Antes de começar a vender no varejo farmacêutico, é preciso conhecer qual o modelo de negócio de farmácia.
Isso é fundamental para que seja possível traçar as melhores estratégias de posicionamento de marketing, venda de produtos, precificação e posicionamento de mercado.
E para te ajudar a identificar o modelo de negócio de farmácia, listamos os 3 principais modelos de farmácias. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
Qual é seu modelo de negócio de farmácia?
Responda rápido: que tipo de cliente sua farmácia é capaz de atender?
É muito importante saber para quem está vendendo, ou melhor, quais as necessidades que o cliente anseia para saber qual modelo de negócio de farmácia.
O que adianta atrair novos consumidores, mas frustrá-los (e não há nada pior do que clientes insatisfeitos) por não oferecer o que procuram?
Existem alguns modelos de negócio de farmácia bem definidos no varejo farmacêutico.
Citamos aqui os três modelos mais difundidos no mercado que estão ganhando popularidade. São eles:
- Convencional;
- Popular; e
- Drugstores.
Procure identificar qual modelo de negócio de farmácia em que sua loja se enquadra.
Modelo de negócio de farmácia: Convencional
É aquele que a farmácia trabalha com um mix variado de produtos.
Seu público-alvo é variado, sendo possível encontrar medicamentos de referência (também conhecidos como medicamentos de marca); medicamentos similares, medicamentos genéricos, perfumarias e correlatos.
Pequenos serviços de aferição de pressão, aplicação de injetáveis, assistência farmacêutica ou manipulação podem ser praticados.
Repare que nesse modelo de negócio de farmácia, não há um direcionamento claro, permitindo que o marketing seja mais abrangente.
Modelo de negócio de farmácia: Farmácia Popular
Já existe um posicionamento de marketing mais agressivo.
Apresenta uma estratégia forte de precificação, pois a farmácia possui baixo custo de montagem, manutenção e complexidade de gestão.
O foco aqui está somente na venda de medicamentos genéricos e similares, que proporciona um giro muito rápido.
Não existe oferta de serviços farmacêuticos ou manipulação.
Já o modelo Misto, ainda é o mais adotado no Brasil (por enquanto).
Esse modelo de negócio de farmácia mantém o marketing focado na venda de medicamentos genéricos e similares, mas também oferece alguma variedade de produtos de perfumaria e correlatos, de marcas mais populares e com menor valor agregado.
Modelo de negócio de farmácia: Drugstore
Esse modelo de negócio de farmácia vêm ganhando espaço no mercado brasileiro.
É possível encontrar praticamente de tudo: refrigerantes, sorvetes, enlatados, chocolates, utilidades domésticas, produtos de limpeza, são alguns exemplos.
Vale lembrar que há uma série de regras específicas para esses locais, o ambiente onde é vendido os medicamentos deve ser separado dos demais produtos.
O surgimento desse modelo vem suprir a necessidade dos consumidores por praticidade e comodismo, cada vez mais presentes nas grandes cidades.
Para muitas pessoas, é muito vantajoso poder comprar seu medicamento de uso contínuo e ao mesmo tempo poder abastecer a dispensa de casa, sem se deslocar para outro local.
E então, qual cliente sua farmácia consegue atender?
Você precisa responder essa questão para poder direcionar os esforços e recursos para as campanhas de marketing para farmácia.
Posicionamento de marketing: para quem você vende?
Repita essa pergunta para você mesmo: sua farmácia vende para quem?
Se você responder: para todo mundo! Sinto lhe dizer, mas talvez você não venda para ninguém!
Raciocine comigo: existem públicos de diferentes idades, personalidades, problemas, classes financeiras, objetivos de vida, enfim, é muito amplo.
Então como você vai direcionar sua comunicação de marketing para farmácia para uma pessoa de 15 anos, outra de 20 e outra de 60 anos?
Pois é, não tem como! Quanto mais genérica uma ação, menos resultado efetivo ela consegue gerar.
Por isso é importante você saber quem são as pessoas que compram na sua farmácia, para podermos decidir qual modelo de negócio de farmácia.
Como descobrir o modelo de negócio de farmácia
Abaixo você terá que responder 13 questionamentos fundamentais para sabermos o modelo de negócio de farmácia.
Procure ser o mais honesto com respostas bem ricas em detalhes, isso é fundamental para elaborar o plano de marketing de uma farmácia.
Caso tenha mais alguma informação que julgue pertinente adicione no questionário.
Você fará surpreendentes descoberta sobre seu negócio, pode apostar!
Lembrando que não vai adiantar você fazer essa pesquisa com meia dúzia de pessoas. É importante ter um número considerável de entrevistas para o resultado ser fiel a realidade.
Que tipos de produtos sua loja costuma vender?
Exemplo: Produtos medicamentosos (genéricos, similares e referência) do tipo OTC (venda sem prescrição) e controlados (venda com prescrição); produtos de perfumaria (higiene pessoal e cuidados com o corpo) e também oferece pequenos serviços de assistência farmacêutica (aplicação de injetáveis, aferição de pressão, etc).
Quais são as categorias dos produtos vendidos?
- Quais são os itens oferecidos aos clientes?
- Quais os produtos têm mais saída?
- Como é o mix de produtos dos concorrentes?
- Existe diferença das marcas para um mesmo produto? Qual a mais vantajosa para sua farmácia?
- O que as pessoas mais buscam na sua farmácia? (produtos, orientações, serviços)
Com base nas respostas anteriores, busque saber o número de homens e mulheres que compra cada tipo de produto:
- Qual o tipo de produto que as mulheres mais compram?
- Qual o tipo de produto que os homens mais compram?
- Qual a idade dessas pessoas?
- Porquê estão comprando esses produtos? (uso pessoal, saúde, prescrição médica, presente, uso familiar)
Entrevista com os consumidores da sua farmácia
Essa etapa só será completada se você “entrevistar” as pessoas que entram na farmácia.
Sim, você vai ter que perguntar pessoalmente (ou delegar essa tarefa para algum colaborador).
O objetivo aqui é elencar os hábitos, gostos, profissão e preferências das pessoas. E por que fazer isso é importante?
Porque para que sua farmácia chame atenção das pessoas para dentro e fazer elas se sentirem a vontade ao ponto de comprarem mais produtos, primeiro é necessário saber o que elas gostam para identificar o modelo de negócio de farmácia.
Onde sua loja está localizada?
Exemplo: A farmácia fica na cidade de Jales/SP no bairro Maria Paula.
A loja está dentro de algum centro comercial, shopping ou na rua mesmo?
Exemplo: A farmácia está instalada na rua mesmo.
Qual o endereço da sua loja e qual é a média de pessoas que passam pelo local?
Exemplo: A farmácia fica na Rua 10, nº1688. É uma rua um pouco movimentada, cerca de 200 pessoas circulam por dia.
A loja tem alguma vitrine para expor os produtos? Como ela é?
Exemplo: Sim a farmácia tem uma ampla vitrine que fica na lateral. Ela ocupa metade da parede, começando no chão e terminando na altura do peito de uma pessoa de estatura média (1,70m). A vitrine fica o tempo todo fechada, é feita de vitro temperado.
Descreva a fachada da sua loja com detalhes.
Exemplo: É uma fachada simples, tem o nome da farmácia na cor branca com fundo vermelho. As paredes são vermelhas e estão um pouco desbotadas pela ação do tempo. Tem uma porta de vitro de correr que abre para os dois lados.
A farmácia fica no meio do quarteirão bem de frente para a rua. Existe um toldo em cima para proteger do sol, era na cor vermelha, mas já está todo desbotado, então parece que a cor é rosa claro. Não existe estacionamento próprio no local.
Que tipo de expositor você usa para os produtos dentro da sua loja?
Exemplo: São 4 prateleiras enfileiradas na vertical que ficam no meio da farmácia, logo depois que o cliente passa pela porta.
No fundo da farmácia tem um balcão de atendimento. Atrás do balcão fica mais uma prateleira com produtos somente com receita. O caixa fica na frente da loja, do lado da vitrine, e lá fica uma gôndola.
A sua loja tem algum espaço diferente das demais lojas?
Exemplo: A farmácia tem uma salinha para aplicação de injetáveis, também deixamos a disposição dos clientes uma balança para aferição de massa corporal.
Tabule todos os dados que você conseguiu extrair com a pesquisa. Quando mais perguntas você for capaz de responder, mais claro será o seu posicionamento de marketing para farmácia.
- Sua farmácia vende mais para mulheres ou homens?
- Qual a idade média do seu consumidor?
- Qual o produto “carro-chefe” da sua farmácia? (que tem mais saída)
- Quais os produtos que sua farmácia não oferece em relação aos concorrentes?
- Pelo que sua farmácia é lembrada pelos clientes? (assistência ou compra de produtos?)
- Seu público tende para qual estilo musical?
- Gostam de tomar água ou café no ambiente?
- Apreciam algum cheiro em específico?
- Qual a cor preferida que mais agrada seu público?
Após terminar de responder, você terá uma noção clara em qual modelo de negócio de farmácia sua loja está posicionada.
Conclusão
Evidente que existem muitos aspectos para determinar o modelo de negócio de farmácia, principalmente financeiras, contudo, listando as informações levantadas nesse texto você já terá uma noção do seu modelo de negócio.
Após identificar o modelo de negócio de farmácia você pode posicionar melhor os preços dos produtos, uma vez que entende quem compra na sua loja.
E seja qual for o modelo de negócio de farmácia, ela precisará de um bom sistema de automação e gestão, como o InovaFarma.
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