Para cada tipo de produto, existe um tipo ideal de gôndolas para farmácias, e pra cada tipo de gôndola, temos que considerar alguns pontos na hora de fazer a exposição na loja.
Nesse sentido, para te ajudar, o Blog InovaFarma listou as principais dicas de exposição em gôndolas para farmácias, tipos de verticalização de produtos e como fazer uma boa escolha na hora de comprar uma gôndola.
Continue com a leitura para saber!
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O que você quer ler primeiro?
Tipos de Gôndolas para farmácias
Antes de colocar um produto nas gôndolas para farmácias, é preciso saber se ele vai ficar num cesto, gancho ou bandeja.
Regras básicas pra exposição de produtos nas gôndolas para farmácias:
- Comece sempre a expor os itens pela parte de baixo da gôndola;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda pra direita;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo pra cima.
Ponta das gôndolas para farmácias
Na ponta de gôndola, a montagem muda de acordo com o sistema de exposição usado (bandeja, cesto ou gancho). Ao expor produtos nas pontas de gôndolas para farmácias, tome os seguintes cuidados:
- A ponta de gôndola deve ter somente um tipo de produto, podendo variar somente nas cores;
- Modelos e tamanhos diferentes de produtos não são permitidos porque, na maioria das vezes, têm preços diferentes;
- A exposição de mais de um tipo de produto na mesma ponta da gôndola só deve ser feita se for um produto complementar ao produto principal.
Bandejas das gôndolas para farmácias
- Sempre inicie a instalação pela parte inferior da gôndola;
- Se tiver item com cores diferentes a serem expostos, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
- Se o produto tem validade, siga as regras de validade, ou seja, produtos com validade mais próxima devem estar mais fáceis de pegar que os com validade mais longa;
- Atenção: sempre exponha os produtos com validade mais próxima na frente.
Ganchos de gôndolas para farmácias
- Coloque um cesto ou caixas fechadas na parte inferior;
- Comece a montagem dos ganchos pela parte de baixo;
- Os produtos nos ganchos devem estar próximos, de modo a não mostrar o fundo da gôndola;
- Se houver cores diferentes a serem expostas, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
- Se o produto tem validade, siga as regras de validade, expondo os produtos com validade mais próxima na frente.
Cestos de Gôndolas
- A partir da parte de baixo, coloque até cinco cestos a uma altura máxima de 1,60m;
- Coloque uma bandeja sobre o último cesto;
- Coloque caixas fechadas sobre a bandeja;
- Se houver cores diferentes a serem expostas, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
- Se o produto tem validade, siga as regras de validade, expondo os produtos com validade mais próxima na frente.
Cestos de Corredor
- Só são usados pra exposição de produtos vendidos a granel, e que não podem ser empilhados;
- Cartazes de preço devem estar afixados nas 4 faces da ilha a uma altura de 0,70m;
- As caixas do produto devem ser sobrepostas;
- Se não tiver estoque suficiente pra preencher o cesto, uma boa ideia é usar caixas vazias como “recheio” e colocar o produto em volta, como “cobertura”.
Atenção: Os produtos dentro dos cestos devem ser apenas jogados, não precisam ser arrumados (isso passa uma impressão de que os itens estão sendo comprados, o que induz as pessoas a comprarem).
Quando usar Pallets na Farmácia?
- Pallets só são usados para produtos em caixa, ou que possam ser empilhados;
- A altura dos produtos empilhados não deve ultrapassar 1,20m;
- É interessante colocar cartazes de preço nas faces do pallet ou usar placa ou suporte adequado.
- As caixas do produto devem ser sobrepostas.
Dica: Sempre deixe uma amostra do produto exposta pro cliente. Se tiver uma pilha de produtos, por exemplo, um deles deve estar fora da caixa pra facilitar a escolha do cliente.
Como fazer a verticalização dos produtos nas gôndolas para farmácias
Dá uma olhada na imagem abaixo. Olhe da esquerda para a direita e tenta dizer quantas cores ou modelos de produtos você consegue identificar.
Vai levar um tempinho, né?
Agora, compara a primeira imagem com a imagem abaixo:
Bem mais rápido, não é verdade?
A questão é que as duas imagens têm o mesmo número de produtos. O que muda é o “acerto visual” que a verticalização dos produtos cria nas gôndolas para farmácias.
E por que isso funciona? Simples: nós (ocidentais) temos o hábito de ler da esquerda pra direita e de cima pra baixo.
A leitura da gôndola segue o mesmo esquema: lemos os produtos da esquerda pra direita.
Então, organizar produtos, tipos e cores dessa forma faz todo sentido.
Verticalização de Produtos nas gôndolas para farmácias
Dependendo do giro de estoque da farmácia, não dá para padronizar a exposição das peças de forma a garantir exatamente o local de cada produto no chamado planograma.
Mas precisamos, de qualquer jeito, buscar maneiras de padronizar melhor a exposição dos produtos, especialmente no autosserviço (OTC), onde isso é ainda mais importante.
Não existe um jeito certo para expor produtos. A verticalização é útil, mas não é obrigatória. Expor os produtos horizontalmente também funciona na maioria dos casos.
O que vale nessa hora é o bom senso e a criatividade de quem está montando a exposição. Acompanhe os exemplos abaixo:
Padrão 1: Produtos Horizontalizados e Cores Verticalizadas
Nesse caso, os produtos foram organizados horizontalmente e as cores foram dispostas verticalmente.
Essa estratégia de disposição cria um “acerto visual” que facilita a identificação dos produtos. As pessoas costumam ler da esquerda pra direita e de cima pra baixo (ocidentais) e a gôndola segue o mesmo esquema.
Quando você horizontaliza os modelos e verticaliza as cores, você aproveita esses hábitos de leitura. Isso ajuda a organizar melhor os produtos, tipos e cores, tornando tudo mais fácil de encontrar.
Padrão 2: Produtos Verticalizados, Cores Horizontalizadas
Nesse outro modelo de exposição, os produtos foram verticalizados e as cores foram dispostas no sentido horizontal.
Padrão 3: Produtos Horizontalizado por Tamanho e Cores Verticalizadas
Nesse outro modelo, os produtos expostos nas gôndolas para farmácias de forma horizontalizados de acordo com seu tamanho, do menor (em cima) para o maior (embaixo). As cores foram dispostas no sentido horizontal.
Nesse exemplo observar-se que existe uma quantidade maior de embalagens médias do que das outras. Logo, o que fazer?
Depois de montar a sequência completa (grande, médio, pequeno), coloque na última bandeja o excesso de embalagens.
Isso ajuda a manter a organização e facilita a reposição, sem perder o “acerto visual” que facilita a identificação dos produtos.
Padrão 4: Verticalização apenas por cores
Quando um produto estiver isolado e a única forma de organizá-lo é pela verticalização segundo critérios de cores. Nesse caso, você deve proceder da seguinte maneira:
- Coloque primeiro (da esquerda para a direita) as cores que existem em menores quantidades;
- Em seguida, coloque as cores com maiores quantidades em estoque.
Isso facilita a organização dos produtos que têm uma variedade de cores, mas pouca venda.
Dicas para comprar gôndolas para farmácias
Um dos grandes desafios que os donos e gestores de farmácias enfrentam é na hora de comprar as gôndolas e equipamentos para a loja.
Fique esperto com esses projetos de graça que muitas empresas oferecem. Parece um baita negócio, mas tem pegadinha aí.
A maioria dessas empresas, pra facilitar e agilizar as coisas, oferece um layout de loja gratuito. O lojista, todo feliz, só vê o lado bom e esquece de pensar nos “poréns”.
Sem querer generalizar, porém, grande parte dos fabricantes de gôndolas para farmácia, quando faz o layout, não se importa se a farmácia vai conseguir abastecer a loja toda ou se vai ficar confortável o espaço.
A empresas querem vender o máximo de gôndolas para farmácias possível, como se sua loja fosse um jogo de “Tetris” ou um quebra-cabeça. “Quantas gôndolas consigo encaixar aqui?”
Do lado de quem vende, o ideal seria pensar nas reais necessidades da farmácia. Nem sempre é preciso tanto equipamento, ou tantas gôndolas para farmácia expor os produtos.
Do lado de quem é varejista farmacêutico, vale a pena consultar uma empresa especializada. Ou então, analisar muito bem o projeto antes de fechar negócio.
A dica é, pesquise bastante antes de comprar as gôndolas para farmácias.
A seguir, destacamos algumas dicas úteis antes de comprar gôndolas para farmácias:
- O fundo aramado das gôndolas pode baratear, mas pode deixar sua loja com um aspecto mais simples. Se isso não te incomoda, pode ser uma boa saída;
- A profundidade do equipamento também pode influenciar no preço final;
- Borrachões e proteções podem parecer exagero, mas ajudam a garantir a durabilidade das gôndolas para farmácias;
- Módulos de 1,00m podem ser mais vantajosos que módulos de 1,30m, mas diminuem o impacto visual e a exposição de alguns produtos;
- Gôndolas com iluminação podem parecer um luxo, mas em certas categorias, valorizam e melhoram a venda de produtos;
- Cuidado ao comprar gôndolas coloridas. Use preferencialmente o branco ou o cinza. Essas cores são neutras e não brigam com o visual da farmácia. Lembre-se: o foco deve estar na exposição dos produtos, não nas gôndolas para farmácias.
Conclusão
É preciso considerar as diversas técnicas de exposição de produtos nas gôndolas para farmácias, sempre adequando na necessidade de cada loja, mensurando vendas e realizando experimentos, buscando encontrar o que funciona para cada realidade.
Além de fazer uma correta exposição nas gôndolas para farmácias você também precisa ficar atendo na hora de comprar os produtos, fazer a gestão do estoque e reposição dos itens, buscando evitar a quebra de estoque.
Nesse sentido, o módulo Gestão de Compras do InovaFarma pode te ajudar! Com ele, a farmácia consegue centralizar em um só lugar as compras, rodar curva de demanda, saber as quantidades certas para comprar e quando comprar.
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