4 ações de vendas em farmácia para fazer no dia do cliente

Qual pessoa é a mais importante para o sua farmácia? Se você respondeu cliente, você está absolutamente certo! E nada melhor que fazer ações de vendas em farmácias para prestigiar essa data importante para o varejo.

Nesse artigo vamos explicar a importância das ações de vendas em farmácias para o mês do cliente, dicas e ideias para você manter a fidelização da carteira de clientes. Continue a leitura para saber!

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Como surgiu o dia do cliente?

Antes de planejar as ações de vendas em farmácias pensada para o dia do cliente, é interessante conhecer como surgiu essa data no varejo.

João Carlos Rego (especialista em marketing) notou que no calendário de comemorações não havia sido instituído uma data específica para lembrar da pessoa mais importe do varejo: o cliente! Então foi oficialmente aprovada a data de 15 de setembro de todo ano como sendo o Dia do Cliente.

Mas por que o dia do cliente é em setembro? Isso não é por acaso, o mês de setembro costuma ser um período “fraco” de vendas para o varejo em geral, pois vêm logo depois dos dias dos pais e antecede as promoções da Black Friday, além de também ter muitos feriados prolongados, como o Dia da Independência do Brasil.

Então o dia do cliente foi pensado para movimentar as ações de vendas desse mês. Esse dia também tem o objetivo de ressaltar a importância dos clientes para todos os estabelecimentos comerciais, que aproveitam a data para promover ações de vendas com seus produtos por meio de ofertas e promoções pensadas para comemorar o dia do cliente.

Você que atua no segmento farmacêutico também pode aproveitar o momento e fazer ações de vendas em farmácias para exaltar a importância do cliente.

Qual a diferença do Dia do Consumidor para o Dia do Cliente?

Em 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor (oficialmente declarado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1985) e tem o propósito de lembrar dos direitos conquistados pelos consumidores, sendo uma data mais voltada para a defesa das pessoas perante as empresas.

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Já em 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, sendo uma data mais “promocional” que vêm homenagear as pessoas que movimentam a economia. Nesse dia as empresas estimulam as compras através de ações de vendas com promoções e ofertas. Logo seu estabelecimento precisa planejar as ações de vendas em farmácias para fazer em 15 de setembro! 

O que é um cliente?

O cliente é toda pessoa que realiza compras no seu estabelecimento, mas você sabe realmente quem é o verdadeiro cliente da sua farmácia? Um cliente pode ter várias idades, preferências, comprar diferentes tipos de produtos e ainda ter diversos tipos de “bolsos” (pode aquisitivo).

Qual é o cliente da sua farmácia?

Saber identificar os perfis de clientes que costumam comprar na sua farmácia possibilita que você tome decisões mais assertivas, no sentido de composição de sortimento de itens, afinal, se o seu público é mais feminino convém aumentar as linhas de produtos para mulheres, certo? Isso pode ser estendido para todas as questões do seu negócio, como estratégias de precificação, margens de desconto, organização financeira, crediário, entre outros.

Isso parece ser trivial, mas costuma ser uma deficiência nas farmácias que insistem em trabalhar com “achismos”:

“Eu acho que vende mais aquela linha de produtos”.

Fuja desse tipo de atitude. Para isso existem softwares de automação e gestão para auxiliar na análise e assim identificar o perfil do consumidor. Então lembre-se: saiba quem é o seu cliente antes de começar a fazer ações de vendas em farmácias.

Por que fazer ações de vendas em farmácias no dia do cliente?

Ficar de fora das comemorações do dia do cliente passa uma imagem negativa (do ponto de vista do marketing) para o seu estabelecimento, visto que muito provavelmente seus concorrentes vão fazer ações de vendas em farmácias para o dia do cliente, conquistando a pessoa que costumava comprar na sua loja.

Mas muito além disso, deixar essa data passar em “branco” é deixar que muitas oportunidades de vendas sejam perdidas, justamente por que o consumidor já tem o hábito de esperar alguma promoção ou vantagem para adquirir um produto. Então o melhor a se fazer é começar a planejar as ações de vendas para o dia do cliente!  

Quais o benefícios das ações de vendas em farmácias?

Para aumentar as vendas e o faturamento da sua farmácia você simplesmente acha que precisa atrair mais pessoas para dentro do seu estabelecimento? Se você fizer isso, ótimo! Mas além disso existe uma outra forma de também atingir bons resultados mantendo a mesma carteira de clientes, através do aumento do Ticket-Médio, e nada melhor do que o Dia do Cliente para fazer isso!

Vou explicar melhor: os clientes que já estão fidelizados com sua farmácia, ou seja, continuam comprando frequentemente os medicamentos de uso contínuo, remédios controlados e produtos para o dia a dia, já possuem uma maior confiança na imagem do seu estabelecimento farmacêutico.

Com isso você pode agregar mais valor para os clientes, e é aí que entra as ações de vendas em farmácias para o dia do cliente!   

Ações de vendas em farmácias ajudam a criar um vínculo com os clientes, fidelizando-os!

Todo consumidor antes de ser um cliente da farmácia é uma pessoa, e pessoas prezam pelo bom relacionamento que mantém com suas marcas de confiança (a marca nesse caso é a imagem da sua farmácia).

Essa construção começa desde a fachada e a própria vitrine, passando pelo bom atendimento, preço dos produtos, comodidades, exposição dos produtos até as ações de valorização, como reconhecimentos, eventos e promoções.

Sabendo disso tudo você como dono ou gestor de farmácia ou drogaria precisa se planejar para sempre oferecer vantagens que sejam atraentes do ponto de vista dos clientes, para que se sintam valorizados e com isso fiquem mais propensos a consumir mais itens do seu mix de produtos.   

Então para te ajudar nessa tarefa de melhorar ainda mais a relação com sua carteira de clientes e ainda sim também conseguir aumentar a visibilidade da sua farmácia, listamos 4 ideias de ações de vendas em farmácias para fazer no mês do Dia do Cliente.

Como planejar ações de vendas em farmácia para o dia do cliente

Antecipe as ações de vendas em farmácia

Não espere chegar o dia 15 de setembro para fazer uma ação de venda para o Dia do Cliente. Ao invés disso já comece no início do mês fazer o planejamento dos eventos que você deseja fazer na farmácia.  

“Estique” o Dia do Cliente no calendário da farmácia

Mesmo que o dia do cliente seja comemorado em 15 de setembro, após essa data você pode criar ações de vendas que ainda vão continuar até o fim do mês. É muito comum acontecer ações de marketing como “Mês do Cliente” ou “Semana do Cliente”.   

Tenha um sistema rápido no seu PDV para atender a demanda

O dia do cliente já faz parte do calendário dos consumidores que estão esperando por boas oportunidades para comprar. Assim nesse período o movimento costumar aumentar, então você precisa estar preparado para “dar conta” da alta demanda, e para isso é necessário um sistema robusto e fácil de ser operado pelos colaboradores da farmácia.

Ações de vendas em farmácia para fazer no dia do cliente

1. Criar uma promoção personalizada para o dia do cliente

Descobrir as preferências de compras dos clientes da farmácia não difícil! No próprio sistema da farmácia no cadastro do cliente é possível consular o histórico de compras. Dessa forma você consegue identificar, por exemplo, qual item um determinado cliente mais comprou na farmácia, ou ainda, qual categoria ou segmento essa pessoa mais procura na hora de comprar.  

Em posse dessas informações você pode criar um desconto único somente para esse consumidor e pode avisá-lo sobre essa promoção exclusiva por meio de mensagens ou mesmo telefonemas. Lembrando que é necessário que a farmácia tenha permissão do cliente para efetuar o contato.  

2. Oferte brindes especiais no dia do cliente

Quem não gosta de receber um pequeno mimo? Por mais que descontos no preço final dos produtos seja um tipo de ações de vendas em farmácias mais efetiva, a atitude e simbologia de presentear o cliente cria uma conexão muito forte entre a imagem da farmácia com o cliente, desde que feito da forma correta.

No dia do cliente uma ação válida é justamente presentear o consumidor com um brinde especial da própria farmácia e de preferência que seja personalizado. Pense em opção que vão ser realmente úteis para as pessoas no dia a dia, e como esses itens vão ter o logotipo da sua farmácia, vão também fazer o papel do “marketing boca a boca”.

Existem muitas boas opções com custos razoáveis para serem confeccionados sob demanda para usar em ações de vendas em farmácias, como por exemplo:

  • capinhas de celulares;
  • canetas (de boa qualidade);
  • squeeze (garrafa d’água);
  • agendas e blocos de anotação;
  • calendários do ano;
  • porta documentos;
  • chaveiros com abridor; e
  • porta medicamentos.

3. Criar um cartão fidelidade exclusivo para o mês do cliente

Os cartões fidelidade são uma ótima estratégia para fidelizar o cliente, que pode acompanhar o seu progresso de pontos à medida que faz suas compras na farmácia, estimulando ainda mais o aumento do Ticket Médio.

Em muitas situações o cliente apenas vai até a farmácia para comprar seu medicamento de uso contínuo, mas acaba levando mais algum item em virtude dos benefícios que são acumulados no cartão fidelidade.

Então pode se usar o cartão fidelidade como uma das ações de vendas em farmácias para o dia do cliente, de modo a oferecer benefícios e descontos somente para determinados saldos e pontuações, em produtos, categorias ou segmentos.  

4. Premiar a jornada de compras do cliente na farmácia

A jornada de compras basicamente é o caminho que o consumidor acaba fazendo no estabelecimento até o momento da compra. Esse caminho pode ser forjado, isto é, fazer com que as pessoas percorram todos os produtos expostos pela farmácia para aumentar a visibilidade dos itens e consequentemente as chances de compra.

Nesse sentido a farmácia pode realizar uma ação de vendas para o dia do cliente por meio das “bolachas de preço”, que são fixadas entre cada expositor ou prateleira.

A mecânica consiste em colocar “descontos surpresas” entre esses espaços, de modo que o cliente seja estimulado a explorar os produtos expostos. Lembrando que somente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e não-medicamentos podem ficar ao alcance dos consumidores.

Conclusão

Ficou evidente que o seu estabelecimento não pode nem pensar em ficar de fora das ações de vendas em farmácias para o dia do cliente, não é mesmo? Então agora é com você! Comece a planejar suas estratégias para conquistar bons números de vendas.

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