Outubro Rosa na Farmácia: 5 ações criativas para fazer durante o mês

O Câncer de Mama é uma das principais doenças que mais atinge as mulheres em todo o mundo. Conforme dados revelados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) somente no ano de 2020 foram registrados 66.280 novos casos de tumores na mana feminina entre as brasileiras. O estudo revela a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Isso mostra a importância das Ações no Outubro Rosa na Farmácia!

Par quem ainda não conhece, o mês do Outubro Rosa acontece no Brasil desde 1990, essa campanha de mobilização internacional foi criada para reforçar e estimular o importante hábito das mulheres fazerem o autoexame regularmente, além de manter uma rotina periódica de prevenção e cuidados com a saúde.  

Ação Outubro Rosa na Farmácia

Diante dessa importante data de conscientização da saúde feminina a farmácia enquanto estabelecimento de promoção de saúde pública precisa fixar no seu calendário ações para o Outubro Rosa na farmácia.

Caso você, dono ou gestor de farmácia e drogaria, ainda não sabe o que fazer para ajudar essa causa, preparamos um artigo com 5 ações para sua farmácia fazer no mês do Outubro Rosa. Confira!

Achamos que você também vai gostar de:

>> Guia completo: ações promocionais em farmácias para fazer no ano

>> Lista dos produtos mais vendidos em farmácia de Higiene e Beleza

>> Guia Completo: Listamos todos os passos de como organizar uma farmácia

5 ações do Outubro Rosa na Farmácia

1. Caminhada em prol do Outubro Rosa na farmácia

Além dos hábitos alimentares incorretos, falta de reposição hormonal adequada e hereditariedade, umas das principais causas que podem desencadear o aparecimento do Câncer de Mama é o sedentarismo. Então uma boa ação no Outubro Rosa na Farmácia para estimular a prática de exercícios físico entre as mulheres, pode ser através de uma caminhada solidárias.  

Esse tipo de ação exigirá uma maior mobilização dos colaboradores da sua farmácia, além da participação da comunidade. Para farmácias de bairro, esse movimento costumar engajar muitas pessoas. A mecânica consiste no seguinte:

  1. Escolher um local da sua cidade com boa arborização;
  2. Decidir a melhor data (final de semana, durante a noite, ou mesmo dia de trabalho);
  3. Traçar um caminho entre 3 a 5Km, de modo que o final coincida na sua farmácia;  
  4. Se necessário solicitar ajuda dos órgãos competentes (polícia militar, prefeitura, vigilância sanitária);
  5. Divulgar o evento na sua farmácia antecipadamente (tabloides, rádio, panfletos);
  6. Se preferir, você pode confeccionar uma camisa com o logo da sua farmácia em alusão ao Outubro Rosa;
  7. Uma outra boa dica é usar balões cor de rosa para chamar atenção das pessoas para a causa.

A ideia é mobilizar as pessoas fazerem exercício físico e evitar o sedentarismo, que é uma das causas do Câncer de Mama. Ao fazer isso você reforça o compromisso da sua farmácia com a saúde das pessoas e isso terá bons reflexos no marketing boca a boca para o seu estabelecimento.

Como se proteger o câncer de mama – INCA

2. Dia do Autoexame no Outubro Rosa na Farmácia

Muitas mulheres ainda carecem de informações sobre o Câncer de Mama, principalmente quando falamos sobre o autoexame. É por meio do toque que é possível identificar o surgimento de caroços na mama, que são indícios do princípio de câncer. Infelizmente ainda são poucas mulheres que sabem verdadeiramente fazer o autoexame de forma correta.

Workshop - Treinamento Eficiente

Nesse sentido a farmácia pode ajudar a comunidade oferecendo um dia de orientações quanto ao autoexame, como ação no Outubro Rosa na farmácia. Contudo, para isso é necessário o auxílio de uma profissional da saúde que tenha os conhecimentos e habilidades necessárias para ministrar o minicurso.

Outubro Rosa na Farmácia e Drogaria

Atende-se também a reservar um local privado na farmácia para que as mulheres se sintam confortáveis. Dependendo do tamanho do layout da sua farmácia os atendimentos podem ser individualizados ou serem feitos em pequenos grupos. O ideal é deixar as mulheres à vontade para estimular o interesse em aprender mais sobre esse assunto tão importante.  

3. Divulgação de materiais informativos do Outubro Rosa na Farmácia

Se a farmácia já tem seu tabloide de ofertas ou materiais publicitários que distribui aos clientes para informar sobre as ofertas e promoções, no mês do Outubro Rosa você pode destinar um espaço no verso ou mesmo dar um maior destaque para as ações de prevenção.

A própria temática do design pode ser pensando para remeter as tonalidades rosas, com dicas simples de prevenção e cuidados necessários para se evitar o aparecimento do câncer de mama. Uma dica é utilizar fontes confiáveis que são autoridades no combate ao câncer, nesse caso uma referência no assunto é o Instituto Nacional do Câncer.

Mesmo que a farmácia não tenha nenhum material promocional para divulgar o Outubro Rosa, é fácil conseguir esse tipo de conteúdo gratuitamente já pronto para ser impresso nos portais do ministério da saúde. Abaixo segue uma lista com cartazes do Outubro Rosa e outros materiais que você pode baixar gratuitamente:

4. Usar os símbolos da campanha do Outubro Rosa na Farmácia

Um dos símbolos da campanha do Outubro Rosa contra o Câncer de Mama é o famoso broche rosa com aspecto de laço. É muito comum que as pessoas usem esse broche nas roupas de trabalho como forma de lembrar sobre a campanha e também para que se sintam parte do movimento.

E nada mais simples do que você também adotar esse estilo nos uniformes dos colaboradores da farmácia, fazendo com que todo o time entre no clima de conscientização. Indo mais além, uma boa iniciativa é presentear os clientes com o broche na hora do checkout no caixa, esse gesto reforça a atitude do estabelecimento com a data, sendo uma ótima ação para o Outubro Rosa na farmácia.  

Ações para Outubro Rosa na Farmácia

5. Dia D da conscientização sobre Câncer de Mama no Outubro Rosa na farmácia   

Sem dúvida a informação correta é a principal frente de combate ao câncer de mama na campanha do Outubro Rosa na Farmácia. Assim você pode estabelecer um dia no mês especificamente para orientar, não só o público feminino, mas também os namorados, maridos, pais, avôs, enfim, toda as pessoas que fazem parte do laço familiar da mulher.

É importante destacar que a farmácia precisa focar nas ações úteis para as pessoas, isto é, distribuir um folheto sem uma orientação correta não vai impactar positivamente. Nesse ponto oriente e instrua todos os colaboradores para compartilharem informações certa, como por exemplo:

  • O que é câncer de mama?;
  • Quais são os sintomas do câncer de mama?;
  • Como é feita a prevenção da doença?;
  • Como fazer o autoexame em casa?;
  • Quais os locais na região que possuem aparelhos para mamografias?;
  • Existe tratamento para o Câncer de Mama?

Todas essas questões levantadas são importantes no processo de conscientização das pessoas, por isso a importância de campanhas do Outubro Rosa na farmácia, para que as pessoas toquem nesse assunto, por mais espinhoso que seja, é preciso bater na tecla da prevenção. E sua farmácia pode contribuir para essa causa!

O que é mamografia – INCA

Conclusão

Percebeu como pequenas ações que podem ser feitas na sua farmácia contribuem significativamente para a campanha do Outubro Rosa no combate ao Câncer de Mama? Então agora é com você, estude qual a melhor ação para colocar em prática no seu estabelecimento para ajudar essa causa em prol da saúde feminina no Outubro Rosa na Farmácia.

Conheça nossas soluções de automação e gestão para farmácias e drogarias! Peça agora sua demonstração gratuita! Ou então fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se preferir, chame no WhatsApp!

Para ter mais dicas de ações para fazer na sua farmácia ou drogaria se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!

fale agora com o consultor inovafarma
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin