A busca por um bom sistema para farmácia capaz de automatizar e gerenciar toda a operação da loja, fornecendo soluções de compras, vendas e financeiro; com um bom suporte técnico humanizado e treinamento adequado, é tarefa cada vez mais difícil para o dono e gestor de farmácia.
Nesse contexto, o sistema para farmácia InovaFarma se apresenta como a solução digital, que vêm se diferenciando no varejo farmacêutico por suprir as necessidades de automação e gestão de drogarias.
Para comprovar a satisfação dos clientes que utilizam as soluções do InovaFarma em seu estabelecimento farmacêutico, o Instituto Axxus realizou uma ampla pesquisa mercadológica. Continue com a leitura do artigo para acompanhar os resultados obtidos.
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O que você quer ler primeiro?
Instituto Axxus
O Instituto Axxus é uma renomada empresa de tecnologia avançada, sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com filiais em Nova York (USA) e Dublin (Irlanda).
Por meio da utilização de plataformas de multimídias com demais recentes recursos, conduz pesquisas confiáveis e acessíveis em pequena e grande escala.
O Instituto Axxus já atendeu as principais empresas e grupos brasileiros, abaixo você confere alguns deles:
Pesquisa: sistema para farmácia InovaFarma
A pesquisa conduzida pelo Instituto Axxus considerou a totalidade de 90 mil farmácias no território brasileiro.
Para atingir um nível de confiança de 96% nas respostas, foram entrevistadas 900 farmácias de todas as regiões do país.
De forma proporcional, as entrevistas foram conduzidas:
- 18% na região Norte;
- 27% na região Nordeste;
- 21% na região Centro-Oeste;
- 19% na região Sudeste; e
- 15% na região Sul.
Assim, a margem de erro máxima ficou na casa de 4%, o que confere ao estudo propriedade nos resultados obtidos.
Em relação à Metodologia conduzida na pesquisa, fora empregado o método qualitativo, investigativo com interação direta aos entrevistados, em tempo real entre entrevistado e entrevistador.
A pesquisa foi conduzida pelo Prof. Rodnei Domingues (Pesquisador e Responsável Técnico); Valdomiro Rodrigues (Coordenador Geral) e Prof. Dr. Paulo Tadeu Meira e Silva (Estatístico Responsável).
Resultados da pesquisa
Nível de satisfação com o sistema para farmácia InovaFarma
A pesquisa do Instituto Axxus apontou que:
87% das farmácias e drogarias que usam InovaFarma estão satisfeitos com as ferramentas de gestão e automação.
O Instituto Axxus também ouviu clientes de outros sistemas de farmácias. O resultado revelou que apenas 57% das farmácias que usam outros sistemas estão satisfeitos.
Isso mostra que as soluções do InovaFarma têm aprovação de 87% dos clientes, enquanto somente 57% estão satisfeitos com outros sistemas.
Os números indicam que o índice de satisfação dos clientes InovaFarma estão acima do mercado.
A pesquisa apontou o nível de satisfação com o InovaFarma por região do país. No Nordeste, a satisfação dos estabelecimentos farmacêuticos com o InovaFarma atinge 83%.
Na região Sudeste o nível de satisfação com o InovaFarma chega em 86% entre os gestores de donos de drogarias.
Ao olharmos para a região Norte, o percentual se eleva para 89% de satisfação entre as farmácias que usam o InovaFarma.
Já na região Centro-Oeste 89% dos donos de farmácias estão satisfeitos com o InovaFarma.
Para concluir, na região Sul, a média sobe para 93% de lojas satisfeitas com as ferramentas de gestão e automação do sistema InovaFarma.
Perceba que as soluções do InovaFarma se ajustam nas diferentes realidades de cada região do Brasil, sendo um sistema que se adapta ao modelo de drogaria.
Confiança dos clientes nos relatórios do InovaFarma
A pesquisa do Instituto Axxus também avaliou o nível de confiança que os donos e gestores de farmácias e drogarias depositam nos relatórios apresentados pelo sistema para farmácia InovaFarma. Acompanhe os resultados:
Relatórios Vendas
A pesquisa do Instituto Axxus apontou que
97% dos clientes estão MUITO SATISFEITOS com os relatórios de vendas do InovaFarma.
Para se ter uma ideia da expressividade desse número, a média geral do mercado é de 65% de muitos satisfeitos em relatórios de vendas.
Ao observarmos por região do país, notamos que 96% das farmácias da região Nordeste que usam os relatórios de vendas do InovaFarma estão Muito Satisfeitos.
Já na região Norte, o índice de Muito Satisfeito com os relatórios de vendas é 96% dos clientes.
Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o percentual atinge 98% de clientes Muito Satisfeitos com os relatórios apresentados pelo InovaFarma referente às vendas da farmácia.
Os números indicam que os relatórios apresentados no InovaFarma sobre as movimentações de saída, isto é, vendas, estão acima da expectativa do mercado.
Relatórios de Estoque
A pesquisa Axxus revelou que:
95% dos clientes estão Muito Satisfeitos com os relatórios de estoque do InovaFarma.
Ao compararmos com a média de mercado, o sistema para farmácia InovaFarma se destaca mais uma vez!
Segundo o Instituto Axxus, que analisou três outros sistemas de farmácia concorrentes, a média de muito satisfeitos com relatórios de compras não passou de 57%.
Com relação aos clientes InovaFarma, 93% deles nas regiões Nordeste e Norte estão Muito Satisfeitos com as ferramentas de relatórios disponíveis para análise de estoque.
O Sul foi a região em que 95% dos clientes afirmaram que estão Muito Satisfeitos com os relatórios oferecidos pelo software InovaFarma para análise de sua gestão de estoque.
Por fim, a região Sudeste, 96% dos clientes disseram que estão Muito Satisfeitos com os relatórios de estoque do InovaFarma.
Ainda sobre relatórios de estoque, a região Centro-Oeste atingiu 97% de clientes Muito Satisfeitos com os relatórios do sistema de automação e gestão InovaFarma.
Tais índices de satisfação tão elevados demonstram que o InovaFarma possui um leque de opções em relação ao estoque da farmácia, permitindo ao gestor gerenciar e controlar os itens armazenados.
Relatórios de Compra
Os relatórios de compras são essenciais para uma boa gestão na farmácia, visto que são usados para analisar a reposição de estoque, sendo assim, repor com rapidez itens de alto giro e gerenciar aqueles que não possuem saída contínua.
Nesse contexto, o Instituto Axxus indagou os clientes InovaFarma sobre a satisfação com os relatórios de compra que o sistema de gestão apresenta. O resultado foi que:
86% dos clientes afirmaram que estão Muito Satisfeitos com os relatórios de compras do InovaFarma.
Novamente os relatórios do InovaFarma se descaram, visto que o Instituto Axxus apontou a média de muito satisfeitos do mercado ficou apenas com 30% ao entrevistar três softwares concorrentes.
Em relação aos clientes InovaFarma, dentre eles, na região Norte, o indicie de satisfação foi de 82% de clientes Muito Satisfeitos, seguido pela região Centro-Oeste do país, com índice de clientes Muitos Satisfeitos de 83%.
Em seguida, a região Sul e Nordeste demonstraram 86% de clientes Muito Satisfeitos com os relatórios de gestão de compras do InovaFarma.
Seguindo para a região Sudeste do Brasil, a pesquisa apontou que 91% dos clientes do sistema InovaFarma estão Muito Satisfeitos com relatórios de compras.
Novamente os índices de satisfação elevados mostram que o InovaFarma possui excelentes recursos para gerenciar o departamento de compras das farmácias e drogarias.
Relatórios Financeiros
O levantamento de satisfação dos clientes InovaFarma também ouviu os donos de farmácias e drogarias com relação aos relatórios financeiros. Nesse sentido, o índice geral de satisfação dos clientes atingiu:
96% dos clientes estão Muito Satisfeitos com os relatórios financeiros do InovaFarma.
O Instituto Axxus também perguntou para outras farmácias que usam softwares concorrentes, chegando ao nível de satisfação de apenas 30% de muito satisfeitos.
Ou seja, enquanto que o InovaFarma apresenta 96% de muitos satisfeitos, a média do mercado não passa de 30% referente aos relatórios financeiros.
Do total de clientes InovaFarma entrevistado pela Axxus, a região Norte apresentou 93% de índice de clientes Muito Satisfeitos com relação aos relatórios financeiros disponíveis no sistema de automação e gestão InovaFarma.
Ambas as regiões Nordeste e Sul demonstraram 95% de farmácias Muito Satisfeitas com os relatórios financeiros.
Ao olharmos para a região Centro-Oeste o índice sobe para 97% de clientes Muito Satisfeitos, seguidos pela região Sudeste com índice de 98% de donos e gestores Muito Satisfeitos.
O panorama geral do alto índice de satisfação dos clientes acerca dos relatórios financeiros evidencia que o InovaFarma entrega soluções assertivas para as necessidades gerencias de farmácias e drogarias.
Satisfação com o Suporte Técnico
A pesquisa realizada pelo Instituto Axxus também perguntou aos clientes do InovaFarma sobre o nível de satisfação quanto ao Suporte Técnico. Ao todo:
94% dos clientes InovaFarma avaliam o suporte técnico como Bom.
Em comparação com a média do mercado, outras empresas de software tiveram apenas 46% de avaliação do suporte técnico como Bom.
O fato de o InovaFarma ter ampla vantagem na satisfação do suporte técnico está na humanização do atendimento, em que parceiros estão próximos aos clientes, prontos para atender qualquer dúvida das farmácias em relação ao sistema.
Quando observamos por região do território brasileiro, notamos que no Norte 91% dos clientes apontaram como Bom o suporte técnico, enquanto que nas regiões Sul e Sudeste o índice foi de 93% de satisfação.
No Centro-Oeste do país 95% disseram que o suporte técnico do InovaFarma é Bom. Já na região Nordeste o índice de satisfação como Bom ficou em 96%.
Hoje, o InovaFarma conta com uma ampla rede de parceiros, fornecendo o suporte técnico quando necessário, sendo validada sua excelência pela pesquisa do Instituto Axxus.
Satisfação com o Treinamento
Outro pilar perguntado aos clientes InovaFarma pelo Instituto Axxus foi com relação à satisfação ao treinamento, sendo que:
88% dos clientes InovaFarma avaliam como Bom o treinamento oferecido às ferramentas e módulos do sistema.
Quando olhamos para a média do mercado, o percentual apontado pelo Instituto Axxus fica somente em 9% de avaliação de Bom treinamento de outros softwares concorrentes.
A grande margem de diferença de satisfação dos clientes InovaFarma com demais clientes de outros sistemas se dá pelo fato do amplo investimento em conteúdo educacional.
Na análise por região, podemos observar que bo Sudeste, o índice de satisfação com o treinamento ficou com 86% de Bom, conforme apontou a pesquisa do Instituto Axxus.
No Norte do país, 87% dos clientes avaliaram como Bom o treinamento do InovaFarma, já no Nordeste 88% dos clientes InovaFarma consideram o treinamento oferecido como Bom.
Ambas as regiões Sul e Centro-Oeste chegaram ao índice de 89% de satisfação.
O sistema para farmácia InovaFarma conta com um completo acervo de cursos e treinamentos em vídeo, além de artigos semanais sobre o varejo farmacêutico, base de conhecimento com tutoriais e tira-dúvidas, além de uma completa rede de parceiros regionais que fazem o atendimento ao cliente.
Conclusão
A pesquisa do Instituto Axxus deixou claro que os clientes de todo Brasil do sistema para farmácias InovaFarma, stão satisfeitos com as soluções de automação e gestão em suas farmácias e drogarias.
Em diversos aspectos, como confiança em relatórios, nível de satisfação em suporte técnico e treinamento, existe uma larga vantagem do InovaFarma em relação as opções de softwares concorrentes do mercado.
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