Em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, a gestão eficaz é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Nesse contexto, os indicadores de gestão em farmácia desempenham um papel fundamental, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho e a saúde da loja.
Para as farmácias, os indicadores de gestão ajudam permitem identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Mas para quais indicadores de gestão olhar?
Nesse artigo, abordaremos 7 principais indicadores de gestão em farmácias das áreas de compra e venda. Continue a leitura para saber.
Além dos indicadores de gestão em farmácia, também recomendamos a leitura de:
>> Conheça 11 indicadores de lucratividade e métricas de vendas
>> Entenda os principais modelos de metas de vendas para farmácia
>> 7 dicas para melhorar as vendas na drogaria
O que você quer ler primeiro?
Indicadores no contexto do varejo farmacêutico
Basicamente, de modo bem simplista, o varejo pode ser “divido” em dois “grandes movimentos:
- abastecimento; e
- vendas.
Veja, todo comércio varejista precisa ser reabastecido de produtos para fazer vendas. Certo? Na farmácia, não é diferente! Ou seja, um estabelecimento varejista comprar e vender.
Evidentemente que existem diversas outras estruturas que dão suporte necessário para o funcionamento de uma empresa varejista, como: marketing, treinamento, financeiro; cada qual com seus indicadores de gestão.
Mas todos eles têm em comum duas vertentes: pessoas e processos. Dentro do abastecimento e de vendas, precisamos de pessoas seguindo processos bem definidos.
Essa é a base para o funcionamento de qualquer comércio varejista. Dito isso, podemos então elencar os principias indicadores de gestão dentro desses dois pilares centrais:
Principais Indicadores de gestão em farmácia: Abastecimento
- Nível de rupturas;
- Valor em estoque;
- Excesso de estoque;
- Dotação Orçamentária.
Principais Indicadores de gestão em farmácia: Vendas
- Ticket-médio;
- Margem de lucro bruto; e
- Perfil de vendas.
Vamos então entender cada um desses indicadores de gestão.
Indicadores de gestão em farmácia: Abastecimento
Nível de rupturas
O índice de ruptura é um dos principais indicadores de gestão, medindo a falta de disponibilidade dos produtos para os consumidores.
A falta de produtos compromete a estratégia de vendas da farmácia e pode afetar a fidelização dos clientes. Geralmente, a falta de disponibilidade de um item no estoque pode ser momentânea ou prolongada.
O principal desafio nessa situação é a perda de clientes, pois eles podem optar por desistir da compra e buscar outra farmácia concorrente.
Por meio do acompanhamento desse indicador, é possível mitigar essa perda. Portanto, monitorar o índice de ruptura é crucial para atender adequadamente à demanda dos consumidores do estabelecimento.
A fórmula para calcular a ruptura de estoque é:
RUPTURA DE ESTOQUE = (PRODUTOS EM FALTA / TOTAL DE PRODUTOS) x 100
Por exemplo:
Se a farmácia possui 25 itens em falta e um total de 100 produtos em estoque, o índice de ruptura de estoque seria de 25%.
RUPTURA DE ESTOQUE = 25 / 100 = 0,25
RUPTURA DE ESTOQUE = 0,25 * 100
RUPTURA DE ESTOQUE = 25%
Nesse caso, quanto menor o valor, melhor, indicando que o estoque está sendo reabastecido de acordo com o volume de vendas, e as chances de faltar produtos para os clientes são reduzidas.
Pulo do gato
A dica é semanalmente realizar uma contagem aleatória no estoque da farmácia, selecionado de 50 a 100 produtos.
Se você detectar que houve uma divergência maior que 1% entre o estoque físico da farmácia com o estoque virtual do sistema da farmácia, então, organize com urgência um balanço de estoque completo.
Valor em estoque
Um dos indicadores de gestão também utilizados na farmácia é o Valor em Estoque, sendo essencial para estimar o quanto de dinheiro está mobilizado em produtos.
Em outras palavras, o quanto em R$ (reais) o estoque da farmácia representa. Ou seja, quanto mais tempo um produto ficar “parado”, é como se o dinheiro não girasse na farmácia.
Excesso de estoque
Em complemento ao indicador de gestão Valor em Estoque pode se utilizar o Excesso de Estoque, indicando que na farmácia existe uma quantidade exacerbada de itens, o que reflete em dinheiro imobilizado que não gira no estabelecimento.
Normalmente o excesso de estoque acontece quando não há um planejamento na reposição dos produtos, sendo comprada uma quantidade acima da demanda de vendas do estabelecimento.
Como saber se a farmácia está com excesso de estoque?
A cada 30 dias faça uma análise e busque identificar quais produtos estão com mais de 90 dias sem saída. Para fazer isso, você pode utilizar a ferramenta Curva ABC, que indica o giro dos produtos na farmácia.
Veja quais itens estão classificados na Curvas C e D. Assim, você pode tomar algumas atitudes para girar esses produtos, como:
- fazer a transferência para outras filiais da farmácia;
- verificar se a margem de lucro está adequada;
- realizar uma promoção de vendas.
Dotação Orçamentária
A Dotação Orçamentária é um dos indicadores de gestão que mostra o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) do mês anterior.
Ou seja, no momento de realizar um novo pedido de compras, o gestor consegue por meio da Dotação Orçamentária visualizar o que foi “gasto” no mês anterior com relação às compras.
Por exemplo:
No mês de janeiro, uma farmácia independente teve um faturamento líquido de R$25.000,00 e apresentou um CMV de R$5.000,00.
Logo, no mês de fevereiro sua Dotação Orçamentária será de R$5.000,00. Porém, se essa mesma farmácia projetar um aumento de vendas de 10%, logo, sua Dotação Orçamentária será de R$5.500,00.
A Dotação Orçamentária é um dos indicadores de gestão que auxilia o gestor no momento de realizar novas compras, sempre respeitando a capacidade de demanda da farmácia, evitando compras em volumes desnecessários.
Indicadores de gestão em farmácia: Vendas
Ticket-médio
O Ticket-médio é um dos indicadores de gestão de vendas mais importantes para serem visualizados na farmácia, pois ele indica a quantidade monetária que o cliente está “deixando” na loja.
Ele é calculado da seguinte forma:
TICKET-MÉDIO = VALOR TOTAL DAS VENDAS / NÚMERO DE VENDAS
Por exemplo:
Uma farmácia que vendeu R$2.000,00 em um dia e teve 100 clientes atendidos, apresenta um Ticket-Médio de R$ 20,00.
TICKET-MÉDIO = R$2.000,00 / 100
TICKET-MÉDIO = R$ 20,00
Ao identificar esses indicadores de gestão de vendas você pode lançar estratégias para fazer com que os clientes comprem mais itens na sua loja, assim, aumente o Ticket-Médio e por consequência, fature mais.
Margem de lucro bruto
A margem de lucro bruto é um dos indicadores de gestão que mostra a diferença do preço de venda e o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), divido pelo preço de venda.
Exemplo:
Considere uma farmácia que tenha um produto com Preço de Venda de R$50,00 e que esse mesmo item apresente um Preço de Compra de R$30,00.
Logo:
MARGEM DE LUCRO BRUTO = (PREÇO DE VENDA – PREÇO DE COMPRA) / PREÇO DE VENDA
MARGEM DE LUCRO BRUTO = (R$50,00 – R$30,00) / R$50,00
MARGEM DE LUCRO BRUTO = 40%
É importante saber a margem de lucro dos produtos para garantir que os descontos na hora da venda não sejam superiores ao preço de compra desse item.
Perfil de vendas
O Perfil de Vendas da drogaria é um dos indicadores de gestão que mostra o modelo que a farmácia está seguindo no seu mercado de atuação.
Em outras palavras, o perfil de vendas mostra quais produtos a loja está focando em oferecer ao mercado consumidor da região em que está inserida.
Podem existir diversos perfis de vendas em farmácias, como por exemplo:
- Medicamentos Genéricos com alto volume de vendas e baixa margem de lucro
- Produtos de Higiene e Perfumaria com alta margem de lucro e baixo volume de vendas
Dentro do sistema da sua farmácia você pode facilmente identificar o perfil de venda da farmácia analisando as vendas por grupos de produtos.
Note que no exemplo abaixo o volume de vendas dos produtos de perfumaria representa a maior fatia de vendas dessa drogaria, o que indica que o perfil de venda da loja é em itens de alto valor agregado com alta margem de lucro.
Pulo do Gato
É sempre recomendável investir cerca de 1,5% do faturamento em novos produtos para compor o mix da farmácia, assim você poderá identificar novas oportunidades de venda na região, para públicos específicos.
Por exemplo:
Comprar um pequeno lote de um produto que verificar sua adesão pelos clientes, e à medida que tiver boa aceitação, ir aumentando o volume de compras.
Conclusão sobre indicadores de gestão em farmácia
Existem diversos indicadores de gestão em farmácia que auxiliam o gestor a tomar decisões estratégicas, porém é preciso que o mesmo saiba como analisa-las e acima de tudo, contextualizar para sua realidade.
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