7 dicas para criar promoções em farmácias e drogarias

Criar promoções em farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas dos produtos e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Além disso, essa prática também contribui para a fidelização de clientes, pois as pessoas gostam desse tipo de ação e retornam ao estabelecimento para comprar novamente.

As promoções em farmácias são uma ótima ação de marketing que sempre costuma dar certo para atrair clientes nos estabelecimentos. Isso porque, quando eles ocorrem, geralmente são oferecidos brindes às pessoas, servidos lanches, disponibilizados brinquedos para crianças e serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial e de glicemia de forma gratuita.

Porém, essas não são as únicas ações de promoções em farmácias que podem ser feitas! Os eventos promocionais podem se tornar verdadeiros aliados para que a sua drogaria seja mais reconhecida do que as concorrentes e tenha uma maior lucratividade.

Sempre pensando em ajudar a sua farmácia a obter os melhores resultados, preparamos esse artigo, que apresentará 7 dicas imperdíveis para criar promoções em farmácias e drogarias. Se interessou? Então confira os nossos tópicos a seguir e obtenha todas as informações necessárias para ter sucesso!

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Qual é a importância das promoções em farmácias?

Em seu livro “Eventos e cerimonial: simplificando as ações”, a estudiosa Maria Lúcia Bettega define os eventos como uma forma estratégica de as organizações se relacionarem com os públicos. De tal modo, eles não devem ser feitos simplesmente por fazer, sem ter um planejamento.

Antes de tudo as promoções em farmácias são ações de marketing poderosas, que podem comunicar, divulgar produtos, branding, entre outros pontos. Eles não diferem de peças publicitárias veiculadas nas redes sociais e na televisão, por exemplo, uma vez que têm o dever de promover um bom relacionamento entre uma empresa e seus públicos.

Trazendo essa realidade para a área farmacêutica, vemos que as promoções em farmácias são eventos que podem ser realizados em drogarias e são uma ferramenta com muito potencial a ser explorado. No entanto, para que tragam resultados efetivos, eles precisam ser planejados e ter objetivos a serem cumpridos.

Que benefícios as promoções trazem para as drogarias?

As promoções em farmácias podem trazer diversos benefícios para as organizações. Veja, a seguir, quais são os principais deles:

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Aquisição de novos clientes

Quando você faz uma promoção em sua drogaria, como uma montagem de uma tenda na área externa, por exemplo, isso chama a atenção de quem passa na rua. Dessa forma, as promoções em farmácias servem para que novos clientes, que não costumavam comprar no estabelecimento, tenham a curiosidade despertada.

Melhora no processo de vendas

O evento pode servir para impulsionar as vendas em um período fraco ou até mesmo para que você faça promoções de queima de estoque, por exemplo. Assim, aqueles produtos que estão há muito tempo parados no estoque podem ser vendidos mais rapidamente.

Promoção da imagem da farmácia

A imagem da farmácia é promovida quando um evento é realizado. Isso porque a marca estará em maior evidência. Além do mais, se o acontecimento gerar uma experiência positiva para os clientes, eles lembrarão mais do seu estabelecimento do que dos concorrentes.

O que precisa ser feito para executar promoções em farmácias?

Existe uma espécie de passo a passo quando falamos no desenvolvimento de eventos corporativos, o que inclui os de farmácias. Na sequência, vamos listar uma série de dicas que devem ser colocadas em ação!

1. Planeje as ações promocionais

O primeiro passo para fazer boas promoções em farmácias é o planejamento. Você precisa definir um cronograma claro, contendo um período para que os descontos sejam válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez.

Para isso, deve-se considerar o perfil de público da farmácia e para qual o evento se destina. Pessoas idosas que compram muitos medicamentos não têm o mesmo perfil que mulheres que adoram maquiagem, por exemplo.

É por conta disso que é necessário fazer um estudo de público e ver que táticas você pode utilizar nas promoções em farmácias.

Para os idosos, por exemplo, promover uma palestra sobre qualidade de vida na terceira idade pode ser uma ideia interessante.

Já para o público que gosta de cosméticos e maquiagens, pode ser feito um workshop com um maquiador, para que ensine técnicas de como utilizá-las.

Você pode publicar nas suas redes sociais ou em mídias tradicionais anúncios como “Você só tem até a próxima quarta-feira para aproveitar a promoção”. Assim, os clientes sentirão urgência em participar da promoção, pois caso contrário deixarão de obter benefícios. Essa estratégia aumenta bastante o interesse do consumidor!

2. Estabeleça metas e objetivos

Sempre que desenvolver promoções em farmácias, leve em consideração que precisa estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Essas métricas também devem ser repassadas aos vendedores para que eles se sintam motivados a cumpri-las.

As metas de vendas precisam ser sempre numéricas, como “aumentar em X% a quantidade de vendas no período da promoção”. Já os objetivos podem ser mais específicos, como zerar as unidades de um determinado produto do estoque, por exemplo.

Estabelecer metas e objetivos é importante para monitorar os resultados da sua promoção de produtos e, assim, verificar o que deu certo e o que deu errado. Ao encontrar problemas, poderá sugerir melhorias para ações futuras, por exemplo.

3. Avalie os produtos que entrarão na promoção e seus respectivos descontos

É preciso ter bastante atenção no momento de escolher quais são os produtos que entrarão na promoção e os descontos que serão dados aos clientes. De nada adianta aumentar as vendas se você vender os produtos sem ter nenhuma margem de lucro, por exemplo.

É por isso que você precisa criar promoções com uma visão mais estratégica e não apenas para “queimar” itens que estão parados no estoque. Imagine, por exemplo, que a última tendência da moda é pintar os cabelos de vermelho.

Nesse caso, a procura por tinturas de cabelo com tons ruivos tende a aumentar muito. Que tal, então, negociar um lote maior com o seu fornecedor e conseguir um custo menor na compra? Desse modo, você poderá oferecer o produto que está em alta no mercado por um preço menor que o dos seus concorrentes.

Esse tipo de ação também aumenta o ticket médio da farmácia. Afinal, uma pessoa que vai até o estabelecimento para comprar a tintura de cabelo ruiva também poderá adquirir uma maquiagem que combine com o seu novo tom de cabelo ou um medicamento que ela ou um familiar necessite.

4. Ofereça valor para o cliente

É preciso que o cliente perceba valor promoções em farmácias. Para isso, convém utilizar aquela velha técnica de mostrar qual é o preço geralmente cobrado e o que está disponível na promoção.

Crie cartazes que mostrem os descontos oferecidos, como “de R$ 20,00 por R$ 9,90”. Assim, as pessoas perceberão que terão um bom desconto ao adquirir o produto.

exemplo de cartão para fazer promoção em farmácia

Outro benefício dessa prática é que, para aproveitar os preços mais baixos do que são cobrados normalmente, os clientes podem comprar mais unidades do produto.

5. Analise os custos da promoção

Antes de iniciar as promoções em farmácias, convém colocar tudo na ponta do lápis e verificar se realmente ela valerá a pena para o seu negócio. Veja quais serão os seus custos e qual é a média de retorno que deseja ter.

Devem ser calculados os valores que serão gastos com a promoção, tais como:

  • Posts impulsionados e anúncios nas redes sociais;
  • Valor para veiculação de anúncios em mídias tradicionais;
  • Preço pago aos fornecedores pelos produtos;
  • Possíveis horas extras aos colaboradores, devido ao aumento da quantidade de clientes.

Somente depois de ter certeza de que mesmo com os gastos obtidos o saldo será positivo, deve-se dar sequência à estratégia de fazer uma promoção de produtos em uma farmácia.

6. Crie uma estratégia de divulgação eficaz

Para que as promoções em farmácias atraia mais clientes, investir em divulgação é fundamental. Por isso, crie estratégias de publicidade capazes de informar o público sobre os descontos que oferecidos pela drogaria.

Conhecer o público-alvo é fundamental para isso! Se você atende a pessoas que são muito ativas nas redes sociais e que têm um dia a dia agitado, pode valer a pena investir nesse tipo de mídia. Nesse caso, faça posts nas redes sociais, transmissões ao vivo no Facebook, YouTube, stories no Instagram etc.

Agora, se o seu público é mais tradicional e costuma consumir mídias, como uma emissora de rádio local, compre espaços nesses canais. Ainda com o exemplo das rádios, você pode negociar uma entrevista em um programa da estação, falando sobre os descontos e o cronograma da promoção oferecida na sua farmácia.

É claro que você pode receber diferentes tipos de público e, nesse caso, os investimentos podem ser feitos em mais de um canal. Apenas tome cuidado para não anunciar em veículos que não são acessados por seus clientes e desperdiçar recursos.

7. Use o sistema da farmácia para criar promoções e ofertas

Todas as estratégias de promoções e ofertas devem ser configuradas dentro do software de automação e gestão da sua farmácia. Nesse ponto você precisa ter um sistema adequado que permita criar regras de descontos para cada item individualmente ou mesmo para grupos ou seções de produtos.

Isso facilita muito na hora de organizar e visualizar os relatórios de vendas, pois precisamos acompanhar se a estratégia de precificação da promoção ou oferta foi a esperada, para assim fazer os ajustes necessários ou mesmo prorrogar uma ação superou as expectativas.

Colete e analise dados referentes ao evento

Tão importante quanto a organização das promoções em farmácias e drogarias são as estratégias a serem desenvolvidas após a sua execução. Algo que não deve ser esquecido é a coleta de dados referentes ao acontecimento.

Faça, por exemplo, uma pesquisa de satisfação com o público, bem como mensure os resultados financeiros para verificar se o evento atingiu a meta definida. Caso algo não tenha saído como o planejado, você terá subsídios para fazer correções em ações futuras.

Escolha o tipo de evento mais adequado para as promoções em farmácias

Existem diversos tipos de eventos, como blitz, palestras, workshops, ações de promoção à saúde, entre outros, que podem ser executados em uma farmácia. Como explicamos, convém conhecer muito bem o público para escolher a melhor opção para o seu estabelecimento.

Quais promoções em farmácias podem ser feitas?

Como comentamos, são vários os eventos que podem ser realizados em conjunto com promoções em farmácias. Confira algumas ideias para você desenvolver no seu estabelecimento!

Ações promocionais de saúde

Você pode convidar profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos para promoverem ações em sua drogaria. Podem ser oferecidas assistência, promover palestras e orientações em geral.

Workshops e oficinas

Os workshops e oficinas servem para atrair público que deseja agregar conhecimento de alguma forma. Para isso, promova esse tipo de ação com produtos que tenham a ver com a sua marca.

Se você vende uma determinada marca de tintura de cabelo, por exemplo, pode convidar um cabeleireiro para que dê dicas de aplicação e mostre como o produto pode ser melhor utilizado pelos clientes.

Tendas infláveis

As tendas infláveis podem ser colocadas no lado de fora da farmácia, deixando o seu logotipo em evidencia. A ideia é que as pessoas se sintam convidadas a ir até o local e vejam o evento que está sendo realizado.

Na tenda podem ser distribuídos brindes, feitos sorteios e ter a animação de um cantor ou banda local. Assim, as pessoas terão bastante vontade de participar da festividade.

Conclusão

Neste artigo, você viu algumas das principais dicas para criar promoções em farmácias e drogarias para impulsionar as suas vendas, obtendo mais lucratividade para o seu negócio.

E, por falar em aumentar as vendas, recomendamos que você leia o artigo Métricas de vendas: conheça as principais e saiba como mensurá-las. Ele traz informações importantes sobre como utilizar de indicadores para aumentar os lucros de uma drogaria.

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