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Gestão de farmácia: confira as 6 melhores práticas para ser eficiente

28 de junho de 2019
Implementar um software de gestão de farmácia é algo muito interessante e que deve ser considerado por todos os empresários da área. Com esse tipo de sistema, as drogarias podem ser mais organizadas e desenvolver ações com base em métricas, para conquistar resultados mais eficientes e positivos. Além disso, proporciona um melhor e mais ágil atendimento...
Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

Implementar um software de gestão de farmácia é algo muito interessante e que deve ser considerado por todos os empresários da área. Com esse tipo de sistema, as drogarias podem ser mais organizadas e desenvolver ações com base em métricas, para conquistar resultados mais eficientes e positivos.

Além disso, proporciona um melhor e mais ágil atendimento ao cliente, fazendo com que as pessoas retornem ao estabelecimento em outras oportunidades. Porém, nem sempre os empresários do setor farmacêutico têm esclarecimento sobre como melhorar a gestão de farmácias e garantir o máximo do uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

Neste post, listamos uma série de dicas que pretendem ajudar nesse sentido. Continue a leitura e confira agora mesmo! Assim, você saberá quais são as melhores práticas para fazer uma excelente gestão de farmácias!

 

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1 . Faça um bom controle de estoque

O controle de estoque é imprescindível para a gestão de farmácias. Afinal, grande parte das pessoas que compram do estabelecimento buscam por medicamentos, um item de primeira necessidade. Se os remédios não estiverem disponíveis para o cliente, ele poderá procurar em outra drogaria e se fidelizar como consumidor deles, não voltando a fazer negócio com você.

Por conta disso, o estoque precisa ser muito bem organizado, para que você possa antecipar compras com os fornecedores e não deixar nem um item popular ficar em falta. Tal gestão também é importante para verificar quais são os produtos que estão há muito tempo parados.

Se uma determinada linha de perfumarias não está vendendo como o esperado, por exemplo, você pode fazer uma campanha de queima de estoque, para liberar espaço para itens que realmente tragam lucro para a drogaria.

2. Organize e otimize os processos

Todos os processos precisam ser muito bem organizados na farmácia, para que não haja confusão e dois funcionários perderem tempo realizando a mesma atividade, por exemplo. Deve ser clara qual é a função do gerente, do farmacêutico, dos balconistas, dos repositores e outros profissionais que atuem em sua drogaria.

Uma ideia interessante é a criação de um fluxo organizacional, que mostre quais são as atribuições de cada um. Esse plano pode ser fixado em uma área comum de circulação dos funcionários, como um refeitório ou vestiário. Assim, todos saberão a quem devem se dirigir em determinada situação.

As hierarquias também podem ser discutidas em reuniões internas com a equipe. Esses encontros, aliás, devem ser feitos com determinada frequência, para que o líder repasse aos colaboradores quais são as metas e estratégias de venda que serão seguidas em cada período.

O espaço também serve para que os funcionários possam sugerir melhorias e diferentes formas de organização e otimização dos processos, uma vez que eles os vivenciam diariamente em suas rotinas.

3. Tenha um planejamento estratégico bem definido

O planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio dar certo e, no ramo farmacêutico, não é diferente. Portanto, é necessário planejar ações com base em dados, para que metas sejam cumpridas no estabelecimento.

Uma das metodologias mais utilizadas para desenvolver o planejamento estratégico é a análise SWOT. Tal método diz que devem ser cruzadas as forças (strenghts) e fraquezas (weaknesses) do negócio, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do ambiente em que se está inserido. A partir disso, são desenvolvidas ações, que devem ser metas para serem cumpridas.

Recomenda-se que o planejamento estratégico seja feito uma vez por ano, para que novas táticas sejam traçadas, de modo que a empresa se mantenha ativa.

4. Acompanhe o fluxo de caixa regularmente

O fluxo de caixa também é algo que não deve ser negligenciado pelos empresários da área farmacêutica. Todos os valores que entram e que saem da drogaria precisam ser registrados, para que não ocorram furos no fechamento.

Deve-se ainda fazer a distinção e registro das diferentes formas de pagamento. Afinal, há clientes que preferem pagar em dinheiro e outros em cartão de crédito, por exemplo. De tal modo, deve-se registrar tudo isso, para que a contagem de valores seja feita de forma correta.

Também é importante que as receitas e despesas sejam categorizadas. No caso dos gastos, eles podem ser divididos em custos fixos, como o pagamento dos funcionários e as despesas com água, energia e telefone, e variáveis, como comissões e impostos.

5. Desenvolva estratégias de marketing

Para que a sua farmácia se destaque no mercado, o investimento em marketing é muito necessário. Por isso, você precisa criar campanhas, ações publicitárias para que os clientes conheçam os seus produtos em oferta e criem uma predisposição positiva para a sua marca.

As redes sociais são grandes parceiras nesse sentido, uma vez que garantem uma comunicação rápida, direta e efetiva com os consumidores. Apesar disso, ainda existe uma faixa de público mais tradicional que não tem o costume de utilizar tanto essas mídias.

Dessa forma, não se recomenda abandonar totalmente o investimento em mídias tradicionais, como a veiculação de anúncios em jornais e emissoras de rádio da sua cidade ou região. Aposte nesses canais, principalmente quando tiver produtos em oferta ou estiver promovendo algum evento.

6. Use a tecnologia como uma aliada

A tecnologia deve ser vista sempre como uma aliada da gestão de farmácias. Com o uso de softwares você conseguirá colocar em prática todas as dicas que citamos anteriormente. Tudo isso de forma rápida e prática!

Também convém destacar que os sistemas para computador são menos suscetíveis a erros do que os seres humanos. Uma pessoa que fecha o caixa da farmácia ao final do dia usando uma calculadora pode digitar um número errado e modificar todo o cálculo, por exemplo. Isso não acontece quando é utilizado um sistema de gestão.

Essas são algumas dicas que trouxemos para que você possa fazer uma boa gestão de farmácias. Coloque todas elas em prática e garanta mais sucesso no seu estabelecimento.

Lembre-se de que o INOVAFARMA está à disposição para ajudá-lo a implementar o melhor software em sua drogaria. Oferecemos as melhores soluções para maximizar os seus resultados e reduzir os seus custos. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

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