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Guia Completo para ser um bom Atendente de Farmácia

Guia Completo para ser um bom Atendente de Farmácia e Drogaria

O que faz o atendente de farmácia? Você sabe quais são as atividades que esse profissional desempenha na farmácia?

Para você que deseja atuar nessa profissão ou você que é dono de farmácia e precisa contratar um novo atendente, explicamos nesse artigo as principais dúvidas sobre a profissão e quanto ganha um atendente de farmácia. Confira!   

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O que o atendente de farmácia precisa saber para trabalhar na farmácia?

O profissional que atua no atendimento de farmácia é bem mais do que um mero funcionário, ele é a pessoa que representa o estabelecimento e fará o primeiro contato com os clientes. Portanto, o atendente de farmácia deve ser tratado com um dos principais colaboradores dentro das drogarias.

Para tanto, o atendente de farmácia precisa entender sobre:

  • O que faz o atendente de farmácia;
  • Qual a postura ética do atendente de farmácia;
  • Conceitos básicos na rotina de farmácia;
  • Organização da interna da farmácia;
  • Noções básicas de venda e dispensação de medicamentos;
  • Conhecer sobre conceitos básico do varejo e mercado farmacêutico;
  • Orientar corretamente os clientes sobre o correto uso de medicamentos;
  • Ler e entender receitas médicas;
  • Noções básicas sobre conceitos e classes de medicamentos;
  • Termos farmacêuticos e jargões do dia a dia;
  • Sempre manter-se atualizado com cursos e treinamentos.

O que faz o atendente de farmácia?

Já se perguntou quais são as funções do atendente de farmácia? As atribuições do atendente de farmácia podem variar conforme o estabelecimento farmacêutico, mas de modo geral esse profissional realiza as seguintes atividades dentro da loja:

  • faz o atendimento ao público (primeiro contato do cliente);
  • realiza a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP);
  • zela pela organização e disposição dos produtos nas prateleiras;
  • atua em questões sobre estoque e serviços gerais (dependente do tamanho da farmácia)

O que o atendente de farmácia não pode fazer na farmácia?

Existem algumas atividades mais técnicas que são de inteira responsabilidade do profissional farmacêutico, logo o atendente de farmácia não pode realizar as seguintes tarefas dentro da drogaria:

  • realizar a dispensação de medicamentos controlados (SNGPC);
  • prescrever medicamentos para as pessoas;
  • ter acesso ao armário que condiciona os medicamentos do SNGPC;
  • realizar atenção ou assistência farmacêutica;

Quanto ganha um atendente de farmácia no Brasil?

O salário desse profissional varia conforme cada estado do país, no entanto a média gira em torno de R$1.228.00 até R$ 2.034.00 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Lembrando que a profissão de Atendente de Farmácia possui a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 5211-30 para fins de registro. Em alguns locais o atendente de farmácia também é conhecido como Auxiliar de Farmácia.

Postura ética do atendente de farmácia

De forma breve, ética é um conjunto de regras e valores preestabelecidos que devem ser seguidos pelas pessoas e empresas. No caso das farmácias, existem códigos de ética já documentados, que podem ser consultados. Por exemplo, a Resolução número 417/04 e 431/05, fala sobre o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

Quando nos referimos a venda de medicamentos, estamos falando de um outro tipo de produto, isto é, um produto que lida com a saúde das pessoas. Nesse caso, medicamentos são essenciais para tratamento e não podem ser encarados como um produto qualquer.

Sendo mais direto, o atendente de farmácia deve conhecer os limites que o atendimento na farmácia possui, ou seja, o que não pode ser falado ou feito para os consumidores. Um exemplo que podemos citar é sobre a prática da empurroterapia, que é a indução da compra sem necessidade. Esse tipo de atitude deve ser evitado pelo atendente de farmácia e todos os demais colaboradores da drogaria. 

Condutas inadequadas do atendente de farmácia:

  • fazer venda casada (induzir a compra de outro produto sem necessidade);
  • não devolver o troco (quando o cliente esquece);
  • falar termos difíceis com os clientes (usar jargões técnicos);
  • fazer promessas irreais (prometer coisas que não são possíveis);
  • mentir sobre o produto vendido;

O atendente deve evitar na hora do atendimento:

  • apatia com as pessoas (colegas e trabalho e clientes);
  • má vontade de trabalhar;
  • frieza no atendimento (ser muito curto e grosso);
  • fazer desdém das pessoas (ar de superioridade);

Faça sempre a seguinte reflexão:

Você seria o seu próprio cliente? E se fosse, você estaria satisfeito com seu próprio atendimento?

Quais os termos farmacêuticos que o atendente precisa saber?

Esse profissional precisa ter muito claramente o entendimento sobre conceitos básicos de:

  • fórmulas oficiais (medicamento preparado com formulas descritas em farmacopeia);
  • fórmulas magistrais (medicamentos preparados para atender necessidades individuais);
  • produtos correlatos (instrumentos, aparelhos, materiais e acessórios para proteção da saúde);
  • droga (substância orgânica e inorgânica capaz de modificar a função dos organismos);
  • fármaco (termo que significa uma substância única, orgânica ou inorgânica);

Esses são alguns dos termos mais básicos que todo atendente de farmácia precisa conhecer para trabalhar em estabelecimentos de saúde, como farmácias e drogarias. Para você conhecer mais termos, acesso nosso glossário completo dos termos farmacêuticos.

Kit de Materiais e Conteúdos para Organizar a farmácia

Conceitos básicos na rotina de farmácia

Para trabalhar como atendente de farmácia é recomendado se familiarizar com os conceitos que serão falados durante o expediente. Abaixo elencamos os principais deles, confira:

  • Farmácia (estabelecimento de saúde que vende produtos industrializados e faz manipulação);
  • Drogaria (estabelecimento de saúde que apenas podem vender medicamentos industrializados);
  • Medicamento (substâncias produzidas sob rigoroso controle e possuem eficácia comprovada);
  • Remédio (produto ou procedimento para combater ou aliviar doenças);
  • Tipos e classificação de medicamentos (referência, similar, genérico, fitoterápico, homeopático);
  • Intercambialidade (troca de medicamentos por outros sem que haja prejuízo para o paciente);
  • Órgão Sanitário (atua na fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos de saúde);
  • Responsável Legal (responsável pelo estabelecimento);
  • Responsável Técnico (farmacêutico devidamente habilitado);

Todo cliente, independentemente do lugar ou loja, sempre vai preferir:

  • atenção total do atendente;
  • receber um tratamento cordial;
  • ouvir soluções ao invés de mais problemas;
  • quer sempre agilidade no atendimento;
  • espera que o atendente tenha compromisso no que diz;

O atendente de farmácia precisa entender sobre as expectativas dos clientes, isso facilita a comunicação e melhora a assertividade na hora do atendimento.

Nesse ponto, podemos dizer que os clientes estão cada vez mais:

  • bem informados sobre os produtos;
  • consumidores estão mais exigentes;
  • estão mais conectados (várias fontes de informação);
  • estão sempre com muita pressa;
  • querem o melhor para eles (preço, condições, comodidades, entrega, etc).

Quando o atendente já está ciente de todas essas emoções que podem ser evocadas na hora da venda, ele consegue se prepara para lidar com situações difíceis. Confira o passo a passo de como oferecer um excelente atendimento no nosso Guia Completo do Atendimento Farmacêutico.

Noções básicas de venda e dispensação de medicamentos

Apesar de muitos procedimentos dentro da farmácia serem de responsabilidade exclusiva dos farmacêuticos, ao conhecer o funcionamento dos processos o atendente de farmácia é capaz de melhor ajudar nas atividades e afazeres, tornando-o indispensável para o estabelecimento.

Nesse sentido, é importante conhecer tudo que envolve uma venda de medicamento, como por exemplo:

Conhecer como é a organização interna da farmácia

A maioria das farmácias no país são de pequeno e médio porte, e ao contrário das grandes redes de farmácia, o atendente de farmácia pode exercer outras funções, além do atendimento no balcão de vendas. Portanto é fundamental que essa pessoa compreenda as rotinas básicas de:

Veja, não estamos dizendo que o atendente de farmácia tem que saber realizar todas essas funções, porém, compreendê-las de modo superficial pode abrir portas para uma recolocação no mercado de trabalho, isto é, trilhar um plano de carreira dentro da própria farmácia para outra posição.

Manter-se sempre atualizado com cursos e treinamentos

Deixar o currículo sempre atual é essencial para conseguir uma boa vaga de trabalho como atendente de farmácia, e a melhor forma de fazer isso é fazendo cursos e treinamentos. Hoje é possível encontrar diversos conteúdos de forma gratuita na internet, como por exemplo cursos completos e congressos de farmácia.

Abaixo vamos listamos alguns desses conteúdos que podem ser feitos pelo atendente de farmácia:

[EXTRA] Saber mexer no sistema usado pela farmácia

A rotina do atendente de farmácia vai depender muito do sistema de farmácia usado pelo estabelecimento. Para fazer vendas, dar baixa no estoque, fazer devolução de vendas, abrir e fechar o caixa, imprimir cupom fiscal, enfim, várias atividades são feitas no computador.

E daí é preciso saber como mexer no sistema da drogaria. Se o atendente já souber como manusear o software, isso será um grande diferencial no momento da contratação, pois ele estará pronto para começar a atender, sem a necessidade de vários dias de treinamento.

Uma boa dica para você que deseja atuar como atendente de farmácia é fazer os cursos gratuitos da Universidade INOVAFARMA. Ela é uma plataforma de cursos e treinamentos do sistema INOVAFARMA e também sobre o varejo farmacêutico.

Como fazer as pessoas comprarem

Você pode solicitar o acesso gratuito por 30 dias! Mas se a farmácia onde você já trabalha (ou vai trabalhar) é cliente do sistema INOVAFARMA, basta que você peça o seu acesso para o suporte técnico da sua região.

Conclusão

Como você notou lendo esse artigo, são diversos termos, conceitos e muitos processos que envolvem a rotina dentro de um estabelecimento farmacêutico. E para trabalhar nesse meio, o atendente de farmácia precisa conhecer de modo geral tudo que gira em torno da drogaria.

Esse profissional também precisa dominar as técnicas de atendimento e acima de tudo, gostar e facilidade em se comunicar com diversos tipos de clientes.

Se você está buscando uma oportunidade no atendimento farmacêutico, a dica de ouro que podemos deixar é dominar o sistema da farmácia, assim você terá um grande diferencial competitivo.

Nós do INOVAFARMA temos diversas soluções para farmácias e drogarias, te convidamos a conhece-las gratuitamente! Basta que você agende um melhor horário com nossos consultores! Caso preferir, chame no WhatsApp!

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