Móveis para farmácias: conheça as melhores opções para expor os produtos

É comum entre os empresários, donos de farmácias e drogarias e até mesmo os gestores mais experientes não darem a verdadeira importância nos móveis para farmácia. O que é um verdadeiro erro, pois neles será feita a exposição e categorização dos produtos.

Isso se deve pelo fato de existir um senso comum sobre os medicamentos, que são em sua maioria itens de primeira necessidade, dando a impressão que serão vendidos sem muito esforço em quaisquer móveis para farmácias, mas na prática isso não acontece. Os resultados são:

  • layouts mal planejados;
  • mobiliário inadequado;
  • fachadas abandonadas;
  • ambientes escuros; e
  • produtos expostos incorretamente.

Negligenciar esses aspectos pode estar fazendo seu negócio perder muitos potenciais clientes. Essa é a principal diferença que impede o seu negócio de competir de igual para igual com seus principais concorrentes.  

Investir corretamente na layoutização de farmácia é fundamental para se manter num mercado tão competitivo como o varejo farmacêutico, onde as estratégias de precificação e margens estão cada dia mais apertadas. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos o mais importante que você precisa saber para organizar seu estabelecimento, começando pelos móveis para farmácia. Confira! 

Recomendado para você:

>> Como fazer a exposição correta dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs)

>> 3 ações de como aumentar ticket médio da farmácia

>> Guia Fácil – Lista de medicamentos para abrir uma farmácia ou drogaria

O primeiro passo para você organizar o local é identificar os móveis para farmácias que estão de fato está desorganizados. Apesar disso parecer bem óbvio muitas pessoas não conseguem enxergar o que está mal organizado. Principalmente aquelas que não possuem muita noção de design e ambientação.   

Existem pontos básicos que você pode observar nos móveis para farmácias que vão te mostrar se sua farmácia precisa de uma readequação de layout. 

Como saber se minha loja precisa de novos móveis para farmácias?

  1. Móveis para farmácias apresentam desgastes (pintura velha, desbotada, manchas);
  2. Prateleiras não tem espaço suficiente para expor todos os produtos;
  3. O caixa da farmácia ocupa o mesmo espaço do balcão de vendas;
  4. Os cabos dos equipamentos eletrônicos (computadores, monitores, impressoras, mouses, teclados, escâner, etc) estão visíveis e soltos;
  5. O mousepad (apoio do mouse) está degastado e se desfazendo devida a ação do tempo;
  6. Não existe tomadas suficientes, muitos adaptadores e extensões são utilizadas;
  7. A farmácia não faz a gestão de categorias e expõem os produtos aleatoriamente nos móveis para farmácias;
  8. Paredes internas estão desagastadas, em alguns pontos é possível notar o reboco ao invés da tinta;
  9. A vitrine não chama atenção das pessoas que passam pela calçada;
  10. A iluminação não é suficiente para os clientes lerem toda a informação das embalagens dos produtos;
  11. A fachada da farmácia está suja e necessita de uma nova pintura;
  12. O piso apresenta manchas e/ou alguns locais estão quebrados;
  13. O uniforme dos colaboradores está sujo, rasgado ou com manchas;
  14. O cheiro da farmácia não é agradável para as pessoas ficarem muito tempo ou entrarem no local.

O ideal é a farmácia não apresentar nenhum desses itens mencionados, pois cada detalhe importa e conta na organização do layout e nos móveis para farmácias. Os problemas estruturais de iluminação e pintura podem ser facilmente resolvidos contratando mão de obra terceirizada.

Porém a organização da mobília e a exposição dos produtos exigem um cuidado maior. Tenha em mente que para cada nicho de mercado existem opção específicas de mobiliário. Isso na prática quer dizer que não funciona colocar um móvel destinado para varejo de alimentos dentro de um estabelecimento farmacêutico.

eBook controle de estoque

Mesmo se os produtos forem os mesmos, o ambiente e o público não será. Por isso cada móveis para farmácias é desenvolvida especificamente. Antes de fazer a exposição dos produtos, você precisa saber em qual móvel irá colocá-los!  

Abaixo listamos os principais modelos de móveis para farmácias que podem ser encontrados no mercado brasileiro, conforme suas características, dimensões e acabamento. Confere qual móvel para farmácia é o mais adequado para o seu negócio:

1. Armário para medicamentos controlados (SNGPC)

Segundo a normativa RDC da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os medicamentos psicotrópicos e antimicrobianos que contém substâncias controladas:

“[…] deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico […]”.

>> SNGPC: 7 dicas para evitar o retorno de transmissão do arquivo

Para cumprir essa determinação a farmácia precisa de um mobiliário específico para guardar os medicamentos controlados do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamentos de Produtos Controlados). Esses medicamentos precisam ficar numa área isolada e somente o responsável técnico poderá ter acesso.

Existe uma infinidade de opções de móveis para farmácias no mercado a respeito de armários. Destacamos dois modelos que você pode investir para colocar na sua farmácia:

Armário de Vitrine

Esse modelo é construído em metal e revisto por vidro. A grande vantagem do vidro, além de trazer mais elegância para a farmácia, é o farmacêutico poder ver seu interior. Isso é útil e agiliza o atendimento quando for pegar um medicamento para venda.

Armário de Produtos Controlados SNGPC

Preço

Estética

Custo Benefício

Seu interior conta com 2 prateleiras, que também são em vidro. Seu diferencial está na possibilidade de ser afixado na parede. E claro, ele acompanha duas chaves para ser trancado.

Esse modelo é um pouco mais caro, sendo mais indicado para farmácias que querem investir um pouco mais na beleza sem descumprir a legislação da ANVISA sobre medicamentos controlados.

Armário de metal / tipo hospital

Nesse modelo de armário a construção é toda feita em metal. Seu interior não é visível e possui 3 prateleiras para armazenamento de controlados. Também pode ser afixado na parede, se a farmácia desejar.

Preço

Estética

Custo Benefício

Por ser mais simples e não possuir vidro é o modelo mais acessível. É comum farmácias hospitalares utilizarem esse modelo. Ele é recomendado para farmácias que precisam de um local para os controlados e querem simplicidade e não gastar muito dinheiro.  

2. Móveis para farmácias: balcão de atendimento

O balcão para farmácia é o local onde é realizada a venda e dispensação de medicamentos. Muitos formatos, tamanhos e tipos de balcão são encontrados no mercado de móveis para farmácias.

Os materiais variam entre Madeira MDF, Metal e Vidro. Também é possível encontrar balcões que misturem todos esses tipos de materiais. Geralmente as prateleiras de vidro para farmácias costumam ser a melhor opção. Os modelos de balcões mais comuns são:

Balcão Reto Tradicional

Esse modelo de balcão é o mais popular nos estabelecimentos farmacêuticos. Ficam dispostos na lateral ou no fundo da farmácia. Esse modelo mais simples é totalmente fechado, não tem expositor de produtos e não possui o caixa embutido.

Balcão de farmácia reto tradicional

Preço

Estética

Custo Benefício

O material mais comum encontrado é madeira MDF. É o modelo de entrada sendo indicado para pequenos estabelecimentos que não querem investir muito em móveis para farmácias.

Balcão Reto com Expositor em Vidro

Nesse estilo de balcão encontramos alguns requintes. Ele segue o mesmo padrão de balcão reto, porém na sua frente (no lado dos clientes) possui um expositor de produtos em vidro.

Balcão para farmácia reto com expositor em vidro

Preço

Estética

Custo Benefício

Nesse espaço a farmácia pode colocar produtos de venda por impulso, como balas, amendoins, chicletes, e também medicamentos OTC que não possuem tarja. Isso é uma boa tática para aumentar o ticket médio. Sem dúvida o preço desse modelo sai um pouco mais caro pelo acabamento em vidro.   

Balcão Reto em vidro com expositor

Podemos dizer que esse balcão é um híbrido entre os modelos anteriores. Ele reuni um balcão e expositor em vidro em forma de prateleira. Também existe um outro espaço do balcão de madeira MDF.

Balcão para farmácia reto em vidro com expositor

Preço

Estética

Custo Benefício

Esse modelo de móveis para farmácias traz um refinamento e elegância para o ambiente. Porém ele cobra por isso. É bem mais caro que outros modelos mais simples, sendo indicado para farmácias de médio e grande porte. Porém nada impede de uma farmácia mais simples adquirir esse modelo para modernizar seu ambiente

Balcão em Vidro com Expositor Misto para Setor

Para farmácias de grande porte que possuem vários setores de produtos, esse modelo de balcão é sem dúvida o ideal. Ele traz um balcão em vidro sobre 3 prateleiras, também em vidro, que são totalmente abertas.

Balcão para farmácia em vidro com expositor misto para setor

Preço

Estética

Custo Benefício

Uma das laterais conta com gôndola em vidro. Na outra lateral existe um espaço em madeira MDF para realizar o atendimento. É bonito, fino e elegante, ideal para exibir produtos de perfuraria de alto valor agregado. Seu preço também condiz com toda sua beleza e praticidade

3. Móveis para farmácias – Caixa PDV e checkout

O caixa é local na farmácia onde o consumidor irá realizar o pagamento dos produtos. Para cada tipo de modelo de móveis para farmácias existem tipos diferentes de caixas. Basicamente encontramos dois tipos de caixas mais comuns no mercado:

Caixa no Balcão em formato de L

Esse tipo de caixa costuma ficar atrás de alguma parede e fica localizado no próprio balcão. É sem dúvida o modelo mais adotado pelas farmácias e drogarias, principalmente aquelas de menor porte que não tem muito espaço.

Caixa para farmácia sobre balcão em formato de L

Preço

Estética

Custo Benefício

No mercado é possível encontrar modelos laterais em “L” ou tradicionais retos. Sua construção é toda em madeira MDF o que proporciona um melhor preço de aquisição.  

Caixa tradicional sobre balcão reto

O balcão reto que acompanha a caixa registradora também é um modelo muito popular entre farmácias e drogarias. Trata-se de um modelo simples que atende muito bem os negócios de pequeno e médio porte. 

Preço

Estética

Custo Benefício

Os tamanhos vão variar conforme a necessidade e o espaço disponível no local para a instalação.

Caixa com expositor de produtos em vidro

Existem outros modelos de caixa no balcão que apresentam mais sofisticação. Esse modelo traz um expositor e balcão em vidro com espaço lateral para a caixa registradora.

Caixa para farmácia com expositor de produtos em vidro

Preço

Estética

Custo Benefício

Por oferecer esses diferenciais seu preço é maior do que os modelos mais tradicionais. Indicado para farmácias que querem aumentar o ticket médio oferecendo produtos no PDV e também dar um ar de beleza na farmácia. 

Caixa Misto com balcão em vidro e expositor de produtos

Esse caixa reuni vários aspectos únicos. Acompanha expositor e balcão em vidro. Tem um acabamento mais refinado e possui prateleiras na lateral. A caixa registradora fica embutido, além de ter um armário.

Preço

Estética

Custo Benefício

Seu uso é recomendado para farmácias maiores que possuem setorização. Nesse caso os clientes já se dirigem diretamente para as categorias de produtos e já fazem o pagamento por lá mesmo. É o modelo mais salgado dos demais. 

Caixa em ilha

Geralmente em farmácias de maior porte encontramos caixas localizados no centro do ambiente. Os caixas em ilha levam esse nome pois ficam geralmente localizados no centro do ambiente e rodeados por prateleiras de produtos.

Caixa para farmácia em ilha

Preço

Estética

Custo Benefício

Não é comum encontrar esse modelo, que é mais praticado por grandes redes farmácia. Essa estratégia de organização privilegia ao consumidor maior fluidez dentro da farmácia, fazendo com que explore o local em busca dos produtos.

>> Gestão de filas: saiba como otimizar esse processo em sua farmácia

Móveis para farmácias: Gôndolas e Prateleiras

As gôndolas e prateleiras são os locais específicos que vão acomodar os produtos e devem ser muito bem escolhidas segundo as dimensões e espaço que a farmácia tem no local. Lembre-se uma correta exposição faz toda a diferença nas vendas! Por isso escolha a melhor opção.

Gôndola com prateleira nas laterais

Esse modelo de móveis para farmácias é ideal para expor os produtos da farmácia. É aproveitado todo o espaço do móvel, os 4 cantos possuem prateleiras em metal. No topo é possível personalizar e colocar o nome da categoria de produtos.

Gôndolas com prateleira na laterias

Preço

Estética

Custo Benefício

Sua construção é toda em metal. Possui diversos tamanhos e é uma ótima escolha para qualquer modelo de farmácia que deseja dar um destaque nos produtos

Gôndola mista

O modelo de gôndola mista possui um melhor acabamento por causa das prateleiras em vidro. As laterais são arredondas e possuem um destaque em outra cor (que pode ser escolhida pela farmácia).

Gôndola mista

Preço

Estética

Custo Benefício

Também possui espaço para o nome da categoria de produtos que está expondo. Esse modelo é indicado para farmácias que querem um melhor visual e podem pagar por isso.

Gôndola torre

Geralmente são gôndolas que ficam atrás do balcão da farmácia e ficam dispostos os medicamentos que precisam de prescrição médica para serem dispensados. Elas também podem ser usadas em outros lugares da farmácia.

Gôndola torre

Preço

Estética

Custo Benefício

Por terem um tamanho elevado de altura são uma boa opção para otimizar o espaço. Porém é necessário ter cuidado, pois produtos expostos fora da visão dos consumidores podem prejudicar as vendas.

Gôndola parede

A gôndola de parede também é uma excelente opção para a farmácia aproveitar ao máximo o espaço disponível do ambiente. Esse tipo de mobiliário pode ser encostado nas paredes e até mesmo encostados um ao outro.

Gôndola parede

Preço

Estética

Custo Benefício

A construção de modelo de móveis para farmácias é geralmente em metal. Alguns modelos permite a personalização das prateleiras para drogaria, removendo ou inserindo mais.  

Gôndola com gancheira

O modelo de gôndola com gancheira é ideal para expor produtos de embalagens plásticas. Ele é totalmente personalizado podendo assumir inúmeras configurações conforme a necessidade e tamanho dos produtos expostos.

Gôndola para farmácia com gancheira

Preço

Estética

Custo Benefício

Cada gancho pode ser deslocado ou mesmo retirado, aumentando ou diminuindo os espaços. Existem modelos de gancheiras somente para parede e outros para qualquer lugar. Também é um mobiliário indispensável para as farmácias e drogarias.

Gôndola tipo farmacinha

Outro modelo muito tradicional que é encontrado em praticamente todos os tipos de farmácia é o modelo de gôndola do tipo “farmacinha”. Nele são expostos os produtos MIPs que não exigem receituário médico. É comum usar essa mobília para expor os produtos: algodão, água oxigenada, curativos, gazes e esparadrapos.

Gôndola para farmácia tipo farmacinha

Preço

Estética

Custo Benefício

Sua construção é em metal e possui opções sortidas de cores, dependendo da escolha da farmácia. Em alguns modelos encontramos até um espaço para o nome da categoria ser afixado. Esse é um tipo de móvel essencial para qualquer drogaria.

Gôndola tipo vitrine

O tipo de gôndola para vitrine com acabamento em tubos e metal e prateleiras em vidro traz um visual atraente para expor os produtos. Esse tipo de móveis para farmácias é indicado para ser instalado nas fachadas de farmácias e drogarias, de modo que fique totalmente visível para as pessoas que passam na calçada.

Gôndola para farmácia tipo vitrine

Preço

Estética

Custo Benefício

Pelos materiais da construção o preço é mais caro, porém ele dá um aspecto muito bonito e atraente e deixa a fachada de farmácia moderna.

Cestões de Ofertas

O cestão é uma espécie de uma grande caixa para expor produtos em pontos estratégicos da farmácia. É muito utilizado para chamar atenção dos consumidores. Produtos iscas e queimas de estoque são ideias para esse tipo de mobiliário.

Cestão de ofertas

Preço

Estética

Custo Benefício

O modelo mais simples é todo fechado, sua construção é feita em madeira MDF e possui um poste com letreiro para afixação do preço da oferta. Também é muito usado para expor produto de grande volume, com por exemplo fraldas

Cestão de ofertas em vidro

O modelo de cestão em vidro apresenta um melhor acabamento e permite ao consumidor visualizar todos os produtos expostos no interior do mobiliário.

Cestão de ofertas em vidro

Preço

Estética

Custo Benefício

Costuma ser um pouco mais caro em relação ao modelo mais tradicional de móveis para farmácias. É uma boa opção para deixar logo na entrada da farmácia e expor produtos de atração. Vale a pena sua farmácia investir nesse mobiliário.

>> 6 dicas imperdíveis para criar promoções de produtos para farmácias!

Acessórios de móveis para farmácias

Dependendo do modelo de negócios da sua farmácia, será necessário também investir em alguns acessórios, por exemplo: se você trabalha com serviços farmacêuticos, terá que comprar alguns equipamentos. Mas se o foco é no modelo drogaria, em produtos de giro, então esses móveis para farmácias acessórios não se fazem necessários.

Suporte para aplicação de injetáveis

Se a farmácia oferecer assistência farmacêutica com pequenos serviços, será necessário investir na compra de pelo menos um suporte aplicação de injetáveis para a sala de vacinação.

Suporte para aplicação de injetáveis

Preço

Estética

Custo Benefício

O modelo mais simples possui regulação de altura, é construído em metal e possui revestimento em tecido. É o item que não pode faltar na sala de imunização.  

Suporte para tabloides de ofertas

Um item fundamental que deve estar presente na fachada de farmácia é sem dúvida o suporte para tabloide de ofertas. A não ser que você não queira investir nesse tipo de marketing. Mas em via de regra é muito comum esse tipo de ação com panfleto.

Suporte para tabloides de ofertas

Preço

Estética

Custo Benefício

As pessoas estão habituadas com o caderninho de ofertas das farmácias e drogarias. Então esse pode ser um mobiliário indispensável para sua estratégia de negócio. Existem modelos bem mais sofisticados, mas o modelo mais simples já atende bem.

3 dicas para comprar móveis para farmácias

1. Muita atenção com a pintura utilizada no material

Verifique se a tinta cobre todo o mobiliário, tintas de má qualidade costumam ser facilmente percebidas, pois é nítida a variação de tonalidade nos móveis para farmácias.

O ideal é que a cobertura esteja uniforme por todo o material. Uma tintura ruim logo irá se desgastar e soltar, além de poder enferrujar mais facilmente, prejudicando o visual da sua farmácia.

2. Prefira chapas metálicas de melhor qualidade

Os móveis para farmácias só conseguem ser mais baratos porque geralmente utilizam chapas muito finas. Elas não aguentam por muito tempo e logo podem ceder à medida que você coloca muitos produtos.

Você também não poderá colocar muito peso sobre elas, pois isso acaba entortando as chapas. É melhor investir um pouco mais do que ter que trocar o mobiliário após alguns poucos anos de uso.   

3. Se for fabricar seus próprios móveis para farmácias, certifique-se da procedência da empresa

Os móveis para farmácias que são planejados tendem a ser mais caros do que os prontos. Porém muitas farmácias por falta de espaço ou por querer uma personalização do ambiente preferem contratar empresas especializadas para produzir o mobiliário sob demanda.

Se for esse seu caso tome muito cuidado antes de fechar o contrato. Faça uma pesquisa de mercado e verifique outros projetos que essa empresa realizou e peça opiniões para outros clientes. Sempre desconfie de preços muito abaixo ou parecidos com os preços praticados abaixo da concorrência nos móveis para farmácias.

Conclusão

Como deu pra notar existem muitas opções de móveis para farmácias no mercado brasileiro. Então antes de sair comprando novos mobiliários, faça uma pesquisa de preços e veja quais os móveis mais atendem sua necessidade de espaço e preço de compra.

Para ter mais dicas que vão melhorar os resultados do seu negócio, se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Chama agora no WhatsApp e peça sua demonstração gratuita para conhecer nossas soluções para gestão e automação de farmácias e drogarias!

fale agora com o consultor inovafarma

2 comentários em “Móveis para farmácias: conheça as melhores opções para expor os produtos”

Os comentários estão encerrado.

Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin