Você conhece alguém que não tem um celular? Difícil né?! Hoje, praticamente todos tem um smartphone em mãos, o que evidencia a necessidade da sua loja ter um aplicativo de drogaria.
Conforme estudos revelados pela FGV, o Brasil já possui 1,2 smartphones por número de habitantes, totalizando 249 milhões de aparelhos. Então, por que sua loja ainda não tem um aplicativo de drogaria?
Se você ainda não pensou nisso, então confira ao longo desse texto as vantagens de se possuir o próprio aplicativo de farmácia. Caso você já possua seu próprio aplicativo, mas ainda muitos clientes não instalaram no celular, vamos te mostrar 7 ideias para divulgar o aplicativo de drogaria.
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O que você quer ler primeiro?
O que é um aplicativo de drogaria?
De forma simples, podemos definir um aplicativo de drogaria como sendo um programa (software) desenvolvido para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Esse aplicativo permite aos usuários acessar uma variedade de serviços e recursos relacionados a farmácias ou drogarias, como por exemplo:
- Compra de Medicamentos (os clientes podem fazer pedidos de medicamentos e produtos de saúde diretamente pelo celular);
- Receber Ofertas e Promoções (os aplicativos de drogaria podem mostrar ofertas especiais, descontos e promoções exclusivas para os clientes da farmácia);
- Ver a localização da farmácia (no próprio aplicativo os clientes podem ver a localização da loja direto no GPS do celular, além horários de funcionamento);
- Consultar historio de compras (por meio do aplicativo é possível que o cliente veja quais compras realizou anteriormente);
- Pagamento Online (com o aplicativo existe a possibilidade de fazer pagamentos online direto pelo celular tornando a compra de medicamento mais rápida e conveniente).
Como visto, o aplicativo de drogaria visa simplificar a experiência do cliente ao oferecer uma gama de serviços e recursos relacionados a produtos farmacêuticos e de saúde, tudo na palma da mão do paciente.
Qual a vantagem de ter um aplicativo de drogaria?
Ter um aplicativo de drogaria oferece uma série de vantagens tanto para os clientes quanto para a própria loja. Abaixo, listamos as principais vantagens da farmácia ter seu próprio aplicativo de vendas:
Conveniência
Os clientes podem fazer pedidos de medicamentos e produtos de saúde a qualquer momento, sem a necessidade de visitar fisicamente a loja. Basta ter o aplicativo de drogaria instalado no celular para fazer uma compra na farmácia!
Mais Agilidade
O aplicativo de farmácia permite que os clientes economizem tempo ao evitar filas e esperas na loja física. As compras podem ser feitas rapidamente, com apenas alguns cliques, inclusive, o pagamento também ser feito pelo próprio celular.
Informações sobre Medicamentos
Para aquelas pessoas que desejam somente consultar preços ou mesmo ver um determinado tipo de medicamento, elas podem usar o aplicativo para conseguir informações detalhadas sobre medicamentos, incluindo dosagem, efeitos colaterais e interações, ajudando os clientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde.
Oferecer Promoções, Ofertas e Descontos
Uma das formas de aumentar as vendas é por meio de campanhas de ofertas e descontos, que neste caso, podem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo de drogaria.
Personalização
Ter um aplicativo próprio da farmácia permite que seja personalizada todo o layout, de modo a colocar o logotipo da farmácia, suas cores e toda a identidade visual da loja dentro do app.
Fidelização de Clientes
Um aplicativo próprio da farmácia pode ser um diferencial perante os demais concorrentes, fazendo com que os clientes prefiram comprar na sua loja pela praticidade, contribuindo para a fidelização.
7 ideias de divulgação para aplicativo de drogaria
Agora que você já sabe o que é um aplicativo de drogaria e já observou as principais vantagens de ter um app próprio para sua loja, veja a lista de ideias de divulgação que trouxemos para tornar esse aplicativo popular entre os clientes:
Distribuição de folhetos
A ideia é desenvolver junto à uma gráfica da sua região um folheto de divulgação do aplicativo de drogaria, inclusive, colocando um código QRCode para que o consumidor aponte a câmera do celular e seja direcionado para instalar o aplicativo.
Podemos aproveitar na arte para destacar rapidamente as vantagens oferecidas pelo aplicativo, como conveniência e facilidade, é uma forma de incentivar os clientes a baixarem o aplicativo.
Faça uma boa tiragem e deixe sobre o balcão de vendas e no caixa da farmácia, além de locais de grande circulação interna de clientes.
Também não se esqueça de deixar uma boa quantidade na entrada da farmácia, para que as pessoas que estejam transitando na calçada vejam a novidade.
Fixação de banner
Para a parte externa da loja, sugerimos a instalação de um banner na entrada da drogaria na proporção de 800x1200mm (ou tamanho maior). Isso permitirá que as pessoas que estão circulando nas proximidades tomem conhecimento do aplicativo de drogaria.
Da mesma forma, na parte interna da loja, você pode posicionar o mesmo banner em um local visível, de preferência atrás do atendente de farmácia. Isso facilitará o contato visual do cliente no momento em que estiver fazendo seu pedido, aumentando a visibilidade do aplicativo.
Divulgação no tabloide de ofertas
O tabloide de ofertas, também chamado de caderno de ofertas ou jornal de ofertas, é uma ótima estratégia para divulgar o aplicativo de drogaria, visto que muitos clientes buscam por ofertas e promoções nesse material.
A dica é adicionar uma chamada de destaque para o aplicativo de drogaria na capa do jornal de ofertas que já é veiculado. Dessa forma, mais pessoas serão informadas sobre essa novidade da farmácia. Não esqueça de incluir o QRCode para facilitar a instalação do app.
Caso queira investir ainda mais em divulgação, contrate uma pessoa para distribuir o caderno de ofertas, ou mesmo os banners e folders da sua drogaria na residência das pessoas do bairro da sua loja. Muitas pessoas ainda preferem receber material impresso, como idosos.
Móveis personalizados
Para farmácias que tenham um poder aquisitivo maior, podem investir em algo mais chamativo, como o lançamento do aplicativo de drogaria por meio de um balcão promocional.
Nesse móvel personalizado, um colaborador será destacado e estará disponível para apresentar o aplicativo e responder às dúvidas dos clientes. Além disso, a farmácia pode disponibilizar acesso Wi-Fi gratuitamente para que os clientes possam instalar o aplicativo durante a ida na drogaria.
A dica aqui é treinar a pessoa responsável para abordagem, para que explique de forma simples e ela mesmo consiga ajudar os clientes com menos aptidão em tecnologia para instalar o app no celular.
Anúncios em pontos estratégicos da cidade
Para chegar em mais pessoas, a farmácia pode pensar em estratégias de anúncios fixos em pontos estratégicos da cidade, onde existem boa movimentação de pessoas. Uma das formas de fazer isso é por meio dos outdoors.
Caso você não se recorde, um anúncio outdoor é uma forma de publicidade externa que envolve a exibição de anúncios em grandes painéis localizados em áreas públicas de alto tráfego, como ao longo de estradas, rodovias, ruas movimentadas e áreas urbanas.
Esses painéis geralmente são feitos de materiais resistentes às chuvas e ao sol, com mensagens para chamar a atenção de pessoas que passam por eles, sejam pedestres, motoristas ou passageiros de veículos. Geralmente eles são grandes, coloridos e impactantes para atrair a atenção do público.
Procure na sua região se existem empresas especializadas nesse tipo de anúncio para divulgar o aplicativo da sua drogaria.
Anúncios em transporte coletivo
Deixando mais claro, os busdoors são um tipo de publicidade em que anúncios são colocados nos painéis externos traseiros de ônibus (ou em outros tipos de veículos de transporte público, como bondes, metrôs ou trens).
Em complemento com os outdoors, a farmácia pode pensar em investir nos “anúncio busdoors“. Normalmente eles são mais direcionados para médias e grandes cidades, em que existem muito tráfego de transporte público entre os pontos do município.
Se for o caso da sua cidade, é uma ideia anunciar o aplicativo de drogaria em busdoors, aproveitando o fato de que esse tipo de mídia percorre grandes áreas dos bairros adjacentes, seguindo o itinerário dos ônibus. Isso nos possibilita atingir um público maior em termos de visualizações.
Fazer marketing digital do aplicativo de drogaria
Uma ótima estratégia para divulgar o novo aplicativo de drogaria da sua loja é contar com a divulgação digital. Para isso a farmácia pode publicar na própria rede social da loja.
Para ganhar mais alcance e ter mais pessoas vendo a novidade do aplicativo de drogaria, e consequentemente ter mias instalações nos celulares dos potenciais clientes, basta que a farmácia faça parcerias com influenciadores digitais da sua região.
Influenciadores são, na verdade, pessoas conhecidas na internet, geralmente com bom número de seguidores, daí quando essa pessoa comenta sobre o aplicativo de drogaria, mais pessoas vão ficar sabendo disso.
Normalmente os influenciadores cobram uma taxa de divulgação, que pode ser negociada, dependendo do tipo de publicação (vídeo, imagem, conteúdo personalizado) e também o tamanho do perfil na rede social (seguidos, engajamento, número de curtidas, etc).
Conclusão sobre aplicativo de drogaria
O aplicativo de drogaria é um importante instrumento que a farmácia tem em mãos para potencializar as vendas da loja. Por meio dele é possível realizar campanhas promocionais e chegar em mais clientes que não podem (ou não querem) se deslocar fisicamente até a loja.
Seja por comodidade ou mesmo necessidade, o aplicativo de drogaria vem se popularizando entre os consumidores, justamente por isso a farmácia precisa se modernizar e ter o seu próprio aplicativo.
E para isso você pode contar com as soluções do sistema InovaFarma. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e veja como sua loja pode ter o próprio aplicativo, de forma fácil, simples e sem complicação! Se você desejar, chame logo pelo WhatsApp!
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