Ir para o conteúdo
blog inovafarma
  • Caixa de Ferramentas
  • Vídeos
  • Cursos
  • Soluções
  • Demonstração
blog inovafarma
Lista dos Medicamentos em Falta nas Farmácias e Drogarias

Confira a Lista dos Medicamentos em Falta e Como Evitar o Desabastecimento de Medicamentos

Por Lucas Sabadini / 24 de março de 2023 5 de agosto de 2025

Já aconteceu o desabastecimento de medicamentos na sua farmácia ou drogaria? Nenhum gestor deseja passar por essa situação, mas, inevitavelmente esse momento pode acabar desembarcando na sua loja, e é preciso estar preparado para atuar nesse cenário.

No presente artigo, nós do Blog InovaFarma, vamos explicar o que é desabastecimento de medicamentos, quais fatores influenciam esse quadro e como sua loja pode usar as ferramentas de controle de estoque para evitar furos no estoque. Avance com a leitura e confira!

Também recomendamos a leitura de:

Venda por aplicativos na farmácia

>> Explicado: quais são os tipos de Medicamentos vendidos em farmácia e drogaria

>> 9 dicas para fazer gestão de estoque na farmácia de forma estratégica

>> Lista dos medicamentos descontinuados Anvisa que não podem ser vendidos na farmácia

O que você quer ler primeiro?

  • O que é desabastecimento de medicamentos?
  • O que causa desabastecimento de medicamentos?
  • Desabastecimento de medicamentos: lista dos itens que estão em falta
  • Desabastecimento de medicamentos: redução de preço
  • O que a farmácia deve fazer quando existe desabastecimento de medicamentos?
  • Como evitar o desabastecimento de medicamentos na farmácia
  • Conclusão

O que é desabastecimento de medicamentos?

O desabastecimento de medicamentos acontece quando um determinado tipo de produto não é encontrado pelos consumidores nas prateleiras dos estabelecimentos farmacêutico, devido à falta ou baixa produção da indústria farmacêutica, assim, não há como os distribuidores suprimem a demanda dos pedidos de compras.    

E não só em farmácia e drogarias os medicamentos podem ficar escassos, hospitais, postos de saúde e demais instituições que dependem do uso de fármacos também são afetadas quando existe desabastecimento de remédio.

O que causa desabastecimento de medicamentos?

Dentre as principais causas que podem resultar no desabastecimento de medicamentos, destacamos as seguintes:

  • descontinuidade da produção pela indústria farmacêutica;
  • paralisação da produção para priorizar outros medicamentos;
  • ausência de matéria-prima para produzir o medicamento;
  • substituição do medicamento por outro;
  • determinação do órgão sanitário;
  • problemas no processo de produção;
  • alta demanda de consumo (pessoas comprando mais do que é fabricado).

Em complemento dos fatores citados acima, que refletem no desabastecimento dos medicamentos, existem alguns outros fatores externos que influencia a escassez dos remédios, como a alta da moeda estadunidense (dólar), devido várias matérias-primas, como embalagens dos medicamentos dependerem diretamente da produção de petróleo, que é cotada em dólar.

Outro fator que contribui para a falta de medicamento é a inflação (aumento geral dos preços), elevando o custo para produzir um medicamento, desestimulando a produção de muitos laboratórios quando suas vendas diminuem no varejo. Em meio a isso tudo, existe os efeitos colaterais na economia global causados pela tensão entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra.

Além de todos esses fatores, as restrições impostas pelo governo chinês, afim de garantir o controle da disseminação das novas variantes do Covid-19, também impactam no desabastecimento dos medicamentos, pois muitos dos insumos (Ingrediente Farmacêutico Ativo – IFA) usados na fabricação são importados desse país, e por hora, está dificultoso sua aquisição pelos laboratórios.

Desabastecimento de medicamentos: lista dos itens que estão em falta

Conforme levantamento da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), citada pela Associação Médica Brasileira (AMB), em 2022 o Brasil registrou um aumento significativo no desabastecimento de medicamentos.

Dentre os itens em falta, foram citados, principalmente, Amoxicilina e Dipirona. Ainda, segundo o estudo, vários medicamentos essenciais, listados, inclusive, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) estavam em falta nos 106 estabelecimentos consultados. Confira a pesquisa na íntegra:

MedicamentoIndicação% desabastecimento
SoroReposição de líquidos / desidratação87,6
Dipirona InjetávelCombate à dor e febre62,9
NeostigminaTratamento de doenças autoimune50,5
AtropinaTratamento de arritmias e úlcera49,5
ContrastesInsumo para exames radiológicos43,8
MetronidazolUsado para combater infecções bacterianas41,9
AminofilinaAsma, Bronquite e Enfisema41,0
Amicacina InjetávelInfecções bacterianas graves40,0
Fonte: CNSaúde

Desabastecimento de medicamentos: redução de preço

O Comitê Técnico-Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos autorizou, provisoriamente, a liberação dos critérios de ajuste de preço de uma série de medicamentos que corriam o risco de “desaparecer” do mercado.

Na prática, entre 20 de junho de 2022 até 31 de dezembro do mesmo ano, o governo autorizou os estabelecimentos farmacêutico ignorarem o PMC – Preço Máximo ao Consumidor, de alguns produtos, visto o risco do desabastecimento de medicamentos.

Abaixo, você confere quais são os itens que estão em risco de desabastecimento, sendo liberados do PMC:

  • Aminofilina (24 mg/ml sol inj);
  • Cloridrato de dopamina (5mg/ml sol inj);
  • Dipirona (500 mg/ml sol inj);
  • Fitomenadiona 10 Mg/Ml;
  • Heparina Sódica Bovina 5.000 Ui;
  • Heparina Sódica Suína 5.000 Ui;
  • Imunoglobulina humana (5,0 g);
  • Ocitocina 5 Ui/Ml Sol Inj;
  • Sulfato de amicacina (250 mg/ml sol inj);
  • Sulfato de magnésio (10% e 50% sol inj);
  • Sulfato De Salbutamol 0,5 Mg/Ml.
Black Friday na Farmácia

Fonte: CMED

>> Conheça quais são as revistas de preço para atualizar o preço dos medicamentos da sua farmácia.

Para consultar o PMC de cada um desses itens que correm o risco de faltar nas prateleiras, isto é, acontecer o desabastecimento de medicamentos, consulte a Lisa de Preços da CMED.

O que a farmácia deve fazer quando existe desabastecimento de medicamentos?

Quando o paciente chega no balcão da farmácia com um medicamento que está em falta, o indicado é que o farmacêutico responsável faça a intercambialidade do medicamento por outro, sempre respeitando a posologia e tratamento indicado pelo prescritor.

Nos casos onde não existe a possibilidade de efetuar a substituição do medicamento por outro (intercambialidade), o farmacêutico deve orientar o paciente a retornar ao médio de confiança para que este faça uma reavaliação, buscando uma alternativa para o tratamento.

Como evitar o desabastecimento de medicamentos na farmácia

Como você já observou até aqui, muitos fatores externos estão fora do controle da farmácia, entretanto, ainda sim, em muitas lojas faltam medicamentos simplesmente por má gestão de estoque.  

Sem dúvida, a falta de produtos na loja, chamada de ruptura ou furo de estoque, é uma deficiência grave que pode ser evitada com uma boa gestão de estoque. Ela, geralmente acontece, quando é negligenciados boas práticas de controle de entrada e saída do estoque.

Na prática, a farmácia que deseja evitar o furo de estoque, pode contar com sistemas que oferecem ferramentas para gestão de estoque, como por exemplo, o InovaFarma.

Dentro do sistema, a farmácia consegue analisar quais são os itens de maior saída, por meio da ferramenta de Curva de Demanda, e usando a metodologia Curva ABC, classificar todo o estoque, entre os itens de maior saída, para os de menor da saída.

Com essa informação, o próprio sistema é capaz de gerar um pedido de compras com antecedência, que pode ser feito de forma eletrônica (direto com o distribuidor) ou gerar o pedido para ser impresso e enviado ao distribuidor farmacêutico. Dessa forma, a farmácia consegue repor o estoque antes mesmo que os itens ficam desabastecidos nas prateleiras!

Para lojas que possuem um grande fluxo de compras e vendas, como redes de farmácias, o sistema InovaFarma ainda conta com um módulo Gestão de Compras, sendo mais “robusto” para operações mais complexas.

O gestor ou estoquista de farmácia ainda conta com as ferramentas de entrada de nota de compra. Por meio o arquivo XML enviado pelo fornecedor, o colaborador faz a conferência no sistema das quantidades dos itens comprados, resultando em um estoque íntegro, isto é, condizendo com as quantidades reais dos produtos estocados.

INOVAFARMA - app de entregas

E na hora da venda, o caixa de farmácia usa a opção Checkout, em que o sistema irá validar se a quantidade que está “saindo” do estoque da farmácia é a mesma que está na “mão do consumidor”. Veja, que todas essas ferramentas são capazes de blindar o estoque da farmácia, evitando, assim, o desabastecimento de medicamentos.  

Conclusão

Como visto nesse artigo, o desabastecimento de medicamentos pode acontecer por diversos motivos externos, como paralisação da produção e alta demanda do mercado, entretanto, uma gestão inadequada do estoque também pode causar o desabastecimento de medicamentos na farmácia.

Para que isso seja evitado, existem bons sistemas de farmácia no mercado, como o InovaFarma, que oferecem diversas ferramentas pensadas para o gerenciamento de estoque, desde a cotação, pedido de compra, checagem e venda de produtos.

Se você quer evitar o furo de estoque na sua loja, vêm conhecer nossas soluções para controle de estoque!  Fale agora mesmo com um especialista ou se preferir, chame no WhatsApp!

Demonstração gratuita do sistema InovaFarma

Para receber mais dicas que vão melhorar os resultados da sua farmácia, se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!

Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

Assuntos semelhantes

Guia Completo: Passo a passo de como montar uma farmácia do zero

Você está pensando em como montar uma farmácia? Listamos todos os prós e contras de começar do zero ou comprar…

Entenda qual é a diferença entre farmácia e drogaria

Explicamos de forma simples e descomplicada qual a diferença entre farmácia e drogaria para você nunca mais errar! Confira.

  • Caixa de Ferramentas
  • Vídeos
  • Cursos
  • Soluções
  • Demonstração

Copyright © 2026 Blog InovaFarma | Precisão Sistemas

Rolar para cima