fbpx

Entenda a importância da automatização de processos em uma farmácia

Uma farmácia pode ser um negócio altamente lucrativo, pois, além dos medicamentos, esse tipo de estabelecimento pode vender itens de perfumaria, maquiagem, entre outros artigos de forte apelo de vendas. No entanto, para obter mais resultados positivos em uma drogaria, a automatização de processos é fundamental.

Afinal, ao automatizar tarefas como a gestão de estoque e o controle do fluxo de caixa, entre outras atividades, o administrador da farmácia poderá ter mais tempo para se dedicar à parte estratégica e menos operacional do seu negócio.

Para que você tenha mais consciência sobre a importância da automatização de processos na sua farmácia, listamos abaixo alguns benefícios que o seu negócio terá ao utilizar um sistema de gestão desse tipo. Aproveite a leitura!

Otimização de processos

A sua farmácia ainda trabalha com armazenamento de documentos físicos como pastas e grandes arquivos para guardar fichas de clientes e outros papéis? Ou então, ainda faz o fluxo de caixa de forma manual, somando todo o movimento do caixa na ponta do lápis ao final do dia? Em caso de resposta positiva, é preciso rever algumas atitudes, pois o seu negócio pode estar parado no tempo.

Hoje em dia, é inadmissível que esse tipo de função não seja automatizado, pois, com as atividades feitas com o auxílio de um sistema de gestão, tudo é muito mais rápido e com menos possibilidades de serem cometidos erros no processo.

Agilidade é tudo e você não conseguirá se posicionar frente à concorrência se perder muito tempo realizando esse tipo de atividade burocrática.

Integração de informações

Ao automatizar as atividades de sua farmácia com um sistema de gestão, ficará muito mais fácil de administrar todas as esferas do seu negócio, pois as informações serão todas integradas em um mesmo ambiente. Assim, não será necessário ter várias pastas e programas instalados no computador para executar diferentes ações, pois tudo será centralizado em um único local.

Quando um cliente compra uma unidade de um medicamento, por exemplo, e o atendente faz a cobrança, já é dada automaticamente a baixa no estoque. Ou seja, não será necessário fazer um levantamento de tudo o que foi vendido no dia e, posteriormente, atualizar a saída de itens estocados.

Essa praticidade que a integração de informações proporciona é fundamental para que a sua farmácia tenha mais agilidade na execução das tarefas do dia a dia do estabelecimento.

Agilidade na execução de tarefas

O cotidiano das pessoas é cada vez mais corrido e ninguém tem paciência de esperar muito tempo para ser atendido em uma farmácia. É por isso que agilidade na execução de tarefas é imprescindível para um atendimento de qualidade aos clientes.

Se alguém chega na farmácia pedindo por um medicamento que é pouco comercializado e você demorar horas procurando nas prateleiras para saber se tem o produto em estoque ou não, certamente, o cliente perderá a paciência e irá embora, buscando o que necessita em um estabelecimento concorrente.

Com a automatização de processos, basta uma simples busca no sistema operacional da farmácia e, rapidamente, você poderá verificar se o que o seu cliente procura está disponível para venda. Essa agilidade fará com que essa pessoa procure a sua farmácia em outras oportunidades, pois ela saberá que será muito bem atendida, de forma rápida e prática.

Segurança dos dados

Quando você armazena dados dos seus clientes, ou então, informações financeiras e contábeis da sua farmácia em pastas de papel ou até mesmo em tabelas do Excel e outros programas de computador, pode correr o risco de informações importantes serem perdidas ou extraviadas.

Ao automatizar as tarefas e utilizar um software de gestão para isso, você também estará garantindo a segurança desses dados, e evita que informações sigilosas caiam em mãos erradas, o que pode gerar sérios prejuízos para o seu negócio.

Um paciente que toma determinado tipo de remédio para tratar uma doença, por exemplo, pode não desejar que outras pessoas saibam dessa situação de cunho pessoal. Por isso, investir na segurança dos dados é fundamental.

Fornecimento de dados para avaliação

Para fazer a gestão de uma farmácia ou qualquer outro tipo de empresa, é preciso ter dados concretos que sirvam como base para a tomada de decisões. Assim sendo, ter um software de gestão para drogarias é necessário para que possam ser gerados relatórios que forneçam essas informações.

Ebook - Checklist organizar farmácia

Você pode acompanhar quais são os medicamentos ou produtos que têm mais saída e, assim, poder programar as suas compras para que eles nunca fiquem em falta e os seus clientes fiquem na mão. O mesmo ocorre com os itens que têm pouca procura e que podem ser comprados com menor periodicidade para que não percam o prazo de validade antes de serem comercializados.

Ainda sobre os dados, com base no fluxo de caixa e relatórios de vendas, você poderá analisar se a farmácia está vendendo bem ou se é preciso tomar algum tipo de decisão para impulsionar o negócio, como desenvolver promoções ou investir em ações de marketing mais intensas.

Economia na mão de obra

Ter um sistema de gestão que permita que as tarefas sejam automatizadas na sua farmácia também proporcionará uma economia na mão de obra, pois não será necessário que muitos colaboradores executem a mesma função, como ficar responsável pelo estoque do estabelecimento.

Com isso, os funcionários poderão ser realocados para outras atividades, como a prestação de um atendimento de maior qualidade aos clientes, ou funções estratégicas, como o planejamento de ações que gerem melhorias na farmácia como um todo.

Como você pode perceber, a automatização é demasiadamente relevante para uma farmácia, pois contribui para que o negócio tenha melhorias em diversas áreas da gestão. Por isso, é necessário que você busque por alternativas para solucionar essa questão, caso a sua drogaria ainda não automatize as atividades.

Como dica final, o INOVAFARMA é uma plataforma completa para gestão e automatização de processos em farmácias, que pode ser o grande diferencial que você busca para o seu negócio.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba mais informações interessantes sobre administração de drogarias, diretamente em seu e-

Quer mais conteúdo que vai te ajudar a melhorar o desempenho da sua farmácia? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Deixe um comentário

Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin