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Como fazer a exposição correta dos produtos nas gôndolas para farmácias

Gôndolas para farmácias: 9 dicas de exposição de produtos para aumentar as vendas

Por Lucas Sabadini / 2 de agosto de 2024

Para cada tipo de produto, existe um tipo ideal de gôndolas para farmácias, e pra cada tipo de gôndola, temos que considerar alguns pontos na hora de fazer a exposição na loja.

Nesse sentido, para te ajudar, o Blog InovaFarma listou as principais dicas de exposição em gôndolas para farmácias, tipos de verticalização de produtos e como fazer uma boa escolha na hora de comprar uma gôndola.

Continue com a leitura para saber!  

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Achamos que você também vai gostar de:

>> Balcão de farmácia: como escolher a melhor opção para sua loja

>> Móveis para farmácias: conheça as melhores opções para expor os produtos

>> Guia Completo: como fazer a exposição de produtos na farmácia

O que você quer ler primeiro?

  • Tipos de Gôndolas para farmácias
  • Ponta das gôndolas para farmácias
  • Bandejas das gôndolas para farmácias
  • Ganchos de gôndolas para farmácias
  • Cestos de Gôndolas
  • Cestos de Corredor
  • Quando usar Pallets na Farmácia?
  • Como fazer a verticalização dos produtos nas gôndolas para farmácias
    • Verticalização de Produtos nas gôndolas para farmácias
      • Padrão 1: Produtos Horizontalizados e Cores Verticalizadas
      • Padrão 2: Produtos Verticalizados, Cores Horizontalizadas
      • Padrão 3: Produtos Horizontalizado por Tamanho e Cores Verticalizadas
      • Padrão 4: Verticalização apenas por cores
  • Dicas para comprar gôndolas para farmácias
  • Conclusão

Tipos de Gôndolas para farmácias

Antes de colocar um produto nas gôndolas para farmácias, é preciso saber se ele vai ficar num cesto, gancho ou bandeja.

Regras básicas pra exposição de produtos nas gôndolas para farmácias:

  • Comece sempre a expor os itens pela parte de baixo da gôndola;
  • Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda pra direita;
  • Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo pra cima.
Tipos de Gôndolas para Farmácias
Tipos de Gôndolas para Farmácias

Ponta das gôndolas para farmácias

Na ponta de gôndola, a montagem muda de acordo com o sistema de exposição usado (bandeja, cesto ou gancho). Ao expor produtos nas pontas de gôndolas para farmácias, tome os seguintes cuidados:

  • A ponta de gôndola deve ter somente um tipo de produto, podendo variar somente nas cores;
  • Modelos e tamanhos diferentes de produtos não são permitidos porque, na maioria das vezes, têm preços diferentes;
  • A exposição de mais de um tipo de produto na mesma ponta da gôndola só deve ser feita se for um produto complementar ao produto principal.
Exemplo de exposição de produtos na ponta das gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição de produtos na ponta das gôndolas para farmácias

Bandejas das gôndolas para farmácias

  • Sempre inicie a instalação pela parte inferior da gôndola;
  • Se tiver item com cores diferentes a serem expostos, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
  • Se o produto tem validade, siga as regras de validade, ou seja, produtos com validade mais próxima devem estar mais fáceis de pegar que os com validade mais longa;
  • Atenção: sempre exponha os produtos com validade mais próxima na frente.
Exemplo de exposição de produtos em bandejas das gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição de produtos em bandejas das gôndolas para farmácias

Ganchos de gôndolas para farmácias

  • Coloque um cesto ou caixas fechadas na parte inferior;
  • Comece a montagem dos ganchos pela parte de baixo;
  • Os produtos nos ganchos devem estar próximos, de modo a não mostrar o fundo da gôndola;
  • Se houver cores diferentes a serem expostas, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
  • Se o produto tem validade, siga as regras de validade, expondo os produtos com validade mais próxima na frente.
Exemplo de exposição de produtos em ganchos de gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição de produtos em ganchos de gôndolas para farmácias

Cestos de Gôndolas

  • A partir da parte de baixo, coloque até cinco cestos a uma altura máxima de 1,60m;
  • Coloque uma bandeja sobre o último cesto;
  • Coloque caixas fechadas sobre a bandeja;
  • Se houver cores diferentes a serem expostas, verticalize a cor pra facilitar a escolha do cliente;
  • Se o produto tem validade, siga as regras de validade, expondo os produtos com validade mais próxima na frente.
Exemplo de exposição de produtos em cestos de gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição de produtos em cestos de gôndolas para farmácias

Cestos de Corredor

  • Só são usados pra exposição de produtos vendidos a granel, e que não podem ser empilhados;
  • Cartazes de preço devem estar afixados nas 4 faces da ilha a uma altura de 0,70m;
  • As caixas do produto devem ser sobrepostas;
  • Se não tiver estoque suficiente pra preencher o cesto, uma boa ideia é usar caixas vazias como “recheio” e colocar o produto em volta, como “cobertura”.

Atenção: Os produtos dentro dos cestos devem ser apenas jogados, não precisam ser arrumados (isso passa uma impressão de que os itens estão sendo comprados, o que induz as pessoas a comprarem).

Exemplo de Cestos de Corredor em Farmácia
Exemplo de Cestos de Corredor em Farmácia

Quando usar Pallets na Farmácia?

  • Pallets só são usados para produtos em caixa, ou que possam ser empilhados;
  • A altura dos produtos empilhados não deve ultrapassar 1,20m;
  • É interessante colocar cartazes de preço nas faces do pallet ou usar placa ou suporte adequado.
  • As caixas do produto devem ser sobrepostas.

Dica: Sempre deixe uma amostra do produto exposta pro cliente. Se tiver uma pilha de produtos, por exemplo, um deles deve estar fora da caixa pra facilitar a escolha do cliente.

Exemplo de Pallets usado em Farmácia
Exemplo de Pallets usado em Farmácia

Como fazer a verticalização dos produtos nas gôndolas para farmácias

Dá uma olhada na imagem abaixo. Olhe da esquerda para a direita e tenta dizer quantas cores ou modelos de produtos você consegue identificar.

Exemplo de exposição incorreta de produtos em gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição incorreta de produtos em gôndolas para farmácias

Vai levar um tempinho, né?

Agora, compara a primeira imagem com a imagem abaixo:

Exemplo de exposição correta de produtos em gôndolas para farmácias
Exemplo de exposição correta de produtos em gôndolas para farmácias

Bem mais rápido, não é verdade?

A questão é que as duas imagens têm o mesmo número de produtos. O que muda é o “acerto visual” que a verticalização dos produtos cria nas gôndolas para farmácias.

Como escolher o colaborador certo para a farmácia

E por que isso funciona? Simples: nós (ocidentais) temos o hábito de ler da esquerda pra direita e de cima pra baixo.

A leitura da gôndola segue o mesmo esquema: lemos os produtos da esquerda pra direita.

Então, organizar produtos, tipos e cores dessa forma faz todo sentido.

Verticalização de Produtos nas gôndolas para farmácias

Dependendo do giro de estoque da farmácia, não dá para padronizar a exposição das peças de forma a garantir exatamente o local de cada produto no chamado planograma.

Mas precisamos, de qualquer jeito, buscar maneiras de padronizar melhor a exposição dos produtos, especialmente no autosserviço (OTC), onde isso é ainda mais importante.

Não existe um jeito certo para expor produtos. A verticalização é útil, mas não é obrigatória. Expor os produtos horizontalmente também funciona na maioria dos casos.

O que vale nessa hora é o bom senso e a criatividade de quem está montando a exposição. Acompanhe os exemplos abaixo:

Padrão 1: Produtos Horizontalizados e Cores Verticalizadas

Produtos Horizontalizados e Cores Verticalizadas

Nesse caso, os produtos foram organizados horizontalmente e as cores foram dispostas verticalmente.

Essa estratégia de disposição cria um “acerto visual” que facilita a identificação dos produtos. As pessoas costumam ler da esquerda pra direita e de cima pra baixo (ocidentais) e a gôndola segue o mesmo esquema.

Quando você horizontaliza os modelos e verticaliza as cores, você aproveita esses hábitos de leitura. Isso ajuda a organizar melhor os produtos, tipos e cores, tornando tudo mais fácil de encontrar.

Padrão 2: Produtos Verticalizados, Cores Horizontalizadas

Produtos Verticalizados e Cores Horizontalizadas

Nesse outro modelo de exposição, os produtos foram verticalizados e as cores foram dispostas no sentido horizontal.

Padrão 3: Produtos Horizontalizado por Tamanho e Cores Verticalizadas

Produtos Horizontalizado por Tamanho e Cores Verticalizadas

Nesse outro modelo, os produtos expostos nas gôndolas para farmácias de forma horizontalizados de acordo com seu tamanho, do menor (em cima) para o maior (embaixo). As cores foram dispostas no sentido horizontal.

Nesse exemplo observar-se que existe uma quantidade maior de embalagens médias do que das outras. Logo, o que fazer?

Depois de montar a sequência completa (grande, médio, pequeno), coloque na última bandeja o excesso de embalagens.

Isso ajuda a manter a organização e facilita a reposição, sem perder o “acerto visual” que facilita a identificação dos produtos.

Padrão 4: Verticalização apenas por cores

Verticalização apenas por cores

Quando um produto estiver isolado e a única forma de organizá-lo é pela verticalização segundo critérios de cores. Nesse caso, você deve proceder da seguinte maneira:

  • Coloque primeiro (da esquerda para a direita) as cores que existem em menores quantidades;
  • Em seguida, coloque as cores com maiores quantidades em estoque.

Isso facilita a organização dos produtos que têm uma variedade de cores, mas pouca venda.

Dicas para comprar gôndolas para farmácias

Um dos grandes desafios que os donos e gestores de farmácias enfrentam é na hora de comprar as gôndolas e equipamentos para a loja.

Fique esperto com esses projetos de graça que muitas empresas oferecem. Parece um baita negócio, mas tem pegadinha aí.

A maioria dessas empresas, pra facilitar e agilizar as coisas, oferece um layout de loja gratuito. O lojista, todo feliz, só vê o lado bom e esquece de pensar nos “poréns”.

Sem querer generalizar, porém, grande parte dos fabricantes de gôndolas para farmácia, quando faz o layout, não se importa se a farmácia vai conseguir abastecer a loja toda ou se vai ficar confortável o espaço.

A empresas querem vender o máximo de gôndolas para farmácias possível, como se sua loja fosse um jogo de “Tetris” ou um quebra-cabeça. “Quantas gôndolas consigo encaixar aqui?”

Do lado de quem vende, o ideal seria pensar nas reais necessidades da farmácia. Nem sempre é preciso tanto equipamento, ou tantas gôndolas para farmácia expor os produtos.

Do lado de quem é varejista farmacêutico, vale a pena consultar uma empresa especializada. Ou então, analisar muito bem o projeto antes de fechar negócio.

A dica é, pesquise bastante antes de comprar as gôndolas para farmácias.

A seguir, destacamos algumas dicas úteis antes de comprar gôndolas para farmácias:

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  • O fundo aramado das gôndolas pode baratear, mas pode deixar sua loja com um aspecto mais simples. Se isso não te incomoda, pode ser uma boa saída;
  • A profundidade do equipamento também pode influenciar no preço final;
  • Borrachões e proteções podem parecer exagero, mas ajudam a garantir a durabilidade das gôndolas para farmácias;
  • Módulos de 1,00m podem ser mais vantajosos que módulos de 1,30m, mas diminuem o impacto visual e a exposição de alguns produtos;
  • Gôndolas com iluminação podem parecer um luxo, mas em certas categorias, valorizam e melhoram a venda de produtos;
  • Cuidado ao comprar gôndolas coloridas. Use preferencialmente o branco ou o cinza. Essas cores são neutras e não brigam com o visual da farmácia. Lembre-se: o foco deve estar na exposição dos produtos, não nas gôndolas para farmácias.

Conclusão

É preciso considerar as diversas técnicas de exposição de produtos nas gôndolas para farmácias, sempre adequando na necessidade de cada loja, mensurando vendas e realizando experimentos, buscando encontrar o que funciona para cada realidade.

Além de fazer uma correta exposição nas gôndolas para farmácias você também precisa ficar atendo na hora de comprar os produtos, fazer a gestão do estoque e reposição dos itens, buscando evitar a quebra de estoque.

Nesse sentido, o módulo Gestão de Compras do InovaFarma pode te ajudar! Com ele, a farmácia consegue centralizar em um só lugar as compras, rodar curva de demanda, saber as quantidades certas para comprar e quando comprar.

Para conhecer o Gestão de Compras,  marque uma demonstração gratuita com um de nossos consultores. Se preferir, chame no WhatsApp!

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