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Estratégias para vender no feriado prolongado

3 estratégias simples para você gerar mais vendas no feriado prolongado!

8 de novembro de 2019
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Para muitos lojistas e comerciantes o feriado prolongado não costuma ser visto com bons olhos. Afinal, as pessoas deixam suas rotinas diárias de compras, o movimento cai drasticamente, e muitos estabelecimentos nem se quer abrem. Por um outro ângulo, esse tipo de data costuma criar novas oportunidades de vendas para aqueles que sabem executar a...

Para muitos lojistas e comerciantes o feriado prolongado não costuma ser visto com bons olhos. Afinal, as pessoas deixam suas rotinas diárias de compras, o movimento cai drasticamente, e muitos estabelecimentos nem se quer abrem. Por um outro ângulo, esse tipo de data costuma criar novas oportunidades de vendas para aqueles que sabem executar a estratégia certa.

Dependendo do ramo de atividade, o aumento das vendas é quase que absoluto. Oficinas mecânicas, agências de viagens, redes hoteleiras, serviços de petshop (hospedagem de aninais domésticos), são só alguns dos segmentos que faturam alto no feriado prolongado. Mas a sua farmácia também pode entrar para esse grupo e conseguir bons números nas vendas.

No post dessa semana, separamos 3 dicas rápidas que fazem toda diferença quando o assunto é gerar novas oportunidades de vendas através do feriado prolongado. Continue a leitura para conferir.

 

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#1 – Antecipe suas ofertas antes da data do feriado

Parece meio óbvio essa dica, mas muitas farmácias que vão continuar abertas no feriado só fazem ações de divulgação no próprio dia do feriado. Isso não ajuda muito nas vendas, já que a maioria das pessoas vão viajar para algum destino turístico, visitar parentes ou vão simplesmente ficar em casa descansando.

Uma semana antes do feriado prolongado acontecer, divulgue as ofertas e promoções exclusivas para aquela data. Isso dará um bom tempo para as pessoas tomarem ciência e pensar duas vezes em perder a sua condição naquela data. A intenção aqui é incluir sua farmácia a lista de tarefas que a pessoa obrigatoriamente tem que fazer antes de viajar ou ficar em casa.

 

Por exemplo: sabendo que o número de viagens aumenta nesse tipo de data, e combinado com as altas da temperatura que costumam fazer nessa época do ano, você pode criar ações do tipo “Esquenta Feriado”, “Ofertas para o Feriado”, “Semana Pré-Feriado”, pegou a ideia? Então use sua criatividade.

Caso a farmácia não for ficar aberta no dia do feriado, utilize esse fato de forma estratégica. Um dos gatilhos mentais mais poderosos é a sensação de urgência. Na prática, você pode enfatizar o que a pessoa vai deixar de ganhar, caso não compre antes da sua farmácia fechar para o feriado. Dessa forma:

 

“A farmácia Bem-Estar deixará de abrir suas portas no dia X. Você quer mesmo correr o risco de ficar sem o medicamento Y na sua casa nesse dia? Então aproveite nossa oferta pré-feriado economize 30% se comprar agora!”

 

“O feriado está chegando e você ainda não se planejou? Pense bem, nesse dia nenhuma farmácia perto de você vai ficar aberta. Inclusive nós! E se acontecer algum imprevisto com você e sua família. Aproveite a oferta da Semana Pré-Feriado da farmácia Bem-Estar e proteja sua família economizando 30% na compra do medicamento X”!

 

Com esses simples chamarizes, você cria um senso de urgência na pessoa. A probabilidade de aumento nas vendas é certeira. Porém, após a data passar, retire as ofertas, caso contrário sua marca perderá a credibilidade com o consumidor, e esse tipo de ação perderá o efeito para datas futuras.

 

#2 – Destaque os produtos certos para as pessoas certas!

Uma ótima forma de elevar as vendas no feriado prolongado é sem dúvida alguma destacar os produtos que as pessoas vão querer consumir. Você acha que isso é mais óbvio que a primeira dica? Então porque é fácil encontrar tabloides de farmácia ofertando na primeira página absorventes na semana da criança?

Apesar do feriado de 12 de outubro ser bem claro na usa temática: Dias das Crianças. Muitas farmácias erram na escolha dos produtos. A tendência natural nessa época é a procura por artigos infantis. Deixá-los bem visíveis comercialmente é a estratégia certa a ser adotada.

Já deu para entender essa dica, não é verdade? Os produtos destacados devem de alguma forma estarem conectados com o feriado. Por exemplo: dia 2 de novembro, finados. O aumento por flores, velas e medicação para aliviar dores (causadas por lembranças de entes falecidos) normalmente tem maior aumento de consumo. O foco da farmácia deve ser neles. Produtos periféricos também podem fazer parte da estratégia, como protetores solares, repelentes, hidratantes para pele, afinal de contas, muitos vão pegar a estrada e viajar.

 

#3 – Vincule sua marca [de forma correta] com a data comemorativa

Já se foi o tempo de apenas anunciar produtos com encartes temáticos, que fazem menção ao que se comemora no feriado. Quer ver um bom exemplo disso: preste atenção na forma com que os supermercados menores anunciam na rede local de televisão.

O feriado é de carnaval, então confetes e máscaras aparecem saltando na tela junto com o preço da ponta de peito. Mas o feriado é de páscoa? Sem problemas, é colocado um coelho ou uma menina com orelhas de coelho ao lado do sabão em pó. E no feriado de natal? Ora, basta que um velhinho de barbas brancas e roupas vermelhas anuncie que o panetone está a R$ 9,99!

 

O ponto que quero destacar aqui é que isso não cria vínculo com o consumidor. As pessoas sabem que o feriado usado na publicidade é apenas um plano de fundo para enfeitar uma peça barata e mal pensada. Não estou menosprezando quem parte para esse caminho, até porque, dependendo da estratégia, pode funcionar. Tome como exemplo os refrigerantes Dolly. De tão simples que são seus anúncios, eles viralizaram, tornando-se até parte da cultura popular, principalmente nas redes sociais.

Mas quando se trata da sua marca do seu negócio, temos que ter muito cuidado para não manchar uma reputação e cair no deboche popular. Ainda mais no caso das farmácias, que são estabelecimentos de saúde, e devem passar uma imagem de respeito e profissionalismo ao consumidor.

A dica aqui é partir do princípio que as datas comemorativas estão carregadas de rituais para o consumidor. Como assim? Foque sua divulgação no que o feriado prolongado vai trazer para o cliente, e não apenas na temática.

 

Vejamos um exemplo:

O feriado de natal, se trata de uma data religiosa, principalmente para os católicos. Então, o que se comemora aqui é o nascimento de Jesus Cristo. Neste caso, a publicidade da sua farmácia deve focar no “espírito de natal”. Mas o que isso significa na prática? Estar com a família toda reunida em volta de uma farta mesa de comida. Representando tudo isso simbolicamente, temos a figura do “Papai Noel”, que traz presentes para as crianças de bom comportamento. A Coca-Cola é o exemplo clássico que se utiliza muito bem de todo esse ritual. Observe bem suas propagandas nessa época do ano.

 

Mas como fazer isso na sua farmácia?

Nas semanas antes do feriado prolongado, procure trazer esse “espírito” para dentro da sua farmácia. Todos os colaboradores podem ressaltar o vermelho em seus uniformes, ou usar um gorro vermelho. Na peça publicitária, vincule o logotipo da farmácia com imagens de famílias felizes fazendo uma refeição. Nesse contexto, insira os produtos que você quer vender, de forma que faça parte daquela imagem naturalmente.

 

Dica de publicidade para tabloide ou rede social:

Um medicamento para alívio estomacal (que está na oferta) pode estar sob a mesa natalina, enquanto o pai corta um pedaço suculento do peru. Em seguida, uma mensagem afirma: “Com 30% de desconto na farmácia Bem-Estar, usando o Produto X você aproveita com sua família tudo o que o feriado de Natal tem a oferecer!

 

Bem, você pode estar se perguntando: qual o espírito da proclamação da república? Evidente que nem todas as datas comemorativas possuem um alto valor sentimental que pode ser facilmente trabalhado. Mas no caso de 15 de novembro, o que está por traz dessa data é o sentimento patriótico. Você pode trabalhar em uma estratégia que remeta ao sentimento de liberdade.

 

Por exemplo:

 

“Pare de ficar preso nos preços e condições da concorrência! No feriado de 15 de Novembro, você é livre para escolher a melhor forma de pagamento na farmácia Bem-Estar.”

 

“Aproveite o feriado de 15 de novembro e proclame também sua independência financeira com descontos de 30% na farmácia Bem-Estar.”

 

O objetivo é enaltecer o que a data comemorativa traz para a pessoa, ao invés de tentar enfiar um produto goela abaixo do consumidor usando como fundo o tema do feriado.

 

E então, sua farmácia está pronta para faturar mais no para o próximo feriado prolongado? Deixe nos comentários suas experiências com esse tipo de data especial!

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Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Bacharel em Engenharia da Computação pela UNIFEV/SP, realizou intercambio na Kaplan International Portland/USA. Entusiasta de tecnologia, atualmente é Analista de Conteúdo na Precisão Sistemas. Desenvolve conteúdo áudio/visual e copywriting/SEO em marketing digital.
Lucas Sabadini
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