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Calendário de Marketing: Veja como é simples aumentar as vendas da sua farmácia nos períodos sazonais do ano

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Investir no marketing nas principais dadas comemorativas do ano é uma técnica amplamente utilizada pelas empresas para atrair a atenção dos consumidores. Porém esse tipo de ação requer um bom planejamento para que os resultados superem os investimentos aplicados. Uma boa ação de marketing vai muito além do que decorar o ambiente com o tema da data comemorativa.   

Se você ainda age dessa forma no seu negócio, saiba que está deixando passar muitas oportunidades de vendas. Isso porque uma ação de marketing deve ser personalizada exclusivamente para o seu tipo de negócio. No artigo dessa semana mostramos como montar um calendário de marketing com campanhas voltadas para o público-alvo da sua farmácia.

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Escolha as datas relevantes para sua farmácia

O primeiro passo para você iniciar seu calendário de marketing é escolher as datas certas! Não faz muito sentido sua farmácia fazer uma ação de marketing para o Dia Nacional do Jornalista em 07 de abril. Tampouco investir em campanhas no dia 24 de maio, em homenagem ao Datilógrafo. Muitos dos seus clientes nem sequer vão saber que isso é uma profissão e muito menos estarão interessados nessa temática.

Ok. Você pode pensar que isso é bem óbvio, mas repare bem por aí… Muitos varejistas não perdem a oportunidade de usar qualquer data comemorativa como plano de fundo para chamar atenção do consumidor. O que provoca uma certa banalização. Vamos tomar como exemplo as redes de supermercado. Praticamente qualquer um que você conheça têm uma promoção vigente para sorteio de automóveis ou quantias em dinheiro, e não importa a data, sempre será a mesma coisa!  Esse tipo de ação já é tão comum para o consumidor, que já deixou faz tempo de ser um diferencial.

Mas o que tudo isso vai te ajudar a melhorar os resultados da sua farmácia? Bem simples: você vai programar ações de marketing pensadas para o seu público alvo. Algo que é direcionado faz com que as pessoas sintam que seu negócio está falando diretamente com elas. Esse sentimento têm o poder de criar laços, isto é, sua farmácia vai ser bem vista como um lugar que pensa muito além do que meramente lucrar com o consumo das pessoas. Sua farmácia será rotulada positivamente como um estabelecimento que pensa no bemestar das pessoas além de comercializar medicamentos.

E como podemos criar e fortalecer um laço com o público da farmácia?

Evidente que existem algumas datas comemorativas que são universais e jamais podem passar desapercebidas por qualquer negócio que lide diretamente com o consumidor final (B2C – Business-to-consumer). Dentre elas podemos elencar: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Réveillon. Essas datas não podem faltar no seu calendário de marketing, são as chamadas Datas Ancoras do comércio varejista. Recomendamos fortemente que sua farmácia esteja presente em todas, pois as pessoas já estão acostumadas com elas e esperam por promoções nessas datas.

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Mas note que nenhuma delas é específica para o ramo de farmácias. Elas podem ser utilizadas em praticamente qualquer tipo de negócio para atrair os consumidores. Por isso é tão importante pesquisar as datas que fazem referência direta ou indiretamente para o seu negócio. Por exemplo: a farmácia atua no campo da saúde pública, e o que isso costuma envolver?

Datas que envolvem profissionais ligados com sua farmácia

Os Profissionais que trabalham diretamente na farmácia, como farmacêuticos, gestores, balconistas, entregadores, e profissionais envolvidos indiretamente como médicos, enfermeiras e veterinários; todos eles têm relação com a saúde, que é justamente o mercado que sua farmácia atua. Esses profissionais vão se sentir valorizados pelas ações da sua farmácia e consequentemente terão mais apresso ao realizar uma indicação. E para os profissionais que trabalham na sua farmácia, ao se sentirem reconhecidos a probabilidade de melhorar a produtividade é bem alta.

Então você pode adicionar no calendário ações de marketing pensadas para os dias:

20 de Janeiro – Dia do Farmacêutico

13 de Abril – Dia do Office Boy (entregador)

12 de Maio – Dia da Enfermagem

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31 de Agosto – Dia do Nutricionista

05 de Setembro – Dia do Oficial de Farmácia

09 de Setembro – Dia do Administrador

09 de Setembro – Dia do Médico Veterinário

01 de Outubro – Dia Mundial do Vendedor

04 de Outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

18 de Outubro – Dia do Médico

25 de Outubro – Dia do Dentista

30 de Outubro – Dia do Balconista

20 de Novembro – Dia do Biomédico

Lembrando que essas ações, como são mais direcionadas para os profissionais que estão ligados diretamente ou indiretamente com a farmácia, podem ser transformadas em ações de Endomarketing. Como assim? Por exemplo, no dia do Farmacêutico você pode reunir a equipe e fazer um agradecimento em público para esse profissional, ressaltando sua importância dentro da farmácia. E assim por diante. As ações de Endomarketing envolvem pequenas ações internas que provêm o bem-estar corporativo.   

Isso costumar ter um grande poder motivacional e vão fazer toda a diferença na performance do seu colaborador. Se você ainda não aplicou Endomarketing no seu negócio, vale a pena investir tempo e pesquisar sobre o assunto, garanto que você vai se surpreender com os resultados a curto e médio prazo.  

Saiba quais são as datas que envolvem o seu público-alvo

Existem datas comemorativas mais voltadas para os consumidores, que também possuem sua parcela de envolvimento, afinal são eles que fazem o negócio prosperar, não é mesmo? Datas como: Dia do Cliente, Dia do Idoso e Dia Mundial da Saúde são datas que valem sim uma ação bem pensada de marketing.

Imagina só: você como cliente da terceira idade ao passar na frente de um estabelecimento que está oferecendo um simples serviço de aferição de pressão, você não ficaria tentado à entrar? Daí a importância da ação ser planejada, pois não adianta nada a pessoa entrar na farmácia motivada pela ação de marketing se sua equipe de colaboradores não está preparada para o atendimento. É necessário saber o momento certo de oferecer os produtos certos e tratar o cliente conforme o seu perfil.

Sabia que existem muitas outras datas comemorativas que sua farmácia pode utilizar para fazer ações de marketing? Abaixo listamos as principais datas relacionadas com saúde que você pode usar:

Janeiro Branco – Mês da Conscientização da Saúde Mental e Bem-Estar

04 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer

11 de Fevereiro – Dia Mundial do Enfermo

15 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil

7 de Abril – Dia Mundial da Saúde

31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição

26 de Junho – Dia Nacional e Internacional de Combate às Drogas

Julho Vermelho – Mês de Conscientização para Doação de Sangue

14 de Julho – Dia Mundial dos Hospitais

26 de Julho – Dia dos Avós

05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

15 de Setembro – Dia do Cliente

Outubro Rosa –  Mês do Combate ao Câncer de Mama

1 de Outubro – Dia do Idoso

Novembro Azul – Mês do Combate ao Câncer de Próstata

10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

08 de Setembro – Dia Nacional da Luta por Medicamentos

01 de Dezembro – Dia Internacional de Combate à AIDS

02 de Dezembro – Dia Pan-americano da Saúde

Claro que não é necessário pensar em ações para todas essas datas, você deve encontrar quais são os períodos sazonais ideias para promover uma campanha. Esses períodos vão indicar qual é a flutuação de vendas, e quando houver uma queda você pode pensar em algo para compensar o movimento mais fraco.

Nesse caso o ideal é utilizar sistemas de gestão que possibilitem você comparar vários períodos de vendas com anos anteriores para traçar a variância dos resultados em cada momento. Se o sistema atual da sua farmácia não te ajuda com esses indicadores, fale agora mesmo com nossos consultores e veja como podemos te ajudar!

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