O mercado de varejo farmacêutico é marcado pela ampla concorrência entre as farmácias e drogarias. E todas estão em busca de chamar a atenção dos consumidores. Uma dessas formas é por meio do brinde para farmácia.
A ação de oferecer uma pequena “recompensa” ou mesmo um mimo para o cliente fiel ao estabelecimento farmacêutico, vêm se popularizando como estratégia de fidelização e aumento de vendas.
Nesse contexto, para ajudar o dono e gestor de drogaria, trouxemos um artigo com várias dicas e ideias de brinde para farmácia. Avance a leitura para saber mais!
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O que você quer ler primeiro?
O que é um brinde para farmácia?
Podemos dizer que brinde para farmácia é uma ferramenta de marketing que sua loja pode usar para atingir um certo objetivo, como:
- realizar uma ação de venda;
- fidelizar a clientela;
- eternizar um momento (inauguração da loja);
- se diferenciar do concorrente;
- gerar mais vendas;
- aumentar a percepção de valor do cliente;
- dar maior propensão de escolha ao cliente em relação à farmácia
- fazer uma ação promocional com distribuidor;
- entre outros.
Exemplo: vamos supor que sua loja queira aumentar o valor do ticket-médio, ou seja, o valor médio que as pessoas compram na farmácia. Nesse caso, ao atingir um valor mínimo de compras (por exemplo R$ 99,90), o cliente leva um pequeno brinde.
Isso estimula o cliente a “gastar” um pouco mais e colocar mais alguns itens da cesta de compras para atingir o valor mínimo para ganhar o brinde para farmácia, pois ele sabe que receberá um “prêmio”.
Em outras palavras, o brinde para farmácia é um bom “gatilho”, ou seja, uma forma de despertar o cliente para fazer determinada ação dentro da farmácia, como por exemplo, comprar mais itens.
Por que dar brindes aos clientes?
O brinde para farmácia serve para reforçar a imagem da sua loja com o cliente. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar algo? O brinde para farmácia, quando bem planejado, é capaz de gerar um sentimento de satisfação e gratidão das pessoas.
Isso aumenta as chances do cliente se fidelizar com seu estabelecimento, gerando o marketing boca a boca (marketing de relacionamento), isto é, o cliente “fazer propaganda” positiva da sua loja para outras pessoas.
O brinde para farmácia aumenta as vendas?
Apostar todas as “fichas” apenas presenteando os clientes com brindes, não será efetivo. O brinde para farmácia deve ser acompanhado de uma boa estratégia de marketing, pensado para conduzir o cliente a comprar e posteriormente, voltar novamente na loja.
O brinde para farmácia é um reforço positivo para o cliente, para que o mesmo lembre da sua farmácia. Sozinho, ele não fará as vendas aumentarem da noite para o dia, é preciso sempre utilizar o brinde para farmácia atrelado à boas promoções, preço de venda, atendimento, mix de produtos, etc.
O que diz a legislação sobre brinde para farmácia?
Conforme a Resolução nº 96/08, existe uma regulamentação da vigilância sanitária sobre boas práticas de divulgação e promoção comercial de medicamentos, sendo vetado utilizar brindes com a marca dos medicamentos.
Entretanto, pode-se utilizar o logotipo da loja para estampar no brinde para farmácia entregar ao cliente.
Qual o melhor brinde para clientes?
Depende do seu público-alvo! Por isso é importante entender quem costuma comprar na sua loja: mais homens, mais mulheres, jovens, pessoas idosas, quais tipos de produtos, etc. Você pode usar o próprio sistema da farmácia para obter esses dados. Vá até o histórico de compras dos clientes e analise quais são os produtos mais vendidos.
Uma boa prática é sempre cadastrar o cliente no software da farmácia, para que assim, você possa analisar posteriormente o perfil de compra de cada pessoa e entender melhor os hábitos de compras e ter mais assertividade ao traçar estratégias de vendas em conjunto com o brinde para farmácia.
Como usar brinde para farmácia como estratégia de venda?
Ao realizar qualquer ação que envolva brinde para farmácia, sempre leve em consideração fixar sua marca no item. Isso quer dizer, colocar o logotipo, slogan e cores da farmácia nos produtos, tornado o item exclusivo da sua loja.
Dito isso, você pode estar se perguntado: quando usar brindes na minha farmácia? Geralmente, o brinde para farmácia pode ser usado nas seguintes situações:
- inauguração da loja (item de pequeno valor);
- reinauguração da loja;
- abertura de uma nova filial;
- data comemorativa (dia das mães, dia dos pais, etc);
- promoção excepcional (saldão, queima de estoque);
- aumentar o movimento da loja (atrair clientes);
- gerar buzz (bochicho, pessoas comentando sobre a loja);
Ideias de brindes para inauguração de farmácia
- chaveiro com logotipo da farmácia;
- chaveiro com telefone e endereço;
- porta comprimidos personalizado;
- mascote da loja (personagem);
- amostra grátis de produtos;
- vale desconto para próxima compra;
- broxe / botton com logo da farmácia;
- caneta exclusiva da drogaria;
101 ideias de brinde para farmácia
Abaixo listamos uma série de itens que podem ser usados como brinde para farmácia em ações de vendas. Separamos em duas categorias: brinde para farmácia presentar o público feminino e brindes mais voltados para os homens.
Leve em consideração que cada brinde para farmácia tem um custo para ser adquirido, e dependendo do produto, o custo pode ser maior ou menor. Considere também a quantidade junto ao fabricante, pois, quanto maior o pedido de compra do item, a tendência é ter um maior desconto.
Brinde para farmácia presentar clientes mulheres
- nécessaire para maquiagens;
- sacola de mão;
- bolsas;
- porta maquiagem;
- porta medicamentos;
- agenda pessoal;
- adesivo de unha;
- porta retrato;
- porta comprimidos;
- escova de cabelo;
- capinha de celular;
- fita métrica de costura;
- espelho pequeno para maquiar;
- bolinha antiestresse;
- máscara de dormir;
- lixa de unha;
- capa para lixa de unha;
- cesta plástica;
- organizador de maquiagens;
- colher dosadora;
- saboneteira;
- sabonete (em forma de comprimido);
- vela aromática;
- incenso;
- termômetro;
- tag para malas;
- marcador de livro;
- porta treco;
- tábua multiuso;
- petisqueira;
- pote para alimentos;
- prendedor para alimentos;
- almofada para pescoço;
- chinelo personalizado;
- caixa de agradecimento;
- cartão de agradecimento;
- toalha de rosto;
- broche;
- correntinha de pescoço;
- anel;
- relógio feminino;
- caneta marca texto (formato de seringa);
- capa para almofada;
- quadro decorativo;
- máscara de rosto em tecido;
- cápsula de café;
- avental;
- toalha de mesa;
- estojo de maquiagem;
- bala gourmet;
- creme anti-idade;
- esponjas para banho;
- batons;
- blushes;
- gloss;
- pó compacto;
- base;
- delineador.
Brinde para farmácia presentar clientes homens
- chaveiro para carro;
- porta chave;
- porta copos;
- mousepad;
- caneca para bebidas;
- abridor de garrafa;
- abridor de vinho;
- caneta personalizada;
- squeeze esportivo;
- cantil;
- porta documentos;
- porta cartão de crédito;
- trena;
- régua;
- pente de cabelo;
- imã de geladeira;
- lanterna;
- laser;
- bottons;
- pen drive;
- carteira;
- calendário de mesa;
- suporte para celular;
- toalha da farmácia;
- bateria portátil (power bank);
- guarda-chuva;
- organizador de cabos;
- óculos de sol;
- fone de ouvido;
- porta tablet;
- porta canetas;
- capa para passaporte;
- bloco de anotação;
- flanela para limpar óculos;
- capa de chuva;
- pochete;
- relógio masculino;
- espuma de barbear;
- aparador de pelos;
- gabarito para fazer barba;
- loção pós barba;
- cortador de unha;
- gel para cabelo.
Indo além do brinde para farmácia
Nem só de bons estímulos aos clientes é suficiente para aumentar as vendas na drogaria, é preciso também estimular os colaboradores. Nesse aspecto, são boas práticas:
- definir uma meta de venda individual;
- definir uma meta de venda coletiva.
Para saber como definir uma meta, recomendamos o artigo: entenda quais são os principais modelos de metas de vendas para farmácia.
Após traçar os objetivos de metas para o mês, trimestre ou ano, o gestor ou dono de farmácia, pode então, estipular um brinde para farmácia presentear toda a equipe pelo esforço dedicado. E para os melhores resultados, a farmácia pode colocar um prêmio maior, como por exemplo:
- viagens pagas com acompanhante;
- cestas de chocolate;
- dia de folga na semana;
- porcentagem de bônus no holerite;
- inscrições em eventos e congressos farmacêuticos;
- pagamento de cursos e aperfeiçoamento.
Conclusão
Como visto no texto acima, o brinde para farmácia é uma poderosa estratégia de marketing que deve ser utilizada nos estabelecimentos que desejam despertar uma ação nos clientes, como comprar algo ou mesmo trabalhar a fixação da marca nos consumidores.
Contudo, é preciso entender que o brinde para farmácia deve ser usado sempre em momento oportunos, atrelados a estratégias promocionais, como datas comemorativas e ações de vendas.
Agora que você já tem várias ideias de brindes para oferecer aos clientes, que tal conhecer nossas soluções para farmácias e drogarias? Fale agora mesmo com um especialista ou se preferir, chame no WhatsApp!
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