Você já conhecia o termo retail media? Esse conceito é muito explorado no contexto do varejo e vem ganhando popularidade no cenário brasileiro, principalmente em como aumentar vendas em farmácias, sendo considerado uma verdadeira revolução no varejo farma.
O sucesso dessa estratégia está relacionado à solução de grandes desafios de como aumentar vendas em farmácia enfrentados pelos varejistas.
Mas você sabe quais são esses desafios? Porque as redes de farmácias, marcas de produtos e distribuidores estão investindo cada vez mais em estratégias de retail media e porque ele é tão importante assim para aumentar vendas em farmácia?
Nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre retail media no contexto do varejo farmacêutico e como ele pode ser aplicado para sua farmácia aumentar as vendas. Vamos lá?
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O que você quer ler primeiro?
O que é retail media?
De forma direta o retail media é o posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas em sites e aplicativos de varejistas.
Em outras palavras, são anúncios que as marcas colocam nos sites e-commerce de venda online da farmácia com o objetivo de aumentar a visibilidade de seus produtos e, consequentemente, influenciar o consumidor final a realizar a compra do produto, impactando em como aumentar vendas em farmácia.
Podemos dizer que o retail media é marketing da indústria mais próximo do cliente final.
Segundo levantamento da Retail Media Insights, idealizada pela Newtail, apontou que 57% dos anunciantes de retail media tem como principal objetivo melhorar o desempenho de vendas de produtos estratégicos dentro dos e-commerces.
Outro objetivo galgado pelos anunciantes desse tipo de marketing apontado na pesquisa, cerca de 20% dos entrevistados tem como objetivo aumentar a visibilidade da marca para o consumidor.
Os dados revelam que os fabricantes tem muito interesse em investir no retail media, sendo, portanto, uma segunda fonte de receita para os varejistas.
De modo simplificado, o retail media permite que a indústria farmacêutica pague para o varejista anunciar o seu produto dentro do site e-commerce ou aplicativo da farmácia, influindo em como aumentar vendas em farmácia.
Por que a farmácia deve investir em retail media?
A pesquisa realizada pela Newtail apontou que 75% das empresas que ainda não usam retail media disseram não ter conhecimentos suficientes para começar a investir nessa estratégia.
Esse dado indica um verdadeiro “oceano azul” de oportunidades. É uma ótima hora para sua loja ser a vanguarda nessa estratégia e garantir ótimos resultados, principalmente em como aumentar vendas em farmácia.
Ao implementar estratégias de Retail Media, a farmácia não apenas pode aumentar suas vendas, mas também pode fornecer informações úteis, educar os consumidores sobre produtos farmacêuticos e promover uma abordagem mais personalizada no setor.
Essas estratégias de como aumentar vendas em farmácia, permitem que as farmácias se envolvam de forma mais significativa com os clientes, oferecendo conteúdo relevante e educativo sobre saúde, bem-estar e produtos farmacêuticos.
Além disso, a capacidade de segmentação e direcionamento dos anúncios de retail media possibilita que as farmácias atinjam os clientes certos com mensagens personalizadas, aumentando assim a eficácia de suas campanhas de marketing.
Ao educar os consumidores sobre os produtos disponíveis e seus benefícios, as farmácias podem ajudar os clientes a tomar decisões mais informadas sobre sua saúde e bem-estar. Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também constrói confiança e fidelidade à marca.
Vantagens do retail media para farmácia:
- fonte alternativa de receita, com a venda de espaços publicitários no site/app;
- oferece conteúdo e ofertas direcionadas para estimular as compras;
- anúncios são direcionados para o público que busca produtos específicos, evitando assim uma experiência negativa de poluição visual para o cliente, o que poderia levá-lo a evitar a compra.
O retail media substitui os anúncios tradicionais?
De forma alguma! As estratégias de retail media não substitui os anúncios tradicionais, eles ainda permanecem muito relevantes para alcançar o público-alvo da farmácia.
Tudo vai depender dos objetivos da sua loja e do seu orçamento para campanhas de marketing. O retail media é um complemento para as demais estratégias e não um substituto.
Como aumentar vendas em farmácia com retail media
O que é necessário para a farmácia começar a fazer retail media?
Um dos pilares para aplicar estratégias de retail media é ter pelo menos 60% do faturamento em vendas rastreadas e analisadas, aponta Eduardo Donoso, Head de Marketing da Bnex.
Ou seja, para direcionar anúncios assertivos no retail media é preciso conhecer o hábito de compra dos clientes, de modo a mostrar produtos que fazem sentido para cada consumidor.
E isso, começa pelo cadastramento do cliente na hora da venda.
Além disso, Eduardo ainda aponta que a farmácia precisa ter canais de ativação direcionada, como por exemplo a mídia digital.
Nesse sentido, para aplicar estratégias de retail media a farmácia precisa ter seu próprio site e-commerce, além do aplicativo mobile, visando uma média de 50% de clientes ativos mensalmente, isto é, que façam compras por esses canais.
Minha farmácia ainda não tem um site e-commerce, o que fazer?
O e-commerce desempenha um papel crucial no contexto da retail media.
Com o crescente número de consumidores migrando de lojas físicas para plataformas online, as marcas estão buscando maneiras de alcançar esses consumidores com alta intenção de compra diretamente nos pontos de venda nos sites e aplicativos dos parceiros de varejo.
Só para você ter uma ideia do potencial de como aumentar vendas em farmácia através do e-commerce, entre 2022 e 2023 as vendas online cresceram 36,8% no varejo farmacêutico, segundo o IQVIA.
Isso prova a necessidade de sua farmácia adentrar nesse canal de vendas. Caso você ainda não tenha um site de venda online, o InovaFarma pode te ajudar com isso!
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Minha farmácia não vende pelos aplicativos de celular, o que fazer?
Um outro canal de vendas que vêm aumentando sua preferência entre os consumidores são as compras feitas diretamente pelos aplicativos de celular.
Nesse sentido, o InovaFarma também oferece integração com iFood, Quero Delivery, MyPharma, FarmáciasAPP e muitos outros!
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Minha farmácia já tem canais de vendas online, como colocar retail media?
A forma mais simples de monetizar o site da farmácia é através do Google AdSense. Basicamente a farmácia se cadastra no serviço e coloca um “código” dentro do site, assim o Google se encarrega de “vender” esse espaço para empresas anunciantes.
Uma parte do valor fica com o Google e o restante é depositado na conta bancária da farmácia.
Entretanto, existem outras formas de retail media, como por exemplo negociar diretamente os espaços publicitários com a indústria farmacêutica.
Nesse caso, os ganhos são maiores, pois não haverá intermediários, e também você poderá fechar contratos de exclusividade, aumentando a monetização do seu site e-commerce.
A desvantagem disso fica por conta de que a farmácia terá que ter uma retaguarda técnica, isto é, toda uma infraestrutura para inserir os anúncios no site, de acordo com cada usuário e realizar a mensuração de cliques, visualizações e demais métricas.
A farmácia pode terceirizar isso tudo para empresas especializadas em retail media, e não ter preocupações quando ao código do site ou demais manutenção, porém, novamente, ao inserir um terceiro, a receita da monetização será dividida com mais empresas.
É preciso fazer uma análise e verificar qual das opções mais se adequa à realidade de sua loja.
Como os anúncios de retail media são exibidos no site da farmácia?
Os anúncios de retail media podem ser exibidos em dois formatos: native ou display.
Anúncio Retail Media Native
Esse tipo de anúncio é integrado aos resultados de pesquisa no site ou no aplicativo da farmácia.
Geralmente, tem uma aparência semelhante aos outros produtos ou resultados de pesquisa, mas com um rótulo indicando “patrocinado” abaixo ou acima do anúncio.
Esse formato é bastante impactante, pois atrai a atenção do consumidor sem prejudicar sua experiência de usuário, tornando-o mais relevante.
Na imagem podemos notar entre os conteúdos das páginas que há um post patrocinado pelo InovaFarma, direcionado para o público-alvo do produto, ou seja, donos e proprietários de farmácias que possam se interessar pelo assunto.
Anúncio Retail Media Display
Os anúncios da Rede de Display permitem uma liberdade criativa maior, aparecendo como banners em diferentes formatos e posições no site ou aplicativo do varejista.
Com esse tipo de anúncio, é possível segmentar o público-alvo, o conteúdo e o dispositivo em que o anúncio será exibido. Na imagem abaixo, um exemplo típico de anúncio em formato de display é mostrado.
Em um artigo sobre estabelecimento farmacêutico é possível ver um anúncio do InovaFarma promovendo o sistema para farmácia dessa empresa no cabeçalho da página. Isso não é apenas coincidência, mas sim um exemplo de segmentação eficaz.
Esse anúncio é pago, logo, o site receberá um valor para cada clique ou visualização do anúncio. Se o anúncio estivesse no site de sua farmácia, você receberia os valores da empresa que estivesse anunciando nesse espaço.
Conclusão
O retail media, representa uma abordagem inovadora e altamente eficaz de como aumentar vendas em farmácias por meio do marketing digital.
Ao integrar anúncios patrocinados de forma nativa ou em formato de display nos sites e aplicativos das farmácias e drogarias, o retail media permite que as marcas alcancem os consumidores no momento certo e no contexto relevante de sua jornada de compra.
Além disso, a estratégia de retail media se torna ainda mais crucial com o crescimento do e-commerce e a mudança dos hábitos de compra dos consumidores para plataformas online.
Ao reconhecer a importância do retail media e investir em conhecimento e implementação adequados, as farmácias podem aproveitar ao máximo seu potencial para impulsionar as vendas, aumentar o envolvimento dos clientes e obter uma vantagem competitiva significativa no mercado atual.
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