O canal farma é o principal meio de distribuição da indústria farmacêutica, sendo responsável pelas vendas e contato direto com o consumidor final.
Também é por meio do canal farma que os fabricantes conseguem detectar hábitos de consumo, identificar tendências e novas oportunidades para o segmento farmacêutico.
Nesse contexto, as farmácias e drogarias são os estabelecimentos que fazem o elo entre a indústria e os clientes.
E para isso, existem relatórios de empresas que visam fornecer um panorama de como está o canal farma, fornecendo um panorama completo com os principais números do setor.
Nesse artigo, trouxemos um compilado com os principais dados do canal farma revelados pelo Outlook Close-Up entre 2019 a 2023. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
O que é Outlook Close-Up?
Anualmente a Close-Up internacional disponibiliza um balanço com projeções e números que contribuem para o conhecimento de tendências do canal farma. Esse panorama do canal farmacêutico é chamado de Outlook Close-Up.
Normalmente Outlook Close-Up é apresentado para o canal farma por meio de eventos que reúne as principais figuras atuantes desse mercado, bem como indústria, distribuidores e varejistas.
O que é Close-Up Internacional?
A Close-Up Internacional é uma empresa fundada em 1968, com 55 anos de mercado, é especializada em pesquisas e serviços para a indústria farmacêutica. No segmento canal farma, é líder no fornecimento de conteúdo e serviços.
Está presente em mais de 27 países, sendo pioneira no desenvolvimento e comercialização de auditorias e relatórios para o canal farma, fornecendo insights valiosos para laboratórios e profissionais médicos.
A Close-Up tem como compromisso melhoria contínua, sendo propulsora de seu crescimento. Sempre pronta para enfrentar novos desafios, oferecer tecnologia de ponta e soluções inovadoras aos clientes do canal farmacêutico.
Outlook Close-Up 2023
No Brasil, em 2023, o mercado de distribuição atingiu um valor de R$ 87 bilhões, registrando um crescimento de 11,5% em termos de valor e 0,3% em termos de unidades. Esse mercado representa 64% do mercado de varejo total.
Analisando por subcanais, observamos que o maior crescimento percentual na distribuição ocorreu no subcanal de associativismo, enquanto o menor crescimento percentual foi registrado entre as pequenas e médias redes, tanto em valor quanto em unidades.
Em relação ao mercado total de medicamentos no Brasil, no período MAT 08/2023, houve um crescimento de 1,6% em unidades e 14,8% em valor com desconto, totalizando R$ 206,2 bilhões.
Em 2023 o canal farma contou com cerca de 99.708 farmácias em todo o Brasil.
Desse total, as Farmácias Independentes tiveram 64,9% de participação de mercado, com aproximadamente 64.710 lojas no território brasileiro.
Em seguida temos 14,7% de mercado dos Grandes Associativistas, representando pouco mais de 14.657 lojas.
As Grandes Redes representaram 10,3%, ou seja, 10.270 lojas no canal farma.
Com relação as Redes PME (Pequenas e Médias Empresas), o Outlook Close-Up revelou 6,1% de participação de mercado, com 6.082 lojas em todos país.
Por fim, temos as Associativistas PME (Pequenas e Médias Empresas), em que no ano de 2023 apresentou 3.988 lojas, sendo 4% do mercado total.
Outlook Close-Up 2022
Em 2022 o Outlook Close-UP apontou 97.263 estabelecimentos farmacêuticos no Brasil, crescimento de 5,6% em comparação com o ano de 2021.
Ao olharmos para o canal farma, a pesquisa da Close-up apontou o mix de produtos comercializado nas farmácias e drogarias:
- 30% de não medicamentos;
- 22% medicamentos de referência;
- 22% medicamentos similares.
- 16% medicamentos OTC; e
- 10% medicamentos genéricos.
Note que produtos não-medicamento, como por exemplo a linha de cosméticos, é a categoria que apresentou maior relevância no período de 2021 no canal farma, tanto em unidades vendidas como em valores (R$).
Segundo Paulo Paiva (vice-presidente da Close-Up Internacional), os fatores que mais influenciam no sucesso da farmácia são:
- Sortimento;
- Atendimento;
- Serviço; e
- Preço.
Veja que o sortimento é fator decisivo para o sucesso da loja, sendo que o estoque deve ser diversificado em aproximadamente 11 mil SKUs (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque)
Paiva aponta que essa quantidade de SKUs é recomendada para uma boa saúde de vendas, sendo distribuída da seguinte forma:
- 3,7 mil SKUs de medicamentos de prescrição (MPX);
- 1,3 mil SKUs de medicamentos isentos de prescrição (MIPs); e
- 6 mil SKUs de produtos não medicamentosos.
Outlook Close-Up 2021
No total, o canal farma possuía em 2021 cerca de 91.890 farmácias e drogarias. Entre aberturas e fechamentos, apresentou superávit de 6.110 lojas.
Para se ter uma ideia do crescimento do canal farma no Brasil, basta olharmos para o número de farmácias no ano 2000, sendo de aproximadamente 42.000 lojas. Após um período de 20 anos, o canal farma mais do que dobrou!
O varejo farmacêutico brasileiro faturou em 2021 na casa dos R$ 135 bilhões, com um crescimento de 4,9% em unidades vendidas e 11,6% em valores (R$).
Importante salientar o bom crescimento das vendas digitais no canal farma, atingindo 48,9% no MAT 08/21.
O grande destaque ficou por conta da comercialização dos medicamentos genéricos, que mantém preços bem agressivos em relação aos demais medicamentos.
O estudo do Outlook Close-Up 2021 ainda revelou 16 mil estabelecimentos farmacêutico com alto potencial de faturamento.
Em 2021 o sortimento das farmácias foi voltada para a pandemia de Covid-19, trazendo protagonismo para os produtos antissépticos e vitaminas.
Durante a pandemia os multivitamínicos tiveram uma alta na procura. No período entre agosto de 2019 a agosto de 2020, o crescimento foi de 74% nas vendas.
O relatório da Close-Up conclui que 78% das lojas de Grandes Redes apresentam um nível altíssimos de sortimento, indicando menos ruptura e mais potencial de venda.
Essa estratégia de sortimento é justamente para mitigar as chances de o cliente entrar na farmácia e não encontrar o produto, fazendo com o mesmo busque a concorrência.
O estudo também observou as Farmácias Independentes, sendo essas as que mais perdem com mix de produtos inadequado. Cerca de 80% possuem um nível baixo de sortimento de itens, com médias de 2.000 SKUs por loja.
Já nas Farmácias Associativistas, a média encontrada de sortimento de produtos foi de 44%.
No ano de 2021 o comportamento do consumidor foi alterado pelo fato da pandemia do Coronavírus, isso se refletiu no crescimento dos subcanais:
As Grandes Redes cresceram 11,8%, sendo menor que as Farmácias Independentes (18,9%) e Associativistas (15,2%). O principal motivo é que os consumidores estavam dando preferência para compras no bairro, ao invés de zonas comerciais.
Um dado relevante mostrado pela pesquisa do Outlook Close-Up 2021 foi o fato de que nas pequenas cidades existe pouca participação das Grandes Redes de Farmácia.
Enquanto que as Farmácias Independentes e Associativistas estão pouco presentes em cidades de mais de 1 milhão de habitantes, porém, representando 77% de participação das Grandes Redes.
Outlook Close-Up 2020
No período entre agosto de 2019 e agosto de 2020, o balanço geral de abertura e fechamento de lojas revelou a abertura de aproximadamente 6 mil novos pontos de venda, totalizando cerca de 91.900 mil estabelecimentos farmacêuticos naquele ano no Brasil.
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do Covid-19, fazendo com que a dinâmica do canal farma ser totalmente alterada.
Isso se refletiu no “ganho de força” das farmácias de bairro. Com o isolamento forçado, as pessoas buscaram as lojas mais próximas, deixando de comprar nas Grandes Redes situadas em centros comerciais.
Referente ao sortimento de itens, quase um milhão de testes rápido para detectar a Covid-19 foram comercializados no período de 2020.
Junto com essa demanda, as vendas de suplementos aumentaram vertiginosamente, além dos produtos para tratamento de doenças crônicas.
A maior demanda nas farmácias em 2020 foi detectada no mês de março e abril, momento mais crítico do isolamento social.
Outlook Close-Up 2019
No ano de 2019 o canal farmacêutico apresentou um total de 85.653 lojas varejistas.
Desse montante, as Farmácias Independentes tiveram 64,9% de participação no canal farma, sendo 55.589 estabelecimentos de varejo.
As Grandes Associativistas, em 2019, fecharam o ano com participação de 12,5% correspondendo ao total de 10.707 lojas.
Em seguida, as Grandes Redes apresentaram 8.137 lojas em operação, representando um total de participação de mercado de 9,5% no canal farma.
As Redes PME (Pequenas e Médias Empresas) representaram cerca de 7.366 lojas no canal farma, ou seja, 8,6% de participação no canal farma.
Por fim, as Associativistas PME (Pequenas e Médias Empresas) tiveram em 2019 um total de 3.854 lojas, correspondente a 4,5% do mercado total do canal farma.
Conclusão
O canal farma está em pujante crescimento, o que revena ano a ano as pesquisas dos institutos especializado do mercado, como o Outlook Close-UP.
Dentre os fatores de crescimento estão a demanda por medicamentos, visto que a população está envelhecendo, o hábito de consumo, em que as pessoas buscam bem estar e qualidade de vida, além da diversificação dos itens, no qual as lojas oferecem muitas opções de não medicamentos, apostando na comodidade.
E para aproveitar as oportunidades de vendas do canal farma, sua loja precisa contar com soluções de gestão e automação que auxiliam desde a compra dos produtos até a sua venda no balcão.
Nesse sentido, o sistema InovaFarma pode ajudar sua farmácia a prosperar. Fale agora com um de nossos consultores e peça sua demonstração gratuita, sem custos e sem compromisso. Teste na sua loja!
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