O Brasil está passando por um rápido processo de envelhecimento populacional. E isso evidencia a necessidade de prepara os colaboradores para ajudar idosos no atendimento da farmácia.
Só para se ter uma ideia, segundo o Censo Demográfico de 2022, o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 22,2 milhões, representando 10,9% da população total do Brasil.
Isso representa um aumento de 57,4% em relação a 2010, quando esse grupo correspondia a 7,4% .
Tal crescimento é impulsionado por fatores como o aumento da expectativa de vida e a redução das taxas de fecundidade.
Esse cenário traz implicações significativas para diversos setores, especialmente o farmacêutico.
Com o envelhecimento da população, há uma demanda crescente por medicamentos de uso contínuo, produtos ortopédicos, fraldas geriátricas e suplementos nutricionais.
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Farmácias e drogarias precisam se adaptar para atender às necessidades desse público, oferecendo um mix de produtos adequado, serviços personalizados e principalmente saber como ajudar idosos no atendimento.
Além disso, é essencial que esses estabelecimentos estejam preparados para fornecer orientações claras e acessíveis, garantindo que os idosos compreendam corretamente o uso dos produtos e medicamentos.
A capacitação de funcionários para um atendimento humanizado e a adaptação do ambiente físico para facilitar o acesso também são medidas importantes.
Com planejamento e foco nas necessidades específicas da população idosa, o setor farmacêutico pode não apenas atender a essa demanda crescente, mas também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos no Brasil.
Diante do exposto fica claro a importância da farmácia ter estratégias de vendas para conquistar o público idoso.
Por isso trouxemos nesse artigo algumas das melhores dicas para ajudar idosos no atendimento. Veja agora!
O que você quer ler primeiro?
Ações para ajudar idosos na farmácia
Ao oferecer uma boa gama de opção de opções na farmácia de produtos ortopédicos, automaticamente você já vai ajudar idosos que necessitam desses produtos.
Entretanto, não são todos os consumidores da melhor idade que procuram esse tipo de produto. A seguir, listamos algumas sugestões de ações para ajudar idosos na farmácia:
Ter opção de medicamentos mais baratos
Sua loja pode oferecer uma boa linha de opções nos medicamentos genéricos aos idosos, isso porquê, grande parcela dos idosos são pensionistas do INSS, isto é, aposentados com salário mínimo.
Dessa forma, adquirir um medicamento de referência acaba pesando no orçamento familiar, em contrapartida a farmácia pode ofertar os medicamentos genéricos, que chegam a sair 30% mais baratos.
É importante dizer que é preciso realizar a intercambialidade do medicamento somente quando possível, evitando prejuízos no tratamento do paciente, isso contribui em ajudar idosos na farmácia.
Um outro grupo de medicamentos que costuma ter boa aceitação por parte do público idoso são as vitaminas.
Elas podem ser oferecidas como complemento para melhorar a disposição e imunidade, que à medida que o corpo envelhece, são comprometidas.
Oferecer a entrega à domicílio
Não é a toa que muitos idosos procuram farmácia de produtos ortopédicos, a dificuldade de locomoção é muito comum nesse público mais velho.
Nesse ponto a presença do idoso na farmácia fica prejudicada, e para contornar esse obstáculo, sua loja pode trabalhar com entrega de medicamentos.
Ao fazer isso, além de ajudar o idosos na farmácia, você aproxima a loja desse público, criando assim uma melhor relação de confiança e fidelidade desse tipo de cliente.
Para estreitar ainda mais essa relação, use grupos de WhatsAPP exclusivos com promoções em produtos ortopédicos, por exemplo.
Lembre o idoso da sua próxima compra
Além da locomoção, a memória também é outro ponto muito afetada com o avanço da idade, pense nisso ao ajudar idosos na farmácia.
Muitos idosos acabam se esquecendo de comprar o medicamento de uso contínuo.
Nesse sentido a farmácia pode usar a tecnologia a seu favor, como por exemplo lembrar o idoso por meio de mensagens direto no WhatsAPP.
O próprio sistema da farmácia se encarrega de verificar o cadastro do idosos e analisar a data da próxima compra, enviado assim uma mensagem de texto com as informações do medicamento para que seja comprado.
Basta apenas que a farmácia informe o número do telefone da pessoa.
Uma boa dica é agregar serviços, por exemplo: lembrar o cliente de uso contínuo por meio do WhatsAPP e já solicitar se o mesmo deseja que a farmácia faça a entrega do medicamento em seu domicílio.
Esse tipo de conveniência poder ser até mesmo repassada para o cliente, gerando uma receita extra para a lucratividade da sua loja.
Oferecer um atendimento personalizado para idosos
Além de oferecer produtos para a terceira idade, sua loja precisa também ajudar idosos, oferecendo um atendimento farmacêutico personalizado, afinal, esse público requer cuidados especiais dos balconistas e atendentes.
Neste caso, os colaboradores devem seguir alguns cuidados especiais quando um cliente de idade avançada entra na farmácia de produtos ortopédicos. Listamos a seguir 3 práticas que podem ser seguidas:
Ajudar idosos no atendimento: Tenha empatia, você também envelhecerá!
É fundamental entender que essas pessoas possuem muitas limitações, devido a idade, justamente por isso muitos buscam farmácia de produtos ortopédicos.
A coordenação motora já não é a mesma, prejudicando a locomoção dentro da farmácia, até mesmo segurar uma caixa de medicamento pode ser uma tarefa bem difícil!
Não fique esperado atrás do balcão na hora do atendimento farmacêutico, ao invés disso ofereça ajuda para a pessoa.
Mas tenha cautela, alguns idosos podem se sentir ofendidos quando pensam que não são capazes de fazer algo.
Também é importante que a farmácia de produtos ortopédicos tenha corredores adequados, que permitam o deslocamento de cadeiras de rodas, evitando colisões com as gôndolas e os produtos.
A memória é muito comprometida, então não abuse de perguntas desnecessárias ao fazer atendimento farmacêutico.
Pergunte o que realmente importa para prosseguir com a venda. É interessante, neste caso, utilizar associações, como por exemplo:
“O senhor(a) deve tomar o comprimido amarelo pela manhã, e o azul no período da tarde”.
Uma outra boa dica é usar desenhos nas caixas dos medicamentos, como por exemplo:
- medicamentos para tomar durante o dia podem ser identificados com o desenho de um sol;
- já os medicamentos administrados durante a noite, podem ter um desenho de uma lua.
Isso facilita, e muito para a pessoa se lembrar.
Ajudar idosos na farmácia: Tenha muita, mas muita paciência!
A audição das pessoas idosas não costuma ser das melhores (com suas devidas exceções).
Geralmente, os momentos de pico são bem barulhentas; principalmente se levarmos em conta a circulação de pessoas e veículos.
Se perceber ao ajudar idosos com muita dificuldade para ouvir ao fazer o atendimento farmacêutico, vá gradativamente elevando o tom de voz.
Veja bem, não estamos aconselhando a gritar! Existe um abismo entre falar alto e gritar. Além do mais, pode aparentar grosseria do atendente.
Outro ponto a observar na hora do atendimento para pessoas idosas é em relação ao vocabulário. Esqueça termos técnicos e jargões farmacêuticos! Isso só complicará ainda mais o entendimento do idoso.
Até para pessoas jovens é difícil entender algumas simples orientações, agora imagine para os idosos. Seja claro e direto, em um tom de voz audível e cordial.
Ajudar idosos: Não demonstre pressa no atendimento farmacêutico!
Se for atender e ajudar idosos na farmácia, seja ético! Não tente apressar qualquer tipo de decisão, muito menos forçar algo no grito (empurroterapia)!
Essas pessoas geralmente levam mais tempo para processar as informações (de novo com as devidas ressalvas), e isso não é culpa delas.
Preocupe-se também em fornecer explicações adicionais por escrito ao fazer o atendimento para o idoso.
Muitas vezes as pessoas mais velhas possuem cuidadores ou familiares que fazem o acompanhamento diário das medicações.
Escreva as dosagens, formas de aplicação, horários, contraindicações; enfim, tudo que for relevante em uma folha de papel (com uma caligrafia legível); e peça para o idoso entregar para seu responsável.
Passo a Passo para ajudar idosos no atendimento da farmácia:
- ouça o idoso com muita atenção e paciência;
- informe de forma clara as informações sobre dosagem e horário de medicação;
- se necessário, repita todas as informações para o idoso;
- use etiquetas de modo de uso para facilitar a identificação do medicamento;
- procure não induzir o idoso comprar medicamentos que não necessitam;
- é recomendado ter o número no sistema da farmácia de algum parente ou cuidador do idoso.
Conclusão sobre ajudar idosos na farmácia
É notória o potencial de consumo do público idoso, justamente por isso sua loja precisa ter opção de produtos ortopédicos e itens relacionados com a melhor idade, além de oferecer bom atendimento e entender as características dessas pessoas.
E para comercializar itens na farmácia de produtos ortopédicos, além de correlatos para idosos você tem que contar com um bom sistema para agilizar as vendas no balcão. E nisso podemos te ajudar!
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