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E-commerce para farmácia online: 4 perguntas antes de vender remédio na internet

E-commerce para farmácia: 5 perguntas antes de vender remédio na internet

1 Comentário / Por Lucas Sabadini / 9 de agosto de 2019

A internet está mudando rapidamente o hábito de consumo das pessoas, e nos estabelecimentos de saúde isso já está sendo percebido por meio do e-commerce para farmácia.

A comodidade de receber medicamento em casa era possível apenas com as vendas por telefone, quando a farmácia oferecia o serviço de entrega a distância.

Bem, isso até pouco tempo atrás não tinha “concorrência”, mas agora está sendo substituído pelos sites de e-commerce, o que vêm surpreendo muitos donos de farmácias e drogarias, pelo bons resultados nas vendas.

Envie mensagens no WhatsApp para os clientes da farmácia

Mas será mesmo que o e-commerce para farmácia vale a pena do ponto de vista do seu modelo de negócios? É o que vamos conferir nesse artigo.

Continue a leitura e veja 5 perguntas que devem ser feitas antes de sair vendendo medicamentos na internet.

Recomendado para você:

>> Como saber se o atual sistema para farmácia ainda é vantajoso no seu negócio

>> Software para farmácias: saiba como escolher a melhor opção

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O que você quer ler primeiro?

  • A farmácia online garante que seja encontrada pelos consumidores!
  • Vale a pena investir no e-commerce para farmácia?
    • Faturamento das farmácias com vendas online (em bilhões de R$ por trimestre)
    • Sites e-commerce de farmácia mais acessados do Brasil
    • Mas antes de decidir fazer vendas online é preciso analisar o seu modelo e negócios!
  • 1. Seu cliente realmente está na internet?
  • 2. Qual o hábito de consumo das pessoas que já fazem compras pela internet?
  • 3. Você conhece as regras sanitárias para vender medicamentos no e-commerce para farmácia?
  • 4. São todos os medicamentos que podem ser vendidos pela internet?
  • 5. Como começar a vender no e-commerce para farmácia?
  • Conclusão sobre e-commerce para farmácia

A farmácia online garante que seja encontrada pelos consumidores!

Não há como negar que a internet facilita muito as compras, inclusive de medicamentos. Em uma tela de computador ou qualquer smartphone a pessoa pesquisa os sintomas que está sentindo, e na outra já faz o pedido em poucos cliques.

Isso até vêm causando calorosas discussões sobre o riscos da automedicação, onde pessoas se baseiam apenas nos resultados das buscas e ignoram a consulta ao médico. E não para por ai!

Essa nova forma de comprar no e-commerce para farmácia vai muito além de pesquisar preços e isso impacta diretamente na presença online da sua farmácia.

Afinal, você mesmo caro leitor, já deve ter pesquisado a reputação de uma empresa na internet antes de comprar na loja física, ou estou enganado?

Aproveitando essa onda do e-commerce para farmácia que veio para ficar, as drogarias que já enxergaram o futuro estão começando a marcar presença online através do marketing digital nas redes sociais.

Vale a pena investir no e-commerce para farmácia?

As vendas online em farmácias atingiram R$ 13,59 bilhões no acumulado de 2024 até outubro, representando um crescimento expressivo de 30% em relação ao mesmo período de 2023.

Faturamento das farmácias com vendas online (em bilhões de R$ por trimestre)

Faturamento das farmácias com vendas online (em bilhões de R$ por trimestre)

Fonte: Close-Up International

Esse desempenho do e-commerce para farmácia reflete um avanço consistente trimestre após trimestre, evidenciando a crescente adesão dos consumidores ao comércio eletrônico no setor farmacêutico.

Como fazer a cobrança de clientes

Esse aumento em e-commerce para farmácia pode ser atribuído à combinação de fatores como:

  • Praticidade das compras online, especialmente para produtos de uso contínuo e medicamentos.
  • Investimentos das farmácias em plataformas digitais, oferecendo interfaces mais intuitivas e melhores serviços de entrega.
  • Promoções e descontos exclusivos no ambiente online, atraindo mais consumidores.

A tendência de crescimento reforça a importância de estratégias digitais robustas no segmento farmacêutico para atender às demandas de um público cada vez mais conectado e exigente.

Ainda segundo dados da Similarweb, o Brasil já é o terceiro país com mais acessos em sites de medicamentos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Rússia.

Isso indica que cada vez mais os brasileiros estão preferindo comprar remédio sem sair de casa.

Acompanhe abaixo o infográfico que mostra quais foram os sites e-commerce mais acessados no Brasil em 2023.

Sites e-commerce de farmácia mais acessados do Brasil

PosiçãoSite e-commerceVisitas por mêsDesktopCelular
1drogaraia.com.br19.995.459,1416,77%83,23%
2consultaremedios.com.br15.299.112,3614,96%85,04%
3drogasil.com.br13.377.605,6120,52%79,48%
4drogariasaopaulo.com.br9.870.966,3419,62%80,38%
5paguemenos.com.br7.488.914,5820,79%79,21%
6drogariaspacheco.com.br5.075.496,9523,22%76,78%
7panvel.com3.786.577,6820,67%79,33%
8ultrafarma.com.br3.295.287,8824,93%75,07%
9oficialfarma.com.br2.287.361,8924,50%75,50%
10araujo.com.br1.641.015,5226,58%73,42%
11drogal.com.br1.604.024,1925,56%74,44%
12drogariaminasbrasil.com.br1.460.086,4522,59%77,41%
13saojoaofarmacias.com.br808.238,3420,46%79,54%
14drogariavenancio.com.br682.733,3927,93%72,07%
15drogarianovaesperanca.com.br655.915,8625,84%74,16%
16farmaciaindiana.com.br582.060,0717,90%82,10%
17precopopular.com.br579.723,6936,66%63,34%
18farmaciasnissei.com.br499.994,3820,26%79,74%
19extrafarma.com.br375.400,9926,29%73,71%
20farmaconde.com.br328.043,0328,41%71,59%
21santaluciadrogarias.com.br264.578,4243,16%56,84%
22drogariaglobo.com.br239.524,1513,32%86,68%
23callfarma.com.br200.041,8623,55%76,45%
24drogalider.com.br195.439,6948,57%51,43%
25farmadelivery.com.br194.948,8529,14%70,86%
26promofarma.com.br183.709,4819,58%80,42%
27drogariastamoio.com.br167.373,4337,09%62,91%
28farmahoje.com.br161.091,8149,93%50,07%
29farma22.com.br160.347,2135,70%64,30%
30drogasmil.com.br159.916,7736,66%63,34%
31fmiligrama.com.br124.217,1036,10%63,90%
32drogariasantamarta.com.br115.108,7037,80%62,20%
33drogaosuper.com.br112.242,9519,74%80,26%
34drogarianet.com.br111.604,1821,62%78,38%
35drogamaxi.com.br105.530,0134,88%65,12%
36drogaclara.com.br100.146,3321,54%78,46%
37drogariaveracruz.com.br76.414,5430,31%69,69%
38manipulae.com.br71.908,3524,73%75,27%
39farmaciasunipreco.com.br71.280,8131,28%68,72%
40morifarma.com.br59.515,1039,04%60,96%
41aazfarma.com.br58.308,9223,31%76,69%
42farmaciarosario.com.br55.930,0436,30%63,70%
43drogariaorama.com.br53.670,2113,67%86,33%
44resilifarma.com.br45.742,3423,12%76,88%
45drogarianossafarma.com.br42.421,6521,48%78,52%
46farmacianacional.com.br42.017,9039,71%60,29%
47farmasesi.com.br37.242,5020,60%79,40%
Fonte: Similarweb
Sites e-commerce mais acessados no Brasil em 2022.

Conforme relatório divulgado pela Neotrust (empresa especializada na apuração de dados de e-commerce), nos três primeiros meses de 2022, o e-commerce no Brasil rendeu R$ 39,6 bilhões para as empresas.

As categorias de produtos que mais se destacam no comércio online são no primeiro trimestre de 2022 foram:

  • Itens de beleza
  • Produtos de perfumaria
  • Alimentos e bebidas
  • Itens de saúde
  • Utilidades domésticas

O e-commerce para farmácia vêm aumentando sua participação no mercado farmacêutico. Segundo a revista Veja:

Em 2021 as vendas de medicamentos pela internet aumentaram 86,9%!

Ainda segundo matéria na revista Exame:

As farmácias lucraram 2,8 bilhões de reais nas vendas e-commerce em 2021!

O aumento no e-commerce para farmácia vêm gradualmente aumento ao longo dos anos, principalmente durante o período de isolamento do Coronavírus.

As pessoas que ainda não tinham hábito de comprar pela internet foram “forçadas” a adotar esse novo jeito de comprar.

O resultado foi um aumento surpreendente nos volumes de vendas nos e-commerce para farmácia.

Em 2020, o ICTQ apontou um crescimento de 120,75% nas vendas no e-commerce para farmácia.

Um dado interessante foi apontado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), as 26 redes de farmácias associadas movimentaram cerca de 2,78 bilhões de vendas delivery e-commerce em 2021.

Se compararmos com o ano anterior, houve um aumento de 56,77%.

Se olharmos para os períodos anteriores, considerando 2018, duas redes de farmácia figuraram entre as “50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro” – segundo ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

Em 2018 somente o e-commerce para farmácia faturou mais de 500 milhões apenas em 2 redes farmacêuticas!

A Drogaria Onofre ficou na 18º posição com faturamento de 315 milhões, correspondendo 45% de suas vendas. A Panvel Farmácias (Dimed) ficou na 19º posição faturando na casa dos 259 milhões, equivalente a 12,4% de sua receita no ano.

Esses bons números podem ser explicados pelas peculiaridades que influenciam esse novo nicho de mercado, isto é, na internet a farmácia pode vender muitos produtos além dos medicamentos!

O mix é variado, podendo ser vendido no e-commerce para farmácia, itens de: perfumaria, cosméticos, entre outros, geralmente são bem pequenos e leves, e na maior parte das vezes possuem alto valor agregado (o que significa é que possível fazer dinheiro com pouco espaço de estoque).

Além de serem extremamente leves e baratear drasticamente o valor do frete, o que faz toda a diferença para vendas pela internet no e-commerce para farmácia.

Mas antes de decidir fazer vendas online é preciso analisar o seu modelo e negócios!

Nem todas as farmácias e drogarias estão prontas para começar as vendas através da internet. Isso porque existem muitos custos de implantação e logísticas envolvidos.

Para facilitar, reunimos 4 perguntas que você têm que responder antes de começar a vender medicamentos pela internet. Confira:

1. Seu cliente realmente está na internet?

Até aqui é muito sedutor para o empresário partir logo para a internet e começar a engordar o faturamento com o e-commerce para farmácia.

Contudo, uma dica valiosa antes de colocar em prática o e-commerce é estudar a fundo o perfil do consumidor que compra na sua farmácia.

Vale lembrar que o público da internet pode não ser o mesmo público que sua farmácia atende.

Em sua maioria, idosos, crianças e pessoas com problemas crônicos de saúde, que costumam protagonizar a maioria das vendas, não estão tão familiarizados com computadores ou smartphones, o que pode ser uma barreira no e-commerce para farmácia.

Contudo, existe sim uma grande parcela da população que está migrando aos poucos para o e-commerce para farmácia.

Então, a farmácia deve fazer um estudo e analisar sua entrada nesse canal de vendas aos pouco, expandindo conforme a demanda do mercado.

2. Qual o hábito de consumo das pessoas que já fazem compras pela internet?

É muito importante entender o hábito de consumo online das pessoas e levantar dados como:

  • Por onde elas navegam (redes sociais, sites de notícias, fofocas);
  • Quais assuntos pesquisam (estão preocupadas com a estética do corpo, por exemplo) – com isso já ir planejando ações de marketing;
  • Estão dispostas a comprarem no seu site? (afinal, seu e-commerce é novo e pode ser confundido como golpe);
  • Sentem segurança na sua marca no meio digital. Estão dispostos a fornecer informações pessoais na hora da compra, como o número do cartão de crédito?

Outro ponto que deve ser dada sua devida atenção é a escolha da plataforma do e-commerce para farmácia.

Ela tem que suportar as necessidades do negócio, ou seja, a estrutura “por trás” do site. O que adianta oferecer um serviço de compras online que não suporta uma alta demanda de visitante e fica “fora do ar”?

Isso custa dinheiro, frustra e afasta os cliques dos internautas clientes em potencial.

Atente-se também para aspectos de experiência de navegação no e-commerce para farmácia. Quanto mais fácil for para seu cliente buscar um produto e finalizar a compra, melhor para o seu bolso.

Isso tudo será considerado se a farmácia contratar uma boa empresa de tecnologia que faça as intermediações entre o e-commerce e seu consumidor.

Porém é sempre bom ter em mente todos esses pontos, para que não sejam negligenciados por nenhuma das partes.

3. Você conhece as regras sanitárias para vender medicamentos no e-commerce para farmácia?

Por se tratar de produtos que devem ter cuidados especiais nas cadeias de produção, armazenamento e distribuição, e afetam a saúde coletiva, existem uma série de regras para a venda pela internet que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) impõe, e elas são bem rígidas.

São muitas regras específicas. Por esse motivo listamos a seguir as principais que já dão uma ideia da complexidade de exigência.

Para iniciar a comercialização dos medicamentos através da internet é necessário:

  • Ter loja física, ou seja, a farmácia tem que existir em algum endereço devidamente autorizado pelas autoridades sanitárias;
  • Disponibilizar um canal de comunicação direta com o profissional farmacêutico. Enquanto o site estiver online, para navegantes que por ventura tenham dúvidas sobre o medicamento que querem adquirir;

No site e-commerce para farmácia é obrigatório que o domínio (registro na internet) seja “.com.br”.

Dentro da página principal (home) deve constar as seguintes informações:

  • Nome fantasia e razão social da farmácia, sempre com endereço, CNPJ, telefone e horário de funcionamento visíveis;
  • Nome e número da inscrição do farmacêutico, conforme o Conselho que o Responsável Técnico está vinculado no Estado;
  • Alvará Sanitário ou Licença de funcionamento conforme a legislação vigente e expedido pela Vigilância Sanitária de cada Estado;
  • Autorização de funcionamento expedido pela ANVISA;

4. São todos os medicamentos que podem ser vendidos pela internet?

A farmácia não pode vender medicamentos controlados (tarjados) pela internet.

Se não bastasse todas essas regras, a RDC (Resolução Diretoria Colegiada) nº 44/09, no parágrafo que rege a regulamentação da venda de produtos e serviços farmacêuticos por meio online, não permite a comercialização de antibióticos.

E também qualquer medicamento controlado, somente pode ser dispensada em loja física. Isso porque esses tipos de medicamentos apresentam alto risco à saúde dos consumidores, atuando no sistema nervoso.

Além disso, precisam de prescrição médica para o seu uso.

Invista na categoria cosméticos e perfumaria nas vendas e-commerce para farmácia!

Porém, para contornar a pesada carga legislativa que barra muitos medicamentos (com devida razão) de serem vendidos pela internet, a farmácia que quer iniciar suas atividades no mundo digital pode investir na oferta de produtos de perfumaria e correlatos.

Isso porque esses produtos não se enquadram na maioria das regras de venda online exigidas pela ANVISA. Além de permitirem uma boa margem de lucratividade para a farmácia.

5. Como começar a vender no e-commerce para farmácia?

Como você viu existem uma série de normas e regras sanitárias para começar a vender na internet. Mas a boa notícia é que a farmácia não precisa se preocupar com tudo isso!

Existem serviços, como por exemplo a HUB MARKETPLACE FARMA que já fazem toda a triagem e somente anunciam na internet os produtos permitidos por lei!

Funciona assim: a farmácia contrata o serviço e-commerce HUB MARKETPLACE FARMA, que já é integrado com o próprio sistema da farmácia, como por exemplo o INOVAFARMA.

Daí o HUB MARKETPLACE FARMA se encarrega de anunciar os produtos da sua farmácia nos maiores sites e-commerce do Brasil!

Assim que um pedido de compra é feito no site, ele vai aparecer na tela do seu sistema, então basta que você faça a entrega dos produtos!

Viu como é simples? Você pode escolher aparecer em mais de 50 marketplace, como por exemplo:

  • Amazon;
  • Magalu;
  • Americanas;
  • Casas Bahia;
  • Ponto Frio;
  • Submarino;
  • Extra;
  • Mercado Livre;
  • Consulta Remédios
  • Shopee; e
  • AliExpress.

Ficou interessado em começar a vender na internet? Fale agora com um de nossos consultores e comece a aumentar as vendas na sua loja com o e-commerce para farmácia!

faça vendas na internet

Conclusão sobre e-commerce para farmácia

Como deu pra notar, as vendas pela internet deram um salto surpreendente nos últimos anos, principalmente pela pandemia da Covid-19.

INOVAFARMA - integrado com whatsapp

Os consumidores acabaram criando um novo hábito de compra pela internet. A tendência é que isso continuei crescendo entre as pessoas, então a farmácia precisa também marcar presença na internet.

Contudo, quando falamos de medicamentos, existem normas e regras específicas para vender pela internet, então não basta sair por aí anunciando os produtos vendidos em farmácia e drogaria, pois você corre o risco de sofrer multas e ter o estabelecimento fechado pela vigilância sanitária.

Felizmente existem ótimos serviços, como por exemplo o HUB MARKETPLACE FARMA, que já é adequado na legislação e oferece a comodidade para farmácia vender seus produtos em mais de 50 grandes sites e-commerce!

Fale agora mesmo com nosso especialista para conhecer o HUB MARKETPLACE FARMA e já começar a vender na internet. Se você preferir, chama direto no WhatsApp!

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