Entre os diversos autorizadores de PBMs disponíveis no Brasil, a Vidalink Farmácia é um dos que se concentra principalmente no setor corporativo, isto é, empresas. Nesse ponto de vista, isso acaba levantando a dúvida se estabelecimentos farmacêuticos devem ou não se cadastrar no Vidalink Farmácia.
Bem, a resposta para essa pergunta ainda é: “depende”. Antes de tomar uma decisão definitiva, o gestor farmacêutico precisa entender como o programa Vidalink funciona e quais são as vantagens e desvantagens envolvidas para a farmácia.
Embora possa não parecer tão relevante para sua farmácia nesse momento se credenciar ao Vidalink, pode ser um diferencial de seus concorrentes, ou seja, se eles optarem por participar do programa, é necessário avaliar se a sua loja está perdendo clientes por isso.
Ao longo deste artigo, abordaremos as principais dúvidas sobre a Vidalink, explicando como fazer uma autorização de compra e como conferir a lista completa de medicamentos da Vidalink. Avance a leitura para saber!
Também recomendamos a leitura de:
>> Saiba como funciona o PBM ePharma e confira a lista de medicamentos com desconto
>> Explicado: como funciona o PBM Orizon autorizador + dúvidas respondidas
>> Funcional Card Autorizador: Entenda como funciona + lista Completa de Descontos,
O que você quer ler primeiro?
O que é Vidalink?
A Vidalink tem fundação no ano de 2000, sendo, atualmente, a maior welltech do Brasil. Para quem ainda não conhece esse termo welltech, é a junção das palavras wellness (bem-estar) e tech (tecnologia), significando usar a tecnologia para solucionar problemas na área de saúde, proporcionando bem-estar.
Com foco no setor corporativo, a Vidalink Farmácia opera como um autorizador de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos). No passo, a Vidalink era uma empresa que atuava como uma Healthtech, isto é, uma empresa de tecnológica com objetivo de solucionar problemas do setor da saúde; concentrando-se em três pilares: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Porém, já em 2019, com a criação do Plano Bem-Estar, a Vidalink mudou para a categoria de Welltech, adotando uma abordagem mais humanizada e preocupada com a filosofia do bem-estar das pessoas. Nesse momento, a Vidalink é uma empresa que não se limita apenas às doenças que seus associados têm ou poderiam ter, mas também busca melhorar a qualidade de vida da população.
Vidalink farmácia como funciona na prática?
O foco da Vidalink está no setor corporativo, por meio de parcerias com empresas que desejam oferecer os benefícios do Plano Bem-Estar aos seus funcionários. Esse plano abrange diversas necessidades relacionadas ao bem-estar dos colaboradores.
Entre os benefícios oferecidos do Vidalink Plano Bem-Estar, destacam-se:
- a oferta de alimentos saudáveis a preços exclusivos;
- subsídios de pelo menos 50% na compra de medicamentos;
- uma extensa rede de mais de 23 mil estabelecimentos farmacêuticos associados;
- suporte e monitoramento para garantir a adesão aos tratamentos de saúde mental.
Fazendo uma breve observação, a Vidalink tem atuação muito semelhante ao ePharma, sendo uma outra autorizadora de PBM, no sentido de focar mais na prevenção do que apenas no tratamento de doenças que poderiam ser evitadas com cuidados adequados.
Qual a vantagem para as empresas oferecerem PBMs?
Os programas de PBM voltados para o setor corporativo (empresas) que oferecem programas de prevenção têm obtido grande destaque, principalmente no sentido de dois benefícios claros:
- prevenir é mais econômico do que tratar; e
- funcionários saudáveis resultam em menor número de afastamentos e custos para a empresa.
Consequentemente, esses programas têm conseguido boa penetração nas empresas, que passam a valorizar e conscientizar seus colaboradores sobre esses benefícios. Como resultado, as farmácias que trabalham em parceria com a Vidalink tendem a notar um aumento nas vendas, uma vez que os colaboradores tendem a se comprometer mais com sua saúde.
Vidalink lista de medicamentos
A Vidalink Farmácia abrange mais de 13.900 produtos de saúde, entre OTCs, prescrição, genéricos, referência, entre outros itens. Dessa forma, existe um grande potencial para impulsionar o faturamento e o ticket médio da sua farmácia quando vendidos por meio desse autorizador.
Para consultar se um medicamento faz parte do programa Vidalink Autorizador, basta acessar o Portal da Vidalink e realizar a consulta.
Vidalink cadastro
A Vidalink oferece um plano corporativo, diferentemente de outros autorizadores que permitem o cadastro de novos associados por atendentes, balconistas ou farmacêuticos, como é o caso do Portal da Drogaria. No caso da Vidalink, os associados precisam ser cadastrados pela empresa que oferece esse benefício empresarial.
O Plano Bem-Estar é um benefício da empresa que inclui o serviço da Vidalink como parte dos rendimentos do funcionário. Ou seja, pode acontecer de não existirem empresas na sua região que oferecem o benefício Vidalink para os colaboradores.
Nesse cenário, é sempre recomendado um estudo de mercado, avaliando se existe demanda localmente para que a farmácia possa então se credenciar ao PBM Vidalink.
Em resumo, é primordial avaliar se na região existe demanda adequada de colaboradores de empresas que possuem a Vidalink como benefício, antes de tomar uma decisão sobre a adesão ao programa pela sua loja.
Como solicitar o cadastro de empresa no Vidalink
Cadastrar sua farmácia na Vidalink é um processo bastante fácil. Basta seguir passo a passo:
- Acesse o site da Vidalink;
- No topo da página, clique na aba “Parceiros”;
- Na aba “Parceiros” clique no botão “Seja Nosso Parceiro” e preencha os dados solicitados, concorde com os termos de privacidade e clique em “Enviar”.
Após enviar a solicitação, um consultor da Vidalink entrará em contato com você pelos telefones ou e-mail corporativo informados. É importante estar com os seguintes documentos em dia antes de se cadastrar em um autorizador de PBM como a Vidalink:
- Contrato social;
- Alvará de funcionamento municipal;
- Alvará sanitário municipal;
- Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) da Anvisa;
- Certidão de regularidade técnica do farmacêutico;
- Comprovante bancário em nome do estabelecimento;
- Documento com foto do responsável técnico legal;
- Código de compra da farmácia em distribuidoras;
- Lista com quatro distribuidoras de preferência para a reposição de produtos.
É importante ressaltar que dependendo do caso, pode haver cobrança de taxa de adesão. Além disso, ter esses documentos em mãos antes de entrar em contato com o autorizador é crucial, pois agiliza todo o processo e garante que sua farmácia esteja pronta para participar do PBM Vidalink Farmácia.
Vidalink Contato
Existem três maneiras de entrar em contato com a Vidalink para esclarecer dúvidas gerais sobre o programa de benefício, bem como sobre taxas de adesão e andamento do processo de credenciamento da empresa:
Site da Vidalink:
Acesse a aba “Contatos” no site da Vidalink e selecione o perfil de contato adequado. Preencha as informações solicitadas e envie sua mensagem.
Enviando um e-mail:
Você também pode entrar em contato com a Vidalink enviando um e-mail para saibamais@vidalink.com.br.
Por telefone:
Entre em contato pelos seguintes números de telefone, dependendo da sua localização:
- Para o estado de São Paulo: 11 4225-9090.
- Para outras regiões do Brasil: 0800-774-0000.
Utilizando esses canais de comunicação, você poderá obter informações atualizadas, esclarecer dúvidas e obter orientações sobre o programa Vidalink Farmácia.
Como vender pelo autorizador Vidalink Farmácia?
Antes de realizar a venda pelo autorizador Vidalink, é preciso que o suporte técnico faça a instalação dos arquivos da Vidalink no computador da farmácia.
Em seguida, o suporte irá configurar dentro do sistema da farmácia as credenciais de acesso e conexão com a Vidalink. Lembrando, que para fazer vendas por meio da Vidalink Farmácia é preciso ter um sistema já homologado e aprovado pela Vidalink, como por exemplo o sistema InovaFarma.
Uma vez que a instalação tenha sido concluída corretamente, as vendas através da Vidalink são realizadas na tela de vendas do autorizador, utilizando o leitor de códigos de barras para identificar os itens, juntamente com a apresentação da carteirinha ou CPF do cliente que tenho o benefício.
Realizando uma venda no autorizador Vidalink
No vídeo a seguir, o instrutor de treinamentos Rafael Almeida demonstra o passo a passo para fazer uma venda com o autorizador Vidalink dentro do sistema InovaFarma.
Acompanhe as explicações detalhadas, sendo que o próprio processo de autorização Vidalink acontece em poucos segundos, sendo muito mais ágil na prática para o balconista de farmácia. Confira o vídeo abaixo para entender melhor como realizar a autorização de venda no autorizador da Vidalink:
Como é feito o repasse de medicamentos para a farmácia?
Também é importante compreender como funciona o processo de reposição de medicamentos vendidos por meio do Vidalink Farmácia.
Ao contrário de alguns outros autorizadores de PBM, a Vidalink não é responsável pela reposição de produtos ou medicamentos às farmácias e drogarias conveniadas. Em vez disso, ela realiza o repasse financeiro das vendas corporativas diretamente na conta bancária do estabelecimento.
Nos outros autorizadores de PBM, geralmente, a reposição de produtos e mercadorias é parte do procedimento operacional padrão. Quando uma venda é realizada através desses autorizadores, é gerada uma autorização que informa a uma distribuidora de medicamentos vinculada ao programa a necessidade de reposição.
A reposição acontece em até 2 dias úteis se a primeira distribuidora de preferência da farmácia (da lista fornecida durante o cadastro de credenciamento) possuir o produto ou medicamento em estoque.
No caso em que a primeira distribuidora não tenha o produto necessário e seja necessário recorrer a outras distribuidoras, o prazo pode se estender por mais alguns dias.
Conclusão
A Vidalink vai muito além do que um simples Programa de Benefício em Medicamento, fornecendo diversas soluções para seus credenciados. Vale ressaltar que a Vidalink é uma empresa com foco em oferecer soluções em saúde para outras empresa, de modo a beneficiar os colaboradores.
Dessa forma, antes da farmácia se credenciar e começar a vender medicamentos por meio do autorizador Vidalink, é preciso fazer um estudo mercadológico, buscando saber se existe demanda suficiente em sua localidade que justifique a adesão da farmácia.
Bem, se você verificou que é viável aderir ao Vidalink, então você precisará de um bom sistema já homologado e preparado para fazer vendas pelo autorizador Vidalink. E nisso, nós do InovaFarma, podemos te ajudar! Fale agora mesmo com um de nossos consultores e peça sua demonstração gratuito. Caso preferir, chame no WhatsApp!
Se você gostou de saber mais sobre o Vidalink Farmácia, então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram, toda semana tem sempre novidades do varejo farmacêutico para ajudar o seu negócio prosperar!