As farmácias e drogarias não podem se limitar apenas à venda de medicamentos, muito pelo contrário! Elas precisam (e devem) oferecer variedade de produtos que atendem às necessidades de bem-estar dos clientes, com os chamados não medicamentos.
Tais produtos apresentam grande procura pelos consumidores, que em alguns casos, os não medicamentos superam a venda dos medicamentos em farmácias.
Para que você entenda a importância de ter um bom sortimento de não medicamentos, trouxemos os não medicamentos mais vendidos em farmácias e a lista completa dos itens que devem fazer parte do seu estoque. Confira.
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O que você quer ler primeiro?
O que são produtos não medicamentos?
Os não medicamentos são aqueles produtos que podem ser vendidos em farmácias e drogarias que não são classificados como medicamentos.
Esses produtos são destinados a promover o bem-estar e a saúde, mas não são considerados medicamentos sujeitos a receita médica.
Geralmente, estão disponíveis para compra sem a necessidade de prescrição médica.
Os produtos não medicamentos abrangem uma ampla gama de categorias, como:
- produtos de higiene pessoal;
- produtos para cuidados com a pele,
- suplementos vitamínicos e minerais,
- dispositivos médicos para monitoramento de saúde,
- produtos para cuidados bucais, e
- entre outros.
Os produtos não medicamentosos não se restringem apenas estabelecimentos farmacêuticos, podem ser encontrados em supermercados e outras lojas de varejo.
É importante notar que, embora os produtos não medicamentosos possam proporcionar alívio para uma variedade de sintomas e condições, eles não devem ser usados como substitutos para cuidados médicos adequados.
Não medicamentos não param de crescer
Os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelam o crescimento das vendas de itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência desde o primeiro trimestre de 2019.
Após dois anos com altas inferiores a 5%, as vendas dos não medicamentos registraram um aumento expressivo de 10,64%, movimentando um total de R$ 4,07 bilhões entre as 25 maiores varejistas do segmento.
Pela primeira vez, no período de julho de 2022 a junho 2023, o faturamento dos não medicamentos ultrapassou a marca dos R$ 40 bilhões nas farmácias, registrando um aumento de 13,93% em comparação com o período anterior.
Top marcas mais vendidas de não medicamentos
Liderando o ranking, a L’Oréal alcançou um total de R$ 2,9 bilhões em vendas de não-medicamentos, com um crescimento de 11,45% em relação ao ano anterior.
O mercado latino-americano, especialmente México e Brasil, impulsionou esse crescimento, com um aumento de 34,1%.
Em segundo lugar, a Nestlé registrou um crescimento de 30,06%, totalizando R$ 2,7 bilhões em vendas.
O lançamento de seis vitaminas e minerais em cápsulas, marcando a entrada da Nestlé em um segmento de R$ 11 bilhões no Brasil, contribuiu para esse desempenho.
No terceiro lugar, a P&G apresentou um crescimento de 22,94%, alcançando R$ 2,5 bilhões em vendas de não medicamentos.
O investimento de R$ 600 milhões em uma nova fábrica no Rio de Janeiro reflete o compromisso da empresa em expandir seu mix de produtos.
Veja abaixo o top 20 das marcas mais vendidas de não medicamentos:
Marcas mais vendidas de não medicamentos
- L’Oréal
- Nestlé
- P&G
- Unilever
- Kimberly-clark
- Johnson Corp
- Hypera Pharma
- Beiersdorf
- Danone
- Colgate-Palmolive
- Coty
- Raia Drogasil (marca própria)
- Grupo Cimed
- GSK
- Eurofarma
- Pierre Fabre
- Ontex
- Sanofi
- FQM
- SCA Brasil
Fonte: Panorama Farmacêutico
Não medicamentos mais vendidos em farmácias
O estudo do Close-Up International revelou dados interessantes sobre o mercado de não medicamentos nas farmácias brasileiras.
O destaque ficou por conta das marcas líderes em diversas categorias, como Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos e produtos de suplementação infantil e sênior.
Por exemplo, a vendas da Pampers, teve um crescimento expressivo, com um aumento de 24,76%, mostrando a importância dos produtos voltados para o público infantil.
Isso demonstra que as marcas líderes, como Pampers, Huggies, Rexona, Ninho Fases e Dove, precisam compor o mix de produtos da drogaria, pois são muito procuradas pelos consumidores
A venda de não medicamentos teve um aumento significativo, de R$ 37,1 bilhões em 2022 para R$ 42,4 bilhões em 2023, reflete a crescente demanda por não medicamentos.
Tais dados refletem as estratégias eficazes de marketing e distribuição adotadas pelas marcas líderes, investindo constantemente em marketing de massa.
Além disso, os números mostram que as farmácias e drogarias devem investir em um portfólio além dos medicamentos, para atender a demanda pelos não medicamentos.
Outro ponto válido de destaque é o fato de que os não medicamentos não possuem PMC, isto é, Preço Máximo ao Consumidor, dessa forma a margem de lucro pode ser maior quando trabalhada uma boa estratégia de precificação.
Confira abaixo a lista completa dos não medicamentos mais vendidos em farmácias:
Não medicamentos mais vendidos em farmácias (2024)
De acordo com a Close-Up International, os dez produtos líderes da categoria de Consumer Health movimentaram juntos R$ 6,44 bilhões, o que representa 13% de todo o faturamento do setor no varejo farmacêutico.
Esse dado revela o peso estratégico que esses produtos têm nas prateleiras das farmácias e confirma uma tendência clara: os consumidores estão cada vez mais engajados com soluções de autocuidado e bem-estar.
Entre os campeões de venda, destacam-se as tradicionais linhas infantis de fraldas e nutrição, que seguem firmes no top 10 e continuam sendo um dos principais motores de faturamento.
A recorrência de compra e o alto volume de consumo tornam esses itens essenciais para qualquer farmácia que queira se destacar no atendimento à família.
Não medicamentos mais vendidos em farmácias (2023)
- Pampers (P&G)
- Huggies (Kimberly-Clark)
- Rexona (Unilever)
- Ninho Fases (Nestlé)
- Dove (Unilever)
- NAN Comfor (Nestlé)
- Anthelios (La Roche-Posay)
- Nutren Senior (Nestlé)
- Babysec Ultra (Softys)
- Mamypoko (Unicharm)
- Nestogeno (Nestlé)
- Enterogermina (Sanofi)
- Johnsons Baby (Kenvue)
- Tena Pants (Essity)
- Episol (Mantecorp)
- Nivea Desodorate (Beiersdorf)
- Nivea Sun (Beiersdorf)
- Nivea Face (Beiersdorf)
- Pantene (P&G)
- Elseve (L’Oréal)
Fonte: Close-Up International (MATnov/23)
Lista dos não medicamentos para compor o mix de produtos da farmácia
Logo a seguir, listamos os principais itens de não medicamentos que são essências para compor o mix de produtos da sua farmácia.
Lembrando que cada item vai depender da localização da farmácia, público-alvo e estratégias de precificação, contudo, são itens que costumam ter saída de vendas.
Não medicamentos de Higiene Pessoal
- Pasta de dente
- Escova de dente
- Fio dental
- Sabonetes íntimos
- Lenços umedecidos
Não medicamentos para Cuidados com a Pele
- Cremes hidratantes
- Loções corporais
- Protetor solar
Produtos para Cuidados com os Cabelos
- Shampoo
- Condicionador
- Máscaras capilares
Não medicamentos de Higiene Íntima
Não medicamentos para Cuidados com as Unhas
- Cortador de unhas
- Lixa de unhas
- Removedor de esmalte
Suprimentos Médicos
- Algodão
- Álcool
- Água oxigenada
- Gaze
- Bandagem adesiva
- Esparadrapo
- Curativos
- Termômetro
- Seringas descartáveis
- Agulhas para aplicação de insulina
- Lancetas para medição de glicose
- Testes de gravidez
- Testes de ovulação
- Preservativos
- Lubrificantes íntimos
- Colírios
- Soluções para lentes de contato
- Nebulizadores
- Máscaras faciais
- Luvas descartáveis
- Termômetros de ambiente
- Umidificadores de ar
- Purificadores de ar
- Bolsas térmicas
- Compressas quentes e frias
- Acessórios para primeiros socorros (tesoura, pinça, luvas de procedimento)
- Estojos para transporte de medicamentos
- Bolsas térmicas para transporte de medicamentos
- Bandejas e organizadores para medicamentos
- Acessórios para aparelhos de medição (estojos, capas protetoras)
- Produtos para higiene de dispositivos médicos (lenços desinfetantes, soluções de limpeza)
- Colares cervicais
- Tornozeleiras ortopédicas
- Joelheiras
- Munhequeiras
- Cotoveleiras
- Faixas elásticas para fisioterapia
- Bolsas de gelo e calor
Produtos de Higiene Doméstica
- Cotonetes
Suplementos e Vitaminas
- Suplementos vitamínicos
- Suplementos minerais
- Suplementos de ômega-3
- Suplementos de proteína
Aparelhos de aferição
- Aparelhos de medição de pressão arterial
- Aparelhos de medição de glicose
Não medicamentos para Cuidados Bucais
- Antissépticos bucais
- Pastas de limpeza e polimento dentário
- Removedores de tártaro dentário
- Produtos para clareamento dental
- Produtos para tratamento de halitose
Produtos de Limpeza Pessoal
- Produtos para limpeza de ouvidos
- Produtos para limpeza de nariz (soro fisiológico, aspiradores nasais)
- Colutórios bucais
Produtos para o Alívio de Dores e Lesões
- Analgésicos tópicos (cremes, pomadas)
- Anti-inflamatórios tópicos
- Gel para dor muscular
- Gel para pernas cansadas
- Repelentes de insetos
Produtos de Saúde e Bem Estar
- Autoteste de HIV
- Autoteste de hepatite
- Autoteste de colesterol
- Autoteste de triglicerídeos
- Autoteste de glicose
- Autoteste de intolerância alimentar
Não medicamentos para Tratamentos Específicos
- Produtos para tratamento de alergias (antialérgicos tópicos, compressas geladas)
- Produtos para tratamento de contusões e hematomas (pomadas específicas, compressas quentes)
- Produtos para tratamento de hemorroidas
- Produtos para cuidados com a próstata
Produtos para Cuidados Dentários Específicos
- Produtos para higiene de aparelhos ortodônticos
- Produtos para limpeza e conservação de lentes de contato
- Soluções para limpeza de ouvidos
Produtos para Cuidados Pós-Química Capilar
- Produtos para cuidados com o cabelo pós-química (máscaras de reconstrução, leave-ins)
Produtos para Cuidados com os Pés
- Produtos para cuidados com os pés (lixa elétrica, espátulas)
Produtos para Animais de Estimação
- Produtos para higiene de animais de estimação (shampoos, condicionadores, escovas)
Equipamentos e Acessórios de Segurança Esportiva
- Equipamentos de segurança para prática esportiva (protetores bucais, joelheiras)
Produtos para Cuidados Oculares
- Produtos para cuidados com os olhos (colírios, soluções para lentes de contato)
Não medicamentos para Cuidados Faciais e Corporais
- Esfoliantes faciais e corporais
- Loções pós-barba
- Protetores labiais
Produtos para Cuidados Bucais Específicos
- Tiras para teste de pH
Acessórios para Cuidados Médicos e de Saúde
- Balanças de pesagem corporal
- Acessórios para banho de leito
Acessórios para Controle de Peso
- Acessórios para controle de peso (balanças, fitas métricas)
Não-medicamentos para Cuidados com as Articulações
- Produtos para alívio de dores nas articulações (cremes, géis)
Produtos de Higiene Doméstica
- Produtos para limpeza de casa
Conclusão
O crescimento expressivo no faturamento dos não medicamentos nas farmácias reflete mudança nas necessidades e preferências dos consumidores.
Hoje, farmácia já não é mais sinônimo de medicamentos, sendo que o consumidor esperar encontrar muitos outros itens de primeira necessidade para sua saúde e bem-estar.
Com um crescimento significativo ano após ano, os não medicamentos se consolidam como uma parte essencial do portfólio das farmácias, proporcionando maior diversidade e opções aos consumidores.
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