fbpx
Guia PBM: Programas de Descontos em Medicamentos

Guia PBM: Programas de Descontos em Medicamentos

Muitas farmácias e drogarias ainda têm muitas dúvidas sobre os Programas de Benefícios em Medicamentos, então para tirar as principais dúvidas preparamos o Guia PBM!

Com o Guia PMB você vai saber o que é PBM, o que é Portal do PBM, como funciona PBM, como pesquisar no Portal do PBM, como funciona o Portal do PBM e muito mais!

Continue a leitura para esclarecer sua dúvidas sobre PBM!

Envie mensagens no WhatsApp para os clientes da farmácia

PBM o que é?

A sigla PBM é Programa de Benefício em Medicamentos. Ela surgiu no mercado norte-americano em meados dos anos 1980. Estima-se que já tenha beneficiado cerca de 200 milhões de pessoas.

No Brasil, esse tipo de programa só começou a aparecer na década de 1990.Apesar do PBM ter se popularizado entre as farmácias e drogarias, oferecendo aos consumidores os descontos, ainda está muito longe de atingir uma parcela significativa para uma população de 210 milhões de brasileiros. É um mercado que ainda possui muitas oportunidades.

Como funciona o PBM?

O funcionamento do PBM é muito semelhante aos Convênios de Saúde que as empresas privadas oferecem aos seus colaboradores. As empresas contratam outras empresas que fazem a intermediação com a indústria farmacêutica. Existem casos que a própria indústria negocia os descontos com a empresa.

Recomendado para você:

>> #13 dúvidas respondidas que você não sabia sobre o site SNGPC!

>> Portal da Drogaria: Guia Completo de dúvidas respondidas para sua farmácia

>> Lista dos medicamentos genéricos que devem fazer parte do mix da sua farmácia

>> Como funciona rede de farmácia: matriz, filial e transferência de produtos

Mediante um valor que a empresa privada repassa, o PBM é oferecido aos colaboradores. Basicamente existem dois modelos de PBM que as empresas costumam oferecer:

  • Desconto em folha salarial; ou
  • Pagamento de subsídios ao laboratório para baratear a produção do medicamento.

Após a escolha da modalidade do PBM, cada colaborador conveniado começa a ter descontos em uma série de medicamentos. Para ter acesso aos descontos, o colaborador recebe um cartão. Esse cartão deve ser utilizado nas farmácias credenciadas pelo PBM.

A farmácia que deseja vender medicamentos para o PBM do cliente deve ser credenciada e ter instalado e configurado no sistema a comunicação com o PBM. 

Guia PBM: Programas de Descontos em Medicamentos

Guia PBM: Principais Programas de Benefícios em Medicamentos

  1. Transaction Centre (TRN);
  2. Vidalink;
  3. E-Pharma;
  4. Orizon;
  5. Pharmalink;
  6. Funcional Card;
  7. Pec Febrafar;
  8. Object Pro;
  9. MAP MasterFarma;
  10. ELLOMAIS / FACILLITE;
  11. Farmácia Popular.

Juntos, esses PBMs abrangem descontos para mais de 3.000 medicamentos!

Como saber se o medicamento faz parte de algum PBM?

Existem várias de formas de saber se algum tipo de medicamento faz parte de Programas de Benefícios. A principal delas é entrar em contato direto com o laboratório ou distribuidor pelos canais oficiais (telefone, e-mail, site). Porém existe uma forma ainda mais fácil para consultar se o medicamento possui descontos, através do Portal do PBM.

O que é Portal do PBM?

De forma resumida, o Portal do PBM é um grande banco de dados que reuni várias informações dos medicamentos que já fazem parte de Programas de Descontos. A farmácia pode consultar por exemplo, o nome do medicamento, laboratório e porcentagem de desconto oferecido.

Como acessar o Portal do PBM?

Para consultar se um remédio faz parte do Programa de Benefício em Medicamento (PBM) basta que a farmácia ou drogaria acesse o site www.portaldopbm.com.br. O Portal do PBM oferece uma ferramenta de buscas que facilita para a farmácia ou drogaria encontrar o desconto do medicamento.

Kit de Materiais e Conteúdos para Organizar a farmácia

Como funciona o Portal do PBM?

O funcionamento do Portal do PBM é muito simples. Após acessar o site do Portal do PBM basta digital na barra de buscas as informações do medicamento. Você pode pesquisar por:

  • código de barras (EAN);
  • nome do medicamento;
  • nome do fabricante/laboratório;
  • nome do programa de benefício (PMB);
  • princípio ativo do medicamento.
Portal do PBM - pesquisa de medicamento
Portal do PBM

Como pesquisar medicamento no Portal do PBM?

Após inserir as informações do medicamento, basta pressionar a tecla “enter” ou então clicar no ícone da lupa que aparece ao lado direito na barra de pesquisa. Veja que o Portal do PBM irá realizar uma consulta na sua base de dados e mostrar na tela o que foi encontrado.

Nesse exemplo, para ilustrar como é feita uma pesquisa no Portal do PBM, usamos o laboratório Bayer. Veja que ao pesquisar esse termo no Portal do PBM é exibida as informações de:

  • nome do medicamento (nome comercial);
  • princípio ativo;
  • fabricante (laboratório);
  • programa (PBM);
  • plataforma (como acessar o desconto);
  • des. Paciente (porcentagem de desconto para a venda);
  • obs (informações extras sobre cada produto).

Repare que essa listagem do Portal do PBM já traz várias informações relevantes para a farmácia sobre a participação do medicamento no programa de desconto (PBM). Para ainda ter mais detalhes sobre cada tipo de produto, basta clicar sobre o ícone da coluna Obs.

Portal do PBM - informações sobre descontos
Portal do PBM – pesquisa de medicamento

Perceba que ao fazer essa ação, o Portal do PBM exibe uma pequena janela com o logotipo do laboratório e um campo Observações, que traz mais informações sobre o desconto oferecido pelo PBM.

Como vender medicamentos que fazem parte de PBM?

Para comercializar os medicamentos que fazem parte de Programas de Descontos de laboratórios é preciso que sua farmácia ou drogaria seja conveniada, isto é, tenha o cadastro junto aos fabricantes que oferecem esses benefícios. A melhor forma de fazer esse cadastro é entrar em contato diretamente com o laboratório.

Após realizar a inscrição do estabelecimento farmacêutico com o PBM, é preciso ter um sistema de vendas que já seja integrado com o Programa de Benefício, como por exemplo o InovaFarma, que já possui integração com os principais PBMs do varejo farmacêutico.

Abaixo listamos os principais Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM) que são mais procurados pelos consumidores. Confira o Guia PBM das principais empresas do mercado!

1. Portal da Drogaria – Transaction Centre (TRN)

Guia PBM - Portal da Drogaria trn centre

O primeiro programa do Guia PBM é o Transation Centre – Portal da Drogaria, sendo o PBM oferecido pela empresa SevenPDV pertencente ao Grupo InterPlayers, presente em 33 mil farmácias nos 3.800 municípios brasileiros.

Abaixo você confere a lista de empresas conveniadas com o PBM Transation Centre (TRN):

EmpresaNome do Benefício / Cartão
AchéCuidados pela Vida
AlconVale Mais Visão
AllerganViver +
AstraZenecaFaz Bem
BayerBayer para Você
BiolabSaúde em Evolução
BiommBiomm Mais Saúde
Boehringer IngelheimSaúde Fácil
DanoneDanone e Você
EMSEMS Saúde
ExeltisMulher e Gestação
FQMConsciência pela Vida
GermedSIGA
HyperaMantecorp Saúde
LillyLilly Melhor para Você
LupinLupin
Mead JohnsonPrograma Enfagrow
Mead JohnsonPrograma Vantagem SustageN
NestleExperimente Nutren
NovartisVale Mais Saúde
PfizerMais Pfizer
PGPampers
ProcterOral B
SandozVale Mais Saúde
SevierSempre Cuidando
TheraskinPrograma Theraskin
TorrentLongevidade
UCBCompromisso Saúde
Guia PBM – Empresas conveniadas com o Transation Centre

As farmácias e drogarias podem solicitar o credenciamento ao PBM através do portal PBM

>> Portal Drogaria TRN

Para os estabelecimentos que já são credenciados, podem consultar o manual que instrui sobre o funcionamento do programa TRN.

> > Manual do Portal da Drogaria

Quer saber mais sobre o Portal da Drogaria? Então confira o Guia Completo do Portal da Drogaria, com dúvidas respondidas para sua farmácia!

2. Pharmalink

Guia PBM - Pharma link

O segundo da lista do Guia PBM é o Pharmalink. Você sabe o que é Pharmalink? Pharma Link Network Management também é um PBM da empresa Seven PDV do Grupo InterPlayers. Estando a mais de 10 anos no mercado, o Pharmalink está presente em 90% de todas as cidades do Brasil.

Disponibiliza uma série de desconto em medicamentos para 60 mil farmácias e drogarias por todo o país. Através do autorizador Pharmasystem os consumidores conveniados podem ter acesso aos benefícios.

>> Lista das empresas do PBM Pharmalink

As farmácias e drogarias que ainda não possuem credenciamento junto ao Pharmalik podem solicitar o acesso ao PBM manifestando interesse junto à própria indústria farmacêutica.

Para maiores informações acesse o Portal do PBM Pharmalink ou envie e-mail para pharmalink@pharmalinkonline.com.br

Se preferir, entre em contato via telefone +55 (11) 5694 4800

3. Vidalink

Guia PBM - Vida link

O que é Vidalink? O Plano de Bem-Estar Vida link contempla subsídios a partir de 50% no valor dos medicamentos para os conveniados. São cerca de 23 mil farmácias credenciadas no Vidalink.

O PBM têm uma série de medicamentos que são cobertos com os descontos, representando 95% de cobertura das doenças.

>> Lista com os medicamentos que fazem parte do PBM Vidalink

Para mais informações sobre o credenciamento da farmácia, o PBM disponibiliza o telefone Vida Link (11) 4225-9097.

Também é possível contatar por e-mail através do relacionamento.varejo@vidalink.com.br

4. Epharma

Guia PBM - e pharma

O E-Pharma foi lançado no Brasil no ano 2000 e logo se popularizou entre as farmácias e drogarias. É um dos PBMs mais conhecidos do mercado de varejo farmacêutico. Em 2010 o PBM E-Pharma chegou ao número de 10 mil farmácias credenciadas pelo Brasil.

Seu modelo de autorização bem sucedido foi utilizado pelo governo no desenvolvimento do Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

A farmácia pode entrar em contato com o PBM E-Pharma telefone (11)4689-8686

>> Portal do PBM E-Pharma

>> Credenciamento PBM E-Pharma Cadastro

5. Orizon

Guia PBM - Orizon

A Orizon está com mais 10 anos no mercado de PBMs, atende uma lista com cerca de 3 mil medicamentos. Os descontos podem chegar até 60% do valor. O PBM Orizon atende 7 milhões de pessoas conveniadas por todo o Brasil. 

Para informações sobre credenciamento, a Orizon fornece o telefone (11)4932-5105 e o e-mail comercial@orizon.com.br

>> Portal do PBM Orizon

6. Funcional Card

Guia PBM - Funcional Card

A Funcional Health Tech possui 18 anos na área de saúde com cobertura ampla de desconto nos medicamentos e produtos do varejo farmacêutico. A farmácia pode ligar para o número (11)2198-4451 para ter maiores informações sobre como fazer o credenciamento no PBM.

>> Novo Autorizador Funciona Card

7. PEC Febrafar

Guia PBM - Pec Febrafar

O PEC (Programa de Estratégias Competitivas) é o PBM da FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias).

São 57 redes de farmácias e drogarias, com estabelecimentos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. As mais de 10 mil lojas integradas às redes associadas da FEBRAFAR estão presentes em 2.900 cidades do Brasil.

Para informações de credenciamento na rede FEBRAFAR ligue para (11)3285-3494

>> Portal do PBM Pec Febrafar

8. Object Pro

Object Pro

O Programa de Relacionamento Contínuo do Object Pro oferece vantagens para a fidelização dos clientes, disponibilizando aos seus associados descontos na compra de determinados medicamentos.

O Object Pro é semelhante aos PBMs convencionais, sendo utilizado para fidelizar clientes através de um programa de descontos contínuo. Para conhecer os benefícios e se credenciar ao Object Pro, a farmácia pode entrar em contato pelo telefone (31)99114-3312.

>> Portal do PBM Object Pro

>> Como fazer vendas pelo Object Pro

9. MAP MasterFarma

PBM Rede Master Farma

O MAP 2.0 é um Programa de Desconto em Medicamento – PBM oferecido pela Rede Master Farma. Ao utilizá-lo, os clientes da farmácia poderão ter descontos especiais em uma lista de medicamentos e garantir uma fidelização com sua loja!

A farmácia que deseja oferecer os benefícios do MAP 2.0 precisam estar credenciadas na rede MasterFarma. Para aqueles estabelecimentos que já possuem credenciamento, basta acessar a tela de Vendas do sistema InovaFarma para realizar a venda pelo PBM.

10. ELLOMAIS FIDELIZAÇÃO

PBM Ello Mais

Grupo ElloMais resulta da união de seis bandeiras de drogarias no ano de 2009, que buscam evolução, crescimento orgânico e sustentável para seus negócios. Esta união mostrou resultados significativos a todos com enormes ganhos comerciais e em gestão, criando atratividade a outras bandeiras que se juntaram ao grupo.

ElloMais protege e impulsiona a drogaria independente no varejo farmacêutico, em um momento de grande competitividade com a chegada das redes nacionais e regionais.

As farmácias que desejam oferecer o PBM ELLOMAIS FIDELIZAÇÃO devem contar com um sistema já integrado, como por exemplo o sistema InovaFarma, além de também ser credenciada na rede.

11. FACILLITE

PBM Rede Facillite

Uma nova rede, idealizada do processo de aprendizagem de consolidação de uma rede de Drogarias do ES. Nasce focada em gerar melhores resultados para seus filiados e objetivando o aprimoramento do relacionamento com os clientes e a melhoria dos resultados das Drogarias.

Dessa forma os credenciados podem ter acesso as benefícios do Plano de Fidelização e Descontos em Produtos do PBM ELLOMAIS FIDELIZAÇÃO e FACILLITE FIDELIZAÇÃO.

As farmácias que já são credenciadas junto à Rede Facillite podem utilizar o sistema InovaFarma para realizar as vendas pelo PBM FACILLITE FIDELIZAÇÃO.

12. Guia PBM: Farmácia Popular

Farmácia Popular

Pensando nas pessoas que não possuem a oportunidade de participar dos benefícios particulares, o governo federal criou por meio da Lei 10.858/04, o programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Nesse programa são oferecidos cerca de 112 medicamentos a preço de custo, gerando um desconto de 90% ao consumidor. Alguns medicamentos são oferecidos totalmente de graça.

No começo do programa, somente unidades próprias do governo, administrados pela Fundação Oswaldo Cruz eram credenciadas para disponibilizar o acesso aos medicamentos populares.

Em 2006, o programa foi ampliado através de parcerias com as farmácias da rede privada, sendo identificadas através da frase: “Aqui tem Farmácia Popular”.

Como fazer as pessoas comprarem

Para adquirir o medicamento, a pessoa deve apresentar um documento com foto que conste o número do CPF junto com a receita médica em uma farmácia ou drogaria credenciada.  

Como vender medicamentos pelo PBM?

Para cada programa do Guia PBM a farmácia precisa ter o seu credenciamento. Em seguida é necessário que a farmácia tenha um sistema de automação e gestão homologado junto com os PBMs, ou seja, pronto para fazer as vendas, como o InovaFarma.

Conclusão

Quem precisa de tratamento contínuo, sabe o quanto pesa no orçamento doméstico o preço dos medicamentos. Por isso o Guia PBM – Programas de Benefícios são tão importantes para a população.

Para as farmácias, também é muito vantajoso, além de aumentar o giro das vendas, podem oferecer outros produtos e engordar os lucros. Mas para começar a fazer vendas pelos PBMs é preciso de um sistema de farmácia que esteja homologado e integrado.     

E nisso podemos te ajudar! Peça agora sua demonstração gratuita! Ou então fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se preferir, chame no WhatsApp!

Gostou do Guia PBM? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

Rolar para cima