O gestor e dono de drogaria precisa ficar atento aos números do mercado de varejo farmacêutico, pois isso lhe enxergar novas oportunidades de vendas, tendências de consumo e principalmente notar qual a direção que o mercado está tomando.
Nesse artigo, vamos trazer o número atualizado de farmácias no Brasil, a segmentação do mercado de varejo farmacêutico, a taxa de crescimento dos principais tipos de produtos por associação, além do crescimento dos canais digitais de vendas.
Continue com a leitura para saber como está o atual cenário do mercado de varejo farmacêutico no Brasil.
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O que você quer ler primeiro?
Dados do mercado de varejo farmacêutico
Os dados do mercado de varejo farmacêutico no Brasil são obtidos pela IQVIA, sendo a maior empresa multinacional americana que atuante nos setores de tecnologia da informação em saúde.
É uma empresa líder global em ciência de dados de saúde. A IQVIA é resultado da fusão entre Quintiles e IMS Health, se destacando como a principal referência em tecnologia de ciência de dados humanos.
Ao longo desse artigo, compilamos os dados do IQVIA divulgados pela Febrafar. Acompanhe os principais insights!
Mercado de varejo farmacêutico: Número de farmácias no Brasil
Segundo o levantamento do IQVIA, ao final de 2023 o Brasil atingiu 92.282 farmácias, com um faturamento anual de R$ 199,01 bilhões.
O estudo ainda aponta que em 2019 o total de farmácias no Brasil era de 79.410 lojas, passando para 81.989 lojas em 2020, seguindo em 2021 para 87.062 estabelecimentos; atingindo no ano posterior 90.974 lojas, até atingir ao final de 2023 o montante de 92.282 farmácias.
Entre 2019 e 2023 houve um crescimento de 16,21% no número de lojas, com abertura de 12.872 farmácias no Brasil.
Se dividirmos esse total de lojas abertas pelo período, teríamos uma média de 2.574 lojas abertas a cada ano.
Ao cruzarmos esses dados com o Censo Demográfico do IBGE realizado em 2022, que indicou uma população de 203,1 milhões de brasileiros, teríamos uma média de 1 farmácia a cada 2.200 pessoas.
Mercado de varejo farmacêutico: Faturamento
No início do período analisado, 2019, o varejo farmacêutico apresentou faturamento de R$ 126,12 bilhões. Já em 2020 o faturamento aumentou para R$ 142,55 bilhões.
Nos anos seguintes, o mercado de varejo farmacêutico faturou em 2021 cerca de R$ 157,76 bilhões. Em 2022 chegou a R$ 184 bilhões em faturamento.
No final do período analisado, em 2023, o faturamento total do mercado de varejo farmacêutico foi de aproximadamente R$ 199,01 bilhões.
Em 5 anos, entre 2019 a 2023, o varejo farmacêutico teve 58% de crescimento no faturamento, saltando de R$ 126,12 bilhões para R$ 199,01 bilhões no ano.
Isso indica uma média de 11,85% de crescimento anual em faturamento no período.
Mercado de varejo farmacêutico: Segmentação
O mercado de varejo farmacêutico é subdivido por segmentações de lojas. Basicamente, temos as seguintes:
- Grandes Redes;
- Redes Associativistas; e
- Farmácias Independentes.
Antes de prosseguirmos com a análise de dados, é preciso deixar claro que é uma rede de farmácia.
Uma rede de farmácia é composta por um conjunto de estabelecimentos que operam sob uma mesma marca ou bandeira.
Essas farmácias adotam um modelo de gestão e negócios uniforme, beneficiando-se de parcerias e convênios para garantir acesso às melhores negociações com a indústria farmacêutica e distribuidoras.
Grandes Redes
As grandes redes de farmácias são aquelas concentram um faturamento significativo do mercado de varejo farmacêutico.
Para se ter uma ideia desse potencial de vendas, segundo dados do IQVIA, as grandes redes associadas à ABRAFARMA faturam em 2023 cerca de R$ 90,84 bilhões.
Esse montante representa 45,6%, quase metade do total que todo o mercado de varejo farmacêutico faturou.
Em relação ao número de lojas, a ABRAFARMA soma 15.388 lojas, representando 11,2% do total de farmácias no Brasil em 2023.
A Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (ABRAFARMA) concentra 30 redes de farmácias, dentre elas:
- Araujo;
- Drogal;
- Globo;
- Grupo DPSP;
- Indiana;
- Minas-Brasil;
- Moderna;
- Nissei;
- Pague Menos;
- Redepharma.
- Santa Lúcia;
- Tapajós;
- Venâncio.
São cerca de 10.372 lojas (11,2% do mercado) redes associadas à ABRAFARMA.
Com relação as demais rede de farmácia, o IQVIA aponta aproximadamente 5.016 lojas, representando 5,4% do mercado de varejo farmacêutico, com faturamento anual de 23,05 bilhões (11,6% do mercado).
Farmácias Independentes
O estudo do IQVIA também apontou para a participação de mercado das lojas independentes, que não tem vínculo com associações ou franquias.
São cerca de 51.775 lojas independentes, o representa um total de 56,1% do mercado de varejo farmacêutico.
Juntas, as farmácias independentes faturaram em 2023 na casa dos R$ 38,4 bilhões, representando 19,3% do total de faturamento de todo o mercado.
Associações e Franquias
Do total de 92.282 farmácias no Brasil, cerca de 25.119 são associações e/ou franquias, com faturamento anual de R$ 46,72 bilhões em 2023.
Esse montante de lojas associativista representa 27,2% do mercado de varejo farmacêutico.
Além disso, temos a participação de 16,5% do mercado das farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (FEBRAFAR), totalizando 15.208 lojas.
De acordo com o IQVIA, somadas, as lojas da FEBRAFAR tiveram um faturamento anual de R$ 30,45 bilhões em 2023, representando 15,3% do total de faturamento do mercado.
A FEBRAFAR conta com 67 redes associadas, presentes em 3.349 dos 5.570 municípios brasileiros, o que dá um total superior a 60% de presença nacional.
Dentre as farmácias associadas FEBRAFAR, destacamos:
- Drogaria Atual;
- Drogarias Nossa Rede
- Farma 1000;
- Grupo CB Drogarias;
- Mais Farma;
- Rede Inova Drogarias;
- RM Farma.
Mercado de varejo farmacêutico: Tipos de Produtos Vendidos
O estudo consolidado pelo IQVIA também trouxe as taxas de crescimento dos tipos de produto por associação no período entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023.
Podemos notar que os medicamentos genéricos tiveram um crescimento de 1% entre 2022 a 2023 no faturamento do mercado de varejo farmacêutico.
Já os produtos de Trade, que são aqueles que possuem um incentivo de venda (bonificados) com a indústria farmacêutica, apresentaram uma queda de faturamento de 1% entre 2022 e 2023 no mercado.
Os produtos Propagados, que são medicamentos referência e similares (normalmente não bonificados), também conhecidos como produtos de prescrição ou vulgarmente chamados de Éticos, mantiveram com as mesmas proporções de vendas entre 2022 e 2023, representando 41% do faturamento do mercado de varejo farmacêutico.
Ao olharmos para os não-medicamentos (HPC – Higiene, Perfumaria e Cosméticos) tiveram uma alta de 1% no faturamento do mercado de varejo farmacêutico entre 2022 e 2023.
Mercado de varejo farmacêutico: canal de venda e-commerce
Entre 2022 e 2023 as vendas no e-commerce aumentaram 36,8% no varejo farmacêutico, saindo de R$ 9,3 bilhões para R$ 12,8 bilhões de faturamento.
O estudo ainda revelou que entre o 4º trimestre 2021 (Q4’21) e 4º trimestre de 2022 (Q4’22), o e-commerce no mercado de varejo farmacêutico cresceu 95,1%, saltando de R$ 1,9 bilhões para R$ 2,8 bilhões em faturamento.
Conclusão
Após o grande salto de crescimento ao longo dos anos de pandemia, que gerou muita demanda por produtos e serviços de saúda, o mercado de varejo farmacêutico não perdeu fôlego e continua em expansão.
Como notamos através dos números levantados pelo IQVIA, quase metade do faturamento desse mercado está concentrado nas grandes redes de farmácia, que representam menos de 12% do total de lojas no Brasil.
Por outro lado, as farmácias independentes concentram o maior número de lojas, com 56% do mercado, entretanto detém apenas 19% do faturamento do mercado de varejo farmacêutico.
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