 122 bilhões.
Vendas de cosméticos: Brasil é o 4º maior mercado em produtos de beleza!
Conforme levantamento de dados do Euromonitor International, o Brasil em 2019 alcançou a 4º posição global no consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais, chegando a 30 bilhões de dólares em vendas no período.
Em se tratando do consumo de produtos de beleza (cosméticos, produtos para pele, cabelos, perfumes e higiene pessoal) a indústria de cosméticos no Brasil só fica atrás de Japão, China e EUA.
Esses números revelam que o promissor potencial que a indústria de cosméticos tem no consumo de produtos relacionados com a beleza, que podem ser vendidos em farmácias e drogarias.
Porém para conseguir bons resultados, é preciso saber como vender cosméticos e seus itens relacionados.
Quem é o público consumidor de cosméticos?
A expectativa de vida entre as mulheres vêm crescendo no Brasil, pelo fato delas estarem em constante preocupação com a saúde, manter uma rotina de exames e principalmente manter o zelo pela aparência.
Tudo isso impacta diretamente na indústria de cosméticos, resultado no consumo dos produtos vendidos em farmácias e drogarias.
O público feminino é maioria no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010 eram cerca de:
97 milhões de mulheres vivendo no país, equivalente a 51% da população.
É importante entender o perfil desse público consumidor da indústria de cosméticos no Brasil, é justamente para atender as necessidades por meio do sortimento correto do mix de produtos na farmácia, já que a cultura da mulher brasileira preza muito pela vaidade e do autocuidado.
Estar bonita, cuidar dos cabelos, unhas bem feitas e sempre renovar o visual, contribuem para movimentar as vendas da indústria de cosméticos.
Conforme pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias brasileiras com renda de 2 até 10 salários mínimo chegam a gastar certa de 1,3% da renda mensal somente para manter os cuidados com cabelos e unhas.
A princípio 1,3% pode parecer pouco, mas esse número é quase que o dobro do valor se compararmos com o gasto mensal destinado para a compra de itens da cesta básica, como por exemplo, arroz e feijão, que fica na casa dos 0,68% da renda.
Outro dado revelador, que a pesquisa trouxe, foi o fato dos brasileiros destinarem 1,46% da renda para comprarem itens como shampoo, condicionador e maquiagem. Para se ter uma ideia desse impacto, esse valor é quase o mesmo gasto para a compra de carne, que representa 1,73% na renda do mês.
Isso indica o potencial de consumo que os produtos estéticos de beleza e higiene possuem, justamente por isso sua farmácia precisa ter um mix de produtos com esses itens que são mais procurados pelos consumidores. Confira a lista dos produtos mais vendidos em farmácia de Higiene e Beleza.
A crescente demanda por produtos de beleza também proporcionou o aumento da procura por procedimentos estéticos, surgindo então ótimas oportunidades para o farmacêutico atuar na área da farmácia estética.
Diante desse cenário a farmácia precisa ter estratégias de vendas para cosméticos para atender a demanda do público consumidor feminino. A seguir vamos explicar como fazer para aumentar as vendas de cosméticos na farmácia.
Como vender mais cosméticos na farmácia?
Sem dúvida a primeira das estratégias de vendas para cosméticos é ter um mix de produtos adequado. Não adianta fazer um planejamento completo com várias estratégias de vendas para cosméticos que as mulheres não compram.
Segundo a consultoria da RTK Indústria de Cosméticos o público feminino valoriza determinados itens na hora de comprar produtos para beleza.
Basicamente você deve se atentar nas seguintes categorias da indústria de cosméticos:
Vendas de cosméticos: produtos mais vendidos
Produtos vendidos em farmácias mais valorizados pelas mulheres
- Xampus e condicionadores;
- Máscaras de tratamento;
- Sabonetes líquidos;
- Sabonetes íntimos;
- Tônicos para limpeza facial;
- Espumas faciais e loções demaquilantes;
- Cremes anticelulite;
- Géis termorredutores e esfoliantes;
- Esmaltes e Dermocosméticos;
- Tinturas e coloração para cabelos.
Em conjunto com as estratégias de vendas para cosméticos, aposte também nos dermocosméticos anti-idade, comuns na indústria de cosméticos.
Esses itens são bem procurados por mulheres de meia idade que buscam manter a pele jovem ou prevenir o envelhecimento.
Dermocosméticos anti-idade mais procurados pelas mulheres
- Eluage (Avène);
- Endocare (Melora);
- Eucerin (Nivea);
- Liftactiv (L’Oréal);
- Neovadiol (L’Oréal);
- Redermic (L’Oréal);
- Serenage (Avène);
- Sublime Energy (Johnson & Johnson);
- Substiane (L’Oréal).
Entre as mulheres mais jovem, além das estratégias de vendas para cosméticos, ofereça opções de cuidados com o rosto, principalmente itens de antiacne.
Antiacnes populares entre mulheres jovens
- Adacne (Glenmark);
- Blesmish + Age Care (L’Oréal);
- Clindoxyl (GSK);
- Deriva Micro (Glenmark);
- Differin (Galderma);
- Effaclar (L’Oréal);
- Epiduo (Galderma);
- Papuless (Theraskin);
- Vitacid (Theraskin);
- Vitanol (GSK).
9 estratégias de vendas para cosméticos para fazer na farmácia
#1 Oficinas e cursos de maquiagem
Uma das melhores estratégias de vendas de cosméticos é promover oficinas e cursos na própria farmácia usando os produtos que são expostos para venda.
Afinal, quando você ensina o consumidor como usar o produto de forma correta ou até mesmo apresenta uma nova maneira de usar o cosmético, a propensão para a compra é maior.
O ideal é fazer um bom planejamento, inclusive contratar profissionais da área, como cabeleireiros, maquiadores ou design de sobrancelhas.
Essas pessoas vão de encontro com as estratégias de vendas para cosméticos, pois como usam esses produtos no dia a dia, vão passar muitas experiências e assim ensinar as clientes como usar na prática os cosméticos.
Lembrando que antes de começar o evento, determine quais produtos os professores contratados vão indicar ou usar no curso e oficinas, pois esses itens devem estar disponíveis no seu estoque.
Não adianta nada houver uma indicação de um cosmético que não faz parte do mix de produtos da farmácia, não é verdade?
#2 Contratar uma influenciadora digital para vendas de cosméticos
Os consumidores de forma geral pesquisam sobre os produtos da indústria de cosméticos na internet antes de comprar, buscando depoimentos de pessoas que já usaram.
Segundo a consultoria de gerenciamento GS&MD as pessoas se baseiam em alguns critérios antes de tomar uma decisão de compra.
4 aspectos que determinam a escolha do produto
- conhecimento prévio sobre a marca
- conhecimento dos benefícios do produto
- análise dos produtos concorrentes
- preço de venda
Sabendo disso, para o público feminino você pode usar estratégias de vendas de cosméticos por meio de influenciadores digitais, que são pessoas que costumam ter muitos seguidores em redes sociais e falam diretamente com sua audiência.
A farmácia então pode contratar uma influenciadora digital que seja mais popular na sua região, de modo que ela mostre como usar os cosméticos que são vendidos na sua farmácia.
Uma boa ideia como estratégias de vendas para cosméticos é criar um cupom de desconto para quem comprar na farmácia por indicação da influenciadora digital, sendo uma forma de avaliar se o investimento está tendo retorno. Isso também pode ser uma forma de remunerar a pessoa, através de uma porcentagem em cada venda.
#3 Promoção com sorteio de cesta de cosméticos
Dentre os cosméticos e dermocosméticos de maior popularidade entre as mulheres que podem ser comprados na indústria de cosméticos, você pode criar uma cesta somente com produtos premium, isto é, de maior valor agregado (grandes marcas).
A intenção é que a cesta seja desejada pelas consumidoras que entrem na farmácia.
Depois faça a exposição num local de grande visibilidade na farmácia, anunciando as regras e datas para o sorteio da cesta. Você pode combinar o dia do sorteio com alguma data comemorativa, como por exemplo:
- Dia dos Namorados;
- Dia das Mães; e
- Dia da Mulher.
Assim você acaba aumentando as chances dessas estratégias de vendas de cosméticos serem efetivas para o seu estabelecimento.
#4 Dia da conscientização sobre doenças de pele
Promover o uso dos dermocosméticos é uma das estratégias de vendas para cosméticos que podem ser feitas em conjunto com ações de conscientização de problemas relacionadas à pele.
Existem muitas doenças de peles que são tratadas com medicamentos OTC ou dermocosméticos.
A farmácia ou drogaria pode criar um espaço para aconselhamento e assistência farmacêutica, com orientações sobre doenças comuns que podem acontecer na pele, como por exemplo:
- Acne;
- Dermatite;
- Estrias;
- Foliculite;
- Furúnculo;
- Herpes;
- Hiperidrose;
- Micose;
- Verrugas.
Existe até um mês especial para lembrar a população sobre os cuidados com a pele, o Dezembro Laranja. Nesse período a incidência dos raios UV aumentam consideravelmente, o que contribui para o aparecimento do Câncer de Pele.
Nesse sentido, a farmácia pode participar da campanha de conscientização, promovendo filtros solares, pós-sol e os dermocosméticos.
Se for o caso, entre me contato com os distribuidores da indústria de cosméticos e peça também o apoio deles para patrocinar suas campanhas de conscientização, por meio de custeio ou oferecimento de materiais promocionais e amostras grátis.
#5 Troca de pontos de fidelidade nas vendas de cosméticos
Se a farmácia já tem seu próprio cartão de fidelidade, pode então planejar estratégias de vendas para cosméticos incentivando o acúmulo de pontos através da compra desses produtos. Por exemplo:
- a cada X reais em compra de cosméticos, ganha 100 pontos;
- junte 500 pontos e troque pelo cosmético da marca X;
- com 50 pontos + R$ X reais você leva o cosmético X, Y e Z;
- troque 100 pontos por X descontos na compra da linha de cosmético Y.
Além dos produtos e descontos, você pode usar como uma das estratégias de vendas para cosméticos a troca dos pontos por “Vale um Dia de Salão de Beleza”.
Importante definir todas as regras antes de anunciar o benefício, como local do salão, o que está incluso (cabelo, unhas, massagem), sem dúvida esse tipo de ação tem um enorme apelo entre o público feminino, e quando bem feita traz bons resultados nas vendas para a farmácia.
#6 Promover o Dia Internacional da Mulher
Toda mulher tem sua própria beleza, mas todas elas têm vaidade e cuidam da aparência com cosméticos. Além do mais, qual mulher não vai querer estar empoderada no Dia Internacional da Mulher?
Essa é uma ótima data para promover as estratégias de vendas para cosméticos, destacando esses produtos da indústria de cosméticos na sua farmácia.
A ideia é criar uma campanha de marketing dias antes da data comemorativa, assim anunciar no tabloide de ofertas uma página dedicada somente para cosméticos, quais as promoções e descontos para o mês das mulheres.
Divulgue também os cosméticos como opções de presentes, para os maridos, namorados e amigos homenagearem as mulheres de suas vidas.
#7 Criar um espaço “só para mulheres” dentro da farmácia
Muitas mulheres não se sentem confortáveis para comprar determinados produtos femininos, como por exemplo, absorventes internos.
Nesse sentido você pode criar um espaço na farmácia que seja mais discreto, alterando o layout, de forma que as consumidoras tenha um pouco de privacidade para escolher os produtos.
Ao fazer esse tipo de adequação na organização da farmácia, crie uma jornada de compras (caminho até o produto) que faça com que as consumidoras tenham que passar pelos cosméticos para chegar nesses pontos “mais afastados”.
#8 Divulgar a campanha de combate ao câncer de mama
No mês de outubro acontece o Outubro Rosa, que tem o objetivo de incentivar as mulheres terem o hábito do autoexame, sempre fazer exames de rotina, além de manter uma vida saudável para evitar o aparecimento do câncer de mama.
Em conjunto com essas ações a farmácia também pode promover estratégias de vendas para cosméticos, pois muitas mulheres que enfrentam a doença tem a autoestima prejudicada, pelo fato dos cabelos caírem como consequência da quimioterapia ou mesmo perder a mama.
Pensando nesse ponto, é válido criar campanhas que visem melhorar a autoestima da mulher que esteja passando por essa face difícil.
Um exemplo é garantir um bom desconto em produtos de beleza para as mulheres que estejam com o “lacinho” da campanha, uma forma de divulgar o Outubro Rosa e agregar valor para as clientes em forma de benefícios em compras.
#9 Oferecer amostra grátis em vendas de cosméticos
Poder experimentar os produtos é sem dúvida uma das melhores estratégias de vendas de cosméticos que a farmácia ou drogaria pode utilizar. Porém é preciso cuidado nesse tipo de ação, como por exemplo:
- delegar para uma única ficar pessoa responsável pelas amostras;
- escolher os cosméticos que ficarão a disposição dos clientes;
- verificar se não existe qualquer tipo de contraindicação (alergias, tipos de peles);
- fazer parcerias com laboratórios para conseguir lotes de amostras grátis;
Uma boa dica é sempre entrar em contato com os representantes da indústria de cosméticos e solicitar apoio técnico ou mesmo oferecer um espaço na sua farmácia para a divulgação de produtos, por meio do envio de amostras grátis para o dia do evento.
Indo além das estratégias de vendas de cosméticos
A farmácia não deve apenas apostar nas estratégias de vendas para cosméticos para o público feminino, isso porquê as mulheres têm um grande potencial de consumo em:
- medicamentos para cólicas;
- remédios para sintomas da TPM – Tensão Pré-menstrual
- higiene pessoal íntima (absorventes, sabonetes);
- contraceptivos (pílulas anticoncepcionais);
- medicamentos para período de gravidez;
- remédios para menopausa;
- vitaminas para mulheres da terceira idade;
Agregando valor nas vendas de cosméticos
É importante ter no seu mix de produtos sempre as marcas populares que são mais procuradas pelas mulheres, começando pelos itens básicos que não podem faltar na “bolsa de uma mulher”, como por exemplo os absorventes.
Dentre eles, destacamos as seguintes marcas populares que constam no ranking de produtos vendidos do Quintiles IMS.
Absorventes populares entre o público feminino
- Always (P&G);
- Carefree (Johnson & Johnson);
- Diana Active (Carta Fabril);
- Intimus (Kimberly-Clark);
- O.B (Johnson & Johnson);
- Sempre Livre (Johnson & Johnson);
- Sym (Santher);
- Tampax (P&G).
Também aposte na categoria de tintura e coloração ao compor o mix de produtos da farmácia. As marcas que costumam ter boa saída e aceitação pelas mulheres devem fazer parte do seu sortimento de itens.
Evidente que você não precisa ter todas as marcas da indústria de cosméticos, o ideal é identificar o perfil de consumo da sua região, para isso você pode usar o próprio sistema de farmácia para verificar os itens de maior e menor saída.
Lista de tinturas e colorações populares entre mulheres
- Beauty Color (Boni Plus);
- Biocolor (Coty);
- Casting (L’Oréal);
- Cor & Ton (L’Oréal);
- Grecin (Combe);
- Imédia (L’Oréal);
- Koleston (Coty)
- Maxton (Embelleza);
- Nutrisse (L’Oréal);
- Soft Color (P&G).
Os produtos hidratantes devem também fazer parte do mix da farmácia, principalmente as marcas famosas da indústria de cosméticos, que estão sempre vinculadas com celebridades e constantemente aparecem em anúncios e comerciais.
Esses produtos têm um grande apelo entre as mulheres e costumam ter boa saída de vendas.
Lista de hidratantes com boa saída em farmácias e drogarias
- Bepantol (Bayer);
- Cetaphil (Galderma);
- Cicaplast (L’Oréal);
- Fisiogel (Stiefel);
- Johnsons (Johnson & Johnson);
- Monange (Coty);
- Neutrogena (Johnson & Johnson);
- NIVEA (Beiersdorf);
- Paixão (Coty);
- Probentol (Cifarma).
Ter uma linha de perfumes é uma boa ação para complementar as estratégias de vendas para cosméticos na farmácia. Contudo é preciso que a farmácia defina com a linha de perfumes vai trabalhar no seu mix, pois existem linhas nacionais e internacionais.
Também existem perfumes que “imitam” a fragrância dos produtos mais famosos, destinado para um público que não pode pagar um preço tão alto.
Abaixo listamos uma série de perfumes da indústria de cosméticos que são muito procurados pelos consumidores, para que assim você possa ter uma ideia de quais marcar e fragrâncias trazer para o seu sortimento de itens.
Lista de perfumes famosos entre os consumidores
- 212 (Carolina Herrera);
- 212 Sexy (Carolina Herrera);
- 212 Vip (Carolina Herrera);
- Allure (Chanel);
- Amor Amor (Cacharel);
- Angel (Thierry Mugler);
- Blue (Ralph Lauren);
- Chance (Chanel);
- CK Be (Calvin Klein);
- Coco Mademoiselle (Chanel);
- Eternity (Calvin Clein);
- Fantasy (Britney Spears);
- Glow (Jennifer Lopez);
- Good Girl (Carolina Herrera);
- Hypnôse (Lancôme);
- J’adore (Dior);
- L’Interdit (Givenchy);
- La Vie Est Belle (Lancôme);
- Lady Million (Paco Rabanne);
- Laguna (Salvador Dali);
- Light Blue (Dolce e Gabbana);
- Million (Paco Rabbane);
- Nº 5 (Chanel);
- Olympéa (Paco Rabanne);
- Perfume Miss Gabriela (Gabriela Sabatini);
- Pleasures (Estée Lauder);
- Trésor (Lancôme);
- Very (Irrésistible).
Indo além das estratégias de vendas para cosméticos
Além da farmácia traçar estratégias de vendas para cosméticos, um outro nicho que esse mercado oferece são os serviços de farmácia estética.
O que é farmácia estética?
A farmácia estética é uma das áreas que o farmacêutico pode atuar, segundo regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
A farmácia estética promove técnicas não invasivas com finalidade estritamente estética, ou seja, são procedimentos não cirúrgicos que visam proporcionar bem-estar e saúde por meio de recursos terapêuticos.
A farmácia estética possibilita para as pessoas alcançar a saúde estética, isto é, por meio de procedimentos que tragam a melhora da autoestima através da reparação da imagem e condições físicas.
Portanto a farmácia estética usa procedimentos para fins estritamente estéticos sem implicar a riscos de saúde iminente.
A Resolução nº 700/21 define Serviços em Saúde e Estética como sendo:
“atividades voltadas à promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isto, produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do paciente”.
Qual o profissional pode oferecer farmácia estética?
O farmacêutico pode oferecer serviços de farmácia estética desde que seja habilitado a executar as técnicas de natureza estética.
Para ser habilitado, o farmacêutico precisa cursar uma pós-graduação lato sensu na área de saúde estética que seja reconhecido pelo Ministério da Educação.
Uma outra forma do farmacêutico poder atuar na farmácia estética é por meio da realização de cursos de formação livre em saúde estética, desde que esses cursos sejam devidamente reconhecidos pelo CFF.
A Resolução CFF 573/13 é quem reconhece e regulamenta a atuação do profissional farmacêutico na área da farmácia estética.
Procedimentos de farmácia estética
Conforme as resoluções números 645/17 e 616/15 o farmacêutico esteta devidamente habilitado pode realizar os seguintes procedimentos não-invasivos:
- acompanhamento e evolução estética;
- agulhamento;
- avaliação, definição de procedimentos e estratégias;
- carboxiterapia;
- cosmetoterapia;
- criolipólise;
- eletroterapia;
- fio lifting de autosustentação
- intradermoterapia;
- Iontoforese;
- laserterapia ablativa;
- laserterapia;
- luz intensa pulsada;
- mesoterapia;
- microagulhamento estético;
- peelings químicos e mecânicos;
- preenchimento dérmico;
- radiofrequência estética;
- sonoforese; e
- toxina botulínica.
Lembrando que antes do profissional farmacêutico iniciar cursos livres ou pós-graduação em farmácia estética, é preciso verificar se o curso escolhido é reconhecido pelo CFF.
É importante também salientar que o farmacêutico que exercer procedimentos de farmácia estética sem a devida habilitação, pode sofrer processo administrativo e ter seu registro caçado.
Após realizar a conclusão da pós-graduação ou curso livre reconhecido pelo CFF, o farmacêutico deve iniciar o processo de registro do título de especialista em farmácia estética no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do seu estado.
Somente ao final do registro o farmacêutico pode enfim praticar a farmácia estética.
O farmacêutico que tem especialização em farmácia estética é chamado de farmacêutico esteticista. Esse profissional pode continuar se aperfeiçoando dentro da farmácia estética por meio de cursos livres e capacitações.
Cursos livres e capacitações em técnicas de farmácia estética
- microagulhamento;
- toxina botulínica (Botox);
- preenchimento dérmico;
- fios absorvíveis;
- Procedimento Estético Injetável para Micro Vasos (PEIM);
- aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP);
Farmácias e drogarias podem oferecer serviços estéticos?
Não. Mesmo que a farmácia ou drogaria tenha uma layout adequado com espaço destinado para a prática da farmácia estética, não existe a liberação para a prática de serviços estéticos dentro dos limites desses estabelecimentos.
Até o presente momento a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) somente permite o exercício da farmácia estética em locais especializados em procedimentos estéticos.
Entretanto o farmacêutico esteticista pode realizar a orientação aos pacientes sobre o uso de produtos voltados para a estética, como dermocosméticos, por exemplo.
Para saber mais sobre assistência farmacêutico, leia o artigo: 9 dúvidas respondidas sobre Serviços Farmacêuticos.
Nesse contexto a farmácia ou drogaria também pode se beneficiar com a ascensão da saúde estética, oferecendo uma ampla gama de produtos de beleza em seu mix de produtos, que atenda as necessidades dos consumidores que estão passando por tratamentos estéticos e também aqueles que se preocupam em manter a boa aparência.
Locais de atuação do farmacêutico esteticista
Profissionais com especialização em farmácia estética podem atuar em diversos tipos de estabelecimentos que praticam técnicas de natureza estética, como por exemplo:
- clínicas estéticas;
- clínicas multiprofissionais (com diversas especialidades);
- consultórios especializados em estética;
- hospitais que fazem procedimentos estéticos
- salões de beleza;
- spas de saúde e relaxamento.
O farmacêutico esteta pode ser o responsável técnico desses locais onde são realizados procedimentos estéticos, desde que não haja em nenhuma hipótese a prática de procedimentos cirúrgicos de natureza plástica, ou seja, procedimentos invasivos.
Vale lembrar que o CFF proíbe ao farmacêutico com especialização em farmácia estética exercer procedimentos estéticos de forma domiciliar, isto é, se dirigindo até a residência dos pacientes.
Qualquer procedimento de farmácia estética deve ser feita em local adequado devidamente liberado pela Vigilância Sanitária, como por exemplo, clínicas de estética.
O farmacêutico esteticista pode prescrever substâncias?
Sim. Conforme o Art. 3 da Resolução CFF nº 645/17 instrui:
“o profissional farmacêutico, legalmente habilitado em estética poderá fazer a escolha autônoma para uso de substâncias em conformidade com a tabela abaixo”:
- Agenteseutróficos
- Agentes Venotônicos
- Biológicos (Ex. Toxina botulínica tipo A, fatores de crescimento)
- Vitaminas;
- Aminoácidos;
- Minerais;
- Fitoterápicos;
- Peelings químicos, enzimáticos e biológicos, incluindo a tretinoína (ácido retinóico de 0,01% a 0,5% de uso domiciliar e até 10%para uso profissional).
- Solução hipertônica de glicose 50% e 75% (uso exclusivoem procedimentos para telangiectasias);
- Preenchedores dérmicos absorvíveis;
- Agentes lipolíticos (Ex. Desoxicolato de sódio, lipossomasde girassol e outros);
- Fios lifting absorvíveis;
Além de ser permitido ao farmacêutico com formação em farmácia estética prescrever algumas substâncias, fica liberado também a esse profissional a solicitação de exames clínicos laboratoriais com o intuito de determinar parâmetros fisiológicos e bioquímicos do paciente que irá ser submetido aos procedimentos estéticos que exigem cicatrização ou no tratamento de alopecia (queda de cabelo) e unhas.
O farmacêutico esteticista pode solicitar os seguintes exames:
- dosagem de hormônios;
- dosagem de micronutrientes;
- frutosamina.
- HbA1c;
- hemograma;
O farmacêutico pode divulgar seu trabalho em farmácia estética?
Sim, porém existem algumas regras e determinações que devem ser seguidas no momento de veicular uma divulgação dos procedimentos em saúde estética que o farmacêutico possui habilitação para praticar. Dentre as principais delas, destacam-se:
- é preciso ter a comprovação científica (citando a fonte) na divulgação de qualquer procedimento;
- não é recomendado divulgar imagens dos pacientes realizando procedimentos estéticos;
- jamais expor os dados pessoais e dados sensíveis dos pacientes em divulgações;
- prometer resultados quanto ao procedimento que será realizado;
- veicular qualquer tipo de propaganda enganosa (prometer o que não se pode cumprir);
- garantir ao paciente os resultados que o mesmo espera.
Salários de quem trabalha com farmácia estética
O farmacêutico esteticista pode empreender, isto é, ter sua própria clínica ou local adequado para realizar os procedimentos da farmácia estética, nesse caso a remuneração irá variar conforme a quantidade de pacientes atendidos e serviços oferecidos.
Para se ter uma ideia, o farmacêutico esteticista pode trabalhar com pacotes com várias seções, variando entre R$ 1.000 a R$4.000 reais por cliente atendido.
Porém é preciso primeiro investir na compra dos equipamentos necessários para a realização da farmácia estética, então é preciso um capital inicial para começar.
Mas também o farmacêutico esteticista pode atuar como funcionário de clínicas ou spas que oferecem procedimentos de farmácia estética, para esse caso o profissional pode ter um fixo mensal e comissões, tudo vai depender da forma com que foi acordado com o empregador.
Na média, a remuneração do profissional que atua com farmácia estética está na faixa de R$3.000 a R$ 6.500, variando conforme a região do país.
Quer saber mais sobre as especialidades, áreas de atuação e quanto ganha um farmacêutico? Então confere o Guia da Profissão Farmacêutica.
Conclusão
Não há dúvida que os produtos de beleza são ótimos geradores de lucratividade para farmácias e drogarias, e cada vez mais estão sendo procurados pelos consumidores, que estão buscando manter a jovialidade e autoestima por meio de procedimento de farmácia estética.
Justamente por isso é preciso que sua loja conheça as estratégias de vendas para cosméticos que podem ser usadas para aumentar as vendas na sua farmácia ou drogaria.
Porém, antes de comercializar os produtos da indústria de cosméticos, é preciso colocar em práticas essas ações de planejamento, além de estudar o perfil do público do seu estabelecimento, para ter uma melhor assertividade na hora de compor o mix de produtos.
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