O layout de farmácia moderna vai além de móveis novos, atrativos visuais e pintura. É possível utilizar técnicas de neuromarketing em melhorias junto ao layout para estimular as vendas dos produtos.
A seguir, trouxemos as principais dicas de neuromarketing do livro Brandwashed: Tricks Companies Use to Manipulate Our Minds and Persuade Us to Buy (Lavagem cerebral: truques que as empresas utilizam para manipular nossas mentes e nos convencer a comprar) do autor Martin Lindstrom, utilizadas para estimular o consumidor a comprar mais.
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O que você quer ler primeiro?
Truques para influenciar a compra através do layout de farmácia moderna
Tamanho da cesta/carrinho de compras
A primeira dica está relacionada indiretamente com o layout de farmácia moderna: o tamanho da cesta ou carrinho de compras oferecido pela farmácia.
Veja: o volume das compras feita pelos clientes pode ser fortemente influenciado pelo tamanho da cesta ou carrinho que os consumidores têm a sua disposição na loja.
Uma cesta/carrinho maior pode estimular gastos em até 37% a mais!
Para farmácias maiores, que possuem carrinhos de compras, a dica é optar por modelos que possuem acento para crianças.
Em média, um consumidor chega a gastar 30% mais se estiver acompanhado de seus filhos e cônjuge.
Logo, o layout de farmácia moderna precisa ter corredores adequados para a passagem de consumidores com carrinhos ou cestas.
Músicas no ambiente da farmácia
Seja qual for a música, ela continua sendo um poderoso truque usado pelo varejo. É uma forma de ativar emoções das pessoas, que consequentemente os farão consumir mais na loja.
Por exemplo: a escolha de uma boa trilha sonora e nostálgica tocando em uma farmácia na época do Natal, pode estimular o consumidor a gastar mais.
De modo geral, as músicas que remetem ao passado fazem o consumidor comprar 17% mais do que as músicas comuns de hoje em dia.
Já para datas promocionais, em que se deseja atrair pessoas para dentro da loja, as músicas mais agitadas são recomendas.
A explicação está em que a música ativa lembranças positivas dos consumidores, e podem, por consequência, estimular vendas por impulso, emocionais.
Então, o layout de farmácia moderna precisa contar com sistemas de som para prover música. Se você quer se aprofundar no assunto, recomendamos o seguinte artigo: Como o Rádio Indoor para farmácia pode aumentar as vendas.
Imagem e Iluminação
Estudos realizado em alguns estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de roupas, notaram que a iluminação em tons rosados em volta do espelho fez com que o consumidor se sentisse mais revigorante e bronzeado.
Quando o consumidor se sente bem com seu visual no ambiente, os gastos aumentam cerca de 19% a mais.
No contexto de layout de farmácia moderna, a dica é utilizar iluminação de Led branca, para destacar os produtos estéticos de alto valor (com margem de lucratividade alta), além de prover espelhos para que os clientes possam experimentar algumas amostras grátis dos produtos.
Use redutores de velocidade na jornada de compras
Redutores de velocidade são dispositivos afixados no chão das lojas com o objetivo de fazer com que o cliente diminua a velocidade dos carrinhos de compras, ou mesmo, para auxiliá-los em rampas ou aclives do ambiente.
Entretanto, os redutores de velocidade podem ser trunfo quando utilizado na jornada de compras dos consumidores.
De forma subconsciente, quando o cliente sente os redutores, a tendência é reduzir a velocidade e olhar em volta do ambiente ao invés de passar direto com o carrinho.
Essa “olhadinha em volta” provocou, na média, 15 segundos de atraso, que, em estudos realizados pelos supermercados, levam a 17% de gastos adicionais em compras.
Evidente que nem todo layout de farmácia moderna dispõem de estrutura para acondicionar carrinhos de compras, contudo, se esse for o seu caso, utilize os redutores de velocidade para fazer com que o cliente olhe ao redor.
Interrupções durante a jornada de compras
Quando o cliente “abandona” sua lista de compras para analisar algum produto que apareceu na sua frente, as chances de a compra acontecer aumentam em cerca de 35%.
Justamente por isso, muitos supermercados usam produtos empilhados no meio dos corredores das lojas, para fazer com que o cliente pare o carrinho de compras e veja um produto que esteja “fora” de sua lista de compras.
Seguindo a lógica, o layout de farmácia moderna pode também se utilizar desse truque, e destacar alguns produtos de alto valor e margem, em displays ou totens.
Balcão de degustação: Amostras grátis
A lógica por trás da amostra grátis está em estimular o prazer e a fome no cérebro, fazendo com que a pessoa fique propensa para comprar o produto.
A dica é eventualmente colocar pontos de amostra grátis em balcão de gustação de produtos palatáveis e com bons aromas na farmácia.
Treine os colaboradores para oferecer as amostras aos clientes, além de explicarem os benefícios do produto enquanto o cliente degusta ou experimenta.
Layout de farmácia moderna: Ambiente Sensorial
Crie um layout de farmácia moderna que tenha uma atmosfera atraente usando estímulos sensoriais, como:
- Olfato: Use aromas agradáveis, como o de café ou baunilha, para tornar o ambiente mais convidativo;
- Audição: Toque músicas que agradem ao perfil de clientes da loja;
- Visão: Use iluminação e cores que criem uma atmosfera atraente e destacam os produtos expostos.
Proporcione uma Experiência Imersiva
A dica, nesse caso, é desenvolver experiências de compra que engajem os sentidos e as emoções dos clientes.
Por exemplo: uma loja de roupas pode criar áreas de prova com design confortável e agradável para os clientes.
Já as farmácias, podem criar espaços em determinadas seções da loja em que o cliente se sinta mais confortável para avaliar os produtos, como linha feminina, linha de preservativos, etc.
Use o Marketing Emocional
Conecte os produtos a histórias ou emoções. Isso pode ser feito através de exibições visuais, vídeos ou campanhas que evoquem sentimentos positivos associados à marca.
Por exemplo: você pode fixar monitores na frente dos caixas da farmácia que exibam campanhas publicitárias que estimulem o uso do produto, ou fornecer dicas de saúde, mostrar pessoas usando dos produtos vendidos na farmácia, ou mesmo dicas de uso dos itens.
Você pode conseguir esse material publicitários com os próprios fornecedores de produtos, indústria ou criar os seus materiais através de uma agência de marketing.
Promova Ofertas e Escassez
Utilize técnicas e gatilhos de escassez, como promoções limitadas ou ofertas especiais, para criar um senso de urgência e incentivar compras rápidas.
Por exemplo:
- Promoção do Dia;
- Oferta do Dia;
- Desconto limitado por CPF;
- X quantidades por CPF.
Layout de farmácia moderna: Design da Loja
Organize o layout de farmácia moderna para que produtos de alto valor estejam ao alcance dos olhos, mas não sejam o foco principal.
Coloque produtos de menor valor em áreas de fácil acesso para aumentar a probabilidade de compras por impulso.
Reciprocidade
Ofereça algo de valor aos clientes, como pequenos brindes. Isso pode incentivar a reciprocidade e aumentar a probabilidade de uma compra.
Além disso, você também pode oferecer cashback para os clientes, fidelizando sua compra no estabelecimento.
Personalização de ofertas e produtos
Ofereça uma experiência personalizada com recomendações de produtos baseadas nas preferências e histórico de compra dos clientes.
A ideia é ter um ticket de ofertas para cada cliente, em que cada oferta é exclusiva para o perfil de consumo das pessoas.
Imagine um cliente que compre muitos produtos da linha de perfumaria, então faz sentido que as ofertas sejam sobre os produtos dessa mesma categoria.
Testemunhos de clientes e geração de Autoridade
Use depoimentos de clientes e recomendações de especialistas para aumentar a credibilidade e a confiança nos produtos.
No layout de farmácia moderna considere colocar monitores exibindo as pessoas recomendando a farmácia. Coloque também dispositivos que colhem o feedback das pessoas no caixa da farmácia.
Quando o cliente sente que é ouvido, sua percepção sobre a loja é alterada para melhor, aumentando sua fidelidade de chances de mais compras.
Conclusão
Ao utilizar técnicas de neuromarketing, psicologia da persuasão e estímulos sensoriais no layout de farmácia moderna, é possível influenciar as decisões de compra de maneiras sutis e eficazes dos consumidores.
Contudo, é necessário ética e muito estudo em cada ação no layout de farmácia moderna, garantindo a boa experiência para o cliente, estímulo e maximização das vendas.
Além de um layout de farmácia moderna que contemple técnicas de neuromarketing, você também precisará contar com bons ferramentas de venda, gestão de compra e financeiro.
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