15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
original ce9258e4b61f4be16a66485e6bbc31ca 1200x800 - Por que você deveria implementar um software de gestão em sua farmácia?

Por que você deveria implementar um software de gestão em sua farmácia?

INOVAFARMA
1 de outubro de 2018
684 Visualizações
Você gasta muito tempo com os aspectos gerenciais do seu negócio? Vê-se perdido em meio a tantos dados e valores? Talvez esteja na hora de implementar um software de gestão para farmácias. A concorrência desse setor é grande e você precisa ter uma visão global do negócio. Assim, conseguirá ter o controle de todos os...

Você gasta muito tempo com os aspectos gerenciais do seu negócio? Vê-se perdido em meio a tantos dados e valores? Talvez esteja na hora de implementar um software de gestão para farmácias.

A concorrência desse setor é grande e você precisa ter uma visão global do negócio. Assim, conseguirá ter o controle de todos os setores do varejo em uma só plataforma, o que vai facilitar a tomada de decisões e adoção de estratégias para melhorar as vendas.

Quer entender melhor as funcionalidades desse tipo de ferramenta e por que você deve adotar uma no seu estabelecimento? Confira nosso post e veja as vantagens de gerenciar as tarefas na sua farmácia!

Como funciona um software de gestão para farmácia?

Gerenciar qualquer tipo de negócio não é uma tarefa simples. É preciso ter o controle de diferentes setores para reduzir erros e evitar desperdícios. Quando se trata de uma farmácia ou drogaria, por exemplo, há ainda outras especificidades, já que o carro-chefe é a venda de medicamentos, produtos com data de validade e com venda controlada.

Por tudo isso, é fundamental ter uma ferramenta, como um software de gestão para farmácias. Dessa maneira, você consegue centralizar todos os aspectos do seu negócio, ganhando eficiência na administração.

O programa vai atender as peculiaridades desse varejo, permitindo gerenciar e integrar as informações dos diferentes departamentos, como financeiro, administrativo, estoque, compras, vendas e fiscal, de um modo bastante simples e rápido.

Quais são os benefícios de usar esse sistema?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena fazer o investimento em um software de gestão para farmácias, saiba que é a opção mais acertada para o seu negócio. Isso porque a ferramenta apresenta diversas vantagens, como:

Planejamento financeiro

Ter bem claro cada despesa, ganho, receita total e lucros líquidos é fundamental para que você possa fazer a gestão empresarial de forma eficiente. E, para que você não se perca em meio a tantas cifras e processos, é importante contar com um software de gestão.

O programa permite um acompanhamento detalhado de dados da farmácia baseados no DLP (Demonstrativo de Lucros e Perdas), DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) e DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício).

Com essas informações, você determina seu capital de giro, o custo de venda de cada mercadoria e seu potencial máximo de lucro.

Estratégias de compra

Ter o controle do estoque é a melhor estratégia de negócio para uma farmácia. Afinal, é importante entender quais itens são os mais procurados e não podem faltar, quais produtos não têm uma boa saída ou ainda aqueles que têm venda sazonal.

Essas informações podem ser obtidas com o uso de um software de gestão para farmácias, que vai gerar relatórios gerenciais.

Essa funcionalidade facilita a tomada de decisões na hora da compra de medicamentos e outros produtos, bem como a negociação com fornecedores — principalmente quando você sabe que pode adquirir uma quantidade grande de itens de uma só vez, porque têm venda garantida.

Dessa maneira, você evita ter falta de algum item ou medicamento, o que poderia levar o consumidor para a concorrência.

Perfil do cliente

Além disso, o uso de uma ferramenta como essa permite que o gestor tenha em mãos dados concretos para planejar uma estratégia de marketing de acordo o comportamento de compra de seus clientes — medicamentos e produtos mais comprados, fluxo de compra, gasto médio por compra etc.

Análise dos resultados

O software de gestão da farmácia vai permitir fazer a análise de resultados do seu negócio, com a avaliação de indicadores de desempenho — os chamados KPIs (Key Performance Indicator). Esses índices ficam disponíveis no dashboard do programa, o que facilita a tomada de decisões, realização de investimentos e planejamento global do negócio.

Você pode acompanhar diversos indicadores, como:

  • ticket médio — valor médio gasto por cada cliente em uma compra;
  • lucratividade;
  • produtividade por funcionário;
  • taxa de inadimplência.

Integração com outras unidades

O software de gestão para farmácias é uma ferramenta importante também para unificar os dados e informações com outras unidades da rede. Essa funcionalidade vai permitir o gerenciamento das lojas de qualquer lugar.

Segurança das informações

Investir na automatização de processos da sua farmácia é importante também para garantir o sigilo dos dados — seja de informações contábeis e financeiras, seja de dados de clientes.

Como escolher o programa ideal para o meu negócio?

Antes de adquirir um software de gestão, é preciso ficar atento a alguns pontos para que você faça o investimento no produto certo para a sua farmácia. Veja algumas dicas:

Avalie as necessidades da sua empresa

Você vai encontrar diferentes programas que realizam a gestão de um negócio, no entanto, é fundamental que a ferramenta atenda às suas necessidades, integrando, de fato, todos os setores da sua farmácia.

Verifique se o programa é de fácil manuseio

Outro ponto importante é que o software ofereça uma interface de fácil navegação, para que você e seus colaboradores possam acessar com tranquilidade.

Busque por recomendações

Se possível, converse com outros empresários que já estão utilizando o software de gestão e pergunte sobre as funcionalidades e se vale mesmo a pena o investimento. Você pode pesquisar também se há reclamações do produto na internet.

Analise a estrutura de suporte do fornecedor

Estamos falando de tecnologia, por isso, é necessário avaliar a estrutura de suporte do fornecedor do software. Informe-se sobre o atendimento, verificando, por exemplo, se é voltado para o varejo de farmácia.

É preciso buscar empresas que se preocupem não só com a venda da ferramenta, mas que sejam cuidadosas com a implantação do programa, treinamento de colaboradores, além de disponibilizar uma consultoria especializada.

Desse modo, você não corre o risco de ter o seu negócio parado e consegue esclarecer todas as dúvidas sempre que precisar.

Você pode melhorar os resultados e implementar estratégias para trazer ainda mais qualidade ao atendimento dos clientes com a adoção de um software de gestão para farmácias.

Integrar as informações essenciais do seu varejo — com a redução de erros e melhor controle do fluxo de caixa — certamente vai aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quer conhecer uma plataforma completa e eficiente para fazer a gestão da sua farmácia? Entre em contato com a Inovafarma e descubra o software ideal para a sua loja!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta