Montar uma farmácia de sucesso, não importa tamanho ou investimento, nunca é um processo simples.
Pensando nisso, o Blog InovaFarma listou 9 grandes características de uma farmácia de sucesso, muito interessante para quem está abrindo sua própria farmácia nesse começo de ano.
Ou para você que já é dono de farmácia, que pretende analisar seu ponto de venda, pensando em uma reforma ou ampliação.
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O que você quer ler primeiro?
Farmácia de sucesso: Localização
Um acesso fácil ou próximo de onde seu cliente reside (conveniência) é sempre uma maneira de se destacar no mercado farma.
O ideal, quando possível, é sempre buscar uma localização em uma via de alto tráfego, pois na maioria dos casos, sua loja vai chamar a atenção de diversos clientes que não pretendem comprar o que você vende agora, mas que saberá procurá-lo quando necessário.
Cabe sempre analisar o sentido da avenida ou rua mais interessante.
Alguns tipos de farmácias têm melhores resultados quando localizados no sentido Centro-Bairro de uma via, ao passo que outros recebem mais clientes quando estão localizados no sentido Bairro-Centro.
Procure estude o seu cliente atentamente para perceber melhor seu momento de compra:
- Quando seu cliente costuma a visitar seu ponto de venda;
- Quando sai de casa para o trabalho;
- Quando volta do trabalho para casa?
Farmácia de sucesso: Posicionamento (estratégia de mercado)
Estratégia está ligada principalmente no posicionamento dentro do mercado local.
O posicionamento da farmácia, ou sua estratégia de mercado, é um dos pontos chave para farmácia de sucesso.
- Como se comporta o mercado no qual você atua?
- Quem você deseja ser?
- Onde está a oportunidade?
Respondendo a essas perguntas você irá perceber se é melhor ser mais popular ou apostar em algo mais sofisticado, por exemplo.
Farmácias populares focam no giro de produtos, por isso a margem de lucro é muito baixa, ao contrário das farmácias que focam em conveniência e produtos de alto valor agregado, em que cobram por serviços e possuem margens mais altas.
Porém, a farmácia de sucesso precisa ter um posicionamento adequado conforme a demanda da região onde está localizada.
Farmácia de sucesso: Marca
Muitos proprietários pensam apenas em um “nome para a farmácia”, ou em um logotipo, quando pensam em marca.
Em alguns casos, a decisão é feita entre os familiares, levando em conta apenas seus gostos pessoais.
O nome da farmácia deve ser um reflexo de seu posicionamento.
É importante observar a possibilidade de que o nome faça uma analogia aos produtos ou o posicionamento do mercado.
Por exemplo: observe os seguintes nomes comerciais, provavelmente você irá lembrar pelo nome do que a loja vende:
- Tend Tudo;
- Compre Bem;
- Pague Menos;
- Loja do Mecânico.
O mesmo princípio deve ser aplicado na farmácia de sucesso em relação ao seu nome. O nome precisa fazer referência ao posicionamento da marca.
Farmácia de sucesso: Fachada
A fachada é o cartão de visitas da farmácia de sucesso. É o primeiro contato que seu cliente tem com você.
Uma fachada imponente e interessante pode agregar, e muito à sua marca desde o início.
No entanto, nem toda fachada precisa ser “cara”.
Grandes painéis em lona ou até mesmo a utilização de telhas metálicas sobre a fachada podem gerar criativos e impactantes resultados.
Hoje, existem muitas tecnologias, como painéis de leads que podem ser afixados na fachada. O mais comum de encontrar são os famosos materiais ACM que compõem fachadas de farmácias.
Farmácia de sucesso: Produtos e serviços
O posicionamento da farmácia de sucesso tem tudo a ver com o sortimento ou a exposição de produtos que será utilizada.
Não dá para falar de varejo farmacêutico sem pensar em grandes pilhas ou gôndolas cheias, sinônimos de fartura, assim como não dá para falar em variedade sem pensar em destaques e exclusividade de produtos.
Gôndolas vazias ou rupturas criam uma imagem de má administração que repercute em desconfiança e descrédito por parte do consumidor.
No caso dos serviços, vale a pena destacar que oferecer bons serviços, principalmente se complementam a venda de produtos (consulta farmacêutica, aplicação de injetáveis, por exemplo) podem ser uma excelente estratégia para conquistar e fidelizar clientes.
Bons serviços criam valia à marca e possibilitam rentabilizar melhor os produtos oferecidos, como por exemplo, o delivery de medicamentos, que já indispensável para muitos consumidores.
Farmácia de sucesso: Preço e Promoção
Preço pode não ser diferencial de mercado, dependendo do posicionamento da farmácia.
Acreditar ser o melhor de sua região apenas porque é o mais barato, além de não conquistar nenhum tipo de fidelidade por parte de seus consumidores (pois a qualquer momento pode surgir um novo concorrente com preços menores do que o seu), suas margens de lucro estarão sempre comprometidas.
Oferecer bons preços, condizentes com sua qualidade de produtos e serviços é sempre o melhor caminho.
Utilizar as promoções para alavancar as vendas e conquistar os consumidores é uma excelente arma na briga pelo mercado.
Uma farmácia sem promoção, apenas com preços, é uma loja morta. As promoções dão o tom do dinamismo que o varejo precisa.
Utilize todo o arsenal de equipamentos de merchandising como banners e cartazes para criar promoções que impactam e cativam seu cliente.
Uma boa dica é buscar criar uma “sensação de oportunidade única” na mente de seu cliente:
- “Somente neste final de semana”;
- “Até o final do estoque”;
- “É só até sábado”.
Farmácia de sucesso: Ambiente de Loja
O ambiente da farmácia de sucesso é o principal elo entre “tudo o que você deseja ser para seu consumidor” e “tudo o que o seu consumidor pensa sobre você”.
Características como o mobiliário, o tipo de exposição, as cores aplicadas na loja, a organização de gôndolas e até mesmo o tipo de música que será utilizada (ou não) criam a atmosfera de compra para seu cliente.
O conceito em alta hoje em dia é “criar experiências de compra” ao invés de simplesmente vender produtos.
Isso pode ser visualizado em alguns varejistas como as redes de eletroeletrônicos que possibilitam experimentar televisores e sistemas de som em salas fechadas, como em um hometheater.
Outras lojas de artigos esportivos possibilitam experiências únicas como poder andar e testar bicicletas, testar a pontaria com um modelo novo de chuteira.
Ou ainda as livrarias que possibilitam que consumidores folheiam e leiam os livros e revistas antes de comprar, sem nenhum tipo de abordagem agressiva, disponibilizando até mesmo assentos e bancos confortáveis, incentivando este tipo de comportamento.
No caso das farmácias e drogarias, reservar um espaço para experimentação de produtos não-medicamentos ou permitir ao cliente o contato direto com os produtos de higiene e perfumaria, cosméticos e correlatos, é essencial para criar um ambiente de experiências.
Farmácia de sucesso: Atendimento
De nada adianta uma farmácia de sucesso bem planejada, com bons produtos quando a equipe de vendas ou atendimento está malformada.
Sua equipe de vendas é o combustível que faz sua loja andar e crescer, ou seja, vender.
Tal como um motor, um combustível de qualidade faz o desempenho dele melhorar, assim como um combustível de baixa qualidade corrói e faz o motor parar.
Nesse sentido, para qualquer farmácia de sucesso é indispensável treinamento para toda equipe de vendas, atendentes e balconistas.
Além disso, sempre coloque metas alcançáveis com bônus e recompensas para quando atingidas. Isso refletirá no atendimento ao cliente.
Farmácia de sucesso: Pós-venda
Existe muita farmácia que até o momento da finalização da venda cumpre com maestria o atendimento ao cliente, entretanto peca em um momento (que é mais importante do que a própria venda em si), o pós-venda.
Ter um serviço de pós-venda eficiente, que atenda e prolongue a experiência de compra bem-sucedida de seu cliente é vital para uma farmácia de sucesso.
Por isso, invista no estreitamento da relação com o cliente, afinal de contas, é bem mais barato (e fácil) manter um cliente comprando na sua farmácia, do que convencer outros a comprarem.
A dica é sempre manter contato com o cliente. Por exemplo: com ajuda do sistema InovaFarma você pode enviar mensagem pelo WhatsApp para o cliente, lembrando-o de realizar sua compra do medicamento de Uso Contínuo.
Você também pode enviar solicitações de feliz aniversário, com alguma promoção ou cupom de desconto, assim, manter um bom relacionamento.
Outra dica é ter um plano de fidelização, em que as ofertas para cada cliente são personalizadas, utilizando o ticket de ofertas do Marka Fidelização, integrado ao InovaFarma.
Conclusão
Como você notou uma farmácia de sucesso depende de vários fatores, como localização, posicionamento, sortimento de produtos, gestão, atendimento e pós-venda.
E para te ajudar nisso tudo você pode contar com as soluções de automação e gestão do sistema InovaFarma.
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