Estreitar a relação com as pessoas não é uma tarefa muito fácil. Entretanto, com a chegada dos aplicativos para smartphones, comunicar-se com o público alvo melhorou muito essa aproximação. O WhatsApp de Farmácia é um bom exemplo disso.
Manter um canal de comunicação aberto entre a farmácia e seus clientes pode ser o diferencial competitivo que está faltando no seu negócio. Em meio à multidão de concorrentes ofertando produtos e serviços dos mais variados preços, ter uma relação próxima com o cliente por meio do WhatsApp de farmácia é uma alternativa simples e barata.
Ele está disponível nas plataformas Android e IOs, isso significa que todos os celulares tem acesso gratuito. O aplicativo é usado para o envio de mensagens instantâneas por meio da internet, e também tem a função de:
- chamadas de voz;
- envio de vídeos;
- mensagens de textos;
- troca de imagens; e
- gifs animados.
O WhatasApp já é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, muito em virtude da compra do Facebook. Isso mesmo! O Facebook além de ser dono do Instragram é dono também do WhatsApp.
Saber disso só comprova a necessidade da sua farmácia usar essa ferramenta para trazer mais clientes. Pensando nisso, esse artigo traz 4 passos fundamentais para você começar agora mesmo a fazer do WhatsApp de farmácia o seu vendedor virtual. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
1º Passo: criar uma conta no WhatsApp de farmácia
Em hipótese alguma: não misture seu número pessoal com o número da farmácia. É comum que o próprio dono da farmácia use seu número particular como sendo o número oficial do negócio. Isso é um erro!
Primeiro que é falta de profissionalismo e segundo que é necessária uma distinção entre negócios e interesses particulares. Você não quer passar pelo constrangimento de enviar uma mensagem particular para algum cliente da farmácia, não é mesmo?
Para que isso não ocorra busque um número exclusivo para o WhatsApp de farmácia, registrado para o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do estabelecimento. Existem até planos de empresas de telecomunicações muito vantajosas para empresas. Faça uma pesquisa no mercado e encontre o plano mais adequado para sua necessidade.
Depois, em relação ao aparelho celular, também é recomendado ter um específico para a farmácia. Por mais que existam smartphones que aceitem vários chips de operadoras, o indicado é ter um aparelho somente da farmácia. A vantagem mais uma vez está na distinção entre empresa e vida pessoal.
Como instalar o WhatsApp de farmácia no celular?
Você vai precisar de um celular específico para a farmácia. Nesse caso é preferível optar pelos smartphones Android. Isso porque ele é mais fácil de mexer e possui muitos app gratuitos, além de serem muito mais baratos.
Com o celular em mãos, acesse a loja de aplicativos Play Store. Pesquise por WhatsApp. Depois clique em Instalar. Depois na tela inicial do aparelho, toque no ícone do WhatsApp.
Basta concordar com os termos de licença na primeira tela. Depois insira o número do chip destinado para a farmácia. Espere alguns minutos e digite o código que será enviado pelo SMS.
2º Passo: reúna o número dos clientes no WhatsApp de farmácia
Se você tem o bom hábito de cadastrar as informações dos clientes no sistema de farmácia, procure pelos números de telefone já cadastrados. Essa é a primeira providencia a ser feita. Porém, se o seu atual sistema de farmácia não tem essa opção, busque outros softwares para farmácia que tenham o recurso de cadastrar o WhatsApp de farmácia já incluso.
Mas se você não costuma cadastrar os clientes, a partir de agora comece a cadastrar! Oriente os colaboradores para que perguntem informações básicas dos clientes, como:
- nome completo;
- número do telefone (com DDD); e
- endereço.
Caso o cliente insistir em não passar essas informações, tente motivá-lo a ter essa vontade. Por exemplo: crie uma promoção que a pessoa tenha que preencher um cupom e assim fornecer dos dados de telefone. Uma outra ação poder ser o desconto em algum item, ou um brinde na hora do pagamento, se o cliente fornecer o número de telefone.
3º Passo: forme grupos exclusivos no WhatsApp de farmácia
Para começar você pode criar um único grupo com todos os números dos clientes. Nesse caso, vale lembrar, que existem pessoas de perfis e faixa etárias diferentes que estão no mesmo grupo, isso significa que os conteúdos que serão compartilhados não podem ser muito específicos.
Depois você pode ir criando mais grupos a partir do interesse dos clientes. Nesse caso o ideal é segmentar as pessoas em vários grupos a partir dos interesses. Por exemplo, crie grupos no WhatsApp de farmácia sobre:
- produtos para melhor idade;
- perfumaria e maquiagem;
- produtos femininos;
- produtos masculinos;
- produtos da linha infantil; e
- grupo exclusivo para clientes antigos (acima de 5 anos).
Após criar esses grupos, comece a segmentar os clientes para os respectivos grupos. Você também pode enviar um convite dos grupos criados para o seu grupo que estão todos os clientes, assim as pessoas que se interessam pelo assunto daquele grupo vão por conta própria entrar no grupo.
Como criar um grupo no WhatsApp de farmácia
No celular toque sobre o ícone do Whatasapp. Depois no canto superior direito, clique nos “três pontinhos” … para exibir o menu. Toque em “Novo Grupo”.
Na próxima tela serão mostradas todas as pessoas que estão adicionadas como contato. Busque pelo nome das pessoas e vá adicionando uma por uma. O WhatsApp exige que pelo menos uma pessoa seja adicionada para que o grupo possa ser criado. Você pode adicionar apenas uma única pessoa e depois do grupo criado ir adicionando os outros clientes.
Em seguida é necessário digitar um nome para o novo grupo.
Qual o melhor nome do grupo para WhatsApp de farmácia?
É importante saber que o WhatasApp limita os nomes em 25 caracteres, ou seja, você pode usar apenas 25 letras. Além disso os espaços também contam como caractere. A sugestão então é padronizar os nomes dos grupos conforme os temas e conteúdos que serão compartilhados, usando letras maiúsculas e minúsculas para separar as palavras.
Por exemplo: você pode seguir o padrão: nome da farmácia + conteúdo do grupo
Ficando dessa forma:
FarmaBemEstar Perfumaria (24 caracteres)
BemEstar – Perfumaria (21 caracteres)
Dica: Crie uma identificação visual usando emoji para o seu WhatsApp de farmácia
No próprio aplicativo Whatsapp existem uma séria de “figuras” chamadas de emoji que representam objetos e feições humanas. Use-as entre as palavras, assim você consegue separar ao invés de usar o espaço e cria um apelo visual muito mais chamativo para o grupo.
🏪 BemEstar 💅💄Feminino (25 caracteres)
🏪BemEstar👶LinhaInfantil (25 caracteres)
🏪BemEstar 💊Promoções🔥 (24 caracteres)
Coloque uma imagem da farmácia no grupo!
Repare que do lado esquerdo do nome aparece uma pequena imagem de uma câmera. Toque nela para escolher uma imagem para o novo grupo.
A sugestão é colocar o logotipo da farmácia para criar uma associação visual dos clientes. Claro que imagem pode variar conforme os conteúdos que vão ser compartilhados pela farmácia, mas em via de regra deixe mesmo o logo.
Pronto, seu grupo de WhatsApp está criado e pronto para compartilhar conteúdo!
3º Passo: planeje as ações que serão feitas no grupo de WhatsApp
Se você criou um único grupo com todos os números dos clientes, tenha em mente que os conteúdos que serão compartilhados vão ter que ser mais genéricos, buscando agradar a todos. Porém se você já segmentou os clientes em diversos grupos, é possível criar conteúdo bem mais assertivos para as pessoas.
Mesmo com um único ou vários grupos, é recomendo seguir as seguintes boas práticas:
- seja claro, objetivo e breve nas mensagens envidados no grupo;
- não fique enviado toda a hora conteúdos no grupo;
- divulgue apenas 1 a 2 conteúdos por dia;
- responda o mais rápido possível qualquer tipo de contato;
- nunca responda de forma grosseira os clientes;
- coloque um horário de atendimento também para o WhatsApp (semelhante ao da farmácia).
Esteja ciente que as pessoas dos grupos podem solicitar atendimento e informações pelo WhatsApp de farmácia e isso vai tomar bastante tempo do colaborador. O ideal é delegar apenas um único colaborador como sendo o responsável por responder os grupos.
O colaborador dever ter os pré-requisitos para atender os clientes pelo WhatsApp:
- dominar a norma culta da língua portuguesa;
- ter familiaridade com tecnologia e saber como mexer no celular;
- facilidade no atendimento de pessoas;
- conhecer os produtos que serão ofertados;
- conhecer as regras, preços e promoções anunciadas;
- ser cordial e sempre responder com atenção as mensagens.
Guia completo: Como montar um tabloide de ofertas de sucesso para a farmácia
O que devo compartilhar dos grupos de WhatsApp de farmácia?
Conteúdo chamativo
Compartilhe conforme o perfil de cada grupo criado o que as pessoas vão se interessar. Não saia compartilhando qualquer tipo de coisa somente para “movimentar o grupo”!
Por exemplo:
No Grupo de Perfumaria os clientes vão se interessar por novidades, novos produtos e promoções. Como se trata de produto de beleza você pode indicar alguns posts de celebridade ensinando como usar o produto.
Já no grupo que estão as mães, destinado aos produtos infantis, os conteúdos devem ser relacionados com maternidade e infância das crianças.
Muitas mamães de primeira viagem desconhecem muitas linhas de produtos para os bebês, então compartilhe conhecimento atrelado com o modo de usar do produto. Busque referências nas próprias redes sociais dos laboratórios e marcas famosas.
Nos grupos que tiverem pessoas mais jovens, é bom apostar nos anticoncepcionais e produtos do segmento de cuidados com o corpo. Com o público mais jovem é necessário um visual mais “descolado” e atual.
Essas pessoas costumam seguir muitos influenciadores digitais, então procure saber quais são essas celebridades e compartilhe conteúdos que estão relacionados com o produto que sua farmácia está vendendo.
Informações Úteis
- número de telefone para atendimento/entrega;
- horário de funcionamento da farmácia;
- endereço do estabelecimento;
- pontos de referência/acessibilidade (estacionamento, vaga para deficiente);
- mix de produtos que são oferecidos;
- diferencias oferecidos (aferição de pressão, massa corporal, aplicação de injetáveis).
Ofertas exclusivas
Mais uma oportunidade para atrair o cliente para a sua unidade é oferecer descontos exclusivos ou cupons de desconto no WhatsApp de farmácia.
Quais produtos da farmácia podem ser anunciados?
- produtos sem prescrição (MITs) podem ser divulgados nos grupos;
- correlatos e perfumaria também podem ser anunciados;
- qualquer produto que exige prescrição de receita não pode ser divulgado.
4º Passo: divulgue os grupos de Whatsapp na Farmácia
- instrua cada colaborador a convidar os clientes para entrarem nos grupos da farmácia;
- cadastre no sistema de farmácia os novos clientes (nome, telefone e endereço);
- cole cartazes na farmácia com códigos QRcode para o próprio cliente entrar nos grupos;
Bônus: Enviar mensagens para clientes de Uso Contínuo
Além dos grupos de WhatsApp de farmácia que podem ser criados como estratégia de venda, também é possível personalizar a comunicação com os clientes da sua loja. No próprio sistema da farmácia você consegue enviar mensagens personalizadas de Uso Contínuo, por exemplo.
Muitos clientes de farmácias e drogarias fazem o uso, todo mês, de determinados medicamentos para o combate à doenças crônicas. Para esses casos, a farmácia pode enviar uma pequena mensagem de aviso, lembrando o cliente de comprar o remédio novamente.
O processo é bem simples, basta selecionar o cliente que já está cadastrado na farmácia, selecionar o modelo de mensagem que já vêm pronto, e por fim enviar a mensagem pelo número de WhatsAPP. Não é necessário informar nome do cliente, telefone ou medicamento, o sistema já preenche de forma automática!
O cliente então recebe no celular o lembrete da farmácia. É uma ótima forma de estreitar o relacionamento com o cliente e portanto fidelizá-lo!
Conclusão
A internet é uma ótima ferramenta que a farmácia pode usar como aliada nas vendas. Sem muito investimento, usando apenas o WhatsApp, a farmácia consegue divulgar ações de marketing e atingir as pessoas certas que vão se interessar em comprar.
Para facilitar ainda mais essa estratégia a farmácia deve utilizar o sistema de gestão e automação para reunir os telefones dos clientes, cadastrá-los nos grupos de WhatsApp e enviar mensagens, nesse sentido, nossas soluções podem te ajudar!
Então fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Ou se preferir, chame no WhatsApp!
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