Quando queremos comprar um produto a primeira coisa que fazemos é pesquisar informações na internet, certo? Mas como o consumidor vai encontrar sua empresa na internet se você não faz o marketing digital para farmácia nas redes sociais?
Pense comigo: quantas pessoas conhecemos que passam horas e mais horas do dia na frente do celular ou computador?
E não estou falando dos sites de e-commerce, que exigem certo grau de investimento, longe disso. Basta começar fazendo o simples: o marketing digital para farmácia nas redes sociais!
Veja, as pessoas comentam postagens, curtem fotos, compartilham conteúdo e assistem vídeos.
Percebe a importância da sua farmácia estar presente neste meio? O marketing digital para farmácia já uma realidade que você não pode mais ignorar!
Como a gente sabe, as redes sociais se consolidaram como ferramentas de marketing para farmácia atrai e engaja determinado público.
Com a mudança no comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. Uma dessas mudanças passa pela interação com as pessoas e as redes são canais perfeitos para isso.
Neste texto, vamos apresentar dicas e boas práticas para ajudá-lo a fazer marketing nas redes sociais de forma eficiente.
Vamos falar sobre como produzir e compartilhar conteúdo de qualidade, incentivar a interação dos seguidores, postar em uma frequência adequada, entre outros. Confira!
Recomendado para você:
>> Guia Completo das ações de marketing para farmácia
>> Guia completo: ações promocionais em farmácias para fazer no ano
>> 4 passos para tornar o WhatsApp de farmácia um vendedor virtual
O que você quer ler primeiro?
Como fazer marketing digital para farmácia nas redes sociais
Marcar presença no mundo digital deixou faz tempo de ser um diferencial competitivo. Toda empresa que deseja destacar sua marca já utiliza pelo menos uma rede social.
Contudo, poucas conseguem despertar atenção do seu público-alvo, por não utilizarem abordagens adequadas.
As redes sociais são populares e permitem que qualquer pessoa ou marca as utilizem.
No entanto, para ter uma estratégia eficiente de marketing digital para farmácia nesses canais, não basta simplesmente abrir um perfil no Facebook e outro no Instagram e começar a postar.
É preciso técnica e profissionalismo para impulsionar as vendas e ganhar dinheiro.
Para se ter uma ideia do tamanho do universo que estamos falando, existem no mundo 3 bilhões de usuários ativos.
E esse número tende a crescer ainda mais, principalmente por conta de cada vez mais facilidades de acesso à internet e a esses canais.
Se existe tanta gente nesses meios, é essencial que haja um efetivo conhecimento de marketing digital para farmácia nas redes sociais.
Você que é cliente INOVAFARMA tem acesso exclusivo no curso: Redes Sociais para Farmácias e Drogarias. Se você ainda não é cliente, peça agora sua demonstração gratuita e vêm conhecer nossas soluções!
A seguir, confira 9 dicas e boas práticas para você montar seu planejamento estratégico nas redes. Acompanhe!
1. Qual rede social os consumidores da sua farmácia mais acessam?
O que adianta impulsionar produtos para terceira idade em páginas frequentadas somente por adolescentes? Pode até parecer trivial, mas não é raro acontecer no marketing digital para farmácia.
Tenha em mente que não é necessário estar em todas as redes sociais, existem inúmeras delas disponíveis na internet.
O que vai realmente fazer a diferença é o perfil dos frequentadores e de que forma é possível despertar suas atenções.
Use o sistema da farmácia para cadastrar qual a preferência das pessoas, por exemplo, pergunte no check-out do caixa qual rede social o consumidor costuma acessar, você pode dar em troca um cupom ou brinde pela resposta.
Registre esse informação dentro do cadastro do cliente no próprio sistema para farmácia.
2. Conheça o público-alvo do marketing digital para farmácia
Conforme falamos na última dica do tópico anterior, é muito importante que você conheça seu público.
Quando se posiciona nas redes sociais somente de acordo com seus interesse, pode ser que seu discurso não desperte o menor interesse nos seus atuais e futuros e consumidores.
Lembre-se de que o cliente deve ser o ator principal da sua estratégia de marketing para farmácia nas redes sociais.
Por isso, é muito importante que você o conheça o profundamente. Entenda quais são seus gostos, suas motivações e suas necessidades.
Assim, ficará muito mais fácil estabelecer interações e praticar ações acertadas, que possibilitarão oportunidades de negócios e aumento das vendas e dos lucros.
3. Escolha o tipo de postagem mais adequada
O Facebook e o Instagram, por exemplo, são as redes sociais mais populares no Brasil. Suas atualizações são dinâmicas através de algoritmos bem elaborados, cada usuário visualiza o conteúdo de acordo com o que mais acessa ou curte.
Dessa forma, a divulgação nessas redes sociais vai exige publicações conforme o interesse do público da farmácia, sendo mais relevantes possíveis, para fazer com que o usuário curta ou compartilhe, atingindo o maior número de novas pessoas.
Já o WhatsApp, apesar de não ser uma rede social, é o mensageiro instantâneo “queridinho” dos brasileiros.
Difícil encontrar aparelho celular que não esteja instalado. Aproveite essa oportunidade e com o auxílio do seu software de gestão, identifique quais os clientes fazem uso contínuo de medicamentos, e crie um grupo de ofertas.
Nas datas dos aniversariantes, envie mensagens com promoções especiais, fisgue-os para dentro da farmácia ou drogaria.
Mas tenha cautela, alguns clientes podem interpretar como invasão de privacidade, não seja insistente a ponto da divulgação se tornar incômodo.
4. Produza e compartilhe conteúdo de qualidade
As redes sociais são fundamentais para você propagar seu conteúdo.
Por meio de informações relevantes você pode envolver determinada audiência, de forma a ter maior visibilidade, mais autoridade e novas oportunidades de negócios no marketing digital para farmácia.
Claro que, para isso acontecer, é preciso de planejamento e consistência.
Portanto, adote algumas boas práticas para compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais.
Entre elas, destacamos os seguintes pontos para o marketing digital para farmácia:
- produza imagens específicas para as suas mídias;
- as imagens têm um poder muito grande de chamar a atenção das pessoas;
- também invista em boas legendas, afinal, elas devem complementar as imagens;
- nunca se esqueça de um bom CTA – Call To Action, é importante estimular o usuário a ter alguma ação no marketing digital para farmácia;
- não se esqueça dos vídeos, porque esse é um formato que só cresce, uma vez que conta com um grande potencial entre os consumidores;
- para postar conteúdos que chamem a atenção, eles precisam estar alinhados com as necessidades do seu público, por isso, é importante que você conheça as pessoas que pretende ter como clientes.
5. Divulgue somente os produtos permitidos pela Vigilância Sanitária
Quando falamos de farmácias e drogarias, o marketing digital para farmácia costuma ser muito restritivo em relação aos produtos comercializados. Não é qualquer item tarjado que pode ser veiculado em redes sociais.
Existem uma séries de regras que devem ser seguidas para evitar multas pela Vigilância Sanitária. Normalmente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e os produtos correlatos (perfumaria, maquiagens, higiene pessoal) podem ser divulgados.
6. Incentive a interação dos seguidores
Como o próprio nome sugere, redes sociais são espaços para socializar. Dessa forma, é preciso que a sua empresa utilize esse canal para interagir com seu público-alvo.
Não hesite em estimular a participação das pessoas em seus diversos canais e seus recursos cada vez mais diversificados.
Você pode fazer perguntas, pedir opiniões, realizar sorteios e muito mais. As possibilidades são inúmeras e o fato de a sua marca estimular a interação gerará mais confiança, transparência e credibilidade para o consumidor. Nem precisamos dizer que isso é ótimo para os negócios, não é mesmo?
7. Diversifique os formatos no marketing digital para farmácia
Além de bem informados e exigentes, os consumidores do século 21 são multicanais. Na prática, isso quer dizer que, em poucos minutos, eles podem acessar um vídeo, ler um texto, checar o e-mail ou o WhatsApp e ainda navegar pelos feeds do Instagram, do Facebook e do LinkedIn.
Por conta disso, é muito interessante que você diversifique o formato dos seus conteúdos.
À medida que for ganhando intimidade com as suas ações de marketing digital para farmácia nas redes sociais, faça textos e invista em imagens, áudios, vídeos e até mesmo em infográficos e e-books.
Quando você oferece diversas possibilidades de conteúdos, está oferecendo facilidades para o seu potencial consumidor. A consequência disso é mais visibilidade, autoridade e oportunidades de negócios.
8. Utilize os recursos disponíveis em cada rede
Cada rede social tem sua particularidade e é importante que você entenda cada meio.
Um post que dá certo no LinkedIn, por exemplo, não necessariamente terá sucesso no Facebook ou no Instagram. Além de entender a especificidade de cada meio, é fundamental que você utilize os recursos disponíveis em cada rede.
Dessa forma, estude sobre tendências e fique atento às atualizações. Recursos como os stories do Instagram são ótimos para gerar engajamento e interagir diretamente com seus atuais e futuros clientes.
Para citar outro recurso, destacamos as lives (transmissões ao vivo), que também são poderosas para a sua estratégia de marketing digital para farmácia nas redes sociais.
9. Poste em uma frequência adequada
Para fazer isso é importante que você invista em um calendário editorial. Quando tem um planejamento, você já fica um passo à frente dos concorrentes.
O calendário editorial para as redes sociais envolve diversos conteúdos e, assim, você precisa se planejar e distribuir essas postagens de forma adequada.
Para que realize esse trabalho da melhor forma possível, você deve se lembrar de que a consistência e a constância farão a diferença em seu trabalho. Mesmo que não tenha muito tempo, programe-se para postar um conteúdo por dia.
Ao longo do tempo, isso trará os resultados que está buscando nas redes sociais para o marketing digital para farmácia.
Bônus: técnicas avançadas de marketing para drogaria aumentar as vendas
Você já conhece as ações tradicionais de marketing digital para farmácia, como uso de panfletos virtuais, redes sociais, cadernos de ofertas pelo WhatsApp, entre outros.
Mas, o que você não sabe é que existem alguns técnicas avançadas de marketing que vão além, como o uso de sons e cheiros para estimular as vendas.
Então, para que você saiba como usar essas técnicas no marketing para drogaria, explicamos nesse artigo o que você precisa fazer.
O poder do som no marketing para drogaria
O sentido da audição é considerado pelos cientistas e pesquisados um dos mais importantes para os seres humanos.
Isso está ligado diretamente com nossos hábitos de consumo, comprovado pelas técnicas Marketing Auditivo.
O simples fato de ouvirmos nos dá uma vantagem evolutiva muito grande perante os demais animais.
Podemos ouvir sons de ameaças e assim garantir a sobrevivência e proteger as futuras gerações.
Dessa forma, por se tratar de um instinto tão básico, entender o funcionamento do nosso cérebro sob a exposição dos mais variados sons, podemos com isso incentivar o consumo por meio do marketing para drogaria.
Essa característica de distinguir sons está conosco até hoje no nosso cérebro, e faz parte do nosso cotidiano atual. Acontece assim:
Ondas sonoras são capturadas do ambiente através do ouvido externo e levado até a membrana do tímpano, que vibra.
Células capilares são responsáveis por converter essa vibração mecânica em sinais elétricos, sendo que 30 mil fibras nervosas são excitadas, transmitindo a informação para o córtex auditivo, que é parte do cérebro encarregada da percepção do som.
Entenda melhor como funciona o som no marketing para drogaria
Nosso cérebro é tão sensível as variações sonoras, que uma simples música que está sendo executada na sua farmácia, em uma frequência incômoda, pode ser interpretado pelo córtex auditivo como desconfortável, remetendo à ameaças.
Apesar de toda nossa volta apresentar uma evolução tecnológica significativa, nosso cérebro não acompanhou esse processo na mesma velocidade.
Ainda temos muitos instintos básicos pré-programados, que só fazem sentido em ambientes selvagens, mas não mais em metrópoles e centros urbanos.
Sabendo dessa condição, o Marketing Auditivo busca formas de estimular o cérebro ao consumo de produtos e serviços através de vibrações corretas.
Vamos para um exemplo prático:
Os norte americanos realizaram uma pesquisa pioneira em alguns grupos de pessoas. Um grupo foi exposto a música ambiente dentro de um recinto de compras. O outro não teve qualquer estímulo auditivo.
O resultado foi que o grupo submetido à música teve maior propensão de comprar por impulso e gastaram mais.
Os cientistas concluíram que a música desperta vastas consequências no nosso cérebro. Ela pode resgatar lembranças, reforçar a atenção e interações sociais.
Com esse tipo de conhecimento em mãos, a franquia de fast food McDonald’s desenvolveu muito bem os conceitos do Marketing Auditivo.
Você provavelmente se lembra do clássico jingle do Big Mac e ainda é capaz de cantar no ritmo certo:
“Dois hambúrgueres, alface…”
É incrível, não é mesmo? Músicas “chiclete” são só uma das ações possíveis de serem feitas utilizando o Marketing Auditivo. Ela é tão poderosa, pois cria um vínculo de lembrança na pessoa.
Como usar técnicas de áudio no marketing para drogaria?
Trazendo esse exemplo para a realidade do marketing para drogaria, pensar em compor um jingle que identifique sua marca é uma excelente opção.
Mas sempre prefira que esse tipo de ação seja desenvolvida por profissionais bem qualificados. Não vai adiantar você mesmo criar um jingle que julgue adequado.
Existem etapas para a criação de uma boa música de jingle que devem ser respeitadas, caso contrário, o efeito será o inverso. Pessoas sendo afastadas pelo jingle extremamente irritante.
Um jingle bem feito é uma excelente ação de marketing para drogaria!
Bem, como você pode notar, os sons são capazes de trazer sentimentos e pensamentos nas pessoas, fazendo com que elas ajam de diversas formas.
Vale ressaltar, que na maioria das vezes, os consumidores não tem consciência do impacto de um som no comportamento de compra causado pelo marketing na farmácia.
Isso porque grande parte das decisões são tomadas no subconsciente, uma forma que o corpo encontrou de poupar energia.
Um clássico exemplo disso é a respiração. Você não tem que ficar pensando e dando ordem para seus pulmões fazerem o trabalho de respiração. Isso ocorre de forma inconsciente.
Essa mesma situação também pode ocorrer no consumo das pessoas estimulado pelo marketing para farmácia. Elas podem tomar decisões inconscientes, estimuladas por algum fator externo, que fazem a decisão da compra ser imediata.
Você provavelmente já comprou algum produto e depois se arrependeu?
A decisão foi tomada inconscientemente, e você nem sabe o motivo que levou a fazer isso. Não é verdade?
Qual o tipo de música usar no marketing para drogaria?
A música, quando bem trabalhada no marketing para drogaria, é um bom fator externo que pode levar ao consumo.
Já se sabe, através de estudos científicos, que a música é capaz de captar e manter nossa atenção. Acordes de uma música influencia o estado emocional de uma pessoa.
Sendo mais específico, se você quer realmente resultados na sua drogaria:
Coloque músicas ambiente que tenham cerca de 72 bpm (batidas por minuto). Essa é a frequência de pulsações do coração humano.
Músicas nessa frequência afetam diretamente o comportamento inconscientemente humano. Uma boa escolha de música, pode aumentar suas vendas.
Mas uma péssima música, muito alta, com ritmos descompassados ou acelerados, tem um efeito devastador.
Então qual música escolher? O indicado é utilizar música clássica, músicas instrumentais. Não precisa ir tão longe, existem inúmeras regravações de músicas “da moda” no formato instrumental.
Lembre-se que o ritmo deve ser de 72 pbm (batidas por minuto).
Música instrumental pode trazer traz melhores resultados no marketing para drogaria
Sim, você leu certo: música clássica (instrumental) tem melhores efeitos no consumo das pessoas quando aplicado em conjunto com o marketing para drogaria.
Para você ter uma ideia do poder desse tipo de música no cérebro, estudos descobriram que a música clássica é capaz de diminuir o vandalismo quando submetidos a pessoas violentas.
Os cientistas explicam esse tipo de descoberta com nossa relação materna. As canções de ninar, quando ouvimos de nossas mães, ficam registradas em nosso cérebro, e são capazes de nos acalmar.
Esse registro fica quase que permanente no cérebro. Claro que isso está ligado diretamente com o público do estabelecimento.
Por exemplo:
Em uma loja de artigos country, não faz o menor sentido deixar de fundo músicas clássicas. A temática do ambiente remete ao sertão, cavalos, criações, gado, fazenda, etc.
Então, músicas sertanejas vão funcionar melhor, pois recriam essa atmosfera no ambiente, fazendo com que o cliente se sinta como se estivesse realmente na natureza.
E isso estimula o consumo dos artigos da loja.
Os cientistas canadenses são enfáticos ao apontarem, através de pesquisas, que uma música carregada emocionalmente (aquela que causa arrepios quando ouvimos), pode até mesmo ativar os mesmos lugares no cérebro ligados à recompensas, semelhante ao efeito causado por drogas, como a cocaína.
Exemplos da música aplica ao marketing:
Se você ainda não se convenceu, aqui vai mais uma amostra: o pesquisar e professor de psicologia Adrian North, fez uma pesquisa em um restaurante na Inglaterra.
Em dias aleatórios, foi colocada música pop de ambiente. Em outros dias foi trocada a música para clássica.
Surpreendentemente nos dias de música clássica houve um aumento de consumo em média de 2 libras por pessoa, em relação aos dias de música pop.
Indo mais além, Adrian North também conclui que o som altera as percepções de sabores:
Músicas com tons mais “suaves” fizeram as pessoas avaliarem uma taça de vinho como “suave”.
Porém quando submetidas à um som mais “intenso”, o sabor da mesma taça de vinho foi descrito como mais encorpada. Isso prova o quão nossas decisões são suscetíveis aos fatores externos, principalmente a audição.
Grandes redes de drogaria já sabem disso! Repare bem no marketing para drogaria usado por elas:
Sempre haverá uma música de fundo, nem muito baixo, bem muito alto.
Pode apostar que o ritmo será de 72 pbm, e será uma música clássica, somente com instrumentos, já que nesse tipo de ambiente esse estilo funciona melhor.
Qual o volume correto ao usar músicas no marketing para drogaria?
Se você é daquelas pessoas que deixam o volume nas alturas, colocam pessoas gritando preços e promoções em uma caixa de som do lado de fora da farmácia.
Sinto lhe informar, mas essa estratégia está ultrapassada. Você pode até ter um pouco de resultado, mas a longo prazo, isso só desgasta o seu cliente.
Esse tipo de atitude no marketing para farmácia provoca uma “confusão” auditiva nas pessoas.
Em um espaço público, onde várias lojas estão “brigando” pela atenção das pessoas, estão na verdade afugentando-as. Pode acreditar:
Nosso cérebro procura ritmos harmônicos, isto é, foge de barulho!
O barulho no nosso cérebro primitivo está relacionado com desconforto, perigo e medo.
Para você ter uma ideia do efeito causado pelo volume da música: lojas que preferem um público mais velho utilizam frequências extremamente agudas que somente o ouvido de pessoas mais jovem são capazes de detectar.
Isso inconscientemente os afasta da loja, pois o cérebro fica incomodado com o som.
O resultado? Somente o público mais velho é atraído para o estabelecimento. Através do som, o estabelecimento consegue segmentar o seu público.
Aqui vai uma dica para usar a música como estratégica no marketing para farmácia:
Segundo estudos de comportamento, normalmente as pessoas mais idosas preferem o período da manhã para consumo, já a tarde são as donas de casa o maior público, e durante a noite os consumidores que trabalham durante o dia são maioria nos estabelecimentos.
No caso da sua farmácia, nada melhor do que uma pesquisa para ter certeza sobre o tipo de público por horário do dia. Esse tipo de informação é importante, pois:
Os jovens têm preferência por músicas um pouco mais altas, em relação as pessoas mais velhas.
Ao fazer esse ajuste de acordo com o público, você potencializa suas chances de vendas utilizando somente a música ambiente.
Uma outra dica importante:
Se você quer que as pessoas fiquem mais tempo na sua farmácia, diminua o ritmo da música abaixo dos 72pbm, e utilize melodias extremamente calmas.
Isso é bom para manter a pessoa no recinto, explorando o ambiente e se decidindo por mais produtos. Agora se você trabalha com alta rotatividade, basta fazer o contrário:
Músicas agitadas vão estimular as pessoas passarem pouco tempo na farmácia.
O cheiro potencializa as ações de marketing para drogaria!
Você já deixou alguma loja por causa do cheiro do ambiente? Aposto que sim!
Diversas pesquisas de Marketing Olfativo apontam como é incrível o poder que o olfato humano possui em resgatar boas e más lembranças.
Para você ter uma ideia do que estou falando:
São mais de 450 tipos de receptores e cerca de 25 milhões de células olfativas no nosso nariz!
Todas conectadas diretamente com o sistema límbico e hipocampo do cérebro. Isso tudo funcionando 24 horas por dia (inclusive enquanto dormimos!).
E por que é tão importante saber disso tudo? Provavelmente você quer mais clientes para sua drogaria, correto?
E como vai fazer ações de marketing para drogaria se não se importa nem ao menos com o cheiro do ambiente?
Podemos notar mais de 1 trilhão de cheiros distintos! Isso mesmo! E leva somente 110 milissegundos para o cérebro identificar um cheiro.
O impacto do cheiro no marketing para drogaria
Em fração de segundos, sem que a pessoa perceba isso conscientemente, o cérebro é capaz de registrar um cheiro e associar com alguma emoção. Vou tornar mais claro:
Seu cliente entra na sua farmácia, e por algum motivo ele fica incomodado de estar naquele ambiente, mas não sabe o motivo.
Aparentemente não há nada errado com o lugar, tudo arrumado, bons preços, produtos bem expostos, atendimento de qualidade, então o que está incomodando essa pessoa?
Por incrível que pareça, mas o cheiro pode ser a provável causa!
Imagine que mais cedo, seus colaboradores fizeram uma boa faxina na farmácia e usaram um desinfetante para lavar o chão. Porém esse produto tem um cheiro que lembra ambientes hospitalares.
De forma subliminar, ao sentir esse cheiro, o cérebro do cliente logo lembrou de hospitais. E recentemente essa pessoa teve o falecimento de um parente muito querido.
O cheiro do desinfetante fez o cliente lembrar da morte do parente, despertando um sentimento de incômodo, tornando sua experiência na farmácia muito ruim.
Eu entendo que você pode estar desconfiado do que acabou de ler, se realmente faz sentido.
Isso não é questão de acreditar, isso é fato, é ciência!
São inúmeros estudos de Neuromarkitng envolvendo produtos aromáticos e seus impactos no hábito de consumo das pessoas.
Entendendo como funciona o cheiro aplicado ao marketing para drogaria
Vamos fazer um exercício mental bem rápido, ok? Você já foi no supermercado e passou pela padaria e sentiu aquele cheiro de pão quentinho? Já parou para pensar que isso é feito propositalmente?
Com certeza em você foi despertado uma vontade de comer. Saiba que isso já é suficiente para influenciar sua decisão de compra, e aumentar as vendas de pães, sem nenhum esforço.
Não se convenceu ainda? Então enquanto você está lendo essa frase nesse exato momento, pense no cheiro de pipoca. Doce ou salgada, aquela que for sua preferida.
O que esse cheiro te lembra imediatamente? A maioria dos leitores lembrou do cinema ou de filmes.
Isso porque o cheiro é também é algo cultural. Desde cedo passamos momentos felizes com a família assistindo filmes e comendo pipoca.
Nosso cérebro registra o cheiro característico da pipoca junto com a experiência do momento.
Quando sentimos um cheiro, uma cascata de emoções pode acontecer imediatamente, contribuindo ou não para comprar um produto!
Aqui vai mais uma demonstração do poder do olfato quando aplicado ao marketing:
Para os homens, o cheiro de carro novo é algo extremamente estimulante.
Um carro vai muito além de um mero meio de transporte, representa status social, sentimento de pertencimento em um grupo, e maiores chances de reprodução (atração de mulheres), o que é altamente recompensador para nosso cérebro reptiliano (esse assunto rende um outro artigo).
E as fabricantes e concessionárias sabem muito bem disso!
Martin Lindstrom, autor de A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos, afirma que o cheiro de carro novo é produzido artificialmente. Isso mesmo!
Os automóveis saem da fábrica sem nenhum odor característico.
Sabe como as concessionárias de automóveis 4×4 off-road fazem para estimular a vontade dos clientes de comprarem? Simplesmente borrifam fragrância que lembram terra e mato molhado.
Isso cria para o cliente a sensação de aventura quando está dirigindo o carro no test-drive.
E agora, consegue visualizar esse tipo de estratégia aplicada no marketing para drogaria? Vamos então ver como você pode fazer isso!
Como usar o cheiro no marketing para drogaria
Ter um cheiro característico somente da sua farmácia, que diferencie dos concorrentes, estimula os clientes permanecerem mais tempo no ambiente pois se sentem bem no local.
A consequência disso é o aumento da predisposição de compra.
Crie um cheiro que faça as pessoas lembrarem da sua drogaria!
A dica aqui para usar o cheiro no marketing para drogaria é posicionar estrategicamente borrifadores automáticos logo na entrada do estabelecimento.
Assim quando o cliente entra no ambiente já é recepcionado com um bom cheiro, despertando sentimentos agradáveis de bem-estar.
Qual a fragrância ideal para minha drogaria?
Segundo André Maciel, diretor da Aroma Marketing, pioneira no desenvolvimento de mais de 5 mil fragrâncias e aromas, um estudo conduzido pela empresa descobriu que:
Cheiros florais despertam o desejo de compra em 84% dos consumidores pesquisados.
É muito importante registrar que a farmácia não vai atingir bons resultados somente com aromas florais ou qualquer outro tipo.
Existe todo um trabalhado envolvendo layout do ambiente, iluminação correta, música de fundo, vestimenta e atendimento dos colaboradores.
Tenha muita cautela na escolha do aroma. Lembre-se: o que agrada um cliente, pode terrivelmente desagradar vários outros.
Desperte a emoção certa com o cheiro certo!
Já notou como as mulheres gostam de cheirar os produtos (principalmente de beleza) antes de comprar? Isso tem uma explicação científica!
O olfato feminino fica muito mais sensível quando a mulher está próxima do período de ovulação. E como você pode tornar esse fato algo estratégico no marketing para drogaria?
A dica é bem simples:
Xampus, condicionadores, cosméticos, hidratantes, loções, sabonetes, enfim, toda a linha de perfumaria devem ser fáceis de sentir o cheiro!
Muitas vezes as embalagens estão seladas e a drogaria não permite o cliente abrir o produto para experimentar o cheiro. Parece meio óbvio, mas acontece em muita drogaria.
Existem produtos que já exalam ótimas fragrâncias mesmo na embalagem. Procure deixá-los a altura do rosto de quem passa pelos corredores.
Isso aumenta a percepção sensorial estimulando sensações positivas, tornando a experiência de compra na farmácia excelente.
Isso contribui para a volta do cliente, e também pode fazer com ele compre um produto atraído somente pelo cheiro.
É uma ótima estratégia de marketing para drogaria!
Conclusão sobre marketing para drogaria
Como você notou, existem muitas técnicas de marketing, seja marketing digital ou marketing tradicional que podem ser usadas para aumentar as vendas da loja.
No entanto é preciso sempre adequar as técnicas de marketing para a realidade da sua drogaria, e também, agregar as diversas outras técnicas de marketing em conjunto com o sistema da farmácia.
Isso por que, o sistema da farmácia irá ajudar na precificação dos produtos (promoção), na gestão de estoque para quando as vendas aumentarem e ser rápido para o balconista atender o cliente.
Nisso tudo o InovaFarma consegue ajudar sua drogaria.
Para conhecer as soluções do InovaFarma, peça uma demonstração gratuita, sem custo e sem compromisso! Se preferir, chame no WhatsApp!
Para saber mais sobre marketing para drogaria se inscreva no Canal do YouTube e siga nossa Instagram!