fbpx
Guia Completo para ser um bom Atendente de Farmácia

Guia Completo para ser um bom Atendente de Farmácia e Drogaria

O que faz o atendente de farmácia? Você sabe quais são as atividades que esse profissional desempenha na farmácia?

Para você que deseja atuar nessa profissão ou você que é dono de farmácia e precisa contratar um novo atendente, explicamos nesse artigo as principais dúvidas sobre a profissão e quanto ganha um atendente de farmácia. Confira!   

Também recomendamos a leitura de:

Envie mensagens no WhatsApp para os clientes da farmácia

>> 11 diferenciais para ser um bom Balconista de Farmácia e Drogaria

>> 7 dicas para ser um bom operador de caixa de farmácia

>> Gerente de farmácia: como se destacar no mercado

O que o atendente de farmácia precisa saber para trabalhar na farmácia?

O profissional que atua no atendimento de farmácia é bem mais do que um mero funcionário, ele é a pessoa que representa o estabelecimento e fará o primeiro contato com os clientes. Portanto, o atendente de farmácia deve ser tratado com um dos principais colaboradores dentro das drogarias.

Para tanto, o atendente de farmácia precisa entender sobre:

  • O que faz o atendente de farmácia;
  • Qual a postura ética do atendente de farmácia;
  • Conceitos básicos na rotina de farmácia;
  • Organização da interna da farmácia;
  • Noções básicas de venda e dispensação de medicamentos;
  • Conhecer sobre conceitos básico do varejo e mercado farmacêutico;
  • Orientar corretamente os clientes sobre o correto uso de medicamentos;
  • Ler e entender receitas médicas;
  • Noções básicas sobre conceitos e classes de medicamentos;
  • Termos farmacêuticos e jargões do dia a dia;
  • Sempre manter-se atualizado com cursos e treinamentos.

O que faz o atendente de farmácia?

Já se perguntou quais são as funções do atendente de farmácia? As atribuições do atendente de farmácia podem variar conforme o estabelecimento farmacêutico, mas de modo geral esse profissional realiza as seguintes atividades dentro da loja:

  • faz o atendimento ao público (primeiro contato do cliente);
  • realiza a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP);
  • zela pela organização e disposição dos produtos nas prateleiras;
  • atua em questões sobre estoque e serviços gerais (dependente do tamanho da farmácia)

O que o atendente de farmácia não pode fazer na farmácia?

Existem algumas atividades mais técnicas que são de inteira responsabilidade do profissional farmacêutico, logo o atendente de farmácia não pode realizar as seguintes tarefas dentro da drogaria:

  • realizar a dispensação de medicamentos controlados (SNGPC);
  • prescrever medicamentos para as pessoas;
  • ter acesso ao armário que condiciona os medicamentos do SNGPC;
  • realizar atenção ou assistência farmacêutica;

Quanto ganha um atendente de farmácia no Brasil?

O salário desse profissional varia conforme cada estado do país, no entanto a média gira em torno de R$1.228.00 até R$ 2.034.00 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Lembrando que a profissão de Atendente de Farmácia possui a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 5211-30 para fins de registro. Em alguns locais o atendente de farmácia também é conhecido como Auxiliar de Farmácia.

Postura ética do atendente de farmácia

De forma breve, ética é um conjunto de regras e valores preestabelecidos que devem ser seguidos pelas pessoas e empresas. No caso das farmácias, existem códigos de ética já documentados, que podem ser consultados. Por exemplo, a Resolução número 417/04 e 431/05, fala sobre o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

Quando nos referimos a venda de medicamentos, estamos falando de um outro tipo de produto, isto é, um produto que lida com a saúde das pessoas. Nesse caso, medicamentos são essenciais para tratamento e não podem ser encarados como um produto qualquer.

Sendo mais direto, o atendente de farmácia deve conhecer os limites que o atendimento na farmácia possui, ou seja, o que não pode ser falado ou feito para os consumidores. Um exemplo que podemos citar é sobre a prática da empurroterapia, que é a indução da compra sem necessidade. Esse tipo de atitude deve ser evitado pelo atendente de farmácia e todos os demais colaboradores da drogaria. 

Condutas inadequadas do atendente de farmácia:

  • fazer venda casada (induzir a compra de outro produto sem necessidade);
  • não devolver o troco (quando o cliente esquece);
  • falar termos difíceis com os clientes (usar jargões técnicos);
  • fazer promessas irreais (prometer coisas que não são possíveis);
  • mentir sobre o produto vendido;

O atendente deve evitar na hora do atendimento:

  • apatia com as pessoas (colegas e trabalho e clientes);
  • má vontade de trabalhar;
  • frieza no atendimento (ser muito curto e grosso);
  • fazer desdém das pessoas (ar de superioridade);

Faça sempre a seguinte reflexão:

Você seria o seu próprio cliente? E se fosse, você estaria satisfeito com seu próprio atendimento?

Quais os termos farmacêuticos que o atendente precisa saber?

Esse profissional precisa ter muito claramente o entendimento sobre conceitos básicos de:

  • fórmulas oficiais (medicamento preparado com formulas descritas em farmacopeia);
  • fórmulas magistrais (medicamentos preparados para atender necessidades individuais);
  • produtos correlatos (instrumentos, aparelhos, materiais e acessórios para proteção da saúde);
  • droga (substância orgânica e inorgânica capaz de modificar a função dos organismos);
  • fármaco (termo que significa uma substância única, orgânica ou inorgânica);
Lista de Medicamentos do Farmácia Popular Atualizada

Esses são alguns dos termos mais básicos que todo atendente de farmácia precisa conhecer para trabalhar em estabelecimentos de saúde, como farmácias e drogarias. Para você conhecer mais termos, acesso nosso glossário completo dos termos farmacêuticos.

Conceitos básicos na rotina de farmácia

Para trabalhar como atendente de farmácia é recomendado se familiarizar com os conceitos que serão falados durante o expediente. Abaixo elencamos os principais deles, confira:

  • Farmácia (estabelecimento de saúde que vende produtos industrializados e faz manipulação);
  • Drogaria (estabelecimento de saúde que apenas podem vender medicamentos industrializados);
  • Medicamento (substâncias produzidas sob rigoroso controle e possuem eficácia comprovada);
  • Remédio (produto ou procedimento para combater ou aliviar doenças);
  • Tipos e classificação de medicamentos (referência, similar, genérico, fitoterápico, homeopático);
  • Intercambialidade (troca de medicamentos por outros sem que haja prejuízo para o paciente);
  • Órgão Sanitário (atua na fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos de saúde);
  • Responsável Legal (responsável pelo estabelecimento);
  • Responsável Técnico (farmacêutico devidamente habilitado);

Todo cliente, independentemente do lugar ou loja, sempre vai preferir:

  • atenção total do atendente;
  • receber um tratamento cordial;
  • ouvir soluções ao invés de mais problemas;
  • quer sempre agilidade no atendimento;
  • espera que o atendente tenha compromisso no que diz;

O atendente de farmácia precisa entender sobre as expectativas dos clientes, isso facilita a comunicação e melhora a assertividade na hora do atendimento.

Nesse ponto, podemos dizer que os clientes estão cada vez mais:

  • bem informados sobre os produtos;
  • consumidores estão mais exigentes;
  • estão mais conectados (várias fontes de informação);
  • estão sempre com muita pressa;
  • querem o melhor para eles (preço, condições, comodidades, entrega, etc).

Quando o atendente já está ciente de todas essas emoções que podem ser evocadas na hora da venda, ele consegue se prepara para lidar com situações difíceis. Confira o passo a passo de como oferecer um excelente atendimento no nosso Guia Completo do Atendimento Farmacêutico.

Noções básicas de venda e dispensação de medicamentos

Apesar de muitos procedimentos dentro da farmácia serem de responsabilidade exclusiva dos farmacêuticos, ao conhecer o funcionamento dos processos o atendente de farmácia é capaz de melhor ajudar nas atividades e afazeres, tornando-o indispensável para o estabelecimento.

Nesse sentido, é importante conhecer tudo que envolve uma venda de medicamento, como por exemplo:

Conhecer como é a organização interna da farmácia

A maioria das farmácias no país são de pequeno e médio porte, e ao contrário das grandes redes de farmácia, o atendente de farmácia pode exercer outras funções, além do atendimento no balcão de vendas. Portanto é fundamental que essa pessoa compreenda as rotinas básicas de:

Veja, não estamos dizendo que o atendente de farmácia tem que saber realizar todas essas funções, porém, compreendê-las de modo superficial pode abrir portas para uma recolocação no mercado de trabalho, isto é, trilhar um plano de carreira dentro da própria farmácia para outra posição.

Manter-se sempre atualizado com cursos e treinamentos

Deixar o currículo sempre atual é essencial para conseguir uma boa vaga de trabalho como atendente de farmácia, e a melhor forma de fazer isso é fazendo cursos e treinamentos. Hoje é possível encontrar diversos conteúdos de forma gratuita na internet, como por exemplo cursos completos e congressos de farmácia.

Abaixo vamos listamos alguns desses conteúdos que podem ser feitos pelo atendente de farmácia:

[EXTRA] Saber mexer no sistema usado pela farmácia

A rotina do atendente de farmácia vai depender muito do sistema de farmácia usado pelo estabelecimento. Para fazer vendas, dar baixa no estoque, fazer devolução de vendas, abrir e fechar o caixa, imprimir cupom fiscal, enfim, várias atividades são feitas no computador.

E daí é preciso saber como mexer no sistema da drogaria. Se o atendente já souber como manusear o software, isso será um grande diferencial no momento da contratação, pois ele estará pronto para começar a atender, sem a necessidade de vários dias de treinamento.

Uma boa dica para você que deseja atuar como atendente de farmácia é fazer os cursos gratuitos da Universidade INOVAFARMA. Ela é uma plataforma de cursos e treinamentos do sistema INOVAFARMA e também sobre o varejo farmacêutico.

Você pode solicitar o acesso gratuito por 30 dias! Mas se a farmácia onde você já trabalha (ou vai trabalhar) é cliente do sistema INOVAFARMA, basta que você peça o seu acesso para o suporte técnico da sua região.

INOVAFARMA - app de entregas

Conclusão

Como você notou lendo esse artigo, são diversos termos, conceitos e muitos processos que envolvem a rotina dentro de um estabelecimento farmacêutico. E para trabalhar nesse meio, o atendente de farmácia precisa conhecer de modo geral tudo que gira em torno da drogaria.

Esse profissional também precisa dominar as técnicas de atendimento e acima de tudo, gostar e facilidade em se comunicar com diversos tipos de clientes.

Se você está buscando uma oportunidade no atendimento farmacêutico, a dica de ouro que podemos deixar é dominar o sistema da farmácia, assim você terá um grande diferencial competitivo.

Nós do INOVAFARMA temos diversas soluções para farmácias e drogarias, te convidamos a conhece-las gratuitamente! Basta que você agende um melhor horário com nossos consultores! Caso preferir, chame no WhatsApp!

Veja também todos os nossos conteúdos gratuitos do varejo farmacêutico, acesse agora nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram.

Rolar para cima