Assim como em outros segmentos, o marketing para farmácia tem um papel fundamental no sentido de colocar o negócio em uma posição de destaque no mercado.
O ramo de farmácias e drogarias enfrenta uma concorrência muito acirrada.
Por outro lado, consumidores cada vez mais exigentes buscam mais do que preço baixo e produtos de qualidade, para conquistar o cliente, é preciso se destacar no mercado, se diferenciar dos concorrentes.
O marketing para farmácia é o melhor caminho para alcançar esses objetivos!
No entanto, no caso de estabelecimentos que trabalham com saúde, é preciso ter atenção às questões éticas.
Por isso, a estratégia de marketing para farmácia é focar mais no cliente e menos no produto, investindo em marketing de relacionamento e em programas de fidelização, por meio de ações online e offline.
Colocando em prática alguns conceitos simples de marketing para farmácia, você pode aumentar consideravelmente sua carteira de clientes (e por consequência, as vendas).
Que fique claro, não estamos falando de grandes mudanças ou contração de agências de publicidade!
Então para te mostrar as ações de marketing para farmácia que podem ser feitas para aumentar as vendas, preparamos um guia de ações de marketing para farmácia. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
Rede social para farmácia
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O que o é marketing para farmácia?
Antes de começarmos, é necessário entender o que é marketing.
Mas fique tranquilo, não vamos nos aprofundar nas mais diversas definições e conceitos dos grandes pensadores, como é de praxe no mundo acadêmico.
Em vez disso, vamos tomar o caminho das analogias (com suas devidas ressalvas!).
Vamos fazer um breve exercício de imaginação: adote sua farmácia como cenário e tente imaginar:
Qual o motivo que leva uma pessoa parar, escolher a farmácia, entrar e comprar um produto?
Obviamente sua resposta deve ter sido porque essa pessoa estava doente, precisava do medicamento e a farmácia fazia parte do caminho. Certo, você pode ter até razão!
- Mas se a farmácia não fizesse parte do caminho dessa pessoa?
- E se ela não estivesse doente?
Você vai depender das pessoas adoecerem para aumentar sua lucratividade?
Vai tornar-se refém dos períodos do ano em que as temperaturas caem e vai vender mais antigripais? Ou quem sabe vai ficar mais otimista no verão, e vender mais alguns protetores solares?
O marketing desperta o desejo de consumo das pessoas!
Agora você começou a entender a importância do marketing para farmácia, não é mesmo? Vamos deixar isso mais claro sob o contexto do marketing para farmácia.
Entendendo melhor sobre marketing para farmácia
Gostaria que você desconstruísse sua visão sobre a farmácia: ela não é um local que vende medicamentos. Não!
A farmácia é um estabelecimento que proporciona bem-estar e promove a saúde para a população!.
A farmácia não vende líquidos coloridos (algumas vezes bem amargos!), cápsulas, drágeas, em frascos ou cartelas, acondicionados dentro de caixinhas, rotuladas de acordo com seu grau de periculosidade.
Ao invés disso, a farmácia vende:
- O alívio de uma dor de cabeça depois de mais um dia estressante no trabalho;
- Um pouco de conforto para conviver com uma enfermidade crônica;
- A esperança da cura sobre a patologia diagnosticada;
- A conveniência para a mãe de primeira viagem que calculou erroneamente a quantidade de fraldas;
- A garantia da diversão segura para o jovem adolescente no carnaval;
- Alguns produtos que só podemos encontrar nas farmácias.
Entendeu o que é marketing? Vou explicar melhor:
Marketing é a forma de identificar as necessidades do público-alvo e satisfazê-las da melhor forma possível.
O marketing é tão poderoso, que cria necessidades que as pessoas nem se quer tiveram nos seus melhores sonhos.
Não entenda mal, o marketing para farmácia não é destinado para manipular as pessoas, mas é capaz de ajustar os hábitos conforme as necessidades que elas mesmas desejam.
Como transformar o marketing para farmácia em ações de vendas?
Agora que você já tem uma nova visão sobre o marketing para farmácia, vamos conhecer as ações para planejar e executar o plano de marketing de uma drogaria para garantir o sucesso das vendas!
Ações de marketing para farmácia
Ações e eventos promocionais de marketing offline
As boas e velhas ações locais ainda surtem bastante efeito no marketing para farmácia. Uma boa oferta sempre chama atenção, atraindo consumidores pela oportunidade. É o caso de uma promoção de fraldas, por exemplo.
Outra boa estratégia é organizar, participar ou apoiar eventos, como feiras, palestras e eventos esportivos.
Por exemplo, oferecer aulas de ginástica para a terceira idade na praça mais próxima, associando sua marca a bem-estar, saúde e qualidade de vida.
Além disso, o calendário do Ministério da Saúde tem diversas datas que podem gerar oportunidades para ações de promoção da saúde junto à sociedade, como organizar uma:
- caminhada no Dia Mundial Sem Tabaco;
- destacar um profissional para aferir a glicose no Dia Mundial do Diabetes;
- distribuir panfletos sobre como acabar com o mosquito no Dia D contra a Dengue.
As possibilidades são inúmeras!
Divulgue as ações de marketing para farmácia
A divulgação tem um papel fundamental no marketing para farmácia, tanto nas ações e eventos promocionais realizados nos pontos de venda, como na sinalização das ofertas e no dia a dia. Você pode:
- Instalar tendas infláveis do lado de fora da loja ou em espaços públicos (com a devida autorização) para abrigar os profissionais de saúde interagindo com os clientes durante as ações;
- Colocar arco de bolas na entrada da loja para anunciar promoções de aniversário e datas especiais;
- Usar wind banners (banner giratório impresso em dupla face) no estacionamento de shoppings ou na calçada das lojas de rua.
Além disso, outro aspecto importante do marketing para farmácia, é nos pontos de venda fazer a distribuição e exposição dos produtos dentro da loja.
A forma como eles estão dispostos nas prateleiras e nas gôndolas faz toda a diferença.
Ações online: faça a rede social ser um aliado do marketing para farmácia!
Diariamente as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin e outras mais) são acessadas aos milhões.
Navegando um pouco neste meio, e sabendo utilizar ferramentas adequadas é fácil identificar o comportamento das pessoas, e dessa forma criar estratégias de marketing para farmácia que identifiquem sua marca.
Em plena era digital, presença da farmácia na web é indispensável a qualquer estratégia de marketing para farmácia.
Se uma marca deve estar onde o cliente está, a internet é a oportunidade de estar presente em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por isso, invista em marketing digital seguindo estas dicas:
- Comece pelo planejamento da estratégia;
- Dê valor ao e-mail marketing como forma de fomentar o relacionamento com o cliente, especialmente no pós-venda;
- Marque presença nas redes sociais, para potencializar as ações promocionais e alcançar divulgação orgânica;
- Crie um blog com conteúdo informativo, gerando autoridade e atraindo novos consumidores;
- Integre todos os canais, online e offline, criando uma experiência personalizada.
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Faça o marketing para farmácia também na internet
É muito cômodo e barato criar a fanpage da farmácia no Facebook ou contas no Instagram. Mas tenha cuidado com os anúncios, publicações ou mensagens.
Isso porque existe regulamentação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para publicidade de medicamentos e correlatos.
Pela natureza delicada do produto, a venda de medicamentos pela internet obedece a regras específicas e é totalmente regulada por lei, então fique atento às exigências:
- Somente farmácias abertas ao público, e com a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, podem vender medicamentos pela internet ou pelo telefone;
- O site deve conter diversos dados, como razão social e nome fantasia da drogaria responsável pela venda, CNPJ, endereço, horário de atendimento, telefone, nome e CRF do responsável técnico, licenças e alvarás sanitários necessários e mensagens de alerta conforme determinações da ANVISA;
- cuidado especial com os medicamentos que só podem ser vendidos com apresentação da receita.
A ideia aqui é criar postagens com conteúdo que agreguem valor ao consumidor. Ou você vai me dizer que gosta de ficar vendo propaganda por aí? Pois é, seu consumidor também não.
Exemplo de publicação para Rede Social da farmácia
Por exemplo, se a farmácia quer impulsionar a venda de um vitamínico, publique a imagem de uma pessoa em plena forma física consumindo o produto (você pode conseguir esse material publicitário com o próprio fornecedor do produto) ou em bancos de imagens gratuito na internet.
Logo abaixo cite o link de uma pesquisa científica de algum instituto renomado (cuidado com as fontes, cheque muito bem antes de publicar), afirmando que tomar vitaminas diariamente pode trazer benefícios à saúde.
Pronto. Você fez uma postagem com informações úteis, e de “quebra” consegue despertar inconscientemente o gatilho da necessidade no consumidor.
Em seguida (vejam só!) faça uma promoção irresistível de última hora do vitamínico:
“As 50 primeiras pessoas que compartilharem (ou curtirem) esse post vão ganhar um desconto de 10%”.
Garanto que vai se surpreender com o resultado desse ação de marketing para farmácia!
Faça parcerias de marketing com influenciadores
Os influenciadores digitais podem, por exemplo, gerar conteúdos em suas redes sociais sobre seus produtos ou a própria farmácia e, assim, estimular seus seguidores a frequentarem seu estabelecimento e se tornarem clientes.
É uma estratégia de marketing para farmácia que vêm sendo muito adota nos últimos anos.
- Primeiramente, privilegie influenciadores cujo trabalho tenha alguma ligação com o seu negócio;
- Em seguida, entre em contato para negociar a melhor forma de eles divulgarem sua marca;
- Você pode sugerir permutas (troca de divulgação por produtos) ou fazer um orçamento, por exemplo.
Mais importante do que essa questão é que a relação seja autêntica e a pessoa realmente tenha poder de influência sobre o seu público consumidor para que essa estratégia de marketing para farmácia funcione!
Faça marketing de relacionamento
É inegável que a experiência do cliente é um dos fatores de maior influência na decisão de compra do consumidor moderno, e negligenciar esse fato é um erro no marketing para farmácia.
O marketing de relacionamento é o melhor caminho para a captação e fidelização de clientes.
Por isso, aposte em estratégias simples para estreitar o contato com os consumidores:
- Comece personalizando o atendimento, chame pelo nome, faça um cadastro com dados pessoais;
- Ofereça ofertas personalizadas de acordo com o perfil de compra;
- Preze pela qualidade do atendimento. Agilidade, cordialidade, simpatia e atenção ao problema do cliente são essenciais;
- Mantenha o vínculo pós-venda;
- Ofereça brindes e benefícios;
- Use a base de dados para parabenizá-los nas datas especiais — aniversário, Dia das Mães, da Mulher, dos Pais e outros.
O melhor marketing para farmácia é oferecer comodidade ao cliente!
As pessoas estão preferindo a comodidade e o conforto de suas casas, ao invés de se deslocarem até o local do estabelecimento.
Imagine você cansado, altas horas da madrugada, e aquela dor incômoda volta a te atormentar. O que você faz?
Tenta encontrar um relaxante muscular, mas o que acaba encontrando é a caixa vazia. Mas isso não é tudo, sua farmácia de confiança fica a quilômetros.
Está disposto a ir até lá? Claro que não, você logo corre pegar o smartphone para ligar na concorrência que faz entrega a domicílio.
Não adianta fazer marketing para farmácia o estabelecimento não entrega valor para o cliente!
Pode ter certeza que na próxima compra o cliente vai dar preferência para a farmácia que oferece entregas, sem dúvida nenhuma.
Invista da fidelização dos consumidores para que eles façam o marketing para farmácia
De acordo com Philip Kotler, maior nome do marketing e autor de diversos livros:
Conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que fidelizar um antigo!
Recompense os clientes fiéis! No dia a dia da operação, tenha plena atenção àqueles consumidores que estão sempre comprando na farmácia.
Esses são os clientes fiéis e eles podem se tornar uma espécie de embaixadores da marca, ou seja, pessoas que estão sempre divulgando a empresa para os amigos e para a família.
Nesse sentido, é fundamental encontrar maneiras de mostrar que você realmente se importa com eles e se preocupa com o bem-estar dessas pessoas.
Você pode, por exemplo, oferecer descontos especiais ou flexibilizar a forma de pagamento.
Uma vez que você se relaciona com os compradores de forma diferenciada, eles:
Geram o marketing boca a boca naturalmente, sendo uma das melhores estratégias de marketing para farmácia!
Sendo assim, não importa o tamanho do seu negócio, criar um cartão de fidelidade é sempre uma boa opção para satisfazer o cliente e encantá-lo com descontos e benefícios exclusivos.
Para isso, existem diversas ferramentas, como cartão benefício da farmácia, sistema de pontos e cadastro.
O importante é o cliente perceber que é recompensado cada vez que escolhe a sua farmácia, seja com descontos especiais, ofertas personalizadas, brindes ou benefícios exclusivos.
Colocando de fato a “mão na massa”!
Esse é o momento que você reúne tudo aquilo você aprendeu e personaliza cada elemento da sua farmácia para torná-la um ambiente que favoreça a decisão de compra do público-alvo em conjunto das ações de marketing para farmácia.
Faça um levantamento de tudo que precisa ser providenciado para fazer o marketing para farmácia:
- Repaginada na vitrine da farmácia;
- Troca da cor da farmácia;
- Melhorias na iluminação do ambiente;
- Investimento em novos mobiliários;
- Novo layout no ambiente;
- Treinamento da equipe para saber vender para o seu público;
- Sistema de som para música de fundo;
- O cheiro do ambiente está agradável;
- Novo mix de produtos, mais variedades;
Não se esqueça de listar as pessoas responsáveis por cada tarefa a ser executada.
Estipule prazos, crie um cronograma e faça a mensuração do valor dos investimentos destinados ao marketing para farmácia, e qual o prazo estimado de retorno para os cofres.
Coloque tudo que você aprendeu com as pesquisas em prática e comece a colher os resultados do planejamento de marketing!
Conclusão
São muitas as maneiras de usar o marketing para farmácia se diferenciar da concorrência, oferecendo muito além de preço e qualidade para encantar os seus clientes.
Atendimento personalizado e experiência memorável são o que realmente conquista o consumidor de hoje.
Dessa forma, por meio de ações citadas neste artigo, o marketing para farmácia pode trazer muitas vantagens para o negócio, como a captação de novos clientes, promoção da marca, fidelização e aumento da lucratividade, potencializando suas vendas e fazendo com que sua farmácia se destaque no mercado, além de agregar valor à sua marca.
Comece agora mesmo a colocar em prática essas ações para alavancar as vendas da farmácia, e garantir clientes fidelizados.
Conte nos comentários se já aplicou algumas dessas atitudes na sua farmácia.
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