fbpx

Saiba como fazer uma gestão estratégica de estoque

O estoque é um elemento fundamental para qualquer negócio e, por isso, controlá-lo é um dos pilares para que os processos da farmácia caminhem bem. Nesse sentido, é importante levantar a seguinte questão: você sabe o que é gestão estratégica de estoque?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da gestão eficiente do estoque para o negócio. Em seguida, vamos destacar algumas dicas práticas para você realizar esse trabalho, como investir em tecnologias e fazer o controle de entradas e saídas. Confira!

Gestão estratégica de estoque

A gestão estratégia de estoque é o conjunto de ações que buscam monitorar e analisar as mercadorias em uma empresa, de forma a assegurar que todas as operações funcionem de forma efetiva. Uma gestão eficiente de fluxos de entradas e saídas permite que os gestores prevejam questões como necessidade de compras, redução de perdas por vencimentos ou roubos e possibilidade de melhor negociação com fornecedores.

Independentemente do porte da sua farmácia, fazer a gestão do estoque é crucial para o negócio como um todo. Afinal, é muito mais fácil lidar com os produtos a partir do momento em que você tem um profundo conhecimento do estoque. Se um item está parado há muito tempo, por exemplo, você pode oferecer algum desconto. Caso uma mercadoria tenha muita saída, você pode aumentar o pedido. Isso quer dizer que a área está alinhada com a questão financeira e será crucial para os resultados da organização.

banner ebook estoque - Saiba como fazer uma gestão estratégica de estoque

Controle de estoque na prática

A seguir, vamos dar algumas dicas práticas para que você tenha um controle de estoque bastante eficiente. Acompanhe!

Planeje as compras com previsão de demanda

A previsão de demandas é uma questão importante para otimizar o controle de estoque. Ao prever a quantidade de mercadorias que precisa, garante compras mais adequadas, fazendo com que os giros dos produtos sejam mais rápidos.

Além disso, você assegura que não faltem itens nos momentos em que eles são procurados, o que contribui para o aumento das vendas. Para realizar esse trabalho, uma boa ideia é analisar o histórico de saídas dos produtos, entendendo os momentos de procura de cada um.

Escolha os melhores fornecedores

Os fornecedores não devem ser escolhidos apenas por conta dos preços praticados nas vendas. Um outro ponto a ser observado é a qualidade dos produtos e serviços, as condições de pagamento, os prazos de entrega etc. São diversas questões para serem observadas e cada uma tem a sua devida importância.

Assim, liste os fornecedores e dê um peso para cada atributo. Por exemplo, caso considere o prazo de entrega mais importante, dê uma pontuação maior para a empresa que realiza entregas mais rápidas. Com isso, você poderá ter uma ótima ideia de qual fornecedor é o mais adequado para atender a sua farmácia.

Cadastre seus produtos

À medida que você cadastra seus produtos no estoque, o trabalho nessa área se torna muito mais prático e eficiente. É crucial atualizar a contagem de estoque a cada entrada e saída de mercadoria. Ao fazer isso, você saberá exatamente quanto falta ou quanto sobra de determinada mercadoria e terá uma ideia clara de quando deverá realizar novas compras ou então fazer promoções.

Para que o trabalho seja ainda mais eficiente, é importante que você delimite o estoque máximo e mínimo de cada mercadoria, conforme as suas respectivas demandas. As separar os produtos por categorias, fica muito mais fácil controlar o estoque, pois você saberá sobre as mínimas particularidades de cada produto disponível na farmácia.

banner ebook estoque - Saiba como fazer uma gestão estratégica de estoque

Faça um inventário do estoque

Quando você realiza a contagem, o cadastro e ainda categoriza todos seus produtos, recomenda-se que você também realize um inventário de estoque. Isso significa fazer o cálculo do valor somado de todas as mercadorias que você tem à disposição em seu estoque.

Por meio do inventário, realizar um controle eficiente do estoque se torna uma tarefa muito mais prática, já que permite que o gestor planeje e realize ações estratégicas, a fim de otimizar o giro de estoque, de forma que as mercadorias nunca fiquem paradas por muito tempo.

Tenha atenção aos indicadores de resultados

É essencial ter um rigoroso registro das suas vendas, em todas as saídas das suas mercadorias. Isso possibilita identificar quais são os produtos que contam com maior demanda no mercado e quais itens não estão apresentando os resultados esperados.

Tal controle das mercadorias mais e menos vendidas é denominado ABC de vendas por produtos. É uma técnica crucial para que o seu negócio foque na compra de itens que de fato sejam necessários, o que reduz possíveis perdas e investimentos desnecessários.

Outro indicador importante é a cobertura de estoque. Ela é muito útil para apontar se o seu estoque consegue ou não atender as médias de compras, conforme os registros das saídas das mercadorias. Para fazer esse cálculo, é necessário cruzar o número de mercadorias do estoque com a previsão da média das vendas.

Conte com um software de gestão

Com o avanço das tecnologias, não é mais preciso que você faça todo o trabalho de forma manual, lenta e burocrática. Além do fato desse trabalho ser demorado, ele é muito passível a erros e dores de cabeça para o negócio. Por isso, é importante que você invista em um software de gestão, que é totalmente preparado para automatizar diversas tarefas, liberando mais tempo para você focar na parte estratégica da sua farmácia.

banner webinario financeiro - Saiba como fazer uma gestão estratégica de estoque

O controle de estoque pode ser totalmente gerido por um sistema e essa questão traz inúmeras vantagens para o negócio. Entre elas, por exemplo, é possível analisar relatórios emitidos pelos softwares e ter uma ideia clara de como está o andamento dos processos por setor ou por todas as áreas.

Quando houver a necessidade de procurar por uma mercadoria, o próprio sistema faz esse apontamento, facilitando os processos e proporcionando muito mais segurança. Vale dizer que, além do estoque, esse tipo de ferramenta também automatiza as outras áreas da empresa.

O que achou dessas ideias para você realizar uma gestão estratégica de estoque? Seguindo esses passos, seu negócio terá muito mais clareza em relação ao controle de produtos e, assim, poderá ter ações mais eficientes, que impactarão diretamente nas vendas e nos resultados do negócio como um todo.

Se você curtiu este texto, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e acompanhar os conteúdos que sempre estamos divulgamos. Estamos no Facebook e no YouTube.

Facebook
logoinovafarma80x80 - Saiba como fazer uma gestão estratégica de estoque

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =