15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Entenda as informações fiscais do cadastro de produtos da farmácia

Entenda para que servem as informações fiscais do cadastro de produtos da farmácia

22 de fevereiro de 2019
800 Visualizações
Ter um cadastro de produtos adequado é imprescindível para qualquer farmácia. Somente dessa forma será possível acompanhar as informações fiscais e também manter um controle de estoque adequado. Tudo isso resulta em um atendimento mais ágil e eficiente para os clientes que forem até o estabelecimento. Apesar da relevância do assunto, não é raro encontrarmos...

Ter um cadastro de produtos adequado é imprescindível para qualquer farmácia. Somente dessa forma será possível acompanhar as informações fiscais e também manter um controle de estoque adequado. Tudo isso resulta em um atendimento mais ágil e eficiente para os clientes que forem até o estabelecimento.

Apesar da relevância do assunto, não é raro encontrarmos gerentes ou proprietários de drogarias que tenham pouco conhecimento sobre o cadastro de produtos. Pensando em ajudar nesse sentido, escrevemos este post. Continue conosco e se informe sobre como fazer esse trabalho em sua farmácia.

 

Webinário Gratuito: Como saber se a farmácias está pagando o imposto corretamente

 

Por que o cadastro de produtos é importante para o controle de estoque da farmácia?

O cadastro de produtos é importante pelo fato de ser a base para todo o processo de gestão que vem em seguida. É a partir dele que se pode ter um controle de estoque adequado, fazer um bom gerenciamento de compras e também acompanhar métricas de vendas.

Além disso, o controle dos produtos permitirá que os responsáveis pelo estoque e pelo setor de compras saibam quais produtos entraram e saíram da drogaria. Assim, evitam-se prejuízos, que ocorrem quando um medicamento perde a validade antes de ser vendido, por exemplo.

No que se refere ao controle de estoque, uma das melhores técnicas que pode ser adotada é a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Esse método prega que os primeiros produtos a serem colocados nas prateleiras e comercializados aos clientes devem ser os primeiros que entraram no estoque. Assim, evita-se o problema anteriormente relatado.

Para que tudo isso tenha êxito, no entanto, é fundamental que o cadastro de produtos da farmácia seja eficiente.

Para que servem as informações fiscais no cadastro?

Como você pôde perceber, o cadastro dos produtos é muito importante para questões como o controle de estoque. Outro ponto relevante, no entanto, são as informações fiscais.

É preciso que os dados como preço de custo e preço de venda, bem como os impostos que são tributados, sejam sempre atualizados. Somente dessa forma será possível cobrar os valores corretos dos clientes e evitar problemas fiscais, que podem resultar até mesmo em multas para a farmácia.

Como fazer o preenchimento completo dos dados fiscais dos produtos da farmácia?

Não existe uma única forma de fazer o preenchimento completo dos dados fiscais dos seus produtos. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e é natural que ocorram variações de uma para outra.

No entanto, existem alguns dados que são imprescindíveis para os produtos. Por isso, deve ser criada uma tabela que traga as informações divididas em categorias: dados básicos, dados de tributação e dados adicionais. Falaremos sobre eles na sequência. Acompanhe!

Dados básicos

Os dados básicos são os principais itens que devem ser preenchidos, pois apresentam aquilo que é imprescindível para a localização dos produtos no estoque e venda para os clientes. Tratam-se das informações listadas a seguir.

Nome do produto

Nesse campo deve ser preenchido o nome do produto que será vendido na farmácia. Uma dica interessante para as farmácias é colocar o nome comercial do medicamento seguido do nome da fórmula. Assim, será mais fácil para os vendedores encontrarem remédios genéricos ou similares, por exemplo.

Preço de custo

O preço de custo deve informar o valor que foi pago por unidade do produto antes de colocá-lo para venda. Essa informação é importante para que seja definido o preço de venda e o lucro que será obtido pela drogaria quando um cliente adquirir o produto.

Preço de venda

O preço de venda do produto deve apresentar o valor que será pago pelos clientes ao comprarem tais itens. Para isso, deve ser feito um cálculo para que o preço seja justo e, ao mesmo tempo, traga lucros para a farmácia.

Referências

Esse campo deve trazer os códigos de referência de cada produto. Eles podem variar de acordo com o estabelecimento, mas um dos principais é o EAN.

Vale lembrar que cada código aqui é único e exclusivo para determinado produto, com a referência não podendo ser repetida em outros itens.

Unidade

Aqui falamos sobre a unidade escolhida para a venda do produto, que pode ser por quilo, por metro, por caixa, por unidade etc.

Categorização

Para facilitar a localização dos produtos no estoque, eles podem ser categorizados. No caso de uma farmácia, podem ser criadas categorias como medicamentos, perfumaria, maquiagens etc.

Dados de tributação

Os dados de tributação dizem respeito às informações que são necessárias para garantir o cumprimento das obrigações fiscais da farmácia. São os seguintes:

  • Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM);
  • Código Especificador da Substituição Tributária (CEST);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Dados adicionais

Além dos dados básicos e de tributação, também podem ser registrados dados adicionais. É o caso dos produtos similares, que podem substituir os principais, como os medicamentos genéricos.

Também podem ser adicionadas fotos para facilitar a identificação dos produtos, bem como outras informações que você julgar interessantes para facilitar os processos em sua drogaria.

Como um software pode contribuir para fazer o cadastro de produtos?

Para registrar as informações relacionadas ao cadastro de produtos na sua farmácia, é importante que você tenha um bom software de gestão. Programas como o Excel não dão conta para que você faça o registro.

Além disso, as planilhas não são interligadas com o sistema de estoque e de venda dos produtos e refazer o cadastro em todas as plataformas pode dar muito trabalho. Por isso, ter um software de gestão em que as informações são centralizadas é a melhor opção.

Esperamos que com esta leitura você tenha compreendido mais sobre o cadastro de produtos e informações fiscais da sua farmácia. Tudo isso é importante para que você tenha processos mais organizados em seu estabelecimento e também consiga obter mais lucros.

Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto? Caso ainda tenha alguma questão, deixe um comentário no espaço abaixo! Faremos o possível para esclarecê-la de forma breve.

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook para ter mais conteúdos como esse!

 

E-book Controle de Caixa

Facebook

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta