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6 simples ações que aumentam as vendas

Descubra quais são as 6 simples ações que aumentam a lucratividade da sua farmácia

10 de agosto de 2018
Muitas farmácias de pequeno e médio porte estão vendo seus números diminuírem. Isso, em parte, é resultado de o país ainda enfrentar os reflexos da crise econômica, somados com a incerteza do consumidor e o avanço das grandes redes farmacêuticas. Porém, existem meios que promovem o aumento do lucro na farmácia. Preparamos algumas dicas simples que podem...
Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

Muitas farmácias de pequeno e médio porte estão vendo seus números diminuírem. Isso, em parte, é resultado de o país ainda enfrentar os reflexos da crise econômica, somados com a incerteza do consumidor e o avanço das grandes redes farmacêuticas.

Porém, existem meios que promovem o aumento do lucro na farmácia. Preparamos algumas dicas simples que podem amenizar a queda do faturamento e fazer com que seu estabelecimento lucre mais. Também vamos explicar o que é a lucratividade em uma drogaria e a importância de aumentá-la. Confira tudo isso nos tópicos a seguir!

 

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O que é a lucratividade de farmácia?

Chamamos de lucratividade o indicador que demonstra os ganhos que uma empresa teve no que se refere à execução da atividade que ela desenvolve. Se uma farmácia vender muito, mas mesmo assim não conseguir pagar todas as suas despesas, ela não tem uma boa lucratividade.

Para calcular a lucratividade, é preciso utilizar uma fórmula, levando em consideração o lucro líquido e a receita bruta. Trata-se da seguinte equação:

lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) X 100

Qual é a importância de aumentar o lucro de farmácia pequena?

Aumentar o lucro na farmácia é importante para que o estabelecimento tenha mais entradas do que saídas em dinheiro. Assim, será viável mantê-lo em pleno funcionamento e ainda fazer investimentos em melhorias para os clientes e funcionários.

Quais são as melhores ações e práticas para isso?

Existem algumas boas práticas que podem ser executadas para aumentar o lucro na farmácia. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Aplique métodos de administração

Sem dúvida, a reposição de estoque é dos processos mais importantes em qualquer comércio, mas nem todos os donos de farmácia delegam a devida importância para esse processo — principalmente por encontrarem muita dificuldade para gerenciar o fluxo de vendas, além de obterem informações precisas da quantidade de mercadorias a serem repostas.

Será que sua farmácia está comprando bem? Um bom pedido de compra é aquele que provém de informações concisas. Por isso, antes de realizar o pedido de compra, a farmácia deve utilizar um método de classificação dos produtos de acordo com o fluxo de vendas. O mais adotado é a Curva ABC.

Basicamente esse método classifica os produtos de acordo com as vendas. Os produtos A são aqueles com maior giro de venda e não podem faltar no estoque. Os produtos B são aqueles que oscilam nas vendas, mas não podem faltar no estoque. E por último os produtos C, dificilmente vendidos rapidamente.

Saiba interpretar os números!

O que se pode notar com certa facilidade no dia-a-dia das farmácias é o gestor farmacêutico concentrar boa parte de sua energia e esforços analisando os passos da concorrência. Isso até certo ponto é benéfico, porém, antes é necessário saber o que acontece “atrás do balcão”.

Muitas farmácias quebram nos primeiros meses de portas abertas, exatamente por não prestarem atenção ao que acontece com seu financeiro. Quantos donos de farmácias sequer sabem como é composta a formação do preço de venda do produto? Preferem executar tarefas operacionais, acreditando que concentrar todas as decisões nas suas experiências adquiridas com tempo de mercado trará resultado.

Na gestão de alta performance, as decisões são tomadas sobre indicadores. Somente com a correta análise dos Demonstrativos de Lucros ou Perdas (DLP) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DLC), pode-se obter um panorama da saúde financeira da farmácia.

Felizmente, para facilitar esse processo, existem softwares comerciais no mercado em que é possível consultar e extrair diversos indicadores financeiros, inclusive com a possibilidade de verificar de forma automática se existem divergências no recebimento de valores, pagamentos, repasses e transferências.

Fidelize os clientes

É mais barato fidelizar clientes antigos do que atrair novos! O autor desse conceito é Kotler, considerado por muitos como o pai do marketing. A ideia por trás dessa frase é mostrar que vale mais a pena investir em ações para “segurar” compradores na sua farmácia do que gastar muito em campanhas publicitárias para atrais outras pessoas, que farão uma única compra na drogaria.

Pacientes que usam medicamentos de uso contínuo, por exemplo, precisam comprar os remédios todos os meses. Que tal fazer uma promoção focada nesse público para atrair mais clientela?

Procure aumentar o ticket médio

O ticket médio é o valor médio que cada cliente compra em um estabelecimento. Ao desenvolver ações para que essa métrica cresça, você aumentará o lucro da farmácia.

Uma boa solução para isso é ampliar o mix de produtos oferecidos na drogaria. Muitos estabelecimentos do tipo não apostam na venda apenas de medicamentos e cosméticos, mas também em outros artigos, como balas, maquiagens, perfumes, pagamento de contas com código de barras, recarga de celular etc.

Reduza os custos

Para aumentar a lucratividade de farmácia, também é possível diminuir os custos, uma vez que, assim, sobrará mais dinheiro. É claro que não são todos os gastos que devem ser cortados, mas alguns pontos e investimentos podem ser revistos.

Ao investir em um software de gestão para controle de estoque e atividades fiscais, por exemplo, diminui-se o tempo necessário e os recursos humanos envolvidos nas atividades. De tal forma, pode-se otimizar o trabalho da equipe, evitando o pagamento de horas extras.

Com essas ações simples, você conseguirá aumentar o lucro de farmácia pequena e assim ter um negócio ainda mais bem-sucedido.

E, se gostou de nossas dicas, continue aprendendo! Baixe agora o nosso e-book gratuito com 7 passos simples para evitar perca de lucratividade da farmácia!

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