No mercado varejista a farmácia de baixo custo, normalmente, se diferencia por redução de desperdícios, baixa margem e redução de preço.
Porém muitas vezes a farmácia precisa baixar ainda mais os preços de seus produtos e reduzir sua margem de lucro para se tornar competitiva perante seus concorrentes.
Essa é uma manobra muito arriscada, pois para trabalhar com uma margem de lucro apertada, é preciso ter uma situação financeira sólida e enxuta.
Dessa forma a farmácia de baixo custo pode implantar rotinas de redução de custos, que podem ser de duas formas:
- espontânea; e
- compulsória.
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O que você quer ler primeiro?
Farmácia de Baixo Custo: Redução de custos espontânea
A redução de custos espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a farmácia.
Ela visa manter ou conseguir uma vantagem competitiva. Seus efeitos são tipicamente expansionistas e, em geral, não sofre restrições por parte dos colaboradores.
Farmácia de Baixo Custo: Redução de custos compulsória
Já no caso da redução de custos compulsória, apresenta características opostas à redução espontânea.
Geralmente é implantada diante de crise financeira e seu objetivo é a sobrevivência da farmácia.
Está baseada no corte de custos e uma vez que áreas vitais para a geração de receita podem ser atingidas, a eficácia dessa forma de redução de custos é incerta.
Para implantar a redução de custos sem fazer cortes desnecessários ou que prejudiquem a farmácia, se atente aos seguintes pontos:
Dicas para ter uma Farmácia de Baixo Custo
Busque sugestões dos colaboradores
É uma opção barata para redução de custos e que costuma produzir resultados excelentes na farmácia de baixo custo.
Os melhores são obtidos quando os pedidos de sugestões são orientados para objetivos determinados. Por exemplo:
- redução de consumo de água,
- energia elétrica;
- material de escritório;
- etc.
Pode ser implantado com ou sem um sistema de premiação para as sugestões acolhidas.
Por exemplo: reúna toda a equipe da farmácia e permita que cada um faça sua sugestão para redução de custos, faça a intermediação e acorde tudo o que foi decidido.
Renegociar contratos
Esta medida baseia-se na utilização do poder de barganha de que dispõe o contratante. Quando bem conduzida, a renegociação de contratos pode trazer significativas reduções de custo.
Por exemplo: quanto a farmácia paga pelo fornecimento de internet? É necessária toda essa velocidade? É possível renegociar o valor?
Evite vendas no crediário
A venda no crediário, apesar de pouco recomenda, em certas ocasiões podem gerar uma boa receita, porém é preciso uma boa gestão de recebimentos, além de cadastro de informações e verificação de crédito no mercado.
Caso você não tenha um processo robusto, a sugestão é não vender no crediário, e caso tenha vendido, buscar o recebimento o quanto antes.
Reduza despesas financeiras
A forma mais eficiente de redução de despesas financeiras é a diminuição de serviços desnecessários.
Liste todas as assinaturas e boletos de serviços que são pagos por sua farmácia. Corte todos que não são necessários para o negócio.
Por exemplo: A farmácia faz assinatura de 2 revistas de preço. É necessário mantê-las?
Equilibre o fluxo de caixa
Vender mais rápido reduz a necessidade de capital de giro que por sua vez diminui os custos do financiamento do mesmo.
Em outras palavras, evite “sufocar” o caixa de sua loja comprando somente à vista ou somente financiado.
Caso a farmácia financie o capital de giro com recursos próprios, o aumento do giro dos estoques resultará em maior sobra de recursos financeiros para investimento em recursos para a loja.
Mude o regime de tributação
Quando a farmácia pode escolher o regime de tributação, a mudança do mesmo pode trazer economia fiscal.
O caso mais comum é quando uma empresa tributada pelo sistema de lucro presumido sofre uma queda acentuada em sua rentabilidade.
A troca para o regime de tributação pelo lucro real poderá propiciar redução do imposto de renda e contribuição social para as empresas e, em alguns casos, também poderá trazer redução na COFINS e no PIS.
A mudança requer criterioso planejamento do resultado da empresa no ano para que possa ser estimado o valor da economia fiscal, considerando todos os tributos envolvidos.
Normalmente, farmácia de baixo custo é enquadrada no Simples Nacional, porém é preciso um estudo contábil para analisar se é viável esse tipo de regime tributário para o fluxo de faturamento.
Evite compra “spot”
Para alguns produtos ou serviços, a chamada compra “spot” (compra avulsa, feita sem planejamento) é antieconômica e só traz prejuízo para a farmácia.
A recomendação para conseguir uma farmácia de baixo custo é sempre planejar cada compra, como por exemplo, utilizar o sistema da farmácia para analisar a demanda e curva de vendas para fazer a reposição correta.
Use materiais alternativos
Liste todos os materiais de escritório e demais itens que são usados em sua farmácia. Veja se é possível substituir por outras marcas de menor valor.
Por exemplo: toalhas de papel, papel higiênico, sabonete líquido, podem ser de outro fornecedor mais barato?
Elimine desperdícios operacionais
Esta é a mais conhecida medida para redução de custos. Deve ser usada com rigor porque nem sempre os desperdícios são facilmente identificáveis.
Alguns desperdícios críticos, como: papel, tinta de impressora, sangrias indevidas no caixa da farmácia, devem ser evitadas na farmácia de baixo custo.
Otimize a rota de entrega
Para as farmácias fazem entregas e tem custo logístico, a otimização da rota de entrega, quando uma mesma viagem destina-se a atender a várias entregas ou coletas (venda ou compra), gera redução do custo de transporte.
A filosofia básica da medida é identificar a rota mais curta que atenda a todos os pontos de entrega ou coleta, o que minimiza o custo de transporte.
Faça a substituição de equipamentos antigos
As máquinas e equipamentos têm uma vida econômica que é o número de anos ideal para que valha a pena mantê-los em operação.
Este procedimento significa trocar equipamentos na época certa, nem muito cedo nem muito tarde.
Isto acontece quando o crescente custo operacional do equipamento (manutenção e outros) se iguala ao custo do capital investido no equipamento.
Por exemplo: uma geladeira antiga para produtos de conveniência pode não ter a mesma eficiência energética de um equipamento mais moderno. Faça as contas e liste todos os equipamentos que podem estar “drenando” recursos financeiros de sua loja.
Terceirize atividades
Algumas atividades como entrega de produtos e limpeza podem ter seu custo reduzido caso sejam terceirizadas.
O recomendado é analisar o custo que cada serviço terceirizado irá trazer em relação ao serviço já realizado internamente.
Vale lembrar que a terceirização tem suas desvantagens e vantagens, é preciso analisar caso a caso.
Farmácia de Baixo Custo: calculando clientes perdidos
Você sabia que conquistar um novo cliente é cerca de 5 vezes mais caro do que reter um novo?
Por outro lado, aumentando em apenas 5% a retenção dos clientes você eleva o lucro da farmácia entre 25% e 85%?
O clássico livro “Administração de Marketing” propõe um cálculo baseado no seguinte: Qual seria o lucro daquele cliente se ele continuasse comprando da nossa empresa?
Veja o seguinte exemplo hipotético:
Número de clientes: 64.000
Clientes perdidos no último ano: 3.200 (5%)
Valor do cliente em um ano: R$ 40.000
Margem de lucro por cliente: R$ 4.000 (10%)
Logo: 3.200 x 4.000 = R$ 12.800.000 (perda em faturamento)
Conclusão sobre farmácia de baixo custo
No mercado dinâmico e competitivo do varejo farmacêutico, as farmácias estão constantemente buscando estratégias para se destacar e conquistar uma fatia maior do mercado.
Esse esforço envolve inovação, capacitação dos colaboradores, estratégias de marketing impactantes e, claro, um olho atento na concorrência.
Essas ações têm um propósito claro: alcançar e maximizar o lucro. No entanto, o caminho até esse objetivo vai além de números e métricas.
Ele passa por atender às necessidades dos clientes, construir relacionamentos de confiança e oferecer um atendimento de qualidade que os diferencie no mercado.
Investir em inovação, por exemplo, pode significar adotar tecnologias que otimizem a experiência do cliente, como sistemas de gestão de estoques mais eficientes ou plataformas de vendas online.
Já o treinamento dos funcionários é essencial para garantir que o atendimento seja humanizado e que os profissionais estejam preparados para orientar os clientes de forma clara e precisa.
Por outro lado, o marketing criativo e bem direcionado ajuda a comunicar os diferenciais da farmácia, enquanto acompanhar a concorrência permite ajustar preços e estratégias de acordo com as tendências do mercado.
Embora o lucro seja o motor que move essas ações, ele é o resultado de uma equação maior que inclui excelência no atendimento, inovação constante e a capacidade de se adaptar às demandas de um público cada vez mais exigente.
O lucro vem como consequência de um trabalho bem-feito e de uma visão estratégica alinhada às necessidades do mercado e dos clientes, aliado com uma política de redução na farmácia de baixo custo.
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