fbpx
Entenda como funciona o PBM Funcional Card

Funcional Card Autorizador: Entenda como funciona + lista Completa de Descontos

Para quem está no ramo do varejo farmacêutico provavelmente já ouviu falar dos programas de desconto em medicamentos, como por exemplo o Funcional Card autorizador.

Esses programas são responsáveis por oferecer descontos e vantagens para quem é conveniado, e podem ser oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores, como é o caso do Funcional Card.

Para as farmácias e drogarias, aceitar esse tipo de pagamento por meio de convênios de programas de benefícios, é uma ótima estratégia para conseguir mais clientes para sua carteira.

Aplicativo para farmácias Visão Farma

Nesse sentido, o artigo vem esclarecer as dúvidas sobre o Funcional Card autorizador, sendo um dos principais programas de descontos em medicamentos do país. Além disso, você também terá acesso na lista completa dos medicamentos com descontos pelo Funcional Card. Boa leitura!  

Também recomendamos a leitura de:

>> Guia PBM: Programas de Descontos em Medicamentos

>> Portal da Drogaria: Guia Completo de dúvidas respondidas

>> 3 passos para criar um Cartão Fidelidade + dicas para fazer conciliação

O que é Funcional Card autorizador?

Funcional Card autorizador para farmácias é um programa de desconto em medicamentos criado pela empresa Funcional Health Tech, com atuação no segmento de tecnologia na área da saúde.

Esse programa permite que as farmácias e drogarias que credenciadas à Funcional aceitem pagamentos com cartões corporativos de empresas que aderiram ao programa de benefícios da Funcional.

Com o Funcional Card autorizador para farmácias, as empresas podem disponibilizar cartões corporativos para seus funcionários utilizarem em compras de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em estabelecimentos credenciados.

Como funciona um programa de benefício em medicamentos
Como funciona um programa de benefício em medicamentos

Os estabelecimentos credenciados, por sua vez, utilizam o sistema (Funcional Card autorizador) para autorizar as transações, verificar a elegibilidade dos produtos para reembolso e enviar as informações necessárias para a Funcional realizar o pagamento à farmácia ou drogaria credenciada.

Quais as vantagens do Funcional Card para farmácia?

O Funcional Card autorizador traz muitos benefícios tanto para as empresas quanto para as farmácias e seus clientes.

Para as empresas que oferecem o benefício para os colaboradores, a solução oferece um maior controle sobre os gastos com saúde de seus funcionários, além de oferecer um bom benefício em carteira para o quadro de funcionários (melhor atração no mercado de trabalho para a empresa).

para as farmácias e drogarias, o programa do Funcional Card autorizador amplia o número de clientes e agiliza o processo de pagamento na loja.

E por último, mas não menos importante, os clientes das farmácias também se beneficiam com o Funcional Card autorizador, sendo que a solução oferece descontos e comodidade de poder pagar pelos produtos com o cartão corporativo da empresa em que trabalham.

Além dessas vantagens citadas acima, destacamos ainda, os seguintes benefícios para as farmácias credenciadas ao programa Funcional Card:

Aumento de clientes

O programa Funcional Card conta com uma grande base de empresas contratantes, na prática, isso pode trazer mais clientes para as farmácias credenciadas ao programa Funcional Card autorizador.

Caixa de ferramentas úteis para farmácias e drogarias

Ainda podemos citar o benefício de que a loja aumenta o leque de opções de pagamentos, assim, pode atingir mais pessoas que desejam pagar com cartão corporativo de empresas.

Facilidade na hora do pagamento

Com o Funcional Card, as compras dos clientes da sua farmácia credenciada ao Funcional Card autorizador são pagas pela empresa Funcional, o que evita a necessidade de gerenciar diversas formas de pagamento e traz mais agilidade e segurança no recebimento do pagamento.

Reduz risco de inadimplência

Como as compras são pagas Funcional Card autorizador, as farmácias credenciadas não precisam se preocupar com o risco de inadimplência por parte dos clientes, já que o pagamento é garantido pelo Funcional.  

Integrado ao sistema de gestão

O Funcional Card autorizador para farmácias é integrado com diversos sistemas de gestão, como por exemplo o sistema InovaFarma, logo, isso acaba facilitando a administração das movimentações financeiras, trazendo mais eficiência ao processo de controle financeiro.

Quais são os produtos que fazem parte do programa Funcional Card?

O Funcional Card autorizador para farmácias é um programa de benefícios que oferece diversas vantagens e descontos em uma gama de produtos e serviços para os funcionários de empresas parceiras da Funcional Health Tech.

As farmácias credenciadas ao Funcional Card autorizador podem oferecer descontos em medicamentos, produtos de saúde e bem-estar, entre outros. Abaixo estão alguns exemplos de produtos que fazem parte do programa Funcional Card para farmácias:

  • Medicamentos genéricos e de marca;
  • Produtos de beleza (maquiagem, esmaltes, dentre outros itens da categoria);
  • Produtos de higiene pessoal (sabonetes, xampus e cremes hidratantes);
  • Produtos para controle de diabetes (medidores de glicemia e tiras reagentes);
  • Produtos para controle de pressão arterial (como medidores de pressão e aparelhos de nebulização);
  • Produtos para cuidados com bebês (como por exemplo: fraldas, mamadeiras e chupetas);
  • Produtos para cuidados com idosos (fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal);
  • Suplementos alimentares (como por exemplo vitaminas e minerais).

É importante deixar claro que a lista de produtos pode ser alterada conforme a empresa contratante (que oferece o cartão para o colaborador) e com as regras estabelecidas pela Funcional Health Tech.

Além disso, os descontos oferecidos podem variar de acordo com o produto. Por isso, é importante que a farmácia esteja cadastrada no programa Funcional Card e faça a consulta no produto para verificar se existe o desconto no item.

Lista de produtos que fazem parte do Funcional Card

Baixe a lista completa dos medicamentos com descontos do Funcional Card. Preencha o formulário para acessar o arquivo completo:

O que precisa para fazer parte do Funcional Card?

O programa Funcional Card funciona da seguinte forma:

Para empresas

Empresas precisam entrar em contato com a Funcional Card e solicitar a adesão do cartão corporativo para o seu quadro de funcionários.

  • Funcional Card WhatsApp: (11) 2198 4451
  • Funcional Card Telefone: (11) 2198 4451 (grande São Paulo)
  • Funcional Card Telefone: 0800 970 9020 (demais localidades)

Dessa forma, as empresas que aderem ao programa de benefícios da Funcional podem disponibilizar cartões corporativos para seus funcionários utilizarem em compras de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em estabelecimentos credenciados.

Para farmácias e drogarias

Os estabelecimentos que desejam participar o programa de benefício em medicamentos devem entrar em contato com a Funcional Card e solicitar sua participação ao programa.

Após o processo de credenciamento junto à Funcional Card, o estabelecimento recebe a autorização para realizar as transações realizadas com os cartões corporativos por meio do sistema Funcional Card autorizador.

Lembrando que a farmácia pode realizar a venda pelo Funcional Card autorizador dentro do próprio sistema, como é o caso do InovaFarma, que já é integrado ao Funcional Card autorizador.

Para os colaboradores de empresas

Os funcionários das empresas que aderiram ao programa Funcional Card autorizador podem utilizar o cartão corporativo da Funcional em farmácias credenciadas para realizar as compras.

O pagamento é processado pela Funcional, que realiza o pagamento à farmácia e emite um comprovante para a empresa contratante.

Como fazer vendas pelo Funcional Card?

Como exemplo para fazer vendas no Funcional Card autorizador, vamos utilizar o sistema InovaFarma. No sistema da farmácia, vá para a tela de Vendas e clique sobre a opção de vendas pelo Funcional Card.

Tela de Vendas do Sistema InovaFarma - Venda pelo Funcional Card

Logo depois você precisa entrar no site de login do Funcional Card Autorizador. O usuário e senha são fornecidos pelo próprio PBM. Entre em contato para solicitar caso não se recorde.

Site de login do Funcional Card Autorizador

Após informar os dados de acesso, clique sobre a última opção “Convênio Empresa – Número de Cartão

Acesso ao Funcional Card Autorizador

Em seguida informe o número do cartão do cliente que possui o convênio com o PBM Funcional Card. Depois clique no botão Continuar.

Inserindo número do cartão no Funcional Card

Se o número estiver correto, a próxima tela irá mostrar o nome do cliente. Faça a conferência das informações antes de clicar no botão Continuar.

Dados do cliente conveniado ao programa Funcional Card

Agora é necessário informar qual medicamento será vendido para o cliente. Informe o código de barras do produto e pressione a tecla Enter.

Caso não encontrar o medicamento, verifique se o código de barras foi digitado corretamente. Também verifique se o produto pertence ao PBM Funcional Card.

Informações do medicamento dentro do programa Funcional Card Autorizador

Veja que o Autorizador já carrega todas as informações do produto.

Confirmação dos dados do produto com desconto no PBM Funcional Card

Caso o medicamento exija receita, clique no botão Anexar Receita e selecione o arquivo no computador. Você pode escanear a receita do cliente utilizando uma impressora multifuncional ou um equipamento escarnecer. Após selecionar o arquivo, clique no botão Confirmar.

Adicionando receita ao Funcional Card

Ao final será exibido o número de autorização. Selecione o número e copie. Utilize as teclas de atalho CTRL+C para copiar o número.

Número de autorização do Funcional Card Autorizador

Volte para o sistema InovaFarma. No lado direito inferior, preencha o número do cartão do cliente. Em seguida, cole o código de autorização do PBM Funcional Card no campo Nº Autorização. Clique em Vender.

Número de autorização Funcional Card dentro do sistema da farmácia

Na tela seguinte, caso preferir, preencha os campos Cliente e Vendedor. Depois clique novamente no botão Vender e escolha a forma de pagamento.

Processo de vendas pelo Funcional Card Autorizador
Calendário com ações de vendas para fazer na farmácia

Veja que será mostrado uma tela informado se o medicamento foi aprovado pelo PBM Funcional Card. Se tudo estiver correto será no campo Status Consulta irá constar Autorizado.

Para concluir a venda clique no botão Avançar e depois em Finalizar.

Venda pelo PBM Funcional Card autorizada

Conclusão

Em resumo, o programa de desconto em medicamentos Funcional Card em farmácias funciona como uma solução de gestão de benefícios de saúde para empresas, que podem oferecer aos seus funcionários cartões corporativos para realizar compras em farmácias credenciadas.

As farmácias, por sua vez, têm o benefício de atrair mais clientes que sejam conveniados ao Funcional Card autorizador, criando um público fidelizado, além de ter um melhor controle sobre as transações, visto que todas elas são garantidas pelo Funcional Card.

Sua loja já é credenciada no Funcional Card? Então vêm conhecer o InovaFarma, sistema completo para farmácias e drogarias! Com ele, as vendas no Funcional Card autorizador são facilitadas! Fale agora mesmo com um especialista e peça sua demonstração gratuita! Se preferir, direto no WhatsApp!

Agora que você já ficou sabendo sobre o Funcional Card autorizador, se inscreve no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!

Rolar para cima