10 melhores frases de aumento de preço para comunicar os clientes da farmácia

Acontece no início de todo ano o aumento de preço dos medicamentos nas farmácias e drogarias. Esse é um momento muito espinhoso para o dono do estabelecimento, que precisa comunicar aos clientes, através de frases de aumento de preço, o reajuste dos produtos, sem que isso provoque descontentamento e consequentemente a queda no faturamento. 

Felizmente para fazer esse tipo de comunicado existem frases de aumento de preço específicas que podem ser utilizadas para notificar aos consumidores o motivo da nova precificação dos produtos, e com isso amenizar o impacto dos reajustes.

Nesse artigo trouxemos 4 ações que devem ser feitas pelas farmácias e drogarias para preparar o consumidor para o reajuste dos preços que acontece anualmente pela lista CMED. Além disso, listamos as melhores frases de aumento de preço que podem ser usadas para comunicar os clientes sobre os reajustes. Confira!

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1. Avisar com antecedência

Jamais “pegue” o cliente de surpresa! A pessoa que está acostuma à sempre comprar medicamentos, principalmente aqueles de uso contínuo, costuma saber exatamente qual o preço está pagando pelo produto. Quando o preço é reajustado sem nenhum aviso prévio, o cliente tem uma sensação ruim de ser “traído” pelo estabelecimento. Isso é um indicativo da importância de criar frases de aumento de preço.

Para que isso não aconteça, o ideal é ir preparando o cliente para o reajuste. No caso das farmácias e drogarias, reajuste dos preços habitualmente acontece sempre em meados de março e abril, então deixe claro para os clientes que após esse período os produtos vão ser reajustados, usando frases de aumento de preço.

Exemplos:

“No mês de março do corrente ano, os preços dos medicamentos serão reajustados pelo governo”.

“A partir do mês de março, a farmácia Bem Estar irá repassar o reajuste de preço estabelecido pelo governo para os medicamentos”.

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“A farmácia Bem Estar comunica aos seus clientes que à partir do mês de março, os medicamentos sofreram reajuste de preço conforme a alíquota estabelecida pelos órgãos do governo que fazem a regulamentação do setor farmacêutico”.

Frases de aumento de preço

Srs. Clientes, a partir de DD/MM o preço dos medicamentos será reajustado. Gratos pela compreensão!

Aviso: Conforme determinação do Governo (CMED) o preço dos medicamentos sofrerá reajuste a partir de DD/MM. Obrigado pela compreensão.

A farmácia Bem Estar comunica que a partir de DD/MM os medicamentos sofrerão reajuste de preço conforme a tabela do Governo (CMED).

Conforme divulgado pelo Governo (CMED) o preço dos medicamentos será reajustado na data de DD/MM. Pedimos a sua compreensão.

Srs. Clientes, é com pesar que a farmácia Bem Estar comunica o repasse do aumento de preços definido pelo Governo (CMED) a partir de DD/MM. Pedimos sua compreensão.

Comunicado: Após DD/MM o preço dos medicamentos será reajustado conforme a nova lista repassada pelo Governo (CMED). Contamos com sua compreensão.

Srs. Clientes, a Farmácia Bem Estar gostaria de comunicar o reajuste do preço dos medicamentos a partir de DD/MM. Agradecemos a sua compreensão.

Comunicado Importante: A partir de DD/MM o preço dos medicamentos será reajustado conforme determinação da nova lista de preços do Governo (CMED).

Aviso aos Clientes: A farmácia Bem Estar irá reajustar o preço dos medicamentos a partir de DD/MM, conforme estabelecido pela legislação do Governo (CMED). Agradecemos a compreensão.

Conforme a nova lista CMED (Governo), o preço dos medicamentos sofrerá reajuste a partir de DD/MM. Contamos com sua compreensão!  

2. Justifique o aumento do preço   

Aumentar o preço sem nenhum tipo de razão soa muito mal para quem está comprando. O recomendado é dar um respaldo ao consumidor com a justificativa plausível que motivou o reajuste do preço. Não precisa (e nem deve) mentir! Basta explicar realmente como funciona o aumento dos preços através das frases de aumento de preço.

Para as farmácias e drogarias, a CMED, órgão vinculado à ANVISA, responsável pela regulamentação do setor estabelece o PMC (Preço Máximo ao Consumidor) e o PF (Preço de Fábrica).

Então o reajuste simplesmente é repassado ao consumidor final. Essa já é uma boa justificativa que pode ser explicada pelo balconista ou atendente, quando o cliente questionar sobre o aumento dos preços em conjunto com as frases de aumento de preço.

Exemplos:

“O governo, por meio da CMED, aumentou em X.XX% o preço que os laboratórios podem vender os medicamentos para a farmácia. Então para não ter prejuízo, infelizmente a farmácia precisou repassar esse aumento no preço final”

“A farmácia não está ganhando nada com esse aumento, simplesmente o governo, através da CMED, autorizou os laboratórios aumentarem X.XX% o preço que a farmácia compra do distribuidor. Não tivemos outra escolha, senão repassar o valor para não ficarmos no prejuízo.”

3. Oferecer alternativas

Nem todos os consumidores vão poder continuar comprando a mesma quantidade após a nova precificação dos medicamentos, logo após você colocar as frases de aumento de preço. Isso na prática pode impactar no fluxo de vendas.

Ao invés de ficar passivo diante dessa situação, você pode criar alternativas para esse mesmo consumidor manter o ticket médio de compras que tinha antes do reajuste.

Para fazer isso ofereça mais opões de formas de pagamento, como por exemplo mais parcelas no cartão, para diluir o valor de forma que a pessoa consiga pagar mensalmente.

Ou até mesmo trabalhe estratégias de descontos que promovam o cliente levar o produto. Uma alternativa mais ousada seria o crediário próprio, para clientes com bom histórico de pagamento.  

4. Agregar valor

Quando o cliente só enxerga o preço, isso passa a ser o principal fator de compra. Mas quando a farmácia agrega valor para esse cliente, o preço deixa de ser tão decisivo na hora da compra. Mas o que seria agregar valor? O valor pode ser percebido de formas diferentes para cada tipo de cliente.

Por exemplo, para uma determinada pessoa, o fato da farmácia ter um estacionamento próprio é um valor agregado que faz diferença na hora da escolha de compra. Para outro cliente, o atendimento humanizado é o que faz essa pessoa escolher comprar na farmácia.  Agora para um outro cliente, o fato da farmácia ser bem iluminada, organizada e ter um bom ambiente, são valores que pesam na sua decisão de compra.

Notou como pequenos detalhes agregam valor para o estabelecimento, que são periféricos ao preço dos produtos? Isso pode ser feito na sua farmácia para “compensar” o aumento dos preços, oferecer mais valor para os clientes, assim poder justificar a nova precificação.    

Conclusão

Comunicar de forma mais assertiva e eficiente, com frases de aumento de preço, que não irrite as pessoas que estão habituadas a comprarem na farmácia, não é tarefa fácil, mas que precisa ser feita para garantir a credibilidade e compromisso do estabelecimento com seu cliente.

Muito além disso, é preciso que a farmácia tenha uma estratégia de precificação adequada, para que fique dentro do PMC e consiga boas margens de lucro para manter o negócio prosperando.

E para fazer isso é indispensável contar com um bom software que ofereça ferramentas de precificação e atualização de preço automáticas. E nisso podemos te ajudar!

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