15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Afinal, você sabe o que é logística reversa para a farmácia?

Afinal, você sabe o que é logística reversa para a farmácia?

INOVAFARMA
21 de dezembro de 2018
338 Visualizações
Nas últimas décadas, a humanidade tem vivenciado uma grande evolução tecnológica nos ramos industrial, laboratorial, comercial, entre outros. Assim, a produção de produtos farmacêuticos cresceu exponencialmente e de maneira desordenada, muitas vezes suprindo apenas necessidades individuais. Por mais que a criação de medicamentos para todo tipo de doença seja benéfica para a saúde, o grande...

Nas últimas décadas, a humanidade tem vivenciado uma grande evolução tecnológica nos ramos industrial, laboratorial, comercial, entre outros. Assim, a produção de produtos farmacêuticos cresceu exponencialmente e de maneira desordenada, muitas vezes suprindo apenas necessidades individuais.

Por mais que a criação de medicamentos para todo tipo de doença seja benéfica para a saúde, o grande volume de medicamentos pode trazer consequências perigosas para as pessoas e o planeta se o descarte for feito de forma indevida. Os remédios ainda têm ficado com um tempo de vida mais curto que o normal, pois a cada melhoria e descoberta são substituídos por fórmulas mais eficazes.

O descarte desses produtos pode contaminar solos, rios com água potável e sistema de esgoto de nossa utilização. Além disso, pode intoxicar humanos e animais, causando efeitos colaterais ou mortais. Ou seja, é preciso saber retirar as substâncias dos medicamentos da natureza e devolvê-las ou reaproveitá-las de forma sustentável.

Por essa razão, a logística reversa tem sido cogitada ainda para essa década como a solução mais viável para reduzir o impacto causado pelo descarte indevido dos remédios. Essa nova área é bem específica e se preocupa especialmente com a reutilização de materiais farmacêuticos considerados como inutilizáveis.

Ela pretende solucionar o problema por meio de coleta, desmonte e processamento dos materiais para que se tenha uma recuperação eficiente dos produtos a ponto de eles serem comercializados por farmácias novamente.

Pensando na importância desse serviço, mostraremos neste texto as principais vantagens dessa nova metodologia. Acompanhe para saber mais!

Descarte consciente de insumos

É muito comum em diversos ramos do comércio que procedimentos de trocas e devoluções de produtos sejam bem planejados. Dessa forma, o consumidor tem grande facilidade de requerer um novo equipamento, mandando de volta aquele com defeito ou que não o satisfez.

No entanto, os fármacos não têm a mesma flexibilidade. Isso porque não podem reutilizar um mesmo item em pessoas diferentes ou mais de uma vez na mesma devido ao risco de contaminação por vírus e bactérias.

Portanto, o comércio farmacêutico deve sempre estar se apoiando em uma logística reversa de qualidade, para que a validade dos medicamentos não seja mais um empecilho e gere desperdício. Quando os medicamentos vencem, eles são, muitas vezes, jogados no lixo incorretamente, em vez de serem recolhidos e reaproveitados nas etapas de fabricação.

Redução de custos

A reciclagem dos medicamentos descartados viabiliza a otimização de todos os processos relacionados à redução dos gastos com questões operacionais e com o reaproveitamento de toda matéria-prima utilizada. Dessa forma, esse processo estimula bastante a economia de recursos e financeira.

Esse ciclo é muito importante para a preservação da natureza e de seus recursos naturais — que estão cada vez mais escassos por causa da exploração humana. A reciclagem é uma forma de reduzir a extração de recursos naturais, que torna todo o processo mais sustentável.

Infraestrutura automatizada

Para ter sucesso duradouro nessa prática, investir em sistemas de automação de qualidade é essencial. Dessa forma, o software adequado, por exemplo, poderá se adaptar a casos de pedidos de troca por avarias ou devoluções inesperadas, agilizando consideravelmente a coleta dos produtos.

Esse processo é feito por meio de um transporte automatizado de rotas estrategicamente planejadas para o manuseio e processamento inteligente dos materiais coletados. Assim, é possível criar um controle de fluxo de todas os produtos por meio de dados e informações das atividades executadas dentro e fora da indústria.

Quando usufruímos da tecnologia como uma aliada para organizar as etapas que envolvem a logística reversa, conseguimos economizar tempo e dinheiro com gastos operacionais desnecessários. Além disso, promovemos eficiência e velocidade no atendimento, prestando um serviço de mais qualidade ao cliente.

Inovação

Essa prática traz não só benefícios econômicos às empresas que a utilizam, mas tende a trazer inovações para todos os setores de produção, distribuição, vendas e marketing da marca farmacêutica.

Com a sua adoção, tem surgido várias formas criativas de reaproveitarmos embalagens dos produtos, medicamentos vencidos ou parados em estoque, entre muitas outras soluções sustentáveis. Por isso, a incorporação desse modelo em uma farmácia envolve a capacidade concreta de inovação e promoção de um futuro mais próspero e consciente.

Aperfeiçoamento da produção

As taxas de devoluções e despejos de materiais farmacêuticos em grande escala pode ser um sinal de que algo no processo industrial está dando errado e precisa ser revisto para sofrer ajustes.

Por isso, é importante acompanhar constantemente as formas de manipulação e os procedimentos de produção dos medicamentos para saber se há alguma alteração em sua fórmula e se eles estão causando efeitos inesperados nas pessoas. Também é importante que os produtos tenham uma vida útil boa, conferindo mais qualidade ao produto.

Devemos ter em mente que um cliente insatisfeito pode ser mais prejudicial para um negócio que a falta de produtos procurados.

Viabilizando a logística reversa

Agora que você já sabe das vantagens desse sistema inovador, temos que aprender como implantá-lo em uma farmácia, tendo como recompensa maior a satisfação do consumidor. Confira!

Desenvolva regras bem elaboradas para que a pessoa saiba como agir caso queira fazer uma troca, devolução ou reclamação sobre o produto farmacêutico. Por exemplo, ela deve ter claras questões relacionadas a prazos, as condições em que a troca poderá ser feita, o procedimento a ser seguido e assim por diante. Lembre sempre que o consumidor tem direitos que não podem ser desrespeitados.

Também é importante treinar ta equipe dos departamentos dessa área, oferecendo as ferramentas necessárias para que os profissionais dominem o padrão para cada situação e atendam o cliente com excelência. Criar um protocolo para servir como referência também pode ajudar bastante quando os profissionais precisarem de dar informações ao cliente.

Assegurar de forma consistente a parte financeira da empresa é outra medida crucial para conseguir reembolsar um cliente o mais rápido possível quando há devolução. Se for o caso de ter que trocar o medicamento, uma farmácia terá que arcar com os custos de frete para recolher e enviar um novo produto.

As dicas apresentadas mostram como é imprescindível fazer um controle financeiro de qualidade na farmácia para ressarcir o consumidor sem gerar prejuízos à empresa ou a ele.

Nesse momento, técnicas e sistemas de gestão avançados — como o ERP — fazem toda a diferença, pois auxiliam diretamente no monitoramento e na integração de quantidades imensas de informações entregues por diversos setores da instituição.

Ao utilizar essas ferramentas, é muito mais fácil acompanhar os parâmetros nos quais se encontram os estoques e o caixa da empresa de acordo com o número de processos envolvidos. Dessa forma, a empresa tem mais condições de se organizar.

Chegando ao fim de nosso texto, pudemos perceber claramente o papel indiscutível que a logística reversa exerce na diminuição de impactos no meio ambiente e a influência que tem no futuro da indústria e comércio mundial.

E então? Achou interessante aprender sobre esse conteúdo tão importante? Compartilhe para que seus amigos fiquem antenados como você!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta